Tecnologia em Gestão Pública
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Gestão Pública por Assunto "Democratic Management"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O papel do supervisor escolar na gestão democrática: uma análise documental na Escola Fernando de Souza gomes no distrito de Rio Pardo, Porto Velho/RO(2024) Regis, Cleidiane Alves; Rodrigues, Daiane Ferreira; Barbosa, Sandra Carla PereiraA gestão envolve a condução de organizações, considerando recursos e metas, ligando-se à coordenação, planejamento e monitoramento, tanto no contexto empresarial quanto na promoção do desenvolvimento humano. Neste contexto, elaboramos esse artigo para estudar o papel do supervisor escolar na gestão democrática. tivemos como objetivo geral: o estudo do papel do supervisor escolar na gestão democrática por meio de uma revisão de literatura e específicos: identificar e descrever as práticas pedagógicas e administrativas desempenhadas por esse profissional para promoção da gestão democrática na escola. Utilizamos como aporte teórico a Lei 9.394/96 integrou a supervisão à gestão escolar; o Projeto de Lei 4.106/2012 que orienta suas atribuições. Trata-se de uma pesquisa documental com cunho bibliográfico. Os resultados obtidos revelaram que, a supervisão escolar é essencial para promover uma gestão escolar democrática, envolvendo todos os membros da comunidade escolar na tomada de decisões educacionais. Isso resulta em transparência, colaboração e comunicação aberta. Sendo assim, concluímos que, a supervisão escolar contribui para criar um ambiente educacional mais participativo e responsável e que o supervisor escolar garante que as práticas pedagógicas sejam alinhadas com princípios democráticos, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade para todos.