Trabalhos Acadêmicos
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Esta comunidade será composta pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, especialização e mestrado desenvolvidos no âmbito do IFRO.
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Navegando Trabalhos Acadêmicos por Curso "Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas"
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Item Academic control(2021) Montanari, Ikaro Bruno da Mata; Silva, Gilberto Pereira daO Academic Control é um sistema que visa trazer um aprimoramento na gestão de contratos e emissão de boletos da associação de acadêmicos de Chupinguaia através de um sistema que registra solicitações de novos entrantes, assim como aprova a entrada dos mesmos. Em um breve resumo a associação foi fundada em 2014 com o intuito de transportar estudantes que residiam em Chupinguaia até a cidade de Vilhena onde ficavam suas respectivas universidades. Ao longo dos anos foi se tornando cada vez mais comum estudantes que prefeririam residir em sua cidade, porém não abriam mão de ter um ensino superior em algumas das faculdades em Vilhena. Entretanto, levava dias para registrar toda documentação necessária e gerar um contrato para assinatura dos associados, bem como a emissão de títulos bancários para eles, porém a proposta do Academic Control é que toda parte contratual e emissão de boletos possa ser feita de forma remota sem a necessidade da presença física do associado. Com a aplicação desse conceito surge o desafio de gerir toda essa estrutura, e como já mencionado, sem a necessidade da presença de nenhuma das partes. Tal adversidade não exigiria menos das habilidades de um profissional capacitado para cumpri-la. No desenvolvimento do software utilizou-se as metodologias de Srum e Kaban para a melhor execução dos processos e através dessa gestão mais aprimorada foi possível desenvolver as duas partes do projeto, Api e front-end. O ciclo de vida foi baseado em três etapas: iniciação, execução e finalização, esse escopo foi seguido desde os levantamentos dos requisitos junto à associação até o processo de finalização. O projeto irá contribuir para uma melhor gestão organizacional da associação e das regras de negócio da mesma, além de explorar um bom nicho de mercado.Item Adaptação de um jogo para deficientes visuais e pessoas com pouca mobilidade(2023) Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing ; Valiante, Leandro FerrareziUma das grandes discussões da sociedade contemporânea está relacionada a pessoas com deficiência visual e de pouca mobilidade, as quais por terem uma condição limitante são desafiadas diariamente a serem independentes. Embora já existam tratamentos para amenizar ou até mitigar essa dificuldade, como a terapia ocupacional, por exemplo, muitas vezes essa rotina é tediosa ou cansativa para os pacientes. Pensando nesse entrave e para tentar evitar o abandono prematuro por parte dessas pessoas, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo que pode trazer a possibilidade uma nova perspectiva por meio da diversão e desafio. O jogo foi desenvolvido na plataforma Game Maker, adaptando AudioIcons e AudioCues em um jogo de tiro criado através de um tutorial oficial. O trabalho detalha cada aspecto do desenvolvimento do produto tecnológico resultante.Item Assistente virtual inteligente: otimizando o acesso à informação para estudantes de ADS do IFRO - Campus Ariquemes(2025) Oliveira, Lucas de; Quadros, Andrey AlencarO avanço da IA (Inteligência Artificial) e do PLN (Processamento de Linguagem Natural) tem viabilizado o desenvolvimento de assistentes virtuais que aprimoram o acesso à informação em diversos contextos. No ambiente acadêmico, a dificuldade dos estudantes em obter respostas rápidas e precisas sobre regulamentos, prazos e procedimentos institucionais evidencia a necessidade de soluções inovadoras. Este trabalho propõe a criação de um assistente virtual utilizando a API da OpenAI, integrado a um sistema de busca em arquivos institucionais, para responder automaticamente às perguntas mais frequentes dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A aplicação foi desenvolvida com Streamlit para a interface gráfica, utilizando a plataforma Streamlit Community Cloud para hospedagem. Foram realizados testes com 100 perguntas baseadas nos documentos institucionais, analisando