Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias por Autor "Barboza, Claudemir Miranda"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A utilização do Software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem de funções de 1º e 2º graus em uma escola do município de Cacaol/RO(2018) Soares, Hellen Selhorst; Almeida, Adilson Miranda de; Barboza, Claudemir MirandaO presente artigo visa apresentar a utilização do software Geogebra na matemática com os alunos do Ensino Fundamental II no município de Cacoal, Rondônia. O trabalho teve como objetivo incentivar o uso de softwares como auxilio no processo de ensino-aprendizagem na matemática evidenciando a necessidade de manter-se sempre atualizado e estar se adequando às novas tecnologias em prol da melhoria da qualidade da educação. Por meio de revisões bibliográficas e de estudo em campo, o trabalho consistiu em levar os alunos para o laboratório de informática e realizar tarefas com o uso do Geogebra, relacionando os gráficos com suas respectivas funções, criando debates e registrando observações para o estudo coletivo numa perspectiva dinâmica, lúdica e criativa de se aprender. Com o estudo foi possível trabalhar as ideias e criar uma grande repercussão quanto ao uso de softwares como auxilio didático.Item As formas geométricas planas e espaciais na natureza: a ótica dos alunos do 3º ano do ensino fundamental “i” de uma escola particular na cidade de Vilhena-RO(2019) Souza, Geisi Kerlly Florentina; Barboza, Claudemir MirandaO presente trabalho tem como objetivo discutir a aprendizagem significativa por meio do processo de ensino e aprendizagem das figuras geométricas planas e espaciais observadas e encontradas na natureza. Levando em consideração a aversão que muitos alunos têm em relação à disciplina de Matemática e que o ensino de Geometria, muitas vezes, é deixado de lado pelos professores, torna-se vigente esta discussão acerca da metodologia abordada neste trabalho. Para isso, os alunos do 3º ano do ensino fundamental “I”, objeto de estudo desta pesquisa, foram levados a observar e registrar as figuras geométricas que localizaram nos fragmentos de floresta observados, sendo eles o Parque Ecológico Municipal de Vilhena e a Trilha Ecológica da AABB. Após a seleção e organização das imagens coletadas, foi organizada uma exposição fotográfica das formas geométricas encontradas na natureza. Deste modo, a realização destas atividades apresentou significância no processo de ensino e aprendizagem das crianças, possibilitando a elas aprofundar o conhecimento em relação ao conteúdo e relacioná-lo com atividades do cotidiano.