Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) por Orientadores "Saraiva, Jucier Ricarte"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importância do marketing nas micros e pequenas empresas(2022) Borges, Adriano José; Rigo, Aleksandro Aparecido; Fagundes, Leticia Medina; Saraiva, Jucier RicarteEsta investigação irá aprofundar a relação que as micro e pequenas empresas portuguesas (pequenas e médias empresas) mantêm com os seus clientes através das RS (redes sociais). O objetivo é explorar se é possível aumentar o número de clientes ativos através da utilização do RS, fidelizar e também aumentar o resultado financeiro. Metodicamente, usamos a entrevista em profundidade com varejistas e gerentes de mídia social para avaliar a realidade do uso de canais digitais como meio de comunicação com os clientes. A partir dessa abordagem qualitativa, foram encontrados padrões de comportamento (na observação de casos particulares) que estavam ou não em consonância com as premissas estabelecidas por autores experientes no tema. Chegamos às conclusões do estudo pelo método indutivo. De acordo com o material coletado, podemos destacar algumas conclusões: Ponto 1: a maioria das empresas não contrata especialistas para gestão de internet; apesar da autonomia em alguns casos louvável, a falta de preparo e falta de conhecimento teórico-genético causa danos às marcas e minimiza os efeitos positivos que as ações cabíveis no SMM (social media marketing) poderiam causar; Segundo ponto: quase todas as empresas realizam publicações contendo apenas conteúdo promocional, o que é considerado uma visão "míope" do marketing porque usa apenas um aspecto do SMM - a promoção de vendas.Item Gestão de conflitos nas empresas familiares de pequeno e médio porte no setor de panificação de Costa Marques – RO(2022) Assunção, Edna Nogueira de; Santos, Dulcineia Moreira dos; Pereira, Erica Leticia Fernandes do Prado; Saraiva, Jucier RicarteA pesquisa buscou analisar, através de um estudo de caso de uma empresa familiar, como poderiam ser realizadas melhorias na gestão, buscando o aprimoramento de suas práticas atuais. Almeja-se nesse artigo conhecer, entender e descrever quais são os desafios mais vivenciados por empresas cuja gestão seja feita pelo modelo familiar. A administração familiar, é caracterizada por inúmeras vantagens, contudo possui ainda alguns importantes desafios a serem vencidos, o relacionamento entre os familiares também é conflituoso, não havendo, para os subordinados, clara delimitação de funções e autoridade, gerando conflitos desnecessários para a tomada de uma decisão, o que faz com que o processo se torne demasiadamente longo, estressante e cansativo. Neste contexto, ainda há muito a se explorar, pois diante do atual cenário econômico é essencial que tais empresas não fiquem isoladas, tendo por base apenas uma visão egocêntrica de gestão, pois os desafios de sobrevivência, nos quesitos gestão profissionalizada e principalmente sucessão exigem que as empresa familiares estejam preparadas para lidar com essas etapas, e com isso possa se manter em um ambiente cada vez mais líquido e global.