Trabalhos Acadêmicos
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Esta comunidade será composta pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, especialização e mestrado desenvolvidos no âmbito do IFRO.
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Navegando Trabalhos Acadêmicos por Assunto "Acessibilidade"
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Item A arquitetura esportiva como ferramenta de educação e integração social(2025) Borges, Samuel Castro; Back, Rodrigo BussEste artigo investiga o papel da arquitetura esportiva na cidade de Vilhena, situada no estado de Rondônia, na região Norte do Brasil. Conhecida por sua rica diversidade cultural e uma economia em expansão, Vilhena apresenta um potencial significativo para o desenvolvimento esportivo. A pesquisa propõe-se a explorar como a arquitetura esportiva pode ir além de sua função tradicional de abrigar práticas físicas, atuando como um motor de inclusão e participação ativa na comunidade local, transformando-se em centros de educação e integração social. Para conduzir esta investigação, adotou-se uma abordagem exploratória, com base em uma metodologia qualitativa básica. A natureza aplicada do estudo permitiu que ele voltasse para a prática, fundamentando-se em uma revisão ampla de fontes de informação, incluindo livros, revistas, artigos acadêmicos, teses entre outros documentos. Complementando a revisão teórica, foram realizadas visitas presenciais para analisar as condições físicas dos espaços públicos esportivos em Vilhena. Durante essas visitas, registros fotográficos foram coletados, proporcionando uma documentação visual que contribuiu significativamente para a análise e para a formulação de propostas de melhoria. Os achados da pesquisa indicam que a arquitetura dos espaços esportivos desempenha um papel crucial na promoção da coesão social, fortalecendo os laços comunitários e incentivando um senso de pertencimento entre os habitantes. Além disso, verificou-se que esses espaços são fundamentais para a inclusão social de grupos diversos, como jovens em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência e as minorias como um todo.Item A relevância do espaço do autista e sua ampliação para a Estância Turística de Ouro Preto do Oeste(2022) Bueno, Adriano; Venturin, Márcia Chaves Montinho; Santos, Vinícius de SouzaA Arquitetura, em suas mais diversas manifestações, tem a razão principal de ser vivida, habitada. A percepção, a compreensão e, com isso, a apropriação que cada pessoa faz do ambiente ao seu redor é diferente, no entanto, como afirma Beaver (2006), existem diversos fatores no uso e interpretação do lugar que são comuns à grande maioria dos usuários, o que nos permite afirmar que, mesmo dentro desta diversidade, o ambiente construído será aprendido, utilizado e habitado de uma determinada forma, ou, no pior dos casos, com ligeiras variações do que foi planejado, neste inteire a proposta deste artigo é abordar a relevância da criação do espaço do autista para instancia turística de Ouro Preto Do Oeste, objetivando atender a demanda do público autista deste município, com conforto, acessibilidade e integração social, segundo as normas do CEETOV, para tal será utilizado uma pesquisa bibliográfica com caractere qualitativo, objetivando por meio dos teóricos, que a embasarão demonstrar a relevância da criação de um espaço flexível interativo e adequado, para os autistas, que venha a atender as suas características e particularidades.Item Acessibilidade e inclusão escolar de surdos: instrumentos institucionalizados para educação inclusiva pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO)(Revista ft, 2024) Lima. Maiane Nobre de; Roberto. Vitória Freire de Oliveira; Grutzmacher, Marcos; Piffer, Douglas MoroA educação inclusiva pode ser descrita como um modelo educacional que visa garantir o acesso, a participação de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, necessidades, habilidades ou deficiências. A disponibilização de recursos pedagógicos e tecnológicos acessíveis, como intérpretes de Libras, materiais didáticos adaptados e plataformas digitais com acessibilidade, também desempenha um papel crucial na construção de ambientes educacionais inclusivos. Este trabalho propõe analisar os instrumentos institucionais adotados pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e verificar como se alinham às leis nacionais pertinentes para promover a inclusão educacional. A pesquisa envolveu levantamento de dados junto aos sites do IFRO, Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) e Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) a fim de compreender as estratégias institucionais adotadas no âmbito do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) para contemplar inclusão educacional da pessoa surda proposta nas leis e regulamentações vigentes nacionalmente.Item Adaptação de um jogo para deficientes visuais e pessoas com pouca mobilidade(2023) Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing ; Valiante, Leandro FerrareziUma das grandes discussões da sociedade contemporânea está relacionada a pessoas com deficiência visual e de pouca mobilidade, as quais por terem uma condição limitante são desafiadas diariamente a serem independentes. Embora já existam tratamentos para amenizar ou até mitigar essa dificuldade, como a terapia ocupacional, por exemplo, muitas vezes essa rotina é tediosa ou cansativa para os pacientes. Pensando nesse entrave e para tentar evitar o abandono prematuro por parte dessas pessoas, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo