Bacharelado em Engenharia Agronômica
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Navegando Bacharelado em Engenharia Agronômica por Orientadores "Matoso, Stella Cristiani Gonçalves"
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Item Atributos físicos de um Planossolo em função do cultivo de espécies florestais e forrageiras(2025) Soares, Karen Alves dos Santos; Matoso, Stella Cristiani GonçalvesA avaliação dos parâmetros que definem a saúde e viabilidade do solo é crucial para estabelecer bases sólidas em direção à sustentabilidade na agricultura. O objetivo deste estudo foi analisar como o cultivo de diferentes espécies arbóreas e forrageiras afeta os atributos físicos de um Planossolo. O experimento foi conduzido em um delineamento em blocos casualizados, seguindo um esquema fatorial de 6x2x2, que corresponde, ao cultivo de cinco espécies arbóreas (Khaya senegalensis, Khaya grandifoliola, Swietenia macrophylla, Tectona grandis e Toona ciliata) e uma pastagem composta por uma mistura de espécies forrageiras (Urochloa ruziziensis cv. MG5, Panicum maximum, U. humidicola cv. humidicola e U. brizantha cv. marandu); em duas profundidades de solo (0 a 10 e 10 a 30 cm) e duas épocas de coleta (maio e outubro de 2022), com quatro repetições. As variáveis analisadas incluíram C orgânico, granulometria, densidade de partículas, densidade do solo, porosidade total do solo, macroporos, microporos, argila dispersa em água e grau de floculação do solo. A análise estatística consistiu na análise de variância pelo Teste F, seguida do teste de médias de Tukey ao nível de 5% de probabilidade, aplicada a dados normais. Não foi observado efeito de interação entre os tratamentos (p > 0,05) para a maior parte das variáveis analisadas. Os diferentes usos do solo afetaram (p < 0,05) principalmente os teores das frações mais finas do solo. Menor conteúdo de silte foi observado no solo sob pastagem, enquanto menores médias de argila e argila dispersa em água foram verificadas no solo cultivado com Toona ciliata. Na camada 0 a 10 cm verificaram-se os maiores teores de C orgânico e de grau de floculação do solo e menores médias de argila dispersa em água, densidade de partículas e microporosidade (p < 0,05). Menor conteúdo de C e maiores médias de grau de floculação e de argila (p < 0,05) foram observadas na primeira coleta, realizada no final do período chuvoso (maio). Concluiu-se que todos os usos de solo resultam em boa qualidade física nas profundidades e épocas analisadas. No entanto, recomenda-se a implementação de práticas conservacionistas, especialmente no cultivo de pastagem e de Toona ciliata, para aumentar a macroporosidade do solo dessas áreas.Item Estoque de carbono em um planossolo cultivado com diferentes espécies florestais e pastagem(2024) Moreira, Alinne Marques Torres; Matoso, Stella Cristiani Gonçalves; Caldeira, Dany Roberta MarquesA matéria orgânica desempenha um papel fundamental na manutenção das funções do solo, destacando-se o sequestro e armazenamento de carbono. No entanto, as recorrentes alterações em seu uso, interferem diretamente no seu teor, alterando na dinâmica deste elemento, podendo ocasionar o seu retorno à atmosfera. O objetivo deste trabalho foi determinar o estoque de carbono de um Planossolo sob usos considerados conservacionistas. O experimento foi conduzido em um delineamento em blocos casualizados com quatro repetições e seis tratamentos, que correspondem ao cultivo de cinco espécies arbóreas (Khaya senegalensis, Khaya grandifoliola, Swietenia macrophylla, Tectona grandis e Toona ciliata) e uma pastagem formada pela mistura de espécies forrageiras (Urochloa ruzizienses cv. MG5, Panicum maximum, U. humidicola cv. humidicola e U. brizantha cv. marandu). A coleta de solo foi efetuada na camada de 0-10 cm, em duas épocas do ano (seca e chuvosa) com a realização das seguintes análises: densidade do solo, carbono orgânico total e estoque de carbono. Como resultado obtido, o tratamento com apenas pastagem apresentou maior teor de densidade no solo 1,43 kg dm-3, os tratamentos compostos por espécies arbóreas não apresentaram diferenças significativas em relação ao estoque de carbono, e a segunda coleta demonstrou resultados superiores quando comparada à primeira coleta.Item Foco no solo: um guia didático e interativo para o ensino técnico(Atena editora, 2025) Gervásio, Celina Almodóvar; Matoso, Stella Cristiani Gonçalves; Silva, Gedrierli Pabline Souza da; Matoso, Stella Cristiani GonçalvesEste livro é fruto de um projeto de ensino concebido no contexto de Pandemia de Covid-19, que foi iniciado oficialmente no âmbito institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em 18 de março de 2020. No núcleo de formação profissional do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio temos a disciplina de Solos (IFRO, 2018), que assim como as demais disciplinas profissionalizantes não possui livro didático, ficando a cargo do docente a seleção