a precisão e eficiência das respostas. Os resultados demonstraram uma taxa de resposta de 92%, ou seja, consegue responder em 92% dos casos, e consegue responder corretamente em 84,78% dos casos com respostas. Conclui-se que a ferramenta pode otimizar a comunicação acadêmica, reduzir a sobrecarga da coordenação do curso e proporcionar maior autonomia aos estudantes na obtenção de informações institucionais.Item Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia(2023) Silva, Weslayne Kalline da; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaDiscussões acerca da acessibilidade web é importante, pois a web surge como um recurso que facilita a visualizar e disponibilizar informações, permitir a troca de comunicação entre os usuários e a realizar diversas atividades cotidianas. A falta de acessibilidade em sites, como os que pertencem ao setor educacional, ocasiona limitações de acesso, também conhecidas como barreiras tecnológicas, que geram uma experiência negativa do ponto de vista do usuário, pois ao acessar um site diversas habilidades são utilizadas, como motora, cognitiva e interpretativa. No setor educacional, torna-se necessário que a acessibilidade web seja inserida, visto que por meio de sites de instituições de ensino diversas informações são disponibilizadas para a comunidade. Para tanto, este trabalho visa analisar a acessibilidade web dos sites das escolas municipais de Ji-Paraná apresentando melhorias para esses portais. Com relação à metodologia, adotou-se a pesquisa bibliométrica com os softwares Harzing’s Publish or Perish e VosViewer para a abordagem; a pesquisa bibliográfica para os procedimentos; e pesquisa descritiva para os objetivos. Para a análise de acessibilidade dos sites, optou-se pela ferramenta automática ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios), que segue o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG), tendo como foco realizar a avaliação dos sites do Centro de Educação Infantil Cantinho do Céu, Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Para Autismo, Centro Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Prof.ª Maria Antônia, e Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Parque dos Pioneiros. Diante disso, foi feita seleção de páginas de cada site para a avaliação e verificou-se que nenhuma possui o nível máximo recomendado de acessibilidade pelo eMAG. Através dos resultados, foram exibidos erros relacionados ao conteúdo, textos, imagens, links e outros. Para tanto, efetuou-se o levantamento dos problemas identificados e as recomendações para as correções que poderão ser feitas visando a melhoria nos sites.Item Criação de relatórios utilizando framework laravel e dom pdf em um sistema de currículos para estágio(2019) Feitosa, Nara Carolina Galvão; Silva, Rafael Pitwak MachadoEste artigo descreve os itens necessários para o desenvolvimento do sistema denominado Banco de Currículo do Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama, que tem como objetivo facilitar o gerenciamento dos Estágios na instituição. O Sistema foi desenvolvido utilizando o framework Laravel, Linguagem de programação PHP, o MySQL como sistema de gerenciamento de banco de dados e em específico ao módulo de relatório, foi utilizado o Dom pdf como ferramenta para transformar o arquivo em PDF.Item Desenvolvimento de API para gerenciamento de locação de ferramentas(2025) Makhoul, Aminah Roca; Silva, Gilberto Pereira daEste trabalho desenvolve uma API (Application Programming Interface - Interface de Programação de Aplicações) para gerenciar locações de ferramentas em pequenas empresas. Muitas dessas empresas enfrentam dificuldades com o controle manual, o que pode resultar em erros e prejuízos financeiros. O objetivo é criar um sistema automatizado para melhorar a precisão e a eficiência no gerenciamento das locações. Utilizando tecnologias como JavaS- cript, NodeJs, Docker, MongoDB e ExpressJs, o projeto emprega a metodologia Kanban para garantir um desenvolvimento ágil e eficaz. A API facilitará o controle de entrada e saída de ferramentas, reduzindo riscos e aumentando a satisfação dos administradores. Palavras-chave: API; JavaScript; Node.js; Docker; MongoDB; Express; Kanban; gerenci- amento de locações.Item Desenvolvimento de API para plataforma de eventos do IFRO(2021) Dourado, Wandreus Mühl; Silva, Gilberto Pereira daEventos escolares