Licenciatura em Ciências Biológicas
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Item O impacto dos projetos e programas de iniciação à docência para os alunos de graduação das licenciaturas do instituto federal de Rondônia, campus Guajará-Mirim, RO(2023) Souza, Gilmar Natan Assunção de; Muniz, Susana Parada; Barroso, Poliana RibeiroOs projetos e programas de iniciação à docência trazem resultados positivos, pois possibilitam aos estudantes uma formação enriquecedora e de qualidade. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender o impacto e importância dos projetos e programas de iniciação à docência e sua contribuição para a carreira profissional dos futuros docentes, de forma que possa fortalecer e aplicar em sala de aula os ensinamentos e práticas vivenciadas durante a graduação. Desta forma, foi realizado um levantamento no curso de Ciências Biológicas do IFRO – Campus Guajará-Mirim, Rondônia, para fomentar informações dos egressos e estudantes de licenciatura sobre a temática, por meio da aplicação de questionário online. Os resultados obtidos mostraram que os programas/projetos PIBID, PRP e PROBEN desempenham um papel importante para a formação inicial dos licenciandos, sendo crucial para a construção da identidade docente. Vale destacar a necessidade da ampliação desta pesquisa quanto ao número amostral e em outras instituições de ensino, visando conhecer o real impacto destes programas e projetos na formação inicial das licenciaturas.Item O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética(2023) Azevedo, Tainara Flôres de; Prates Júnior, PauloOs temas relacionados à genética, a exemplo de DNA, clonagem, hereditariedade, transgênicos e edição gênica tornaram-se populares devido aos meios de comunicação. No entanto, existem dificuldades no ensino dessa disciplina, conforme informações encontradas na literatura, associadas à ausência de recursos pedagógicos adequados para o ensino de genética. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo apresentar as contribuições dos recursos didáticos para o ensino de genética e desenvolver um protótipo de jogo. Por meio de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD foram obtidos 1850 trabalhos, que após serem identificados e categorizados resultou em 40 trabalhos acadêmicos para leitura e avaliação, incluindo artigos, dissertações, teses e anais. O protótipo de jogo “Jornada Genética” foi elaborado para contribuir com o processo de abstração e aprendizagem do conteúdo, com base em conceitos de genética. Os resultados indicaram que existem vários trabalhos científicos que abordam o uso de recursos didáticos em sala aula como um instrumento facilitador de ensino e aprendizagem, os quais podem ser empregados em sala de aula. Logo, observa-se que é fundamental a utilização de vários recursos didáticos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.Item Elaboração de um jogo de tabuleiro como prática didática no ensino e aprendizagem de adolescentes sobre HPV em um município de fronteira(2023) Bezerra, Franciele Bazán; Lima, Aline Ferreira da Costa Nery deO papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV é na atualidade uma das doenças mais disseminadas sexualmente, além disso, está fortemente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de colo de útero. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo: Sensibilizar estudantes do ensino fundamental sobre a infecção causada pelo HPV em uma escola pública do município de Guajará-Mirim/RO na fronteira com a Bolívia. Materiais e métodos: análise bibliográfica de artigos científicos; aplicação de questionário semiestruturado com o objetivo de averiguar conhecimento prévio dos alunos sobre o HPV; intervenção pedagógica com a construção de um jogo de tabuleiro desenvolvido em conjunto pela pesquisadora e educandos. Conclusão: as ações em saúde são importantes no ambiente escolar, sobretudo para esclarecer as principais dúvidas dos educandos em relação às IST.Item A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia(2022) Assunção, Ísis Maísa Rodrigues; Canamari, Rosenilda Teixeira Amaral; Santos, Quézia Cristina de LimaO presente trabalho faz referência às metodologias utilizadas nas disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental II e Biologia Ensino Médio para abordar o conteúdo de Zoologia, que ficaram obsoletos para os estudantes destes anos escolares, fazendo com que os professores precisam sempre buscar novas metodologias para atualizar o ensino desta disciplina que requer atenção pelo fato de possuir diversas nomenclaturas que não estão no vocabulário diário, o que torna esse conteúdo complexo. Portanto é necessário buscar novas formas de metodologias. O ato de brincar é uma forma de atividade social em que o indivíduo pensa, experimenta situações novas ou mesmo de seu cotidiano. A pesquisa em questão foi qualitativa e teve como objetivo realizar a análise de 10 artigos que abordam a utilização de jogos didáticos como metodologia para o ensino de Zoologia. A perquirição foi feita em sites como o Google Acadêmica, em periódicos CAPS, entre outros bem-conceituados. A análise realizada salientou que os jogos didáticos aplicados nestes estudos tiveram um bom desenvolvimento e uma boa aceitação pelos alunos e professores, resultados como uma ferramenta para auxiliar no ensino-aprendizagem na educação, contribuindo com conhecimento, socialização, criatividade e inovação das metodologias.