e/ou elaboração do material a ser utilizado. Infelizmente, existem poucos livros da área de Solos voltados aos Cursos Técnicos. Assim, os docentes necessitam lançar mão de uma vasta bibliografia de todas as subáreas da Ciência do Solo para compor seu referencial bibliográfico. Visualizamos, portanto, a possibilidade de elaborar um material didático que associe conhecimento técnico-científico da área de Solos com os conteúdos disponíveis nas diferentes mídias e redes sociais, seguindo a sequência de conteúdos previstos no Plano de Disciplina de Solos do Projeto Político-Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio (IFRO, 2018).Item Glossário especializado da área de solos(Atena Editora, 2022) Minusculi, Samara Fonseca; Oliveira, Carina Pires; Goulart, Ryan Vieira; Krauze, Matheus Genelhud; Matoso, Stella Cristiani GonçalvesO presente glossário é fruto de atividades pedagógicas, do Projeto Integrado de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Atividades de Ensino intitulado “Construção de glossário colaborativo como ferramenta de ensino aprendizagem na área de Solos”, aprovado pelo edital Nº 22/2020/COL-CGAB/IFRO e renovado pelo edital Nº 19/2021/COL-CGAB/IFRO e do Projeto de Extensão “Glossário especializado da área de Solos, aprovado pelo EDITAL Nº 23/2021/COL-CGAB/IFRO. Esse projeto surge ao percebermos a dificuldade dos discentes com a apropriação correta das definições dos termos da área de Solos no Curso de Engenharia Agronômica. Perguntas simples sobre termos da área geralmente, não eram respondidas com exatidão e/ou segurança pelos discentes nas avaliações diagnósticas iniciais das disciplinas de Pedologia, Nutrição Mineral de Plantas e Adubos e Adubação. Desenvolvemos, então, o Projeto de Construção de glossário colaborativo especializado da área de Solos nessas disciplinas. Essa ferramenta de ensino e aprendizagem se mostrou eficaz como ferramenta de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa) e como metodologia interdisciplinar envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa, Solos e Metodologia científica, além disso, foi avaliada pelos discentes envolvidos como uma boa prática pedagógica, pois os auxiliou em seus estudos e construção de conhecimento durante a execução da tarefa e após com a utilização do glossário como ferramenta de consulta. Os discentes envolvidos no projeto indicaram 279 termos diferentes, com suas respectivas definições e referências. Outros termos (não contabilizamos) foram indicados em atividades pedagógicas das disciplinas citadas do Curso de Engenharia Agronômica, em outros períodos letivos e sem envolvimento com o projeto, e da disciplina de Solos, do Curso Técnico em Agropecuária. Nós organizadores deste livro, ampliamos o quantitativo para 673 termos e nos asseguramos dos aspectos qualitativos das definições construídas e das referências utilizadas. Assim, optamos pelo formato termo, definição e referência para que o(a) usuário(a) possa consultar ao mesmo tempo a definição e a(s) referência(s) utilizada(s), podendo decidir sobre a confiabilidade do conteúdo elaborado.Item Omissão de macronutrientes secundários em plantas de sorgo(2025) Reis, Sandra Morais dos; Matoso, Stella Cristiani Gonçalves; Barbosa, Evellyn Danyla Guilherme; Neto, Rafael Horbuch; Matoso, Stella Cristiani GonçalvesO cultivo da cultura do sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) vem aumentando ao longo dos anos, devido ao aumento do seu potencial produtivo e elevada resistência ao déficit hídrico. Nesse sentido, o aspecto nutricional é um fator decisivo para o sucesso da cultura. O presente trabalho objetivou avaliar os sintomas típicos e individualizados da deficiência nutricional de macronutrientes secundários (Ca, Mg e S) na cultura do sorgo cultivado em solução nutritiva. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Instituto Federal de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, utilizando-se a cultivar BM Podium como planta teste. O experimento seguiu um delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), com quatro tratamentos e cinco repetições, totalizando 20 parcelas. Os tratamentos consistiram em solução nutritiva completa, solução com omissão de Ca, solução com omissão de Mg e solução com omissão de S. A unidade experimental consistiu em um vaso tipo Leonard adaptado. O experimento foi conduzido até os 30 dias após a emergência das plantas. A partir de dados normais, foi realizado o teste F, ao nível de 5% de probabilidade. A omissão dos macronutrientes secundários não afeta a massa seca da parte aérea, da raiz e da planta inteira de sorgo. Mesmo sem diferença estatística nas variáveis relacionadas ao crescimento das plantas, é possível observar sintomas visuais típicos da deficiência de Ca, Mg e S no sorgo. Estes sintomas estão relacionados com as funções dos elementos nas plantas. Palavras-Chave: deficiência nutricional, sintomas visuais, solução nutritiva, Sorghum bicolor.