Navegando por Autor "Silva, Simone Matia da"
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Item Almanaque de formação continuada do professor - Edição Especial, Volume 1(CRV, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia da; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Figueiredo, Juliana dos SantosA formação continuada de professores é essencial para o aprimoramento dos saberes e práticas constituintes na carreira do educador. Assim, a formação continuada, bem como a troca de experiências e pesquisas possibilitam não apenas a reflexão docente, mas aponta a necessidade de mudanças teórico-práticas diuturnamente. Dessa maneira, o Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume 1 e volume 2, apresenta ao leitor a importância da pesquisa para o enriquecimento da prática cotidiana. A cada discussão teórica, o leitor tem a oportunidade de aprimorar-se a partir de metodologias e dinâmicas que possibilitam a efetivação de ações transformadoras no contexto educacional - as quais transformam a prática do sujeito-professor. Logo, estabelecer conexões entre saberes e práticas, irão apontar de maneira contumaz não apenas o interesse do educador, mas também do leitor, pesquisador e do ‘curioso-social’, aquele que além de se posicionar de maneira crítica, contribui, aperfeiçoa e dissemina que a teoria só é válida com a prática permanente do docente (dentro ou fora do ambiente escolar); esse é o papel fundamental da obra Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume1 e volume 2.Item Almanaque de formação continuada do professor - Edição Especial, Volume 2(CRV, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia da; Damasceno, Ana Christina de Sousa; Figueiredo, Juliana dos SantosCaro leitor(a), pensar as práticas pedagógicas que estão inseridas no contexto educacional, tornam-se cada vez mais importantes no processo de ensino-aprendizado. Nesse viés, o Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume 1 e volume 2, reúne textos que buscam abordar a diversidade das práticas docentes, com olhares outros de Norte à Nordeste, que representa parte desse país plural, denominado Brasil. Nessa perspectiva, desempenha papel fundamental na promoção do ambiente educacional, eficaz e significativo.Item Conexões culturais e sociais entre linguística, letras e artes 3(Editora Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia daO ser humano enquanto sujeito pertencente ao meio social busca em sua essência estabelecer conexões que norteiam o desenvolvimento intelectual por meio de pesquisas científico-acadêmicas que consolidem de maneira efetiva a emancipação do sujeito social. Nessa perspectiva, a coleção “Conexões culturais e sociais entre linguística, letras e artes 3” é uma obra que traz conteúdos e abordagens que apontam para leitura de contextos culturais e, por sua vez, destacam a identidade desse sujeito em função da promoção da língua(gem). Em suma, a coletânia “Conexões culturais e sociais entre linguística, letras e artes 3” busca contribuir para o enriquecimento sócio-linguístico-cultural dos leitores na busca pelo saber e na interação com o conhecimento.Item Da gestão à política educacional: princípios educacionais na formação de professores(Revista Observatorio de La Economía Latinoamericana, 2024) Silva, Simone Matia da; Jesus, Sérgio Nunes de; Pacheco, Felipe José Minervino; Figueiredo, Juliana dos Santos; Silva, Marcos Paulo Soares da; Silva, Cristiane Cardoso daO presente artigo tem como objetivo abordar o percurso no processo de gestão por meio das políticas públicas educacionais, que visem como princípios as reformas da educação com base na prática do ensino e na formação de professores. Como caminhos norteadores, tomou-se como base as disciplinas no curso de Pós-Gaduação Lato-Sensu em Gestão Organizacional: Políticas e Gestão Escolar, ofertado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Cacoal – UNIR. Nessa perspectiva, as abordagens partem da premissa das reformas educacionais que passou o cenário brasileiro, por meio do papel da escola enquanto aparelho ideológico de estado, visto que, representa a administração pública. Assim, compreender os princípios norteadores que regem a Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB) como política