Licenciatura em Matemática
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Item A importância da leitura literária para a resolução de problemas interpretativos no ensino fundamental I(2004) Rezende, Patrícia Aparecida Silva; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesA matemática muitas vezes pode ser vista como a Rainha de Copas do livro do Lewis Carroll, alguém que sempre diz: “Cortem as cabeças!”. No entanto, ela só é vista assim por não ser compreendida. Diante dessa circunstância, o professor precisa criar um método para solucionar esse e diversos outros problemas. Neste trabalho, abordamos a importância da leitura literária no desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias para a aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. Já que a leitura possibilita o aluno a compreender e entender os textos. O principal foco deste trabalho é evidenciar a magnitude que a leitura literária pode trazer para o benefício do próprio aluno, ao ajudá-lo a compreender um problema e resolvê-lo. Outros objetivos da pesquisa são: mostrar que a matemática pode ser aprendida de uma forma mais divertida e tranquila, além de encontrar os vários motivos para os alunos terem dificuldades em aprender os conteúdos da disciplina. O livro utilizado nesta pesquisa para ser administrado em sala de aula foi: As Aventuras de Alice no País das Maravilhas do Lewis Carroll, na qual estará de alguma forma demonstrando palavras utilizadas na matemática com seus diversos usos e significados. A pesquisa é bibliográfica, em que foram analisados textos, livros, artigos e tantas outras fontes de conhecimento.Item O ensino de matemática: considerações sobre a apropriação do conhecimento(2021) Soares, Tatiana de Souza; Pinho, Claudinei de OliveiraA matemática está presente em toda a escolarização do ensino básico e no núcleo comum das grades e ementas curriculares de muitos cursos de graduação. Já na educação infantil, a criança por menor que seja a sua idade vai, aos poucos, adquirindo noções de agrupamento, de totalidade, de grandeza e de quantidade, principalmente no repartir, no encontrar, selecionar, organizar suas atividades, objetos, materiais e até pessoas. Não lhes faltam situações onde a matemática e a geometria esteja presente, e mesmo sem perceber, o indivíduo vive sempre num contexto cercado de raciocínio e operações mentais. há algum tempo, a globalização trouxe para o cotidiano das pessoas as questões numéricas em dígitos do número da carteira de trabalho, do CPF ou do seu RG, e cada dia cresce mais a presença da matemática no contexto humano, chegando ao passo que, mesmo as pessoas que que não dominam às tecnologias em seu cotidiano são inseridos nela. Pode se dizer que o uso da tecnologia no tocante ao ensino da matemática é mais simples que se imagina e também mais abrangente que aparenta ser, pois movimenta todo o desenvolvimento social e econômico da modernidade. Saber como apropriar-se desses saberes e como melhorar a aprendizagem não somente na área das exatas, mas também em relação as vivências, percebe-se aí um dos maiores objetivos do uso da tecnologia, pois afinal de contas isso é a globalização.Item Ler, interpretar e resolver problemas matemáticos: análise de capítulos de livros didáticos do ensino fundamental II(2021) Silva, Thalymayra Godoi da; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesO presente trabalho tem como tema a “ A análise de livro didático da série inicial do ensino fundamental II, do ponto de vista da leitura, interpretação e resolução de problemas matemáticos”. O objetivo é abordar a interpretação através de situações problemas, bem como o uso da história da matemática como recurso didático nos estudos em sala de aula, para estimular, com seu ritmo, a decodificação e a interpretação. O uso da linguagem materna conciliada com a linguagem matemática auxilia no trabalho do educador, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. A escolha deste tema surgiu das necessidades de compreender determinados exercícios de matemática, bem como a preocupação de melhorar a fusão entre as linguagens. Tenciona-se com esta iniciativa tornar as aulas de matemática menos metódicas e mais prazerosas, incentivando os alunos a lerem textos lúdicos que envolvem a matemática, despertando neles o interesse pela disciplina. Deduz-se que