que pode trazer a possibilidade uma nova perspectiva por meio da diversão e desafio. O jogo foi desenvolvido na plataforma Game Maker, adaptando AudioIcons e AudioCues em um jogo de tiro criado através de um tutorial oficial. O trabalho detalha cada aspecto do desenvolvimento do produto tecnológico resultante.Item Do diagnóstico à recuperação: proposta de casa de acolhimento para pacientes em tratamento oncológico em Cacoal-RO(2025) Garcia, Maria Beatriz Silva; Miranda, Ariane Zambon; Pereira, Jonathan Bryan VeltenA arquitetura desempenha um papel essencial na qualidade de vida dos indivíduos, especialmente em ambientes voltados à saúde. Este trabalho investiga a importância da arquitetura na criação de espaços restauradores e em casas de apoio para pacientes oncológicos, para por fim apresentar uma proposta arquitetônica, para a cidade de Cacoal, Rondônia. Destacou-se que dada a necessidade de deslocamento de muitos pacientes para tratamento especializado, a existência de ambientes humanizados e acessíveis torna-se fundamental para garantir conforto, segurança e bem-estar durante esse período delicado. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e aplica para identificar soluções arquitetônicas que favorecem a recuperação dos pacientes. A metodologia incluiu ainda levantamento documental sobre a infraestrutura de Cacoal, evidenciando a necessidade de aprimoramento dos espaços destinados ao acolhimento de pacientes em tratamento. Os resultados apontam que a arquitetura tem um impacto direto na recuperação dos indivíduos, reduzindo níveis de estresse e promovendo bem-estar emocional. Elementos como ventilação natural, iluminação adequada, acessibilidade e integração com a natureza são essenciais para a concepção de espaços que ofereçam suporte físico e psicológico aos moradores. Além disso, a organização dos ambientes, incluindo dormitórios acessíveis, banheiros adaptados e áreas de convívio, contribui para um ambiente mais acolhedor, sem abrir mão do aspecto funcional. Conclui-se que o desenvolvimento de casas de apoio bem estruturadas é crucial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos e de seus acompanhantes. Portanto, o projeto adota diretrizes baseadas na humanização dos espaços, garantindo que a arquitetura seja uma aliada no processo de recuperação. Priorizando o conforto, a acessibilidade e a segurança, contribuindo para a construção de ambientes mais adequados às necessidades dos usuários.Item Espaços públicos e inclusão social: investigando dificuldades e caminhos para a acessibilidade(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2024) Santos, Gzyely Do Nascimento; Souza, Jerffson Vinícius Lira de; Santos, Carmelo Suzarte dosEste trabalho investiga as dificuldades para a promoção da inclusão social nos espaços públicos do município de São José do Egito, em Pernambuco. A inclusão social é uma prática essencial para integrar indivíduos com deficiência e promover o patrimônio em uma sociedade diversificada. O estudo tem como objetivo compreender as principais barreiras para a inclusão social e proporcionar soluções que possam auxiliar na criação de um ambiente mais acessível e justo. Utilizando uma abordagem qualitativa, uma pesquisa analisou percepções da população local, coletadas por meio de entrevistas com moradores, trabalhadores e frequentadores de espaços públicos. As respostas destacam tanto os avanços na adaptação de estruturas físicas quanto os desafios persistentes, como a falta de informação e preparação para promover um acolhimento adequado. A análise revelou que, embora existam medidas de inclusão em alguns espaços, muitos ainda carecem de adequações essenciais. Este estudo conclui que um esforço conjunto entre governo, sociedade e família é necessário para superar as lacunas existentes e para que a inclusão social se torne uma realidade acessível e inclusiva para todos os cidadãos.Item Gestão e saúde: o percurso histórico da política de saúde até a criação do SUS(2023) Carlos, Maria da Conceição Limeira; Araújo, Firmina Marta Caldas; Pinho, Silvia Teixeira deA Saúde é um dos mais importantes direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e de maior busca pelos usuários, diante disso, é importante trazer para discussão esse tema, de forma que seja analisado todo seu contexto histórico, entraves e avanços ao longo da construção dessa política pública. O objetivo deste estudo é analisar como a política pública de saúde vem sendo construída ao longo do tempo. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de 5 artigos científicos produzidos no período de 10 anos, sobre os principais temas dentro do contexto que vem sendo estudado. Como resultado foi notando-se que a política pública de saúde foi construída em meio a esforços e constante lutas contra o sistema financeiro, restritivo e burocrático que se instaurou ao longo dos anos, entretanto, trazendo resultados que mesmo lentamente e com o auxílio de mecanismos jurídicos foi possível universalizar o acesso a esse direito. Portanto, conclui-se que o SUS é e continuará sendo o único sistema de saúde que garante o atendimento universal e gratuito aos usuários, mesmo que em sua minoria, precarizado.Item Implantação de equipamentos inclusivos para o Parque Ecológico de Vilhena-RO(2024) Schultz, Larissa Dias; Morão, Regina Célia GonçalvesA implantação de acessibilidade nos espaços públicos é a principal ferramenta de inclusão, pois permite o acesso de todos aos ambientes construídos. Ao se tratar de espaços infantis, como praças e parques urbanos, uma vez que estes proporcionam