são métodos muito úteis para que alunos absorvam novos conhecimentos, além de que, quando bem divulgados, promovem um retorno positivo à instituição de ensino, seja por melhorar a forma como a sociedade a enxerga ou por facilitar o surgimento de novas parcerias. Esse tipo de evento é muito importante, tal qual seu gerenciamento. Esta monografia apresenta o processo de desenvolvimento de parte de uma API (Application Programming Interface - Interface de Programação de Aplicações) para plataforma de eventos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). O objetivo do projeto é iniciar o desenvolvimento de um núcleo que forneça as informações referentes aos eventos da instituição. Durante o processo, a metodologia ágil Kanban foi utilizada. Resultando em um MVP com funcionalidades voltadas à criação de eventos e suas atividades, bem como as inscrições que nelas pode-se realizar. A principal contribuição do trabalho é, de fato, iniciar o desenvolvimento desse software, o qual continuará em desenvolvimento, a fim de que, uma vez finalizado, possa realizar o gerenciamento dos eventos escolaresItem Desenvolvimento de parte da API para plataforma de curso do IFRO(2022) Mamede, Ericky Moreno; Silva, Gilberto Pereira daEsta monografia apresenta o processo de desenvolvimento de parte de uma API (Application Programming Interface - Interface de Programação de Aplicações) para plataforma de cursos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Tem como objetivo desenvolver uma parte da API para apresentar informações referentes aos cursos criados pelo instituto. Durante o desenvolvimento deste projeto, foram usadas tecnologias recorrentes no mercado atual, como JavaScript, Node.js, Docker e MongoDB. Para o gerenciamento das atividades, foi escolhido a utilização do método Kanban, sendo gerado métricas para controle do desenvolvimento. Portanto, ao fim deste trabalho espera-se que o desenvolvimento da API possa continuar, com o propósito de alimentar o site e o aplicativo a serem desenvolvidos.Item Desenvolvimento de portal de publicações para o Conselho Escolar Municipal de Ji-Paraná-RO(2025) Tomaz, Vinicius Carvalho Siqueira; Bezerra, Jackson Henrique da SilvaCom o avanço da tecnologia, o acesso à informação se tornou mais rápido e essencial para a sociedade. Pensando nisso, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um portal de publicações para o Conselho Municipal de Educação de Ji-Paraná-RO. O objetivo é facilitar a divulgação de atos oficiais, pareceres, indicações, resoluções e notícias que sejam de interesse da comunidade, tornando essas informações mais acessíveis e organizadas. Além disso, o portal foi pensado para ser intuitivo e eficiente, ajudando a modernizar a gestão educacional e incentivar a participação da população nas decisões sobre educação. Para desenvolver o projeto, foi utilizada uma abordagem baseada no desenvolvimento ágil, aplicando tecnologias como Vue.js no front-end, NestJS no back-end e MySQL para armazenar os dados. A ideia foi criar um sistema que permitisse organizar e buscar publicações e notícias de forma simples, além de garantir acessibilidade para diferentes tipos de usuários. Como resultado, o portal possibilitou a centralização das publicações e notícias, facilitando a consulta das informações educacionais pela comunidade. Isso ajudou a tornar os dados mais transparentes e acessíveis, contribuindo para que mais pessoas possam acompanhar e participar das decisões relacionadas à educação no município.Item Desenvolvimento de sistema de gerência de movimentação financeira em pequenas propriedades rurais(2021) Barreto, Pedro Luís Ferronato; Andrade, Marco Antonio Augusto deMuitas vezes encontrar um sistema simples para gerenciar o financeiro de uma pequena propriedade rural pode ser uma tarefa difícil para o produtor, muitos sistemas existem porém são direcionados aos grandes produtores, latifundiários, exportadores de produtos, sendo extensivos e alguns até necessitando de equipe especializada e treinada para utilizá-lo. Este trabalho, por sua vez, busca desenvolver uma solução simples, para o pequeno produtor rural, um sistema cotidiano para registro de compras, vendas, produções realizadas, a fim de tornar simples visualizar movimentações financeiras e estado de caixa e estoque, trazendo a capacidade de tomada de decisão fundamentada para o usuário. Para