Campus Porto Velho Zona Norte
URI Permanente desta comunidade
O Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2011. O Campus Porto Velho Zona Norte tem perfil comercial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades concomitante e subsequente, superior em Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão Pública.
Navegar
Navegando Campus Porto Velho Zona Norte por Orientadores "Eguez, Bárbara Adelaide Parada"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importância do planejamento para as organizações empresariais do Pajeu em Pernambuco(2024) Costa, Ana Paula da; Costa, Erilane Lourdes Nunes da; Lima, Gilma Tereza de; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO objetivo deste trabalho mostrar como uma organização pode crescer através do ato de planejar estrategicamente suas ações. Ao observar o cenário atual das organizações empresariais, situadas na região do pajeú do estado de Pernambuco, verificamos a importância de programar e criar os roteiros de desenvolvimento de atividades dentro das instituições, pois o mercado encontra-se cada vez mais competitivo e isso faz com que essa ferramenta de gestão seja a cada dia mais fundamental para um bom desenvolvimento e para a obtenção de um resultado positivo, seja no trabalho dos colaboradores e até mesmo na concretização dos objetivos estipulados. A metodologia utilizada é uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, que centrada no papel do gestor e na importância do trabalho de uma equipe motivada, sendo assim foi possível averiguar como sendo um fator determinante para geração de bons resultados mediante as metas traçadas.Item Atendimento e vendas: evolução do marketing ao longo da História(2024) Lima, Bruna Santos; Custódio, Carla Kauany Mesquita; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO objetivo deste trabalho é demonstrar como as empresas podem alavancar estratégias de marketing para atrair novos clientes, impulsionar vendas e aumentar a visibilidade no mercado, alinhando as necessidades e objetivos organizacionais às práticas de marketing de maneira estratégica e integrada. O trabalho justifica-se pela necessidade de compreender a evolução do marketing como um processo dinâmico, moldado por avanços tecnológicos e transformações sociais e econômicas. Na metodologia foi adotada uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. O estudo foca em pequenas empresas, apontando que 70% delas obtiveram sucesso ao adotar estratégias digitais, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Foram analisados conceitos como os 4Ps, atendimento ao cliente e a necessidade de capacitação contínua, com recomendações para a integração eficaz do marketing em todos os departamentos da empresa. O artigo sugere que a adaptação ao marketing digital e o treinamento em atendimento ao cliente são essenciais para a competitividade e sustentabilidade dos negóciosItem Descrição de cargos: importância no processo de organização de empresas(2024) Jesus, Rosangela Ribeiro de; Camargo, Hidalgo Lopes; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaEste trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da descrição de cargos como uma ferramenta essencial para gestores e profissionais que buscam aprimorar a eficiência organizacional em cada departamento da empresa. Este trabalho se justifica pela necessidade de implementar um mapa detalhado com a descrição de todos os cargos e funções da empresa. A metodologia desta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com foco em uma análise descritiva dos objetivos. Em termos de procedimentos, a pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica. Este estudo revelou que, ao elaborar um planejamento com descrições de cargos bem delineadas, a organização proporciona aos colaboradores uma maior clareza sobre o desenvolvimento das tarefas diárias, assim como sobre suas atribuições e responsabilidades. Esse nível de precisão na definição de funções eleva o capital intelectual da organização, tornando-a mais competitiva no mercado em que atua.Item Gestão e o sucesso no empreendimento: considerações sobre uma boa prática(2024) Reis, Lilian Pereira Moulaz; Maturana, Monica Cristina de Jesus; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO estudo apresenta como objetivo geral compreender as ações do gestor (motivacionais, determinadas e compensatórias) para melhor desempenho dos colaboradores em suas atividades e funções dentro de um empreendimento. Buscou o presente estudo identificar a importância do desempenho do então de