Tecnologia em Gestão Pública
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Gestão Pública por Assunto "Autonomia Educacional"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Políticas educacionais para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD do IFRO entre os anos de 2020 a 2022(2023) Lima, José Gabriel Ramos; Santos, Sheila Castro dos; Silva, Marialva de SouzaO lócus desta pesquisa foi o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EaD (Educação a Distância), do Instituto Federal de Rondônia diante da alteração da metodologia do ensino em decorrência do isolamento social no período da pandemia causada pelo vírus da Covid-19. O objetivo central deste trabalho é saber o que mudou após esta medida, quais foram os principais benefícios e malefícios e se é possível ou não a continuidade desse curso por meio da EaD com atividades 100% online. A pesquisa foi de caráter qualitativo, com aplicação de questionário do google forms. A partir das análises percebeu-se que os acadêmicos necessitam de maior autonomia, experiência, preparação e maturidade para educação à distância em um curso de nível superior. Para o Instituto, o quantitativo de alunos que o ensino remoto traz é grande, com um aumento considerável de matrículas em todos os Campi e polos. Existem pontos negativos, pois quando feito todos os requisitos das disciplinas sem a necessidade de encontro presencial no Campus ou no polo, o aluno não está integralmente preparado para as provas externas e demais outras avaliações que possam surgir ao longo da vida acadêmica e profissional, falta mais capacitação e treinamento em um mercado que já está em alta antes mesmo da pandemia, com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. O estudante que opta por um curso superior na modalidade EaD tem que trazer consigo autonomia educacional para as demandas da graduação, e também facilidades nas ferramentas digitais.