tal, ficam definidas como tecnologias e metodologias utilizadas: UML (Unified Modeling Language - Linguagem de Modelagem Unificada) para modelagem do sistema, o sistema Web Figma para prototipação das telas, Flask, framework Python para desenvolvimento Full Stack, gerenciando o processo de desenvolvimento com Kanban. Tendo como resultado um sistema simples de registro e consulta das movimentações financeiras de pequenas propriedades rurais, bem como recursos estocados. Ademais o registro de desenvolvimento deste encontra-se descrito no presente trabalho. O produto gerado traz para o usuário, pequenos produtores, capacidade de decisão, baseando-se nos dados inseridos no sistema tratados em informações, trazendo noção da real situação de sua propriedade.Item Desenvolvimento de um sistema web para cálculos trabalhistas utilizando react e firebase(2023) Ferreira, Bruno Ítalo Sampaio; Valiante, Leandro FerrareziA profissão jurídica passou por mudanças significativas nas últimas décadas, com ênfase no crescimento do empreendedorismo e na inovação tecnológica. Em particular, a utilização da tecnologia torna-se cada vez mais importante para os advogados, permitindo-lhes incorporar software às suas atividades profissionais. Isto não só agregou valor aos serviços prestados, mas também reduziu custos e liberou tempo para os profissionais se concentrarem em atividades estratégicas. Este artigo aborda o desenvolvimento de uma plataforma dedicada à realização de cálculos trabalhistas direcionados a escritórios de advocacia, que visou simplificar e otimizar a complexa tarefa de realizar os cálculos trabalhistas além de possibilitar o gerenciamento de clientes utilizando as tecnologias de desenvolvimento React e Firebase, detalhando as etapas seguidas para propor um produto tecnológico funcional e eficiente.Item Desenvolvimento de um sistema web para gerenciamento das qualificações dos servidores públicos da Secretaria de Estado da Justiça de Rondônia(2023) Brito, Caio Vitor Lima; Valiante, Leandro FerrareziA qualificação contínua é um mecanismo fundamental para o desenvolvimento e melhoria das competências profissionais, resultando em um melhor desempenho diante das funções laborais. Nesse contexto, a Escola Estadual de Serviços Penais (ESEP), responsável pela formação inicial e capacitação continuada dos servidores públicos da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) de Rondônia, exerce esse papel por intermédio de cursos de capacitação e palestras regulares. Diante dessa demanda, este trabalho tem como objetivo criar um sistema web para auxiliar no gerenciamento das qualificações destes servidores, proporcionando maior praticidade e consistência. A saber, no desenvolvimento desta solução tecnológica, foi utilizado tecnologias e ferramentas atuais e amplamente utilizadas, combinadas com um entendimento sólido dos requisitos funcionais, validação da modelagem do sistema e uma abordagem de desenvolvimento modular, que possibilitaram implementar uma aplicação com interface que oferece uma experiência de uso mais fluída e agradável, além de um backend organizado e robusto. O produto final deste trabalho é o sistema web funcional, que promove um avanço significativo para otimizar a eficiência na gestão dos cursos aplicados pela ESEPItem Desenvolvimento de um Sistema Web para Gerenciamento de Projetos Acadêmicos no Instituto Federal de Rondônia(2024) Nunes, Fernanda Coelho; Valiante, Leandro FerrareziA gestão de projetos acadêmicos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) enfrenta desafios devido à comunicação informal entre orientadores e alunos, dificultando o acompanhamento e a organização das atividades. Este trabalho desenvolve um sistema web para gerenciar projetos acadêmicos, com funcionalidades de criação e atribuição de tarefas, registro de progresso e armazenamento de documentos. Utilizando tecnologias como Django, Next.js e PostgreSQL, o sistema visa oferecer uma interface intuitiva e um back-end robusto, proporcionando maior eficiência na gestão acadêmica. Espera-se que o sistema melhore a organização e o acompanhamento de projetos.Item Desenvolvimento de uma API para solicitação de reparo em iluminação de vias públicas(2022) Santos, Willian Silva dos; Guimarães, Roberto SimplícioGerir um departamento ou uma secretaria responsável pela manuntenção da iluminação de vias públicas do município