a interpretação é um recurso valioso dentro de qualquer área de estudo, em específico nesse trabalho na área da matemática, pois as habilidades de leitura e interpretação se tornam aliadas quando o assunto é ler e decodificar, já que para desvendar o que é proposto, além de saber a simbologia e linguagem matemática é preciso ler, entender e compreender. Assim sendo, esse trabalho vem mostrar aos alunos e professores a possibilidade de inovar quanto ao ensino da matemática, procurando fazer uma relação de mão dupla entre quem ensina e quem aprende. Para essa pesquisa, foi usado o método qualitativo para a análise de três livros didáticos do 6º ano e dois livros do 7º ano, dos seguintes autores: Álvaro Andrini e Maria José Vasconcellos, e Edwaldo Bianchinni. Sabendo que o livro didático não pode ser um recurso a ser desconsiderado no processo de ensino-aprendizagem, cogita-se induzir métodos diferenciados a ser complementado durante a ação, dado como exemplo as histórias da matemática e as contextualizações sociais que podem ser desenvolvidas de maneiras diferencaItem Discalculia no ensino fundamental II: intervenção pedagógica(2022) Barrim, Surma Torejiani da Silva; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deO artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas, no intuito de buscar caminhos para possíveis intervenções pedagógicas no sentido de contribuir no ensino aprendizagem do estudante. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações, baixa autoestima e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Propomos incentivar e motivar o estudante com discalculia em aprender matemática de forma lúdica, utilizando os jogos, pois é uma excelente proposta pedagógica, para atrair e desenvolver o raciocínio lógico matemático, com materiais concretos, sendo possível a realização da aprendizagem de forma significativa.Item Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas(2022) Silva, José Vitor dos Santos; Matos, Marcos PinheiroA presente monografia tem por finalidade desenvolver um manual de utilização do software Geogebra no ensino de derivadas, com o objetivo de auxiliar os docentes e alunos na compreensão gráfica do referido conceito matemático. O trabalho aborda o contexto histórico da derivada, as técnicas de derivação, bem como um apanhado histórico do software Geogebra, as principais ferramentas e comandos, além da construção de uma sequência didática-pedagógica para o ensino do conceito de derivada, tornando a abordagem lúdica e atual. O ensino de derivadas caracteriza?se como um processo abstrato, pois trata-se de um conceito novo para boa parte dos alunos. É visível a dificuldade encontrada no processo de ensino desse conteúdo, devido a necessidade de representações gráficas e algébricas, o que muitos alunos caracterizam como difícil e árduo. O uso do software Geogebra proporciona novas abordagens pedagógicas aos professores, o que resulta positivamente no processo de ensino, bem como a adoção de novas posturas nas práticas pedagógicasItem Práticas pedagógicas através de materiais didáticos manipuláveis no ensino de sólidos geométricos(2022) Costa, Jhaine Maiara de Souza; Syryczyk, Edinalcio FernandesO presente trabalho teve como objetivo tratar do estudo de práticas pedagógicas através da manipulação de materiais didáticos manipuláveis no ensino de sólidos geométricos. No qual apresenta uma proposta de aplicação/intervenção oriunda de uma experiência do estágio\residência pedagógica, onde se trabalhou com atividades para a turma do 8º ano do EJA. Nota-se, porém, a vertente dialógica reflexiva em que se alinha o conhecimento de forma contínua e ampla, pois a Matemática é apenas um dos componentes curriculares e o professor da disciplina deve ater-se não as técnicas e estratégias mirabolantes para que os alunos reproduzam os exercícios com exatidão, mas sim que se atenha a como o aluno aprende, oferecendo-lhes meios de que essa aprendizagem se torne significativa e útil, minimizando o mito de que a Matemática é o terror dos alunos. A partir de então, surgem pontos relevantes a serem questionados e ações que necessitam ser alinhadas de forma clara e concisa com os professores, que além de boa vontade em trabalhar com o contexto precisam se preparar, se adequar e se apropriarem do uso das tecnologias em seu viver, dentro e fora da