gestor no setor de pessoal para alcançar excelência nos resultados de desempenho e satisfação dos colaboradores e êxito no empreendimento, alcance de metas com qualidade de trabalho, desempenho e resultados positivos. O estudo se justifica devido a gestão tem se tornado uma das ações determinante das práticas a serem implementadas nas empresas. O estudo está pautado em uma metodologia descritiva exploratória partir de uma revisão de literatura através de artigos, dissertações, teses, publicações e estudos de casos relacionados ao tema. Foram selecionados 29 trabalhos, sendo incluídos os que tinham enfoque ao tema desta pesquisa, no total de 12 trabalhos e excluídos os que não tinham relação com o tema, todos os trabalhos no período dos últimos 5(cinco) anos. Nos resultados, pode-se concluir que o gestor deve pautar-se de conhecimentos na área de gestão para que possa desenvolver atividades administrativas que evidenciem a relação interpessoal e a comunicação rumo à excelência de seu trabalho e assim, agregar qualidade ao capital humano, o que demonstra relevante para um empreendimento.Item Intervenção para otimização de gestão em clínica psicológica em Espigão D’Oeste/Rondônia(2023) Libardi, Eliana Sibim; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaA presente intervenção visa melhorar a gestão da Clínica Psicológica Vida Plena, localizada em Espigão D'Oeste, Rondônia. A clínica atende pacientes com problemas psicológicos e realiza avaliações para o Detran, o que resulta em uma demanda significativa. O estudo buscou adaptar a Metodologia Enxuta de forma ética e eficaz à área sensível da saúde mental, com o objetivo de otimizar processos internos, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços. Utilizando da metodologia de abordagem qualitativa por meio da observação participante aliada à revisão de literatura, e com natureza aplicada, buscasse o aprofundamento da compreensão dos fenômenos estudados, investigando e compreendendo a dinâmica da problematização. O estudo ressalta os desafios da gestão Lean na área de saúde e a importância de métodos eficazes para equilibrar qualidade implementar uma cultura de melhoria constante. Também destaca a disseminação dos princípios de administração na área da saúde e a aplicação da Metodologia Lean para identificar ineficiências nos processos internos. No entanto, enfatiza a sensibilidade e complexidade da saúde mental e a necessidade de explorar os desafios específicos ao adotar a Metodologia Enxuta nesse contexto.Item Micro e pequenas empresas: uma análise no município de Theobroma, Rondônia(2024) Costa, Erlaine Gonçalves da Silva Dias; Gomes, Mical de Oliveira; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO objetivo principal deste artigo é investigar o panorama das micro e pequenas empresas (MPEs) no município de Theobroma, localizado no estado de Rondônia. Este estudo se justifica pela significativa presença das MPEs na economia de Theobroma, muitas das quais são geridas por famílias. A metodologia adotada inclui uma abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e bibliográfica, utilizando entrevistas e análise documental para a coleta de dados. Os resultados deste estudo destacam a importância de uma abordagem integrada e colaborativa para promover o desenvolvimento das MPEs. Essa abordagem envolve a cooperação entre o setor público, o setor privado, as instituições de ensino e pesquisa, as organizações da sociedade civil e outras partes interessadas. A criação de redes de apoio e parcerias estratégicas pode fortalecer o ecossistema empresarial, facilitar o acesso a recursos e conhecimentos, além de promover a inovação e o crescimento sustentável das MPEs em Theobroma. Os resultados obtidos oferecem insights sobre o papel dessas empresas na geração de empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico da região, além de identificar os principais obstáculos enfrentados pelos empreendedores locais. Conclui-se que o desenvolvimento de competências adequadas pode contribuir significativamente para a redução da mortalidade das MPEs, ajudando-as a se manterem no mercado.Item Plano de negócios: um ateliê de refeições matinais naturais em Nova União - RO(2022) Batista, Cleilda Rodrigues; Rocha, Ingrid Werica de Souza; Francisco, Luís Fernando de Sousa; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO objetivo geral deste trabalho é propor metodologia que permita observar características locais para implantação de um comércio de alimentos ou refeições matinais, naturais ou artesanais, em Nova União-RO. Utiliza-se