Jogos em ensino de matemática: abordagens em pesquisas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho traz uma síntese das obras publicadas nos últimos anos que versam sobre a aplicação do lúdico como facilitador do ensino e aprendizagem matemática. A pesquisa de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar as obras publicadas no Brasil nos últimos cinco anos e contou com uma revisão de literatura realizada no Banco de Dados da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD1, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Foi realizado um levantamento a fim de separarmos as obras publicadas nos últimos cinco anos, de pose desse material foi realizada toda a leitura e posteriormente analisadas todas as obras, com o objetivo de identificarmos os seguimentos de estudo que estão dando mais importância ao tema, qual o quantitativo de obras publicadas e qual a relevância dada pelos autores pesquisados ao tema. A pesquisa nos possibilitou uma visão mais ampla de como o tema Lúdico no Ensino e Aprendizagem Matemática vem sendo tratado no Brasil nos últimos anos. Podemos concluir com tal estudo que apesar de serem apontados alguns desafios para a utilização do lúdico em sala de aula, a proposta dessa metodologia de ensino tem se mostrado eficiente quando falamos de facilitar o ensino e na desmistificação da matemática como uma disciplina difícil e que é para poucos.
Descrição
Monografia apresentado como requisito parcial para obtenção de título de graduado em Licenciatura em Matemática, no (IFRO) Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Rondônia.
Palavras-chave
Lúdico, Jogos, Ensino, Aprendizagem Matemática
Citação
JESUS, Julliermes Silva de. Jogos em ensino de matemática: abordagens em pesquisas. Orientador: Claudemir Miranda Barboza. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021.