Licenciatura em Ciências Biológicas
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Item Tecnologia digital no ensino da biologia(2023) Batista, Devaldo Brito; Batista, Estefane de M. Pereira; Silva, Paulo Lacerda daA incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação vem desempenhando um papel fundamental na melhoria da qualidade do ensino, introduzindo um novo panorama nas salas de aula. Essas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos alunos, tornando imperativo estabelecer uma relação significativa, lúdica e estimulante com a Educação. Essa abordagem visa contribuir de maneira substantiva para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes incluindo a elaboração de uma lista de softwares e aplicativos de anatomia 3D que podem ser utilizados pelos docentes no ensino dessa temática. O objetivo deste trabalho foi de identificar aplicativos empregados por professores de biologia para tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas, focalizando, em particular, nos aplicativos de anatomia 3D, através de uma revisão bibliográfica no período de 2019 a 2022. Como resultado obtivemos uma lista com dez aplicativos e programas aplicáveis ao ensino da Biologia de anatomia 3D que podem ser utilizados por docentes em suas aulas, tornando-as mais dinâmicas e interativas.Item Uso da ferramenta trilha interpretativa para promover educação ambiental na Serra dos Parecis em Guajará-Mirim/RO(2023) Silva, Maria Leonila Fernandes; Sousa, Kally Alves deAo propor a abordagem da Educação Ambiental, a ideia é promover uma percepção do meio em que se vive, de forma a haver conscientização e participação coletiva no que diz respeito ao ambiente e a tudo que ele permite observar. Este trabalho teve como objetivo apresentar a elaboração de uma trilha interpretativa no Parque Natural Municipal Serra dos Parecis, localizado no município de Guajará-Mirim, no oeste do estado de Rondônia, como ferramenta pedagógica para o ensino de Biologia e Educação Ambiental. Sugeriu-se um roteiro de observação ambiental para demonstrar o potencial dos pontos interpretativos que contemplam conteúdos do currículo de Biologia para estudantes do Ensino Médio. A metodologia contou com análise de informações disponíveis sobre o parque e sua ocupação, visitas ao local para definição dos pontos, estudo da elaboração de trilhas interpretativas e definição dos conteúdos que poderiam ser abordados durante a trilha. Foram selecionados 11 pontos interpretativos, nos quais foi possível explorar as temáticas desejadas, principalmente dentro da biologia. Identificaram-se também possíveis pontos com função de descanso e alimentação. Esses pontos compreendem os aspectos bióticos (flora e fauna), abióticos (água e luz) e também histórico-culturais. Ao final, obteve-se uma trilha considerada de fácil execução, com extensão aproximada de 300 metros e elaborada para ser realizada com a presença de um guia que auxilie na interpretação do ambiente e na construção de conhecimento pelos participantes.Item Hortas escolares como instrumento no ensino: uma revisão bibliográfica(2024) Lemos, Luana Karolyne Sobralino; Barroso, Poliana RibeiroAs hortas escolares, como metodologia ativa, oferecem uma integração entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso de hortas escolares, com ênfase em hortas medicinais, como ferramenta pedagógica no ensino. A revisão abrange artigos publicados entre 2015 a 2024, obtidos em periódicos indexados utilizando como descritores as palavras-chave: "hortas escolares", "hortas medicinais na escola", “práticas pedagógicas e hortas escolares” e “hortas no ensino”. Os resultados indicaram que o uso de diferentes tipos de hortas no ensino oferece uma abordagem interdisciplinar, favorecendo o desenvolvimento e melhora do aprendizado, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a preservação ambiental, a sustentabilidade, a valorização do conhecimento tradicional e o resgate de aspectos sócio-culturais. Com destaque para as hortas medicinais, que além de enriquecer o processo educacional contribui para o conhecimento sobre as plantas medicinais, o fortalecimento da cultura regional e a valorização do conhecimento empírico. Tudo isso reforça o importante papel das hortas como um instrumento didático e relevante no ambiente escolar.Item Produção de revestimentos comestíveis à base de quitosana e extrato de casca e semente de Platonia insignis Mart.(2023) Carvalho, Ayame Antunes; Rebouças, Lívia Maria Viana; Sousa, Kally Alves deDiversas tecnologias visam o aumento do tempo de prateleira de frutas e verduras, destacando-se o uso de revestimentos à base de quitosana, podendo ser potencializado com a incorporação de extratos vegetais. Neste trabalho, foi investigado, de modo comparativo, a incorporação do extrato aquoso da casca e semente de bacuri (Platonia insignis Mart.), a revestimentos de quitosana, tendo como foco a aplicação em frutas e realizou análises das atividades antioxidante e antimicrobiana dos revestimentos produzidos. A metodologia foi de caráter experimental, com a produção de cinco tipos de revestimentos, formulação e aplicação de teste piloto com frutas fisiologicamente maduras, que foram acondicionadas e avaliadas em relação a qualidade visual e perda de peso. Fez-se, avaliação da atividade antioxidante e antimicrobiana, com testes de capacidade antioxidante total, poder redutor e sequestro do radical superóxido e teste de microdiluição em placa utilizando o microrganismo Bacillus thuringiensis. Os resultados indicaram que a formulação contendo 0,5% de quitosana e 0,5% de extrato da casca de bacuri demonstrou o melhor desempenho, resultando em uma conservação de peso das frutas de 70,0%. Além disso, esse revestimento exibiu atividade antioxidante e ação antimicrobiana em concentrações inferiores a 2,5 mg/mL. Portanto, a combinação de quitosana e extrato de bacuri, principalmente na concentração de 0,5% da casca, revelou-se uma alternativa promissora para o desenvolvimento de revestimentos comestíveis em frutas, oferecendo uma camada protetora eficaz contra degradação oxidativa e crescimento microbiano.Item O impacto dos projetos e programas de iniciação à docência para os alunos de graduação das licenciaturas do instituto federal de Rondônia, campus Guajará-Mirim, RO(2023) Souza, Gilmar Natan Assunção de; Muniz, Susana Parada; Barroso, Poliana RibeiroOs projetos e programas de iniciação à docência trazem resultados positivos, pois possibilitam aos estudantes uma formação enriquecedora e de qualidade. