Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias por Autor "Fêba, Andreia Fernanda"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Inclusão escolar: as perspectivas de aprendizagem dos alunos surdos da rede pública de ensino (escola indígena “a”, Cacoal - Rondônia(2018) Fêba, Andreia Fernanda; Freitas, Sirley LeiteEste artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, acerca da inclusão escolar na perspectiva de aprendizagem de alunos indígenas surdos em Escola Indígena. Para seu desenvolvimento, levando-se em consideração a Lei Federal 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS como língua e assegura aos brasileiros surdos sua identidade cultural própria. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a inclusão dos alunos surdos indígenas na rede pública de ensino, suas dificuldades, relatar a realidade e as perspectivas com relação à aprendizagem. Assim, no primeiro momento com a finalidade de dar suporte à pesquisa, buscamos conceituar a inclusão dos alunos surdos; identificar as principais dificuldades e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos indígenas. É direito de todos com alguma deficiência ou não, que tenham os mesmos direitos e possibilidades, em qualquer ambiente, ainda no caso do aluno indígena, devem preservar sua cultura, variação linguística intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. Verificou-se a desatenção dos órgãos que deveriam zelar e fiscalizar a educação indígena. Já nas questões que envolvem as dificuldades e perspectivas dos alunos indígenas surdos, caminham juntas, pois toda dificuldade, seja no corpo docente adequado ou variação linguística, interferem diretamente nas possibilidades que este indivíduo terá no decorrer de sua jornada.