escola para que assim possam favorecer-se de toda essa curiosidade juvenil e de toda a facilidade que nossas crianças possuem em adentrar no mundo atual. Este trabalho tem como principal condução as vertentes focadas no fazer pedagógico onde os parâmetros curriculares nacionais podem dar um rumo adequado para a orientação da pesquisa, podendo formar assim cidadãos críticos reflexivos, autônomos que participarão na sociedade, como agente de transformação social, e que servirão de parâmetros dentro de uma pesquisa descritiva exploratória. Por fim, essa pesquisa objetiva contribuir para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do aluno, e verificar as dificuldades de aprendizagem encontradas, na realização da formação continuada, com vistas a apropriar-se de experiências didáticas e metodológicas no ensino fundamental, com a finalidade de melhorar o processo ensino aprendizagem.Item Reflexão: o papel didático do professor no ensino da matemática, diante das novas tecnologias(2022) Silva, Kleber Gilbert da; Novais, Fátima Hassan AbdallaO ensino aprendizagem é desenvolvido com relação entre indivíduos, resultando em uma construção com várias transformações durante todo percurso vivido. Assim abordamos no presente trabalho um estudo teórico crítico-reflexivo e construtivo, voltado para reestruturação de conhecimentos pré-ajustados. Para entender todo processo de transformação do conhecimento, analisamos diversos componentes da didática no ensino da matemática, inclusive o uso de tecnologias nesse processo. Iniciando com a transposição didática, que dentre outras definições é a transformação do saber científico para o saber educacional no âmbito escolar, em seguida o estudo das relações entre o professor e o uso das tecnologias de forma didática, tratando por final, o uso e inovação didático tecnológica voltada aos docentes. O resultado dessa proposição indica vários paradigmas entre as relações do professor e aluno, intrinsecamente entre a didática aplicada concomitante ao uso de tecnologias, levando a reflexões sobre novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem. Palavras-chaves: Didática. Tecnologias. Ensino. Matemática.Item O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular(2022) Roque, Gilcirlene Sacchi; Alencar, José InildoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca auxiliar a construção dos currículos da educação básica, bem como definir as competências essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da sua formação. A BNCC é um documento em processo de implementação, ainda em estudo pelos professores do Brasil. Dessa forma, esta pesquisa visa refletir sobre quais são as propostas de ensino para a matemática no ensino fundamental II apresentadas pela BNCC, identificar as competências específicas estipuladas para a matemática no ensino fundamental II, bem como verificar as perspectivas de aprendizagem em cada unidade temática: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística. Veremos por meio da exploração das ideias fundamentais da matemática a ordem, variação, equivalência, aproximação, proporcionalidade, interdependência e a representação nas unidades temáticas que é preciso, além de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, saber interpretar e avaliar situações práticas de forma crítica e eticamente e também ser capaz de utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive, tecnologias digitais disponíveis para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento. Essas e outras discussões serão norteadas pelos seguintes teóricos Santos, Costa; Sousa; Cordeiro, Pinto e a própria BNCC.Item Jogos no ensino da multiplicação: sugestões didáticas(2022) Carvalho, Lenon Maycon Pires de; Matos, Marcos PinheiroEste artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades dos jogos educativos no desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção e concentração nas operações básicas da matemática, e aprimorar o domínio do conhecimento de multiplicação, por meio do lúdico. Relatar a importância dos jogos didáticos nas aulas de matemática, com a finalidade específica em multiplicação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas e livros onde os autores expuseram suas experiências com a utilização dos jogos. As aplicações de jogos matemáticos ao ensinar a multiplicação