Bacharelado em Engenharia Agronômica
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Navegando Bacharelado em Engenharia Agronômica por Orientadores "Matoso, Stella Cristiani Gonçalves"
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Item Estoque de carbono em um planossolo cultivado com diferentes espécies florestais e pastagem(2024) Moreira, Alinne Marques Torres; Matoso, Stella Cristiani Gonçalves; Caldeira, Dany Roberta MarquesA matéria orgânica desempenha um papel fundamental na manutenção das funções do solo, destacando-se o sequestro e armazenamento de carbono. No entanto, as recorrentes alterações em seu uso, interferem diretamente no seu teor, alterando na dinâmica deste elemento, podendo ocasionar o seu retorno à atmosfera. O objetivo deste trabalho foi determinar o estoque de carbono de um Planossolo sob usos considerados conservacionistas. O experimento foi conduzido em um delineamento em blocos casualizados com quatro repetições e seis tratamentos, que correspondem ao cultivo de cinco espécies arbóreas (Khaya senegalensis, Khaya grandifoliola, Swietenia macrophylla, Tectona grandis e Toona ciliata) e uma pastagem formada pela mistura de espécies forrageiras (Urochloa ruzizienses cv. MG5, Panicum maximum, U. humidicola cv. humidicola e U. brizantha cv. marandu). A coleta de solo foi efetuada na camada de 0-10 cm, em duas épocas do ano (seca e chuvosa) com a realização das seguintes análises: densidade do solo, carbono orgânico total e estoque de carbono. Como resultado obtido, o tratamento com apenas pastagem apresentou maior teor de densidade no solo 1,43 kg dm-3, os tratamentos compostos por espécies arbóreas não apresentaram diferenças significativas em relação ao estoque de carbono, e a segunda coleta demonstrou resultados superiores quando comparada à primeira coletaItem Glossário especializado da área de solos(Atena Editora, 2022) Minusculi, Samara Fonseca; Matoso, Stella Cristiani GonçalvesO presente glossário é fruto de atividades pedagógicas, do Projeto Integrado de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Atividades de Ensino intitulado “Construção de glossário colaborativo como ferramenta de ensino aprendizagem na área de Solos”, aprovado pelo edital Nº 22/2020/COL-CGAB/IFRO e renovado pelo edital Nº 19/2021/COL-CGAB/IFRO e do Projeto de Extensão “Glossário especializado da área de Solos, aprovado pelo EDITAL Nº 23/2021/COL-CGAB/IFRO. Esse projeto surge ao percebermos a dificuldade dos discentes com a apropriação correta das definições dos termos da área de Solos no Curso de Engenharia Agronômica. Perguntas simples sobre termos da área geralmente, não eram respondidas com exatidão e/ou segurança pelos discentes nas avaliações diagnósticas iniciais das disciplinas de Pedologia, Nutrição Mineral de Plantas e Adubos e Adubação. Desenvolvemos, então, o Projeto de Construção de glossário colaborativo especializado da área de Solos nessas disciplinas. Essa ferramenta de ensino e aprendizagem se mostrou eficaz como ferramenta de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa) e como metodologia interdisciplinar envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa, Solos e Metodologia científica, além disso, foi avaliada pelos discentes envolvidos como uma boa prática pedagógica, pois os auxiliou em seus estudos e construção de conhecimento durante a execução da tarefa e após com a utilização do glossário como ferramenta de consulta. Os discentes envolvidos no projeto indicaram 279 termos diferentes, com suas respectivas definições e referências. Outros termos (não contabilizamos) foram indicados em atividades pedagógicas das disciplinas citadas do Curso de Engenharia Agronômica, em outros períodos letivos e sem envolvimento com o projeto, e da disciplina de Solos, do Curso Técnico em Agropecuária. Nós organizadores deste livro, ampliamos o quantitativo para 673 termos e nos asseguramos dos aspectos qualitativos das definições construídas e das referências utilizadas. Assim, optamos pelo formato termo, definição e referência para que o(a) usuário(a) possa consultar ao mesmo tempo a definição e a(s) referência(s) utilizada(s), podendo decidir sobre a confiabilidade do conteúdo elaborado.