a ferramenta de Plano de Negócios para estruturar as áreas operacionais, de marketing e financeiras. A metodologia utilizada foi uma abordagem quantitativa assim como pesquisa bibliográfica, incluindo um plano de amostragem para captar as preferências locais em relação ao consumo de alimentos naturais. A proposta responde a uma crescente demanda por produtos sem aditivos químicos e considera a escassez de opções semelhantes no mercado local. O estudo também inclui projeções financeiras, como fluxo de caixa, playback e valor presente líquido (VPL), para avaliar a viabilidade econômica do empreendimento. Entre as limitações do projeto, destacasse a ausência de aplicação prática da pesquisa devido à pandemia de COVID-19, o que sugere a necessidade de coleta de dados direta em futuras investigações para validação do modelo. Este trabalho contribui para o campo de gestão ao demonstrar o uso do Plano de Negócios como ferramenta estratégica, oferecendo uma metodologia adaptável para comunidades similares. Focando no fortalecimento da economia local e no incentivo a práticas de consumo sustentável, o estudo propõe um modelo que visa atender necessidades de mercado pouco exploradas, com potencial para aprimorar a qualidade de vida e a sustentabilidade na região.Item Projeto de diagnóstico e intervenção: implementação de estratégias captação de clientes de uma microempresa de artigos personalizados(2023) Ferreira, Anderson Lima; Silva, Gabriella Duarte da; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaEste estudo teve como principal objetivo elaborar um projeto de diagnóstico e intervenção em uma microempresa iniciante de artigos personalizados, como: convites, caixinhas, quadros; etc., visando a implementação de estratégias de captação de clientes. A pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, com aspectos exploratórios, foi elaborada a partir de uma pesquisa de campo e de uma entrevista não estruturada com a proprietária da organização para a compreensão da problemática e o levantamento de dados referentes à empresa analisada. Dessa maneira, o estudo se justifica na importância de se proporcionar valor no mercado, por meio de planejamento mercadológico e análise dos stakeholders da organização. Nossa hipótese é de que a elaboração de estratégias estruturadas de marketing pode contribuir para a captação de clientes em microempreendimentos. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se nos estudos de Kotler e Keller (2012), Las Casas (2019), Cobra (2009), Cônsoli, Thomé e Neves (2007), Lima (2014), entre outros autores que contribuíram para o desenvolvimento da análise. Verificamos que a análise revela que ao utilizar as ferramentas adequadas para o diagnóstico, elaboração e implementação das estratégias em marketing maximiza a viabilidade de atração de clientes, além de ampliar as relações com os stakeholders, a fim de manutenção e perpetuação da empresa no mercado.Item Técnicas e qualidade de vendas no comércio varejista de vestuário em Campo Novo de Rondônia(2024) Santos, Reginaldo Ribeiro dos; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO presente estudo tem como principal foco abordar a importância das técnicas de vendas para o desempenho interno da empresa, demonstrando seu funcionamento e os impactos que causam no setor empresarial. O objetivo geral é descrever a efetividade das técnicas de vendas adotadas pela empresa estudada. Justifica-se através da importância do atendimento de qualidade ao cliente, que está vinculado à capacitação, qualificação e treinamento dos funcionários envolvidos. É necessário que os gestores utilizem as técnicas de vendas, acompanhem suas mudanças no mercado e façam uso personalizado em seus negócios. Tais técnicas possibilitam um atendimento com clareza e boa apresentação, agregando valor ao produto, além de oferecer todo o suporte necessário para que os vendedores atinjam suas metas, aumentando a credibilidade do negócio. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter qualitativo, com resultados tratados de maneira direta. Foi realizada a tabulação das entrevistas de forma clara, aplicando-se dois questionários: um aos clientes e outro aos colaboradores, ambos com o mesmo intuito de demonstrar a qualidade no atendimento ao cliente. Com o levantamento e análise das informações ao longo da pesquisa, foi possível concluir que as técnicas de vendas contribuem para o crescimento e desenvolvimento empresarial, onde os vendedores demonstram a importância do cliente, utilizando métodos para melhor atendê-lo.