despertam de forma significativa o interesse dos estudantes ao realizarem as operações de multiplicação, assim como contribuem para aprimorar o domínio nas operações de multiplicação, colaborando no processo ensino-aprendizagem dos estudantes, por meio do lúdico.Item Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º ano(2022) Vieira, Sirlene Candido; Alencar, José InildoO presente artigo tem por objetivo investigar como a leitura, a interpretação e a resolução de problemas são propostas no livro didático A Conquista da Matemática, do 7º ano, de José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci. Por meio de uma metodologia que se fundamenta, prioritariamente, na pesquisa bibliográfica e compreende a metodologia relacionada à resolução de problemas como uma proposta que tem ganhado destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente de matemática, pretendemos identificar como são elaborados os problemas e quais habilidades espera-se que sejam desenvolvidas nos alunos. No decorrer da investigação, vimos não só a importância que a resolução de problemas tem para o ensino da matemática, mas também como é necessária a formação de alunos aptos a ler e interpretar problemas, não só em livros didáticos, mas também em contextos da vida real. Como resultado, apontamos as habilidades e as competências destacadas e como a leitura, interpretação e resolução de problemas são propostas, nas 9 unidades do livro didático A Conquista da Matemática do 7º ano. A partir desta pesquisa, estamos certas de que ter a capacidade de ler, interpretar, resolver e construir problemas permitirá que os alunos consigam utilizar-se dessa ferramenta dentro e fora de sala de aula, nos exercícios propostos nas aulas de matemática ou em situações problemas que se deparam na vida. Por fim, destacamos que usamos o seguinte aporte teórico para nos orientar na investigação: Smole e Diniz (2001), Polya (1995) e Onuchic e Allevato (2011) que abordam a importância da resolução de problemas no ensino de matemática, entre outros.Item Tecnologias no ensino da matemática(2022) Gonçalves, Enez Correia; Taborda, José Valmir da SilvaO presente trabalho busca demonstrar e compreender as contribuições bem como as dificuldades em se incluir ferramentas tecnológicas no contexto educacional em conteúdo que o professor já está acostumado a lecionar, bem como identificar as diferentes tecnologias que podem servir de suporte no processo de ensino aprendizagem da Matemática, verificar algumas contribuições desses recursos e também apontar possíveis formas de explorar corretamente tais ferramentas tecnológicas no ensino da Matemática. Outra importante parcela neste estudo é a identificação do discente como instigador, fomentador e multiplicador da capacitação tecnológica de sua equipe docente, com comprometimento de promover uma educação contemporânea de qualidade. Este estudo se estrutura a partir de uma pesquisa qualitativa, no qual será realizados levantamentos bibliográficos dos sites confiáveis à pesquisa, e levantamento de autores que tratem o tema sugerido onde durante a execução o pesquisador irá coletar as informações necessárias e fará suas anotações no diário de pesquisa, bem como suas inferências quanto aos conceitos envolvidos, sendo o primeiro momento a apresentação da proposta e do tema a ser pesquisado, bem como o esclarecimento do objetivo, através desta análise teremos base para verificar a influência do uso de tecnologias, bem como munir os professores de ferramentas para apresentar o conteúdo aos discentes de maneira inovadora, dinâmica e eficaz.Item A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade(2022) Pereira, Adiná Oliveira; Santos, Antonio Sérgio Florindo dosOs jogos didáticos caracterizam-se como importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Educar de forma lúdica utilizando jogos didáticos vem sendo uma estratégia viável nos últimos tempos, pois a familiaridade que o lúdico proporciona para a compreensão dos conteúdos tem sido muito relevante. Em se tratando do ensino fundamental tais jogos proporcionam uma melhor compreensão de termos abstratos e de conteúdos que nem sempre estão no cotidiano dos alunos, além de proporcionar-lhes a motivação e a sociabilização entre alunos e professor. A partir da referida pesquisa espera-se compreender como a prática baseada em