Campus Porto Velho Calama
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O Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2010.
O Campus Porto Velho Calama tem perfil industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Manutenção e Suporte em Informática), superior tecnológico (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Licenciatura em Física e engenharias (Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação).
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Navegando Campus Porto Velho Calama por Orientadores "Barbosa, Xênia de Castro"
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Item Experiências de educação profissional e tecnológica em Ji-Paraná/RO: História oral de vida de egressos e servidores(2023) Oliveira, Edeli Diogo de; Barbosa, Xênia de CastroEsta pesquisa teve como objetivo geral promover um estudo comparativo acerca das concepções de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de duas instituições educacionais rondonienses: a Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria, extinta em 2000, e o Instituto Federa de Rondônia, criado em 2008 e ainda em funcionamento. Dentre os objetivos específicos, buscou-se: (1) Problematizar a trajetória da Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria; (2) Elaborar um quadro comparativo dos principais desafios enfrentados pela Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria e pelo Instituto Federal de Rondônia – Campus de Ji-Paraná, no primeiro ano de sua fundação; (3) Discutir os desafios atinentes à constituição da identidade do referido campus; e (4) Contribuir para a ampliação do conhecimento social acerca do Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná. O método que deu suporte à investigação foi o método histórico, que abrangeu a catalogação, serialização e análise de fontes escritas oficiais, além da produção documental a partir de entrevistas de história oral de vida. Essas entrevistas foram gravadas com egressos da antiga Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria e servidores do Instituto Federal de Rondônia que acompanharam o processo de federalização da referida escola. Os resultados indicaram que o IFRO enfrenta desafios semelhantes aos que a Escola Agrotécnica enfrentou, além de desafios particulares, característicos do contexto político e econômico em que está inserido; que ambas as instituições foram impactadas por interesses políticos e necessidades econômicas entendidas como urgentes por parte dos dirigentes políticos; e que a escuta de egressos e servidores que participaram da vida dessas instituições mostrou-se relevante para a compreensão das rupturas e continuidades que perpassam as experiências pedagógicas das instituições escolares e dos desafios históricos que se apresentam ao campo da EPT no Brasil.Item História da educação em Rondônia (1970-1980): uma proposta de produção historiográfica(2025) Campos, Darlene Mary; Barbosa, Xênia de CastroEsta pesquisa teve como objetivo geral contribuir para o fortalecimento da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mediante criação de um acervo virtual de fontes históricas capazes de subsidiar pesquisas sobre a história da Educação em Rondônia, em especial a Educação Profissional e Tecnológica. Dentre os objetivos específicos, buscou-se: (1) Elencar os principais desafios da educação pública ofertada no Território Federal de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980, (2) Elaborar um quadro comparativo dos principais desafios de ordem pedagógica enfrentados por docentes do ex-território que se encontram, após a transposição, na carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), além de (3) Contribuir com o incremento da produção científica mediante acervo virtual de fontes históricas. O desenvolvimento deste estudo tomou como base o método histórico (Rüsen, 2007) e a principal base teórica que deu sustentação às reflexões desenvolvidas foram: a relação entre memória e história (Le Goff, 2000a; Ricoeur, 2007), a relação entre documento e monumento (Le Goff, 2000b), os lugares de memória (Nora, 1993), as práticas cotidianas (Certeau, 1998). As categorias de análise centrais a esta pesquisa foram Fronteira, Território e Memória, pensados em relação à Educação pública ofertada em Rondônia. A investigação foi por meio da catalogação, serialização e análise de fontes escritas oficiais, além da produção documental a partir de entrevistas de história oral de vida. As entrevistas foram gravadas com professoras e professores do ex-território que passaram pela transição de Território para Estado, com viés temático a respeito da educação pública e de suas experiências de trabalho. Os resultados indicaram que os desafios enfrentados pelas professoras e professores do ex-território eram semelhantes ao do Estado após a transição em 1982. Enfrentaram, além de desafios particulares, os de ordem política e econômica e após a transposição, encontram-se em