Licenciatura em Ciências Biológicas

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    Hortas escolares como instrumento no ensino: uma revisão bibliográfica
    (2024) Lemos, Luana Karolyne Sobralino; Barroso, Poliana Ribeiro
    As hortas escolares, como metodologia ativa, oferecem uma integração entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso de hortas escolares, com ênfase em hortas medicinais, como ferramenta pedagógica no ensino. A revisão abrange artigos publicados entre 2015 a 2024, obtidos em periódicos indexados utilizando como descritores as palavras-chave: "hortas escolares", "hortas medicinais na escola", “práticas pedagógicas e hortas escolares” e “hortas no ensino”. Os resultados indicaram que o uso de diferentes tipos de hortas no ensino oferece uma abordagem interdisciplinar, favorecendo o desenvolvimento e melhora do aprendizado, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a preservação ambiental, a sustentabilidade, a valorização do conhecimento tradicional e o resgate de aspectos sócio-culturais. Com destaque para as hortas medicinais, que além de enriquecer o processo educacional contribui para o conhecimento sobre as plantas medicinais, o fortalecimento da cultura regional e a valorização do conhecimento empírico. Tudo isso reforça o importante papel das hortas como um instrumento didático e relevante no ambiente escolar.
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    Produção de revestimentos comestíveis à base de quitosana e extrato de casca e semente de Platonia insignis Mart.
    (2023) Carvalho, Ayame Antunes; Rebouças, Lívia Maria Viana; Sousa, Kally Alves de
    Diversas tecnologias visam o aumento do tempo de prateleira de frutas e verduras, destacando-se o uso de revestimentos à base de quitosana, podendo ser potencializado com a incorporação de extratos vegetais. Neste trabalho, foi investigado, de modo comparativo, a incorporação do extrato aquoso da casca e semente de bacuri (Platonia insignis Mart.), a revestimentos de quitosana, tendo como foco a aplicação em frutas e realizou análises das atividades antioxidante e antimicrobiana dos revestimentos produzidos. A metodologia foi de caráter experimental, com a produção de cinco tipos de revestimentos, formulação e aplicação de teste piloto com frutas fisiologicamente maduras, que foram acondicionadas e avaliadas em relação a qualidade visual e perda de peso. Fez-se, avaliação da atividade antioxidante e antimicrobiana, com testes de capacidade antioxidante total, poder redutor e sequestro do radical superóxido e teste de microdiluição em placa utilizando o microrganismo Bacillus thuringiensis. Os resultados indicaram que a formulação contendo 0,5% de quitosana e 0,5% de extrato da casca de bacuri demonstrou o melhor desempenho, resultando em uma conservação de peso das frutas de 70,0%. Além disso, esse revestimento exibiu atividade antioxidante e ação antimicrobiana em concentrações inferiores a 2,5 mg/mL. Portanto, a combinação de quitosana e extrato de bacuri, principalmente na concentração de 0,5% da casca, revelou-se uma alternativa promissora para o desenvolvimento de revestimentos comestíveis em frutas, oferecendo uma camada protetora eficaz contra degradação oxidativa e crescimento microbiano.
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    O impacto dos projetos e programas de iniciação à docência para os alunos de graduação das licenciaturas do instituto federal de Rondônia, campus Guajará-Mirim, RO
    (2023) Souza, Gilmar Natan Assunção de; Muniz, Susana Parada; Barroso, Poliana Ribeiro
    Os projetos e programas de iniciação à docência trazem resultados positivos, pois possibilitam aos estudantes uma formação enriquecedora e de qualidade. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender o impacto e importância dos projetos e programas de iniciação à docência e sua contribuição para a carreira profissional dos futuros docentes, de forma que possa fortalecer e aplicar em sala de aula os ensinamentos e práticas vivenciadas durante a graduação. Desta forma, foi realizado um levantamento no curso de Ciências Biológicas do IFRO – Campus Guajará-Mirim, Rondônia, para fomentar informações dos egressos e estudantes de licenciatura sobre a temática, por meio da aplicação de questionário online. Os resultados obtidos mostraram que os programas/projetos PIBID, PRP e PROBEN desempenham um papel importante para a formação inicial dos licenciandos, sendo crucial para a construção da identidade docente. Vale destacar a necessidade da ampliação desta pesquisa quanto ao número amostral e em outras instituições de ensino, visando conhecer o real impacto destes programas e projetos na formação inicial das licenciaturas.