educacional é importante para tentar explicitar o papel do professor, haja vista sua formação para a docência, no percurso ensino aprendizado na relação existente entre professor-aluno no ambiente escolar.Item Do "juridiquês": pressupostos discursivos na língua(gem) jurídica (aportes possíveis)(Revista Contribuciones a Las Ciencias, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Pacheco, Felipe José Minervino; Silva, Simone Matia da; Jesus, Aglaia Letícia Farias Nunes de; Silva, Cristiane Cardoso da; Araújo, Érika Patricia SilvaInúmeros pesquisadores referem-se ao uso excessivo do jargão técnico-jurídico como ‘juridiquês’ na prática social diária do Direito no Brasil. Nesse sentido, é válido considerar que o termo "juridiquês" refere-se ao jargão característico do direito, que, embora necessário para a precisão técnica, pode criar barreiras de compreensão tanto para leigos quanto para profissionais de outras áreas. Assim, a análise dos pressupostos discursivos na linguagem jurídica envolve a identificação de normas, convenções e estruturas que moldam o discurso legal ao revelar como essas características influenciam a interpretação e a aplicação do direito. Dito isto, os aportes possíveis incluem a necessidade de simplificação e clareza na comunicação jurídica com a utilização de uma linguagem mais acessível que pode contribuir para a democratização do conhecimento jurídico, permitindo que um maior número de pessoas compreenda seus direitos e deveres. Além disso, a reflexão sobre a linguagem jurídica pode levar a uma crítica das relações de poder que permeiam o discurso legal, uma vez que a complexidade da linguagem pode ser utilizada para manter o controle sobre o conhecimento e a informação. Portanto, o estudo do "juridiquês" propõe um diálogo entre linguística e direito, visando promover uma comunicação mais eficaz na construção de um discurso jurídico que equilibre precisão técnica e clareza para a inclusão social e a efetivação dos direitos - essa abordagem crítica representa um avanço na reflexão sobre a linguagem enquanto instrumento de justiça e cidadania.Item Do idealismo educacional: o manifesto dos pioneiros como propositura de mudanças(Revista Caderno Pedagógico, 2024-11-15) Jesus, Sérgio Nunes de ; Silva, Simone Matia da; Figueiredo, Juliana dos Santos; Silva, Cristiane Cardoso da; Azevedo, Nara Dantas deO presente artigo explora de maneira categórica a influência do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, na transformação do sistema educacional brasileiro. Assim, o documento, elaborado por educadores progressistas, propuseram uma educação que valoriza a formação integral do indivíduo e, ao mesmo tempo, enfatiza a necessidade de uma pedagogia ativa e contextualizada. Os pioneiros defenderam a superação dos métodos tradicionais e a adoção de práticas que promovam a criatividade, o pensamento crítico e a participação dos alunos no processo educativo. A proposta de uma educação laica, democrática e voltada para a realidade social é central, pois busca atender às demandas de um Brasil em constante processo de transformação. O idealismo educacional presente no manifesto serve como um chamado à reflexão sobre os desafios contemporâneos da educação, incentivando a busca por inovações que respeitem a diversidade cultural e promovam uma formação mais inclusiva e equitativa, alinhada aos direitos humanos e às necessidades da sociedade atual.Item Educação: expanção, políticas públicas e qualidade 6(Editora Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia daCaro leitor(a), ao seguir a mesma premissa nas edições anteriores e também do volume 5, da Coleção “Organização educação: expansão, políticas públicas e qualidade”, a partir deste volume 6 encontraremos uma diversidade de contextos que se entrelaçam e, ao mesmo tempo, se divergem – mas a principal essência em contextualizar fatores adversos é justamente fazer da ‘contradição’ uma aliada na busca de possíveis soluções que a sociedade tanto almeja. Isto posto, acreditamos que é possível uma diversidade de contextos que se entrelacem, mas também contribuam de maneira efetiva para um novo olhar – um novo gesto – uma nova perspectiva educacional – é o que propõe a Coleção “Organização educação: expansão, políticas públicas e