Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)
URI Permanente para esta coleção
Trabalhos apresentados e aprovados.
Navegar
Navegando Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) por Assunto "Business sustainability"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Gestão Comercial em pequenas empresas: desafios e estratégias para o crescimento(AYA Editora, 2025) Santana, Fabiana da Silva; Costa, Jenicleia Mendes da; Souza, Francisco Wenderson Pereira deEste trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios e estratégias da gestão comercial em micro e pequenas empresas (MPEs), com foco na sustentabilidade e continuidade dos negócios. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, utiliza revisão bibliográfica para compreender as práticas gerenciais adotadas por essas empresas e os fatores que impactam seu desempenho no mercado. Diante das dificuldades enfrentadas, como a má administração, a escassez de capital e a alta carga tributária, torna-se fundamental a implementação de estratégias eficazes de controle de custos, inovação e planejamento estratégico. A partir da análise teórica, constata-se que a adoção de ferramentas gerenciais adequadas pode contribuir significativamente para a sobrevivência e o crescimento sustentável das MPEs.Item Gestão de inovação e sustentabilidade empresarial: o papel dos brechós na moda circular(Aya editora, 2025) Ferreira, Adélia Almeida; Barboza, Juliana da Silva; Souza, Francisco Wenderson Pereira deA moda circular emerge como uma alternativa viável para reduzir impactos ambientais e promover a sustentabilidade no setor da moda. Os brechós desempenham um papel essencial nesse contexto, proporcionando a reutilização de peças, minimizando desperdícios e incentivando novos modelos de negócios. Uma opção sustentável ligada ao consumo de itens de vestuário e moda em geral são os brechós, ou seja, espaços onde são comercializados produtos usados. A aderência à utilização de brechós tem crescido atualmente, uma vez que impactos positivos da moda de segunda mão, em relação ao meio ambiente, à economia e à sociedade em geral, têm despertado crescente interesse na população. Neste aspecto, este artigo tem como objetivo analisar a interseção entre gestão da inovação e sustentabilidade empresarial, destacando a relevância dos brechós na economia circular da moda. A partir desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo geral, identificar o papel dos brechós na moda circular com foco na gestão de inovação e sustentabilidade empresarial. Pontuar sobre a sustentabilidade e quais os ganhos para sustentabilidade, esse projeto de utilizar e reutilizar, ao invés de realizar todo manejo de uma fabricação, utilizando recursos que possam prejudicar a longo prazo a saúde do planeta. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica de brechós que implementam práticas inovadoras e sustentáveis. Os resultados indicam que os brechós podem impulsionar a sustentabilidade no setor, promovendo um consumo mais consciente e responsável.