Licenciatura em Ciências Biológicas
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Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas por Autor "Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão de"
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Item Diversidade e riqueza de anfíbios em ecossistemas naturais, agrícolas sustentáveis e não sustentáveis do ecótono Cerrado-Amazônia, Rondônia, Região Norte do Brasil(2025) Bersch, Gabriela Aparecida Silva; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deO estado de Rondônia tem grande destaque no cenário do agronegócio e da conservação ambiental, dada a relevância do agronegócio para o seu Produto Interno Bruto (PIB) e a importância estratégica na conservação por estar em uma ampla área de ecótono Amazônia-Cerrado. Este aparente conflito entre desenvolvimento agrário e preservação ambiental tem levado pesquisadores a proporem formas alternativas mais sustentáveis de produção, como o sistema de integração lavoura-pasto-floresta (ILPF). Este artigo traz a mensuração dessa capacidade sustentável utilizando espécies de anfíbios como bioindicadores. Para isso, uma área de ILPF da fazenda escola do IFRO, Campus Colorado do Oeste, foi estudada e comparada com duas áreas de referência adjacentes, uma área florestada (mata) e outra desflorestada (pasto). Os resultados indicam que, embora o ILPF compartilhe características com áreas antrópicas, ele representa um modelo mais equilibrado e favorável à biodiversidade que sistemas convencionais, sendo capaz de manter comunidades de anfíbios mais diversas e funcionalmente estruturadas. O sistema ILPF mostra-se uma alternativa viável para conciliar produção e conservação, destacando a importância de ampliar pesquisas e adoção desse modelo integrado. Apesar de maior semelhança com a área de pasto do que a de mata, os dados apontam potencial de aprimoramento.Item Efeitos de doses de ácido giberélico sobre parâmetros fisiológicos de plântulas de pimenta-de-cheiro (Capsicum chinense Jacq.): um estudo preliminar sob condições controladas(2025) Linhares, Julia Cristina Bastolla; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deA germinação de sementes de pimenta pode ser influenciada por fatores exógenos como a aplicação de ácido giberélico (AG), que atua induzindo a germinação das plântulas. Nesse sentido, este trabalho objetivou avaliar os efeitos de diferentes concentrações de AG (0, 200 e 500 ppm) sobre parâmetros fisiológicos da germinação e crescimento inicial de plântulas de pimenta-de-cheiro (Capsicum chinense Jacq.). O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições de 100 sementes por tratamento, mantido sob condições controladas por 14 dias. Foram avaliados o percentual de germinação, comprimento, massa fresca e massa seca das plântulas, teor de pigmentos fotossintéticos (clorofilas e carotenóides) e morte celular. Os resultados demonstraram efeito significativo do AG no comprimento das plântulas (200 ppm), no acúmulo de massa fresca (500 ppm) e na redução da morte celular (500 ppm), contudo para germinação e número de plântulas normais não houve diferenças entre controle e tratamentos. A concentração de 500 ppm também reduziu significativamente o teor de carotenóides, o que pode estar relacionado a possíveis efeitos fitotóxicos. Não foram observadas diferenças significativas nos teores de clorofila entre os tratamentos. Conclui-se que o AG, embora não tenha promovido ganhos expressivos na germinação, impacta parâmetros fisiológicos relevantes para o desenvolvimento inicial das plântulas.Item Efeitos do tratamento com cloreto de cálcio (cacl2) sobre a germinação e o crescimento inicial de plântulas de alface (lactuca sativa l.), sob estresse térmico(2025) Abreu, Maria Ivani Flauzino de; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deA alface (Lactuca sativa L.) é uma cultura exigente quanto ao fornecimento de nutrientes para o seu pleno crescimento e desenvolvimento. Ela possui crescimento inicial que demanda cuidados desde a germinação, a fim de reduzir efeitos de estresses abióticos, como o estresse térmico que consiste em um desafio constante à agricultura. Nesse sentido, o cálcio (Ca) tem um papel fundamental no equilíbrio osmótico e sinalização celular durante a germinação, além de ser um componente de membranas. Estudos indicam que sua utilização pode diminuir os impactos negativos do calor excessivo; desse modo, a aplicação de Ca durante a germinação das sementes, pode ser uma alternativa acessível para o bom estabelecimento da cultura e minimização de condições de estresse. