Campus Jaru
URI Permanente desta comunidade
O Campus Jaru, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, educação profissional técnica de nível médio e cursos graduação e pós-graduação. O Campus Jaru atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Administração, Alimentos, Comércio, Segurança do Trabalho e Zootecnia), bacharelado em Medicina Veterinária e tecnólogos em Gestão Pública e Gestão Comercial.
Navegar
Navegando Campus Jaru por Autor "Ibiapina, Iveltyma Roosemalen Passos"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A gestão de pessoas, o perfil de liderança e a gestão organizacional(2023) Soares, Alana Alves de Lima; Veiga, Elinete Mendes Santana; Ibiapina, Iveltyma Roosemalen PassosO presente artigo visa discutir sobre a importância do profissional de gestão de pessoas nas organizações. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com revisão de literatura com base em uma abordagem qualitativa. A partir dessa revisão de literatura da temática, foram levantadas quatro categorias relevantes para a análise. A primeira trata do conceito de gestão de pessoas e seus impactos no desempenho organizacional. A segunda discute sobre o papel do gestor e o perfil do líder no desempenho da empresa. A terceira trouxe à tona a valorização do humano como alternativa para o sucesso nas organizações. Por fim, a quarta discute a gestão de pessoas na vida moderna. A discussão gira em torno de uma perspectiva positiva da gestão de pessoas dentro das empresas, entendendo que este profissional é imprescindível para que a empresa seja competitiva dentro do mercado, além do equilíbrio interno da organização e da melhoria da qualidade de vida das pessoas.Item As principais diferenças quanto aos procedimentos licitatórios previstos na Lei nº 8.666/93 e na nova Lei de Licitações nº 14.133/21(2023) Aleixo, Karla Pricila de Melo; Ibiapina, Iveltyma Roosemalen PassosNo cenário em constante evolução dos contratos públicos, é imperativo manter-se informado sobre as alterações legislativas que moldam a forma como os contratos governamentais são adjudicados. A promulgação da nova lei de licitações, Lei 14.133/21, trouxe mudanças significativas que justificam uma comparação minuciosa com os procedimentos estabelecidos na Lei 8.666/93. Este artigo tem como objetivo analisar as principais diferenças entre estes dois quadros jurídicos, esclarecendo os meandros das suas modalidades e o seu potencial impacto nos processos de contratação pública.Item Ética no setor público : desafios e reflexões(2023) Gonçalves, Fernanda Mayara Farias; Teodoro, Humberto da Silva; Ibiapina, Iveltyma Roosemalen PassosTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade de artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Jaru, como requisito para obtenção do título de Tecnólogo(a) em Gestão Púbica.Item Mercado digital e comportamento do consumidor(2023) Zanella, Luiza; Ibiapina, Iveltyma Roosemalen PassosAs compras online são uma forma de comércio eletrônico que permite aos consumidores comprar diretamente bens ou serviços de um vendedor usando a Internet. Uma loja online desperta a semelhança física de comprar produtos e serviços da loja física, e esse processo de compras é chamado de compras online entre empresas e consumidores. Compras online é a prática na qual os consumidores decidem comprar o produto pela internet. A justificativa para este estudo está na necessidade de entender a realização destas atividades sob tais circunstâncias, ao qual a Internet mudou o modo de loja do consumidor e rapidamente se transformou em uma perspectiva global. Quais são os fatores que afetam o comportamento do consumidor online? Identificar os componentes da experiência na Web e entender seu papel como insumos no processo de tomada de decisão do cliente online é o primeiro passo no desenvolvimento e fornecimento de uma presença online atraente, que provavelmente terá o máximo impacto nos usuários da Internet. O objetivo geral do estudo é apresentar o comportamento do consumidor online. Hipoteticamente, a maioria dos acadêmicos e profissionais concorda que fatores demográficos, sociais, econômicos, culturais, psicológicos e outros fatores pessoais, além do controle e da influência do profissional de marketing, têm um efeito importante no comportamento do consumidor e nas decisões de compra (SILVA, 2016). O estudo é uma revisão bibliográfica. Pesquisadores e profissionais do comércio eletrônico lutam regularmente para desenvolver uma visão aprimorada do comportamento do consumidor. Com o desenvolvimento do varejo eletrônico, os estudiosos continuam a explicar o comportamento dos consumidores eletrônicos de uma perspectiva diversa.Item O impacto da inteligência artificial na gestão de médias e pequenas empresas no Brasil(2023) Silveira, Alexandro Marinho da; Luz, Hercules Hamilton da; Bernardo, Tânia Lima; Ibiapina, Iveltyma Roosemalen PassosO avanço da inteligência artificial, juntamente com a denominada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, vem atuando na otimização de processos gerenciais, bem como, no aumento da produtividade, ocasionando mais benefícios e menos esforço, sendo um meio positivo na gestão empresarial de pequenas e médias empresas no Brasil. Diante disso, objetiva-se com esse estudo, de forma geral, discutir o impacto da inteligência artificial na gestão de médias e pequenas empresas no Brasil; e de forma específica, pontuar sobre as características relacionadas à inteligência artificial; discorrer sobre a gestão empresarial 4.0; e discutir sobre o impacto da inteligência artificial no mundo empresarial. No meio relacionado às pequenas e médias empresas, a indústria 4.0 e a transformação digital originada da mesma, traz um apanhado de tecnologias que envolve o Big Data, a Internet das Coisas (IoT), a computação cognitiva, dentre outras, atingindo os diversos setores da economia. A indústria 4.0 possui surge para abrir novas oportunidades, principalmente para as micro e pequenas empresas, quanto à funcionalidade tecnológica. O que pode ser observado com esse estudo, deixa claro que a inteligência artificial, vem transformando o novo cenário do mercado e das organizações, no que se relaciona desde à gestão e processos organizacionais até a produção em si. Nesse sentido, a gestão empresarial baseada no uso de tecnologias, mostra como perspectivas a implementação de meios estratégicos eficazes junto à cadeia de valor, encarando a necessidade de adoção de novas práticas, impulsionando as eficiência e melhoria.Item Políticas públicas na educação especial inclusiva(2023) Pereira, Silvana Veiga; Ibiapina, Iveltyma Roosemalen PassosEste estudo tem como objetivo compreender os processos pelos quais as políticas públicas se articulam para o desenvolvimento da inclusão escolar por meio da educação especial. Para atingir tal objetivo foi realizado um ensaio teórico com consulta a livros, artigos e documentos digitais. Como resultado, é possível perceber que dentre as reflexões acerca destas políticas públicas estão algumas leis que regulamentam o atendimento dos sujeitos com necessidades especiais na rede regular de ensino em nosso país. Muitos desses documentos de organismos multilaterais que tratam da educação decorrem para as escolas de ensino infantil e fundamental no Brasil, suas ideias mais importantes são acessíveis aos professores e gestores por diversas maneiras. Sendo assim, tem-se uma tentativa clara em oferecer um parecer mais abrangente das propostas políticas de inclusão educacional de sujeitos considerados com deficiência, anunciando mudanças nas práticas educacionais e de forma a inclui-los na rede de ensino.