Livros e Capítulos de Livros

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    O ensino mediado por tecnologias: um recorte da escola na Amazônia ocidental brasileira
    (Pipa Comunicação, 2019) Quintela, Ariádne Joseane Félix
    A região amazônica é entrecortada por rios; o acesso a muitas comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas só é possível após longas horas de barco. Essas comunidades mantêm um modo de vida produtivo que depende das caraterísticas locais; por isso, estão distantes dos centros urbanos, assim como de muitos serviços básicos, os quais incluem saúde e educação. Para atender essa população, adotou-se o ensino mediado por tecnologias. A mediação tecnológica, em seu cerne, mantém os agentes educativos da escola em busca de potencializar as ferramentas de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem. Tempo, espaço, conteúdo, professores, estudantes e interatividade são elementos presentes nesse modelo utilizado no ensino médio.
  • Item
    A escola, o digital, o analógico: a confluência dos mundos
    (Pipa Comunicação, 2018) Quintela, Ariádne Joseane Félix
    A escola vem se modificando com o tempo; a noção de espaço/tempo não é mais a mesma graças às tecnologias da informação e da comunicação, que trouxeram formas de percepção e de cognição, competências e habilidades diferentes daquelas da época de nossos pais e da nossa própria geração. Com artigos que versam sobre o analógico e o digital na escola, esta obra é fruto do V Seminário de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e reúne artigos resultantes de pesquisas acadêmicas sobre o tema que dá título ao livro. O evento congrega, anualmente, pesquisadores, estudantes, professores e interessados na educação a distância que se faz no Norte do Brasil, com especial atenção para Rondônia: o IFRO possui um parque tecnológico com capacidade de transmissão via satélite para todo Estado.
  • Item
    Ensino remoto e projeto de ensino: possibilidades de práticas pedagógicas no curso Técnico em Computação Gráfica do IFRO
    (UNIESMERO, 2022) Cordenonsi, Adriana Zanki; Calegari, Eliana Paula
    Neste trabalho intenciona-se refletir sobre práticas pedagógicas realizadas no contexto da pandemia de coronavírus (Covid-19). Para isso, parte-se da experiência em um projeto interdisciplinar desenvolvido no curso Técnico em Computação Gráfica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, em 2020/2, envolvendo todas as disciplinas do módulo. Através da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, buscou-se, a partir de uma abordagem integradora, realizar atividades com o objetivo de criar soluções que contribuíssem com o trabalho realizado na CATANORTE (Cooperativa Rondoniense de catadores e catadoras de materiais recicláveis), no intuito de melhorar a divulgação da coleta seletiva na cidade, incentivando a educação ambiental. As atividades realizadas pelos alunos incluíram pesquisa sobre coleta seletiva e situação dos catadores, criação de logotipo, de toy art, de materiais para mídias sociais, de roteiro para animação, execução da animação e elaboração de relatório sobre o trabalho realizado. Todo o projeto foi desenvolvido de forma remota, em função da pandemia, utilizando ferramentas online e gratuitas. A execução do projeto interdisciplinar durante o período de ensino remoto foi um grande desafio, mas com a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos os resultados foram satisfatórios, os alunos que puderam participar do projeto envolveram-se com as atividades e apresentaram propostas que podem contribuir com a divulgação da coleta seletiva em Porto Velho.