Licenciatura em Geografia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O papel do gestor escolar frente aos desafios criados pela pandemia da covid-19(2021) Silva, Iderlaine de Oliveira; Freitas, Sirley LeiteA chegada da pandemia da Covid-19 trouxe profundas transformações nos mais variados aspectos da vida cotidiana, incluindo nas realidades educativas e no processo de ensino e de aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo analisar o papel do gestor escolar frente aos desafios criados pela pandemia da covid-19 e as ações administrativo-pedagógicas tomadas visando melhorar a forma de uso dos recursos didático-pedagógicos para aulas remotas e/ou ensino híbrido. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fruto de uma pesquisa bibliográfica a luz de autores descritos nas referências ao final do escrito. Com o estudo foi possível concluir que devido a pandemia da covid-19 necessidades diversas surgiram no espaço escolar. Novas estratégias foram necessárias e o gestor precisou direcionar e se reinventar para atender essas novas demandas. Com isso, surge a importância do gestor para fomentar no espaço escolar as TDICs, bem como, as ações necessárias a serem executadas durante a pandemia da Covid-19 para amenizar os problemas enfrentados no espaço escolar.Item O uso de mapas temáticos locais: uma proposta metodológica para o ensino da geografia física em escolas de Cacoal-RO(2024) Santos, Guilherme Raniel da Cruz; Pinheiro, Ayrton SchuppÉ consenso que para que o ensino seja verdadeiramente eficaz é necessário explorar diversas formas de ensino por meio de metodologias atrativas para o alunato, uma vez que a sistematização do conhecimento se efetiva nas habilidades e hábitos de uma vida real, indo da teoria à prática. O presente estudo objetivou propor a utilização de mapas temáticos locais como uma proposta metodológica para o ensino da Geografia física nas turmas do ensino fundamental inicial das escolas de Cacoal-RO. O ponto de partida para realização do presente estudo foi realizar uma análise teórica sobre a temática abordada por meio de uma revisão bibliográfica, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória, a qual buscou sistematizar informações sobre o tema e confecção de mapas de Geologia, Geomorfologia e Hidrografia do município. O estudo revelou que há condições favoráveis no município para que ensino de Geografia física por meio da contextualização do ensino através de mapas nas escolas sejam mais eficientes, uma vez que encontrou evidencias em outros estudos que aplicaram metodologias semelhantes as desenvolvidas. Se aplicado, o método contribuirá positivamente no ensino-aprendizagem do conteúdo da disciplina de Geografia nas turmas dessa etapa educacional das escolas de Cacoal RO.