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos do tratamento com CaCl2 sobre a germinação e o crescimento inicial de plântulas de alface sob estresse térmico, induzido por temperatura de 30º C. Foram avaliadas a taxa de germinação, comprimento, massas fresca e seca de plântulas normais, sob a influência de 0, 10, 25 e 50 mmol.L-1 de CaCl2. O tratamento das sementes com CaCl2 a 10 e 25 mmol.L-1 não influenciou o desenvolvimento das plântulas, em condições de 30º C, para o tempo avaliado. A dose de 50 mmol.L-1 reduziu a germinação, o comprimento das plântulas e sua massa fresca, indicando que o processo de expansão celular foi prejudicado pelo efeito osmótico dos sais disponíveis no substrato de germinação. Recomenda-se a realização de estudos com intervalos e doses inferiores às investigadas neste trabalho.Item Germinação e desenvolvimento inicial de plântulas de Eucalyptus grandis W. Hill tratadas com CaCl2(2023) Posso, Beatriz Poliana Camargo; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deAs espécies de eucalipto são amplamente cultivadas no Brasil para fins comerciais. Dentre elas, Eucalyptus grandis W. Hill se destaca na cadeia produtiva por apresentar rápido crescimento e boa qualidade da madeira que serve para movelaria em geral, carvão e celulose. Com isso, se torna relevante pesquisas para aprimorar seu cultivo com finalidade de maior taxa de produção em menor tempo e área ocupada. Sabendo que o cálcio é um nutriente necessário para diversos processos fisiológicos e bioquímicos na célula vegetal, a investigação de sua influência na germinação de sementes e estabelecimento de plântulas de E. grandis se faz necessária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o processo germinativo de sementes de E. grandis tratadas com CaCl2. Experimentos com o fornecimento de CaCl2 nas concentrações 0, 50, 75 e 100mM foram realizados em delineamento inteiramente casualizado no laboratório de Fisiologia Vegetal do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste no período de agosto de 2022 a julho de 2023. Foram avaliadas taxa de germinação (G), índice de velocidade de germinação (IVG), massa fresca (MF), massa seca (MS), comprimento da radicular (PR) e da parte aérea (PA). Dentre as concentrações testadas, observou se resultados positivos com o fornecimento de 75mM de CaCl2 via priming, devido ao aumento significativo do comprimento radicular das plântulas e maior índice de massa seca. Porém, plântulas com 43 dias de priming apresentaram prejuízos em relação a massa fresca. Recomenda-se a realização de mais estudos referentes à aplicação de Ca em plântulas de eucalipto.Item Uso de atividades diferenciadas no ensino de botânica uma visão geral(2024) Silva, Uliete Fernandes da; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deA botânica é um ramo da Biologia que estuda a morfologia, anatomia e fisiologia dos organismos fotossintetizantes. Eles realizam a conversão da energia solar em energia química e são representados por plantas, algas e cianobactérias. Existem diversas formas de trabalhar os conteúdos de botânica para a promoção do ensino-aprendizagem significativo. Nesse contexto, destaca-se o lúdico para complementar o método de ensino tradicional no que tange à aplicação dos conhecimentos. O presente trabalho, que consiste em uma pesquisa bibliográfica, visa apresentar e analisar atividades lúdicas práticas. Elas foram publicadas em artigos científicos entre 2019 e 2023 e retratam o uso do lúdico para aplicação do ensino de botânica em sala de aula. Os artigos foram buscados no Portal de Periódicos CAPES, lidos e analisados sob a perspectiva de alguns teóricos da área. Notou-se que tal metodologia de ensino tem sido benéfica para a aprendizagem de botânica, pois estimula a interação entre aluno e professor, promove o alcance dos objetivos propostos para as aulas, desperta o interesse dos alunos e promove a participação nas aulas.