qualidade 6”. Boa leitura a todos e acreditamos no bom proveito desses contextos que se alargam em cenários práticos na sociedade.Item Educação: expansão, políticas públicas e qualidade 5(Editora Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia daO cenário educacional brasileiro, desde os primórdios passa por (re)modelações essenciais ao processo evolutivo no que tange a relação ensino-aprendizagem, tendo como caminhos norteadores as políticas públicas em educação. Assim, a Coleção “Organização educação: expansão, políticas públicas e qualidade 5” reúne em seus capítulos, relatos de pesquisa que buscam contribuir, de forma significativa para a prática expansiva na organização de uma educação de qualidade. Assim, ao pensar a educação, como um caminho que requer organização, planejamento, políticas públicas de qualidade e o fazer pedagógico, é fundamental para que tenhamos uma sociedade justa e pensante, apta para desempenhar suas funções sociais. Tal percurso, permitirá a formação de um cidadão crítico e social, enquanto posição sujeito que pertence a uma sociedade plural. Logo, esperamos que a Coleção “Organização educação: expansão, políticas públicas e qualidade 5”, possa contribuir para a caminhada que envolvem a teoria e a prática docente. A formação contínua para o uso dos resultados das avaliações em larga escala no contexto escolar.Item Educação: reflexões sobre políticas públicas e qualidade 2(Editora Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia daCaro leitor, cumprimos aqui a mesma responsabilidade em dialogar com os fatos, princípios e políticas sociais que fundamentam a linha editorial. Dessa maneira, apresentamos o volume 2, da coleção “Educação: reflexões políticas públicas e qualidade” com o propósito de não apenas apontar a diversidade temática, mas constituir princípios básicos educacionais que pululam nas práticas dos sujeitos em nossa sociedade. Assim, caro leitor(a), acreditamos na possiblidade de mudanças sociais, políticas e educacionais não apenas como ‘pontos de reflexões’, mas também na prática social e na qualidade que o sujeito estabelece em seu dia a dia – alterando, modificando e, ao mesmo tempo, ao contribuir por meio dessas ações históricas em nossa sociedade.Item Entre saberes, práticas, teorias: a consciência social instituída nas bases da língua(gem) (um introito desejante)(Revista Observatorio de La Economia Latinoamericana, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Pacheco, Felipe José Minervino; Figueiredo, Juliana dos Santos; Silva, Marcos Paulo Soares da; Silva, Simone Matia da; Souza, Elizângela Ataíde deO artigo explora a intersecção entre saberes e práticas sociais, enfatizando a importância da estrutura social e das formas de consciência na construção do discurso. Dessa feita, Mészáros (2009) destaca que a estrutura social molda a percepção dos indivíduos, influenciando suas concepções de mundo e limites morais. A análise do discurso revela que a linguagem é heterogênea, onde um discurso se constrói a partir de outros, refletindo a complexidade das interações sociais. Assim, Indursky (1997) complementa essa visão ao afirmar que o discurso relatado é um sintoma da natureza multifacetada da linguagem. O texto também aborda a relação entre o discurso policial e a formação ideológica, evidenciando como a polícia atua como um aparelho do Estado que busca legitimar sua posição. A análise das práticas sociais, como depoimentos e diligências, revela a ineficiência dessas ações devido à falta de recursos e pessoal especializado. Além disso, discute-se a formação discursiva que permeia as práticas do Estado, destacando a necessidade de uma abordagem crítica que considere as materialidades históricas e linguísticas. Por fim, o texto propõe uma reflexão sobre como as práticas sociais e os saberes se entrelaçam na construção de discursos, ressaltando a relevância de uma análise crítica das relações de poder e ideologia na sociedade contemporânea.Item Língua e intertextualidade: perspectivas no livro didático de língua portuguesa(V & V Editora, 2024) Borges, Maria Cristina Ramos; Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia daO presente texto tem por finalidade, uma análise sobre a importância e as contribuições que as teorias linguísticas