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    O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética
    (2023) Azevedo, Tainara Flôres de; Prates Júnior, Paulo
    Os temas relacionados à genética, a exemplo de DNA, clonagem, hereditariedade, transgênicos e edição gênica tornaram-se populares devido aos meios de comunicação. No entanto, existem dificuldades no ensino dessa disciplina, conforme informações encontradas na literatura, associadas à ausência de recursos pedagógicos adequados para o ensino de genética. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo apresentar as contribuições dos recursos didáticos para o ensino de genética e desenvolver um protótipo de jogo. Por meio de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD foram obtidos 1850 trabalhos, que após serem identificados e categorizados resultou em 40 trabalhos acadêmicos para leitura e avaliação, incluindo artigos, dissertações, teses e anais. O protótipo de jogo “Jornada Genética” foi elaborado para contribuir com o processo de abstração e aprendizagem do conteúdo, com base em conceitos de genética. Os resultados indicaram que existem vários trabalhos científicos que abordam o uso de recursos didáticos em sala aula como um instrumento facilitador de ensino e aprendizagem, os quais podem ser empregados em sala de aula. Logo, observa-se que é fundamental a utilização de vários recursos didáticos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.
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    Elaboração de um jogo de tabuleiro como prática didática no ensino e aprendizagem de adolescentes sobre HPV em um município de fronteira
    (2023) Bezerra, Franciele Bazán; Lima, Aline Ferreira da Costa Nery de
    O papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV é na atualidade uma das doenças mais disseminadas sexualmente, além disso, está fortemente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de colo de útero. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo: Sensibilizar estudantes do ensino fundamental sobre a infecção causada pelo HPV em uma escola pública do município de Guajará-Mirim/RO na fronteira com a Bolívia. Materiais e métodos: análise bibliográfica de artigos científicos; aplicação de questionário semiestruturado com o objetivo de averiguar conhecimento prévio dos alunos sobre o HPV; intervenção pedagógica com a construção de um jogo de tabuleiro desenvolvido em conjunto pela pesquisadora e educandos. Conclusão: as ações em saúde são importantes no ambiente escolar, sobretudo para esclarecer as principais dúvidas dos educandos em relação às IST.
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    A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia
    (2022) Assunção, Ísis Maísa Rodrigues; Canamari, Rosenilda Teixeira Amaral; Santos, Quézia Cristina de Lima
    O presente trabalho faz referência às metodologias utilizadas nas disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental II e Biologia Ensino Médio para abordar o conteúdo de Zoologia, que ficaram obsoletos para os estudantes destes anos escolares, fazendo com que os professores precisam sempre buscar novas metodologias para atualizar o ensino desta disciplina que requer atenção pelo fato de possuir diversas nomenclaturas que não estão no vocabulário diário, o que torna esse conteúdo complexo. Portanto é necessário buscar novas formas de metodologias. O ato de brincar é uma forma de atividade social em que o indivíduo pensa, experimenta situações novas ou mesmo de seu cotidiano. A pesquisa em questão foi qualitativa e teve como objetivo realizar a análise de 10 artigos que abordam a utilização de jogos didáticos como metodologia para o ensino de Zoologia. A perquirição foi feita em sites como o Google Acadêmica, em periódicos CAPS, entre outros bem-conceituados. A análise realizada salientou que os jogos didáticos aplicados nestes estudos tiveram um bom desenvolvimento e uma boa aceitação pelos alunos e professores, resultados como uma ferramenta para auxiliar no ensino-aprendizagem na educação, contribuindo com conhecimento, socialização, criatividade e inovação das metodologias.