Teses e Dissertações
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Item Práticas de Letramento Informacional: o uso da informação como caminho da aprendizagem nas bibliotecas multiníveis do Instituto Federal de Rondônia(2017) Veiga, Miriã Santana; Pimenta, Jussara SantosEste trabalho apresenta o resultado de pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), na Unidade Campus Porto VelhoCalama. O objetivo é entender as práticas de Letramento Informacional e o uso da informação, ambas desenvolvidas por Docentes, Bibliotecários e Discentes do IFRO. Buscamos relacionar essas práticas, com a criação de um Programa Educativo de Letramento Informacional, que visa a melhoria e estruturação das atividades de ensino desenvolvido pela Biblioteca do IFRO-Calama. O levantamento de dados e análise documental ocorreu no Campus Porto Velho-Calama, no Período de março de 2016 a abril de 2017. O método utilizado foi o indutivo, tendo como tipo de pesquisa a pesquisa-ação que é uma proposta metodológica, que têm por objetivo superar a visão do pesquisador de ser apenas o observador de um problema e busca contribuir na mudança de uma dada realidade, com aprendizagem para todos os sujeitos da pesquisa. Os instrumentais utilizados foram análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada para a fundamentação legal a LDB (Lei nº 9394/96), a Lei nº 12.244 que trata sobre a universalização das bibliotecas escolares, a Constituição Federal (1988) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Constituem referencial teórico: sobre os conceitos de Competência e Letramento Informacional Campello (2009), Gasque (2012) e Dudziaki (2001); os conceitos de biblioteca Aprendente e Multinível foram trabalhados com Almeida (2015); sobre o desenvolvimento da Pesquisa-Ação e sua metodologia utilizamos Thiollent (1996), Alves (2009), Tripp (2005) e Engel (2000); os conceitos de Educação, Informação, Conhecimento e Biblioteca, foram discutidos com enfoque nas ideias de Bufrem (1985), Silva (2003), Freire, (1988) Martins (2001) e LeCoadic (1996); quanto ao aspecto histórico do Letramento Informacional no Brasil embasaram-se em Dudziak (2001, 2004,) e Campello (2009). A pesquisa por fim, verificou a importância das práticas educativas de uso da informação pelas bibliotecas Multíniveis do IFRO, segundo a ação educacional das bibliotecárias, com foco no perfil informacional de alunos e professores. O Programa Educativo de Letramento Informacional e as ações foram construídos a partir das propostas e observações feitas pelos sujeitos da pesquisa, tendo como base a proposta de conteúdos de Letramento Informacional para o Ensino Médio, criado por Gasque (2012) e o projeto educativo em Competências nformacionais criado por Almeida (2015), para as Bibliotecas Multiníveis da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (REDE FEDERAL EPCT).