jogos didáticos tem contribuído para a melhoria da aprendizagem, além de se observar quais os objetivos dos professores em incluir jogos na proposta de ensino e que mudanças essa atitude proporcionou na postura pedagógica e no processo em si. Após a pesquisa e com base nela será delimitada a fundamentação teórica que embasa o assunto para assim poder avançar na construção do Trabalho final. Portanto como metodologia este trabalho preconiza uma pesquisa exploratória descritiva e qualitativa, tendo como base para os estudos a análise de dados bibliográficos, qualificando o trabalho como pesquisa descritiva.Item Análise da Coleção Prisma Matemática: área matemática e suas tecnologias(2022) Silva, Elaine Cristina da; Alencar, José InildoConsiderada uma das áreas mais difíceis pelos estudantes, a área de Matemática e suas Tecnologias, estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), traz novas propostas para o Novo Ensino Médio (NEM) que visam oportunizar aos estudantes uma nova maneira de construir seu aprendizado sendo o protagonista do processo ensino-aprendizagem. Para atender as expectativas do protagonismo do estudante no Novo Ensino Médio como propõe a BNCC, foi necessário reformulações e adequações nos livros didáticos que serão utilizados a partir de 2022 em todas as escolas que ofertam o ensino médio. Este trabalho pretende analisar como a Coleção Prisma Matemática, da Editora FTD, com autoria de José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Jr e Paulo Roberto Câmara de Souza, atende os parâmetros definidos pela BNCC para o novo ensino médioItem Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa(2023) Sachini, Giani Patrícia; Syryczyk, Edilberto FernandesEducação Inclusiva busca a integração dos alunos com necessidades especiais nas unidades de ensino regular, trazendo a experiência de uma educação sem discriminação, permitindo que todos os alunos se enquadrem em uma didática igualitária que envolve o nivelamento cultural, social e pedagógico. A educação especial tem suas ações voltadas para o atendimento às especificidades de cada aluno, promovendo atendimento às necessidades dos alunos com deficiência (auditiva, visual, intelectual, física ou múltipla), tornando-se atuante na escola, em redes de apoio, formação continuada e serviços de desenvolvimento e práticas colaborativas. Esta pesquisa, dentro desse contexto, busca identificar as ferramentas utilizadas pelas escolas tanto para ofertar as disciplinas aos alunos especiais, quanto ao apoio e acompanhamento aos estudantes tomando como ênfase abordagens que envolvem o pensamento matemático. Tais dados foram coletados por meio de livros, artigos, artigos de jornais disponibilizados em sites indicados e também parte dos projetos pedagógicos disponibilizados pelas escolas Álvares de Azevedo e Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, atuantes na cidade de Vilhena, tipificando a investigação como qualitativa e documental. Escolas estas que são modelos de instituição inclusiva no município. É possível notar que, nas escolas públicas investigadas, as adaptações permitem que um ensino de qualidade seja ofertado aos alunos especiais, garantindo a esses estudantes possibilidades profissionais para o futuro.Item Transformações metodológicas da Educação Matemática: estudo de norteadores práticos e viabilidade do jogo “Susto Real”(2023) Melo, Willian Jhonis Antunes; Syryczyk, Edilberto FernandesO ensino de Matemática é uma prática que requer contínua análise de cenários, tendências e envolvidos. Evidencia-se que práticas de fixação de conhecimento e avaliação demonstram-se temáticas sensíveis, uma vez que correntes clássicas e contemporâneas do ensino perpassam tal tema e docentes apresentam dúvidas em adoções metodológicas e respectivo desenvolvimento em sala de aula, harmonizando demandas horárias e formativas. Assim, propõe-se compreender as transformações das tendências metodológicas e pontos de integração, a partir de estudos teóricos, desenvolvidos com análises qualitativas de artigos publicados na última década, extraídos da base de busca Google Acadêmico e aplicação de um questionário e objeto instrucional digital para docentes e discentes do Ensino Fundamental II de uma escola estadual de Vilhena - RO. Com o desenvolvimento deste estudo verificou-se que estudantes demonstram