Trabalhos Acadêmicos
URI Permanente desta comunidade
Esta comunidade será composta pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, especialização e mestrado desenvolvidos no âmbito do IFRO.
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos por Orientadores "Almeida, Edslei Rodrigues de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Apresentação de atividades práticas que contribuem para o ensino de genética no ensino médio(2019) Liebmann, Simone Ponath; Almeida, Edslei Rodrigues deGeralmente o ensino de Genética no ensino médio ainda é voltado para a didática de conteúdo esquecendo-se de relacionar o cotidiano dos alunos com a Ciência, o que provoca uma dificuldade e desmotivação para o ensino e aprendizagem. Isso demanda que a forma de abordar os conteúdos de Genética seja complementada com atividades práticas que facilitam o entendimento do conteúdo e envolva as vivências desse estudante tornando um aprendizado prazeroso e não apenas a memorização do conteúdo explicado pelo professor. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão e apresentação das principais práticas, encontradas em publicações em periódicos da área do ensino e da educação, elaboradas com material de baixo custo e acessível, que contribuem com o ensino e aprendizagem de Genética que foram realizadas com estudantes do ensino médio. Pois as atividades práticas despertam a curiosidade do estudante pelo conhecimento tornando-os protagonistas da sua vida e portanto da sua aprendizagem, além de favorecer para que sejam jovens autônomos para fazerem suas escolhas. E também solidários com o próximo, pois entendem que existem diferenças que são explicadas pela Biologia como a hereditariedade e as alterações genéticas e assim acabam se tornando jovens competentes para resolverem e mediarem questões sociais.Item Remédios do mato: estudo etnobotânico na comunidade indígena Paiter Suruí(2017) Suruí, Nauama dias; Almeida, Edslei Rodrigues deOs povos indígenas em seu contexto cultural possuem uma relação muito próxima com anatureza especialmente com as plantas. A etnobotânica é a ciência que visa resgatar e valorizar esses conhecimentos. Diante disso, este trabalho objetivou relatar os conhecimentos etnobotânicos com enfoque nas plantas medicinais do povo indígena Paiter Suruí de Rondônia e incentivar a valorização dos mesmos por meio da educação escolar indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises de trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí. O resultado da pesquisa mostrou que o povo Paiter Surui possui tradicionalmente um vasto conhecimento etnobotânico, há uma variedade de plantas medicinais para doenças como diarreia, conjuntivite e inflamações. No entanto o estudo apontou que esses conhecimentos vêm se perdendo ao longo do tempo devido o contato com as comunidades não indígenas e com modelo de escola que não se preocupa com o etnoconhecimento. Assim a pesquisa finaliza propondo aos professores das escolas indígenas que utilizem métodos de ensino que promovam a valorização da cultura e que permita que os alunos indígenas participem ativamente no processo de ensino.