face de um novo ambiente de trabalho, agora enfrentando os desafios da EPT.Item Inclusão e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência no Instituto Federal de Rondônia(2023) Martins, Geovana da Costa Oliveira; Barbosa, Xênia de CastroO ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD) no serviço público é um direito que vem sendo aplicado desde que a Constituição Federal de 1988 sedimentou os caminhos da democracia em nosso país. Contudo, a inclusão dessas pessoas no universo do serviço público demanda ações que vão além da política de ações afirmativas, sendo necessária a adaptação de ambientes, a construção de uma cultura institucional inclusiva, de modo a eliminar as barreiras arquitetônicas, comunicacionais, programáticas e atitudinais que impedem a plena participação dessas pessoas e a política de desenvolvimento profissional. Diante do exposto, a problemática que moveu essa investigação foi: os programas e ações desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia contemplam as necessidades específicas apresentadas pelos servidores com deficiência? A investigação da referida problemática abrigou o seguinte objetivo geral: analisar os programas e ações de suporte às necessidades específicas de servidores com deficiência desenvolvidos pelo IFRO, no período de 2011 a 2020. Os objetivos específicos do estudo foram: (1) Discutir as concepções que deram base aos programas e ações desenvolvidas no que se refere à inclusão e desenvolvimento profissional de servidores PcD; (2) Verificar se o desafio estratégico n.º 55 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRO referente ao período ao 2018-2022: “Promover a valorização dos servidores através de ações que contribuam para sua satisfação, segurança e bem-estar no trabalho, tais como a implantação do programa de qualidade de vida do servidor” foi colocado em prática; (3) Consolidar informações qualitativas sobre os principais desafios enfrentados pelos servidores com deficiência para o cumprimento de seu termo de posse; (4) Elaborar um Programa de Desenvolvimento Profissional para servidores com deficiência. A investigação se configura como Estudo de Caso. A aquisição de dados foi procedida mediante pesquisa documental e entrevistas de história oral de vida realizadas com servidores do Instituto Federal de Rondônia que possuem deficiência. Concluiu-se que é urgente o estabelecimento de uma política de inclusão e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, a fim de consolidar o direito ao trabalho desses servidores e promover o seu bem-estar.Item Inclusão excludente? História de desafios da assistência estudantil no Instituto Federal de Rondônia(2025) Souza, Valquiria Alves de; Barbosa, Xênia de CastroEm um país caracterizado por profundas desigualdades no acesso a bens e recursos, muitos estudantes enfrentaram dificuldades para garantir acesso, permanência e sucesso educacional. Nesse contexto, tornam-se indispensáveis políticas de assistência estudantil que assegurem o direito à educação. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) se estruturou para atender às diretrizes da legislação nacional sobre assistência estudantil. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se: (1) dimensionar a relevância do Programa de Auxílio à Permanência (PROAP) executado pelo IFRO; (2) identificar as principais dificuldades encontradas pelos discentes do Instituto ao realizarem a inscrição nos editais do referido programa; e (3) desenvolver e transferir para o IFRO uma tecnologia social – um tutorial voltado à melhoria do PROAP, especialmente no que diz respeito à seleção dos estudantes beneficiários. A pesquisa foi conduzida com base na metodologia do estudo de caso. A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa bibliográfico-documental e survey. A análise dos dados foi desenvolvida à luz de literaturas pertinentes ao tema e da estatística descritiva, com suporte do software XLSTAT 2020. Conclui-se que a assistência estudantil, no recorte empírico considerado, necessita da ampliação de recursos para que possa atender a um conjunto maior de estudantes. No que se refere à melhoraria do processo de gestão da política de assistência estudantil, faz-se necessário maior integração entre ensino, pesquisa e extensão, aperfeiçoamento do acompanhamento pedagógico dos estudantes atendidos pela política, e adequação de linguagem e de fluxo de inscrição dos editais, visando tornar o processo seletivo mais inclusivo.Item Perspectivas Inclusivas: o planejamento educacional individualizado na formação de alunos com TEA(2025) Almeida, Maria das Graças Freitas de; Barbosa, Xênia de CastroA presente pesquisa aborda a relevância do Plano Educacional Individualizado (PEI) na implementação de práticas pedagógicas adaptadas, que promovam o desenvolvimento acadêmico, social e emocional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo tem como objetivo analisar as possibilidades e limitações do PEI