interesse em explorar metodologias inovadoras de ensino, ao passo em que compreendem a importância de práticas tradicionais para a aprendizagem da Matemática. Quanto à visão docente, verificou-se que o seguimento de norteadores metodológicos mostra-se mais viável do que a adoção de apenas uma tendência ou corrente metodológica. Ademais, foi possível compreender as transformações metodológicas da área da Educação Matemática, a partir de diferentes mecanismos de classificação, sendo observados pontos de integração, a partir de objetivos de ensino e aprendizagem, que podem ser explorados com moldes tecnológicos contemporâneos, contornando limitantes práticos relacionados à prática docente em sala de aula, ou, de acordo com o conteúdo ou contexto a ser explorado, instrumentos tradicionais, desde que justificados.Item Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental(2023) Mateus, Andréia; Syryczyk, Edilberto FernandesEste artigo apresenta o tema vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental, uma vez que essa metodologia utilizada reforça e desperta o interesse dos alunos pela aprendizagem, tornando a aquisição de conhecimento ainda mais prazerosa. O objetivo neste caso é investigar quais as contribuições dos jogos e brincadeiras no ensino fundamental para aprendizagem matemática. Sendo assim, foram realizadas pesquisas bibliográficas que respondam os questionamentos e faz com que o objetivo seja alcançado. Quando falamos em processo de ensino e aprendizagem é sempre necessário muito estudo, é preciso que sejam apontados métodos de ensino que facilitem esse processo, uma vez que trabalhamos para oferecer um ensino de qualidade. Esse estudo é relevante na medida em que contribui para que a aprendizagem se dê de forma significativa e prazerosa, atende de modo geral toda a comunidade estudantil, qual aprende com prazer, a sociedade que reconhece a aprendizagem por meio dos alunos e a satisfação do professor ao perceber a aquisição de conhecimento acontecendoItem Jogos lúdicos em sala de aula(2023) Arruda, Andreia; Syryczyk, Edilberto FernandesEste artigo apresenta o tema jogos lúdicos em sala de aula como uma opção para uso pedagógico, podendo ser utilizado como uma ferramenta metodológica que enriquece o ensino e aprendizagem dos alunos, pois através da diversão os alunos podem aprender de forma mais prazerosa. O objetivo neste caso é entender e aplicar atividades lúdicas na aula final. Para tanto, foram realizados experimentos que fazem parte do trajeto formativo dos alunos em sala de aula, que são relatados neste artigo. À medida que os alunos jogam, eles desenvolvem habilidades por meio de oportunidades para pesquisar e descobrir novas estratégias de aprendizagem. A utilização do método lúdico e dos jogos tende a ser um grande aliado na construção do conhecimento, pois estimula os educadores a pensar, graças aos quais os alunos podem aprender, pensar e refletir com naturalidade, nos jogos é importante projetar desafios por meio de competições, siga as regras, crie estratégias dessa forma, enriqueça o conhecimento, supere as dificuldades, desenvolva habilidades de trabalho em equipe. Portanto, os alunos tendem a aprender melhor a matemática de forma lúdica.Item Alfabetização digital docente e o ensino de matemática(2023) Almeida, Fábio Chaves de; Campos, Jean PeixotoO presente trabalho busca discutir a importância da alfabetização digital do professor de matemática, desde a formação docente, para que o profissional possa desempenhar, além dos aspectos operacionais de uso, uma reflexão maior, que inclui indagações de como e por que usar o suporte digital em suas intervenções pedagógicas. Teve como objetivo principal mostrar e discutir ideias tecnológicas e a alfabetização digital do docente, visto que há a necessidade de aprimorar a conexão entre os meios tecnológicos de ensino, a formação docente e o processo de ensino aprendizagem por meio dos mais variados suportes tecnológicos. Para este estudo foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de apresentar a importância da formação tecnológica do professor de matemática, já que este tem o papel de mediar o ensino e promover a inclusão digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que teve como base artigos, dissertações e teses, disponíveis nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (Scielo) Brasil, Google