Licenciatura em Geografia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia por Orientadores "Freitas, Sirley Leite"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas(2022) Silva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da; Freitas, Sirley LeiteTranstorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa a compreensão das particularidades que caracterizam os estudantes com TEA, assim como o conhecimento e análise das metodologias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas durante o ensino da disciplina de Geografia. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA.Item O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva(2021) Rosa, Gabriele Daniele Domingos; Freitas, Sirley LeiteO objetivo do estudo foi verificar como promover o ensino da paisagem na perspectiva da educação inclusiva apontando propostas de ensino que possam ser usadas em sala de aula no ensino fundamental. A pesquisa foi elaborada com base em revisão bibliográfica da literatura com uma abordagem qualitativa. A construção foi dividida nas seguintes etapas: busca e seleção de estudos com base no tema, palavras-chave e objetivo; a triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; elaboração de propostas de ensino baseadas na literatura presente para auxiliar os demais profissionais. Com base na análise realizada foi possível observar que elaborar uma metodologia de ensino voltado para a realidade do aluno, promove maior aprendizado por parte dos mesmos, maior inclusão, sociabilização e trabalho em equipe, sendo importante para o docente implementar essas propostas em sala de aula possibilitando ao aluno construir sua própria compreensão de mundo. Concluindo que a paisagem geográfica para ser compreendida pelo estudante não deve ser abordada de forma teórica e abstrata, ao contrário, o ensino deve ser pautado na vivência do aluno, com base nos elementos do espaço que os mesmos sentem e conseguem captar, perceber e interpretar.Item O papel do gestor escolar frente aos desafios criados pela pandemia da covid-19(2021) Silva, Iderlaine de Oliveira; Freitas, Sirley LeiteA chegada da pandemia da Covid-19 trouxe profundas transformações nos mais variados aspectos da vida cotidiana, incluindo nas realidades educativas e no processo de ensino e de aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo analisar o papel do gestor escolar frente aos desafios criados pela pandemia da covid-19 e as ações administrativo-pedagógicas tomadas visando melhorar a forma de uso dos recursos didático-pedagógicos para aulas remotas e/ou ensino híbrido. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fruto de uma pesquisa bibliográfica a luz de autores descritos nas referências ao final do escrito. Com o estudo foi possível concluir que devido a pandemia da covid-19 necessidades diversas surgiram no espaço escolar. Novas estratégias foram necessárias e o gestor precisou direcionar e se reinventar para atender essas novas demandas. Com isso, surge a importância do gestor para fomentar no espaço escolar as TDICs, bem como, as ações necessárias a serem executadas durante a pandemia da Covid-19 para amenizar os problemas enfrentados no espaço escolar.