Especialização em Docência na Educação Básica (EaD)
URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/518
Trabalhos apresentados e aprovados.
Navegar
Submissões Recentes
Item type: Item , Docência na educação profissional em saúde: pilar da formação técnica com qualidade e humanização(2026) Romão, Gardene Bezerra; Piffer, Douglas MoroA docência na EPT em saúde enfrenta o desafio de conciliar a expansão da formação técnica com a necessidade de práticas pedagógicas críticas, integradas e humanizadas, alinhadas às demandas do SUS. Este estudo tem por objetivo analisar a docência na EPT em saúde quanto à integração entre formação técnica e humana, visando promover uma formação crítica, reflexiva e humanizada alinhada ao SUS. Optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, baseada na análise de literatura e documentos normativos. Os resultados foram organizados em três dimensões: pedagógica e didática da docência, formação e desenvolvimento profissional docente, e político-institucional articulada ao SUS. Conclui-se que é fundamental fortalecer práticas docentes integradas, críticas e humanizadas na EPT em saúde, de modo a garantir uma formação alinhada às demandas do SUS.Item type: Item , O Princípio da eficiência na Gestão Pública(2023) Silva, Angélica Inácio da; Guimarães, Geiziel Chaves; Aguiar, Cleonete Martins deA Administração Tem Passado Por Grandes Avanços, Vários Modelos de Gestão Foram Implantados no Setor Público no Intuito de Trazer Melhorias e Sanar Algumas Pendências Que Provocava Descontentamento da População. Com O Avanço Tecnológico O Mercado de Trabalho Tem Se Tornado Cada Vez Mais Competitivo, Provocando nos Gestores Busca Por Inovação e Eficiência nas Suas Ações. O Cenário Público Também Tem Sido Alcançado Por Essas Mudanças em Busca Por Maior Controle das Ações e dos Gastos Públicos, Assim Surge Os Princípios da Administração Pública, Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Posteriormente O Principio da Eficiência. O Princípio da Eficiência É O Mais Recente Comparado Aos Demais, Instituído Pela Constituição Federal de 1988, no Intuito de Sanar Empasses da Gestão Pública e Gerar O Máximo de Resultados Com O Mínimo de Recursos. O Presente Trabalho Busca Provocar Uma Reflexão Sobre O Papel dos Gestores Públicos Com Relação Ao Principio da Eficiência, Abordando Conceitos, Legislações e Os Principais Indicadores de Desempenho. Trata-Se de Um Estudo de Cunho Descritivo e a Metodologia Utilizada Foi a Pesquisa Bibliográfica Partindo de Livros, Artigos Sobre O Assunto e da Legislação Vigentes no Brasil.