é um trabalho desafiador visto que a quantidade de vias tende a crescer com o aumento da população. Esse trabalho descreve o processo de desenvolvimento de uma API como parte de uma solução para esse problema, nele serão descritas as problemáticas evidentes do negócio, objetivos para superar os obstáculos elencados na problemática, os diagramas estruturais e comportamentais para nortear a fase de desenvolvimento, aperesentação das tecnologias utilizadas durante o desenvolvimento do produto, a metodologia utilizada durante a programação e a apresentação da aplicação como resultado.Item Desenvolvimento do Front End do aplicativo agenda cultural de Vilhena(2021) Teixeira, Manoel Gomes; Naves, Juliano FischerEventos Culturais são importantes para o desenvolvimento local, comercial e também para a manutenção de uma identidade local através de costumes e tradições adquiridas. Este trabalho teve como objetivo criar uma plataforma que facilita a divulgação de eventos culturais por meio de um aplicativo disponível para o público. O projeto teve o objetivo de desenvolver o Front End da aplicação, que é a parte visual para o usuário interagir. O desenvolvimento foi realizado buscando fornecer ao usuário uma aparência simples e objetiva para suas informações. Através de entrevistas foram determinadas as necessidades do usuário e também do organizador do evento, onde foi desenvolvido um painel para que fosse possível criar um evento. As telas foram desenvolvidas e atenderam o objetivo propostoItem Desenvolvimento do jogo "Pequenos Sobreviventes"(2025) Satyro, Theodoro Flôr da Rosa; Weil, Erick LeonardoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo eletrônico no estilo Survivorslike e Roguelite, utilizando o motor de jogo Unity 3D e a linguagem de programação C#. O objetivo do projeto é explorar as mecânicas desse gênero, proporcionando uma experiência dinâmica e acessível a um público amplo. A metodologia adotada inclui pesquisa e análise da área de desenvolvimento de jogos, com foco nas tendências do mercado e nas características dos jogos Survivors-like, sendo seguida por um desenvolvimento incremental com a implementação progressiva de funcionalidades e testes contínuos para avaliar a jogabilidade e o desempenho. O projeto foi desenvolvido para dispositivos móveis, adotando uma estética em pixel art e mecânicas que combinam progressão, combate automático e desafios característicos de roguelites. Como resultado, o projeto entrega um jogo funcional, destacando os desafios enfrentados ao longo do desenvolvimento, como a otimização para plataformas móveis, o balanceamento de mecânicas e a criação de uma experiência envolvente. Conclui-se que o desenvolvimento desse jogo não apenas reforça conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da graduação, mas também demonstra a capacidade de adaptação a novas tecnologias e metodologias, contribuindo para a formação profissional e incentivando a exploração do mercado de desenvolvimento de jogos.Item Desenvolvimento e funcionalidades do Sistema Web “Caketter” para Pequenos Empreendimentos no setor de Confeitaria(2024) Ádrian Rabelo Mendes; Cledenilson Souza MartinsEste artigo tem por objetivo apresentar a solução desenvolvida ao final da pesquisa que buscou utilizar a tecnologia como forma de colaborar com a organização e melhoria do atendimento a pedidos de uma pequena confeitaria, com vistas ao fortalecimento dos arranjos produtivos locais. O processo para criação do sistema denominado “Caketter”, foi divido em fases na primeira foi feita a análise de requisitos, em virtude dos prazos, delimitouse essa análise a gestão de pedidos. Após esse levantamento definiu-se as funcionalidades. Utilizando metodologias ágeis, foram definidos ciclos de desenvolvimento iterativos e incrementais, o que permite uma rápida implementação de partes do sistema. Utilizou-se tecnologias e frameworks modernos para a interface do usuário, e linguagens de programação robustas, para o desenvolvimento da lógica do sistema e integração com banco de dados. Ao final da fase de desenvolvimento, o sistema foi estado pelo desenvolvedor para garantir sua estabilidade, segurança e usabilidade. Os resultados obtidos demonstraram que o sistema “Caketter” é uma ferramenta eficaz e intuitiva para auxiliar profissionais da área de confeitaria na gestão de seus pedidos, contribuindo para a otimização