lazer, qualidade de vida e interações sociais e, para que as crianças com deficiências desfrutem destas atividades, é necessário a criação de espaços lúdicos, mas, principalmente, inclusivos. O objeto de estudo deste trabalho trata de avaliar duas praças que receberam a implantação de um equipamento acessível e um parque urbano da cidade de Vilhena- RO, através do método de Avaliação Pós-Ocupação, por meio de de pesquisas bibliográficas acerca dos conceitos, normas de acessibilidade e de parques infantis, contando também com um estudo de caso de um parque infantil acessível no Brasil, denominado Anna Laura Parques Para Todos (ALPAPATO). Este estudo de caso tem o objetivo de coletar dados de um projeto já construído, proporcionando embasamento para a análise das praças e parques e construção do produto final desta pesquisa. Verifica-se que os conceitos de acessibilidade já são bem estruturados e debatidos, mas apurou-se que no município de Vilhena ainda carece de adequação. Ademais, ao trazer visibilidade ao tema, pode-se impactar outros lugares para o estudo da infância e lazer das crianças deficientes, que infelizmente têm sido tão negligenciadas.Item Implantação de novas ferramentas na gestão em saúde para melhoria da acessibilidade aos serviços por pessoas portadoras de necessidades especiais(Revista ft, 2023) Lima, Edviges de Fátima Chaves de; Silva, Kaline Sonaly da; Piffer, Douglas MoroAcessibilidade diz respeito à capacidade de permitir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas, tenham igualdade de oportunidades e possam participar plenamente na sociedade. Utilizando ferramentas de acessibilidade é possível simplificar a comunicação entre profissionais de saúde e indivíduos com necessidades especiais, melhorar a eficácia dos cuidados e proporcionar uma participação mais ativa no processo de saúde, permitindo uma vida mais saudável e acesso equitativo aos recursos disponíveis nos serviços de saúde. Este estudo propõe uma análise da emergência de novas ferramentas na gestão em saúde para melhoria da acessibilidade aos serviços por pessoas portadoras de necessidades especiais, adotadas principalmente pelo poder público. Para isso conduz uma pesquisa bibliográfica sistematizada visando identificar, dentre as experiências relatadas em publicações dos últimos 5 anos, as experiências exitosas, bem como desafios e estratégias para transpô-los. Esperando como resultado contribuir significativamente para o processo de tomada de decisão de gestores diante da necessidade de melhoria da acessibilidade e premente abismo de aplicação prática dos instrumentos legislacionais pelos entes públicos no tocante à equidade, tão discutida na sociedade civil, mas que sob uma análise crítica e sistemática, que aqui se propõe, espera-se que revelem nuances implementatórias que expliquem os déficits observados historicamente.Item Mobilidade pública: uma análise do desenvolvimento urbano no município de Seringueiras no Estado de Rondônia(2024) Alves, Taís Infante; Marta, Marizete AlbinoO sistema social é um elemento primordial na resolução de problemas econômicos e urbanos especialmente no que se refere à mobilidade pública, pois ele influencia diretamente o planejamento, a execução e a acessibilidade de soluções que visam garantir o direito de ir e vir de forma eficiente e equitativa. A mobilidade pública, sendo um dos pilares do desenvolvimento local, depende de uma articulação eficaz entre o sistema social e as infraestruturas disponíveis. Quando os sistemas de transporte são insuficientes ou ineficientes, a cidade enfrenta uma série de desafios que comprometem seu crescimento econômico consequentemente o desenvolvimento urbano e rural. Uma mobilidade eficiente não só facilitaria o acesso a serviços e oportunidades de trabalho, mas também promove a interação social e a coesão comunitária. A melhoria da motilidade não deveria ser vista apenas como uma questão de transporte, mas como um elemento fundamental para o desenvolvimento social e econômico de Seringueiras.Item Um modelo de inclusão social à pessoa com deficiência(2023) Posse, Daniella; Monteiro, Josiane Gomes; Silva, Marialva de Souza; Silva, Érik Serafim daA inclusão das pessoas com deficiência requer uma análise retrospectiva das lutas que ocorreram ao longo da história. Diante do aumento contínuo do número de indivíduos demandando inclusão, surgiu a constatação da necessidade da criação de uma abordagem mais aplicada da legislação, execução de propostas efetivas para facilitar a implementação por parte dos gestores públicos, especialmente no âmbito Municipal de Alto Alegre dos Parecis-RO. Esse artigo tem o objetivo a análise da aplicabilidade da Lei de Inclusão, e é importante ressaltar que, mesmo estando registrada em formato físico, está em constante processo de aprimoramento e atualização. Esta pesquisa visa um modelo de uma proposta orientadora para a análise da Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015, partindo, exclusivamente, de ideias que vão funcionar de maneira prática, a partir de uma visão simplificada para que possa ajudar os gestores do município em estudo, e gestores em geral, com uma proposta de Cartilha Orientadora. Nesse sentido, é essencial que as políticas de inclusão sejam aplicadas de forma eficaz, garantindo o acesso igualitário à oportunidades e recursos para as pessoas com deficiência. A educação, especialmente por meio da EaD, pode desempenhar um papel fundamental ao promover o desenvolvimento pessoal e profissional desses indivíduos, capacitando-os para uma participação ativa e significativa na sociedade.