Tecnologia em Redes de Computadores
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Navegando Tecnologia em Redes de Computadores por Assunto "Educação Tecnológica"
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Item Relato de experiência do projeto “cabeça nas nuvens: ferramentas de armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos através da Internet como instrumento de extensão acadêmica para promoção da educação e inclusão tecnológica”(Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Chaves, André Cruz; Sousa, Denis Augusto Macedo de; Tabosa, Jaqueciele Nerys; Oliveira, Gabriel Nunes de; Piffer, Douglas MoroAs plataformas de armazenamento de dados na nuvem revolucionam a era digital, permitindo aos usuários guardar e acessar informações pela internet. Apesar dos avanços tecnológicos terem oportunizado que mais pessoas tenham acesso a dados e tecnologias através da nuvem e bancos de dados virtuais, emergem preocupações crescentes com segurança e privacidade. Este trabalho partilha a experiência dos autores como estudantes do curso de Tecnologia em Redes de Computadores no IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte, com enfoque na sua participação em projetos que ligam ensino, pesquisa e extensão. A metodologia utilizada baseou-se nos princípios da Curricularização da Extensão, com a pesquisa-ação como abordagem principal. O trabalho foi desenvolvido em etapas cíclicas e interligadas: planejamento, construção do referencial teórico, definição de estratégias, aplicação prática, recolha e análise de dados, avaliação contínua e divulgação dos resultados. O estudo visou ampliar o conhecimento sobre o armazenamento de dados, incentivando-os a utilizar a nuvem como uma opção segura e prática; além de apresentar as plataformas gratuitas de armazenamento que melhor se adequam às necessidades dos usuários, fornecendo conhecimentos básicos sobre como armazenar dados de forma segura. Esta abordagem integrada proporcionou uma formação académica completa, permitindo aos estudantes desenvolver competências técnicas ligadas à área de redes de computadores, habilidades de investigação, espírito empreendedor para criação de soluções inovadoras e capacidades de comunicação para partilhar o conhecimento com diferentes públicos. Ao mesmo tempo, os projetos contribuíram para ampliar o acesso à tecnologia nas comunidades locais, reforçando o papel social da instituição e o seu compromisso com o desenvolvimento regional e a inclusão digital.Item Relato de experiência do projeto “oh, baby, me leva: a nova tecnologia dos veículos autônomos como instrumento de extensão acadêmica para promoção da educação e inclusão tecnológica”(Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Rocha, Kaillany Shererder; Oliveira, Luiz Eduardo Amorim de; Oliveira, Márcio Gabriel Amorim de; Costa, Wislley Kauã Alves da; Piffer, Douglas MoroOs veículos autônomos destacam-se como uma das inovações tecnológicas mais revolucionárias da contemporaneidade, apresentando um potencial excepcional para ações de extensão universitária por seu caráter atrativo e didático, servindo como modelo tangível de aplicação tecnológica avançada. Este trabalho relata a experiência formativa dos autores enquanto estudantes do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, enfatizando sua atuação em projetos que articulam ensino, pesquisa e extensão. A metodologia adotada fundamenta-se nos princípios da Curricularização da Extensão, utilizando a pesquisa-ação como abordagem principal, organizada em etapas cíclicas e inter-relacionadas: planejamento, construção do referencial teórico, definição estratégica, implementação prática, coleta e análise de dados, avaliação sistemática e difusão dos resultados. Este modelo integrado propiciou uma formação acadêmica abrangente, permitindo aos discentes aprimorar habilidades técnicas específicas relacionadas às práticas profissionais em redes de computadores, investigativas e metodológicas relacionadas à pesquisa, competências empreendedoras no desenvolvimento de soluções inovadoras e capacidades comunicativas na socialização do conhecimento com diversos públicos, ao mesmo tempo em que contribuem para a democratização do acesso à tecnologia em comunidades da região, reforçando o compromisso social da instituição com o desenvolvimento regional e a inclusão tecnológica.Item Relato de experiência do projeto “quem usa meu Wi-fi? aplicativos para controle e monitoramento de redes como instrumento de extensão Acadêmica para promoção da educação e inclusão tecnológica”(Revista Gestão e Conhecimento, 2025) Souza, João Vitor Dias de; Nascimento, Luiz Emanuel Sales do; Costa, Raimundo Campos da; Lopes, Magdiel da Silva Moreno; Piffer, Douglas MoroO crescente aumento do número de dispositivos conectados e a necessidade de proteção contra invasões e vazamentos de dados pessoais, impulsionam o desenvolvimento de tecnologias embarcadas em aplicativos de monitoramento e controle de redes Wi-Fi em ambientes domésticos. O presente estudo é resultado de atividade interdisciplinar desenvolvida na modalidade de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de promover a educação tecnológica na comunidade acadêmica através da apresentação de inovações tecnológicas para uso pessoal, empresarial e público. A metodologia adotada fundamentou-se nos princípios da Curricularização da Extensão, utilizando a pesquisa-ação como abordagem central para a execução do trabalho. As atividades foram organizadas em etapas interligadas e caracterizadas pela continuidade. Inicialmente, procedeu-se ao planejamento e ao levantamento teórico necessário. Posteriormente, definiram-se e implementaram-se as estratégias de ação, seguidas pela coleta e análise dos dados obtidos. Ao longo de todo o processo, foi promovida a avaliação contínua das ações desenvolvidas, resultando, ao final, na divulgação dos resultados alcançados. Os participantes responderam a questionários estruturados que abordaram aspectos socioeconômicos e relacionados ao tema do projeto, visando coletar percepções e experiências individuais. Dentre os resultados obtidos identificou-se que a maioria dos participantes (80%) considera a proteção contra ameaças de segurança como o principal objetivo dos aplicativos de monitoramento, destacando a preocupação com a segurança das informações pessoais e a integridade dos dispositivos. Além disso, muitos participantes (65%) reconheceram a multifuncionalidade desses aplicativos, que inclui não apenas a segurança, mas também a capacidade de rastrear dispositivos e controlar o uso de aplicativos, evidenciando uma compreensão ampla das funcionalidades dessas tecnologias, conforme discutido por vários autores na literatura especializada. As considerações finais destacam a necessidade de estratégias eficazes para promover uma utilização ética e transparente dos aplicativos de monitoramento, garantindo simultaneamente a segurança e a privacidade dos indivíduos.