de processos e melhoria da qualidade dos serviços oferecidosItem FISIONET: Sistema de gestão para clínica de fisioterapia(2023) Alves, Héloa da Silva; Andrade, Clayton FerrazO trabalho aqui apresentado propõe como objetivo o desenvolvimento de um sistema que auxiliará na gestão dos processos de agendamento da clínica de fisioterapia. A gestão da clínica de fisioterapia vem enfrentando importantes transformações ao longo dos anos e, diante disto, os avanços em relação aos recursos utilizados para auxiliar na gestão das mais variadas atividades que abrangem o ambiente em que a clínica de fisioterapia convive. Esse ambiente, faz com que as clínicas de fisioterapia sejam inseridas em um cenário cada vez mais competitivo e exigente. Para isso, uma das soluções empregadas será o desenvolvimento de um sistema de gestão que gerencie todos esses processos de agendamento dos pacientes, controle das salas e facilite a visualização dos horários agendados e disponíveis. Os sistemas de gestão tornam-se um dos principais componentes dos sistemas de informação das clínicas de fisioterapia. O projeto de desenvolvimento do sistema foi realizado com a utilização da metodologia Scrum. No processo da programação será utilizada a linguagem PHP, HTML E CSS que contribuirá para uma arquitetura de desenvolvimento do sistema. Na análise para o desenvolvimento do sistema de gestão para clínica de fisioterapia foram identificados os requisitos funcionais e os requisitos não funcionais. Assim, foram desenvolvidos os casos de uso necessários, diagrama de classe, diagrama de atividade das atividades mais necessárias do sistema, diagramas de sequências, diagrama entidade e relacionamento conceitual junto com o diagrama modelo relacional lógico para a criação das tabelas do banco de dados e os protótipos das telas do sistema. Diante disto, este trabalho busca atingir os objetivos específicos essenciais para um sistema que consiga agregar a rotina do ambiente que a clínica de fisioterapia convive.Item Geração de termo de estágio utilizando o framework laravel e dompdf em um sistema de currículos para estágio(2019) Morais, Lucas Alves da Silva; Silva, Rafael Pitwak MachadoEste artigo pretende compartilhar a vivência do desenvolvimento de um módulo que tem a finalidade de gerar o termo de estágio dos discentes, no sistema nomeado Banco de Currículo do Instituto Federal de Rondônia - Campus Calama, Utilizando em sua construção a linguagem de programação PHP, o framework Laravel, o sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL e o domPDF para transformação do termo em arquivo PDF. Tendo como objetivo relatar como foi a experiência de um aluno de curso superior na criação de um sistema web.Item Implantação de sistemas digitais para gerenciamento de acervos: estudo de caso com collectiveaccess(2024) Silva, Makalister Andrade da; Schoaba, VagnerEste relatório teve como foco estudar o sistema CollectiveAccess para a gestão de acervos culturais na FGV/CPDOC e implementá-lo. O objetivo principal foi adquirir conhecimentos sobre arquivologia e realizar a configuração e implantação do sistema CollectiveAccess online. Isso criará um ambiente automatizado e eficiente para a catalogação, visualização, controle e geração de relatórios de acervos, usando metadados personalizados e integrando vários padrões, incluindo o DublinCore. O estudo examina a flexibilidade e a adaptabilidade do CollectiveAccess, enfatizando sua tradução para o português e sua capacidade de se ajustar às necessidades específicas da instituição. Foi realizado uma revisão bibliográfica para melhorar a compreensão dos conceitos, ferramentas, técnicas e algoritmos utilizados na implementação do CollectiveAccess. Experimentos iniciais foram realizados usando scripts shell e Docker para testar a instalação e configuração automatizada do sistema após a conclusão da revisão. A automatização de processos, como a importação de metadados em lotes, demonstrou ser eficaz, pois reduz drasticamente o tempo e o esforço necessários para a migração do acervo. Esta pesquisa demonstra como a tecnologia pode ser uma ferramenta útil para a gestão de acervos culturais, fornecendo um modelo para outras instituições que estão lidando com problemas semelhantes. Em um mundo cada vez mais digitalizado, a preservação e o acesso ao patrimônio cultural dependem de soluções tecnológicas customizáveis.