podem trazer na sala de aula, conforme as propostas das políticas educacionais e a elaboração dos livros didáticos para o Componente Curricular de Língua Portuguesa. Nessa perspectiva, tem-se como objeto de estudo a forma como é abordada a intertextualidade no Livro Didático (LD), tendo como base os norteadores descritos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A análise consiste em compreender o processo de construção – reprodução – transformação em relação aos sentidos implícitos e/ou explícitos na elaboração dos textos propostos nas atividades no que se refere à intertextualidade. Portanto, é notório como os recursos teóricos linguísticos podem contribuir no uso da língua, uma vez que, esta dialoga em sua multiplicidade de vozes.Item Linguística, letras e artes; explorando a expressão criativa da linguagem 2(Editora Atena, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Silva, Simone Matia daA coleção “Linguística, letras e artes: explorando a expressão criativa da linguagem 2” é uma obra que aborda práticas didático-pedagógicas que destaca como enfoque o processo de ensino-aprendizagem no ambiente social da sala de aula. Nessa perspectiva, o presente volume além de interdisciplinar tem como pressupostos a prática docente por meio de caminhos norteadores que vão desde as metodologias utilizadas como propostas tecnológicas inovadoras à constituição linguístico-discursiva do sujeito no processo e formação social. Assim, evidencia-se assim, em destacar as pesquisas e, principalmente, pesquisadores e instituições diversas que contribuem com os materiais (didático-pedagógicos) elencados e que denotam a priori a socialização com os respectivos trabalhos que contribuem de maneira a ressignificar as práticas docentes.Item O ensino da língua materna com base na BNCC: as implicações históricas da escola na formação linguística do sujeito(Editora e-Publicar, 2023) Silva, Simone Matia da; Jesus, Sérgio Nunes deO texto, a partir do aspecto histórico, busca apresentar apontamentos em relação à Base Curricular Nacional Comum (BNCC), no que tange ao período histórico da educação no Brasil em relação ao ensino da língua materna e suas implicações na formação do sujeito. Para compreender o proposto, torna-se necessário observar após o Brasil Império as normatizações que foram elaboradas para a formação linguística do sujeito no espaço social e o papel da escola nos saberes discursivos. O professor, peça essencial para a disseminação dos saberes, precisou buscar mecanismos e compreensões para orientar os caminhos no que se refere aos elementos tidos como básicos na educação básica em relação ao aprendizado da língua materna. Nesse sentido, verifica-se a necessidade de compreender o papel da escola enquanto espaço comunicativo no que se refere à formação social, discursiva e linguística por meio da diversidade cultural e sócio-econômica da identidade do sujeito.Item Teoria e prática do ensino-aprendizagem: a gramática gerativa como fundamento na educação básica(Revista Cuadernos de Educación y desarrolo, 2024) Silva, Simone Matia da; Jesus, Sérgio Nunes deO presente texto busca analisar o processo da aquisição da língua(gem) a partir das estruturas de análise em relação ao ensino-aprendizado, por meio da utilização da Gramática Gerativa Transformacional. Nessa perspectiva, toma-se como ponto de partida os estudos e observações propostas pelo americano Noam Chomsky, que desenvolveu suas pesquisas com a construção arbórea gramatical. Por conseguinte, tornou-se necessário revisitar os movimentos que o antecederam o gerativismo, a saber: o historicismo de Otto Jespersen (1922), o estruturalismo de Ferdinand de Saussure (1916), o funcionalismo com o Círculo Linguístico de Praga (1926), para então chegar ao gerativismo, proposto por Noam Chomsky (1950). Outrossim, objetiva-se apresentar o surgimento, os pressupostos teóricos, bem como as práticas adotadas no ensino-aprendizado de línguas na educação básica, por meio das concepções de língua, linguagem e sujeito, os quais fazem parte das estruturas enunciativas. Isto posto, é fundamental desenvolver as inúmeras habilidades dos sujeitos alunos – esses como pensadores críticos no processo de materializar a língua em seu ato comunicativo (oral ou escrito).