Livros, anais de eventos e sites. Nota-se que apesar do avanço das tecnologias digitais mostrarem seus efeitos ao auxiliar para o desenvolvimento da educação, ainda há uma resistência na formação de profissionais capacitados para usá-las com propriedade e sucesso.Item A educação financeira e sua importância no ensino aprendizagem(2023) Santos, Weberton Cordeiro dos; Syryczyk, Edinalcio FernandesO presente trabalho versa sobre uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que objetiva contribuir com a construção de uma nova metodologia, que favoreça uma abordagem crítica relacionada a Educação Financeira, para que seja compreendida e discorrida em ambientes cujo o amestramento tem grande relêvancia. Conceitos e processos históricos nele inserido, contribuem para propiciar informações e enriquecer uma aprendizagem em relação ao surgimento e a evolução do dinheiro. O processo de evolução da economia tem sido determinante para a sociedade, entretanto ela revela os degraus que foram importantes para o desenvolvimento comercial, entre eles, o presente estudo relata a Industrialização, que foi um despertar para transformações, inovações e criações em industrias, que hoje seus resultados inspiram e fortalecem cada empresa. Com o decorrer de anos, isso fez com que o capitalismo crescesse, no entanto, esses processos nos trouxe novos olhares em relação a aprendizagem da matemática, para com o seu uso nas industrias e com bases rígidas para economia. Até os dias atuais, entende-se a importância de observar a necessidade histórica de fazer uma boa administração de bens, a partir deste intuito, a educação financeira se torna uma ferramenta indispensável para um controle financeiro, ao qual gera resultados surpreendentes. Esta pequena narrativa nos leva a entender que, a busca pelo suficiente tem grande importância para um administrador. O objetivo de educar-se financeiramente vem se tornando um processo cada vez mais voltado para uso individualista. Existe hoje, estratégias comerciais, que atraem e escravizam os indivíduos que deles são dependentes, alienando-os a aquisição de bens e serviços até mesmo sem necessidade. Entretanto, aproveitam da dificuldade que as pessoas tem em ter um planejamento financeiro, e os atraem a consumirem mais do que o necessário. Elaborar conceitos, atitudes e preparar alunos capazes de questionar e atuar frente os desafios de uma Educação Financeira preocupada com a mudança de concepção e ideologias propagadas, é uma tarefa também do professor que ensina matemática, ainda mais em um período que se busca o rompimento com a ideologia da certeza e supremacia do ter. Por meio do ensino aprendizagem, pretendemos utilizar a matemática como um veículo ao longo do caminho para contribuir com a discussão da educação financeira com foco na construção de uma sociedade crítica.Item Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática(2023) Silva, Vitor Mendes da; Syryczyk, Edilberto FernandesEste artigo tem por intenção identificar os fatores que levam o estudante possuir desinteresse pela aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Assim a expectativa que por meio deste, possa ser formuladas ações para diminuir a distância do aluno com o que é ensinado. A discussão de tal tema se dá pelas dificuldades que educandos comentam ter na disciplina, visto que elas podem estar ou não interligadas com o ambiente da instituição de ensino. O estudo se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, esta que permite uma grande abrangência do assunto por se basear em produções acadêmicas já existentes e, por meio de uma pesquisa de campo para obtenção de dados da região em que foi desenvolvido. Uma vez destacando os motivos do desinteresse por intermédio da literatura, fez-se a elaboração do questionário, este que possibilitou coletar dados que evidenciasse as falas dos autores presentes, de modo a consolidar os fatores de desinteresse encontrados ao decorrer da investigação dos mesmos, assim viabilizando a construção de propostas para solucioná-los, com isso melhorando a assimilação do discente por parte do que a ele é apresentado em cada disciplina. Estes, que podem estar intimamente ligados a um déficit em metodologia e didática de ensino, no ambiente que se insere, ou até mais em fragilidades socioemocionais.