na integração curricular na Educação Profissional e Tecnológica, com ênfase nos estudantes com TEA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Porto Velho Calama (IFRO/PVCAL). A abordagem metodológica adotada fundamenta-se na pesquisa-ação educacional, tendo a geração de dados sido realizada por meio de entrevistas roteirizadas que contaram com a colaboração de 13 profissionais da Educação que atuam no referido campus e da análise de documentos oficiais, como os projetos pedagógicos de curso, o Plano Pedagógico Institucional e outros documentos, de abrangência nacional. A análise dos dados foi procedida à luz de referenciais teóricos pertinentes ao tema, e a apresentação dos resultados foi feita de forma qualitativa. Os resultados evidenciaram que o trabalho colaborativo, as formações contínuas e a comunicação intersetorial constituem elementos essenciais para uma melhor preparação e aplicação do PEI, contribuindo para a melhoria do desempenho dos estudantes. Dessa forma, a adoção de prátic cas pedagógicas adaptadas propicia uma aprendizagem que, alinhada aos propósitos da Educação Profissional e Tecnológica, se orienta por uma abordagem omnilateral, crítica e transformadora. Além disso, o PEI favorece o equilíbrio emocional, o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e a integração social dos estudantes, ao mesmo tempo em que promove uma dinâmica colaborativa entre docentes e profissionais de apoio, fortalecendo a segurança nas práticas pedagógicas e a compreensão das potencialidades dos estudantes com TEA, em prol de uma educação equânime. Conclui-se que há potencial do PEI combinado ao currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica, visto que esse conjunto de documentos facilita a identificação de desafios docentes, desde que sejam atualizados continuamente. O produto educacional aqui gerado tem a pretensão de atuar como suporte nas dificuldades e adaptações metodológicas dos profissionais da educação para atender aos estudantes com TEA na realização do PEI. Conclui-se que os resultados foram alcançados, uma vez que a problemática foi esclarecida para efeitos práticos e que a instituição expressa intencionalidade e ações voltadas para a inclusão educacional do público com TEA.Item Pode chegar! Vídeos educativos de divulgação do IFRO-campus Ji-Paraná(2023) Oliveira, Edeli Diogo de; Barbosa, Xênia de CastroO produto educacional aqui apresentado é fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Experiências de Educação Profissional e Tecnológica em Ji-Paraná-RO: história oral de vida de Egressos e Servidores”, que foi desenvolvida na linha de pesquisa Organização e memórias de espaços pedagógicos na Educação profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa teve como objetivo geral comparar a concepção de Educação Profissional e Tecnológica da Escola Agrotécnica Estadual Sílvio Gonçalves de Faria, com a concepção de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Rondônia.Item Programa de acolhimento e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência(2023) Martins, Geovana da Costa Oliveira; Barbosa, Xênia de CastroEste produto educacional é fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Deficiência e Necessidades Específicas no Serviço Público: desafios de inclusão e desenvolvimento profissional no Instituto Federal de Rondônia – campus Ji-Paraná”, O objetivo geral da pesquisa que deu base a este produto foi analisar os programas e ações de suporte às necessidades específicas de servidores com deficiência, desenvolvidos pelo IFRO, no período de 2011 a 2020, este produto está organizado em cinco seções: Materiais e Métodos, em que discorremos sobre as concepções teórico-metodológicas e os procedimentos adotados na construção do produto; Termos e Conceitos Elementares, em que apresentamos as definições dos principais vocábulos relativos ao objeto deste produto; Pessoas com Deficiência e o Direito ao Trabalho, em que traçamos um panorama da presença de PcD no Brasil e no Mundo e indicamos as principais previsões legais atinentes ao tema; Programa de Acolhimento e Desenvolvimento Profissional de PcD, em que procuramos refletir sobre os desafios da inclusão e propor um programa de ações a ser coordenado pelos setores de gestão de pessoas do IFRO.Item Repositório de fontes para a história da educação em Rondônia(2025) Campos, Darlene Mary; Barbosa, Xênia de CastroEste Repositório é um produto educacional resultante do projeto de pesquisa intitulado “História da Educação em Rondônia (1970-1980): uma proposta de produção historiográfica”, o qual foi desenvolvido na esteira do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e teve por objetivo geral contribuir para o fortalecimento da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT mediante criação de um acervo virtual de fontes históricas capazes de subsidiar pesquisas sobre a história da Educação em Rondônia, em especial a Educação Profissional e Tecnológica.