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender o impacto e importância dos projetos e programas de iniciação à docência e sua contribuição para a carreira profissional dos futuros docentes, de forma que possa fortalecer e aplicar em sala de aula os ensinamentos e práticas vivenciadas durante a graduação. Desta forma, foi realizado um levantamento no curso de Ciências Biológicas do IFRO – Campus Guajará-Mirim, Rondônia, para fomentar informações dos egressos e estudantes de licenciatura sobre a temática, por meio da aplicação de questionário online. Os resultados obtidos mostraram que os programas/projetos PIBID, PRP e PROBEN desempenham um papel importante para a formação inicial dos licenciandos, sendo crucial para a construção da identidade docente. Vale destacar a necessidade da ampliação desta pesquisa quanto ao número amostral e em outras instituições de ensino, visando conhecer o real impacto destes programas e projetos na formação inicial das licenciaturas.Item O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética(2023) Azevedo, Tainara Flôres de; Prates Júnior, PauloOs temas relacionados à genética, a exemplo de DNA, clonagem, hereditariedade, transgênicos e edição gênica tornaram-se populares devido aos meios de comunicação. No entanto, existem dificuldades no ensino dessa disciplina, conforme informações encontradas na literatura, associadas à ausência de recursos pedagógicos adequados para o ensino de genética. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo apresentar as contribuições dos recursos didáticos para o ensino de genética e desenvolver um protótipo de jogo. Por meio de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD foram obtidos 1850 trabalhos, que após serem identificados e categorizados resultou em 40 trabalhos acadêmicos para leitura e avaliação, incluindo artigos, dissertações, teses e anais. O protótipo de jogo “Jornada Genética” foi elaborado para contribuir com o processo de abstração e aprendizagem do conteúdo, com base em conceitos de genética. Os resultados indicaram que existem vários trabalhos científicos que abordam o uso de recursos didáticos em sala aula como um instrumento facilitador de ensino e aprendizagem, os quais podem ser empregados em sala de aula. Logo, observa-se que é fundamental a utilização de vários recursos didáticos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.Item Elaboração de um jogo de tabuleiro como prática didática no ensino e aprendizagem de adolescentes sobre HPV em um município de fronteira(2023) Bezerra, Franciele Bazán; Lima, Aline Ferreira da Costa Nery deO papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV é na atualidade uma das doenças mais disseminadas sexualmente, além disso, está fortemente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de colo de útero. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo: Sensibilizar estudantes do ensino fundamental sobre a infecção causada pelo HPV em uma escola pública do município de Guajará-Mirim/RO na fronteira com a Bolívia. Materiais e métodos: análise bibliográfica de artigos científicos; aplicação de questionário semiestruturado com o objetivo de averiguar conhecimento prévio dos alunos sobre o HPV; intervenção pedagógica com a construção de um jogo de tabuleiro desenvolvido em conjunto pela pesquisadora e educandos. Conclusão: as ações em saúde são importantes no ambiente escolar, sobretudo para esclarecer as principais dúvidas dos educandos em relação às IST.Item A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia(2022) Assunção, Ísis Maísa Rodrigues; Canamari, Rosenilda Teixeira Amaral; Santos, Quézia Cristina de LimaO presente trabalho faz referência às metodologias utilizadas nas disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental II e Biologia Ensino Médio para abordar o conteúdo de Zoologia, que ficaram obsoletos para os estudantes destes anos escolares, fazendo com que os professores precisam sempre buscar novas metodologias para atualizar o ensino desta disciplina que requer atenção pelo fato de possuir diversas nomenclaturas que não estão no vocabulário diário, o que torna esse conteúdo complexo. Portanto é necessário buscar novas formas de metodologias. O ato de brincar é uma forma de atividade social em que o indivíduo pensa, experimenta situações novas ou mesmo de seu cotidiano. A pesquisa em questão foi qualitativa e teve como objetivo realizar a análise de 10 artigos que abordam a utilização de jogos didáticos como metodologia para o ensino de Zoologia. A perquirição foi feita em sites como o Google Acadêmica, em periódicos CAPS, entre outros bem-conceituados. A análise realizada salientou que os jogos didáticos aplicados nestes estudos tiveram um bom desenvolvimento e uma boa aceitação pelos alunos e professores, resultados como uma ferramenta para auxiliar no ensino-aprendizagem na educação, contribuindo com conhecimento, socialização, criatividade e inovação das metodologias.