Campus Porto Velho Zona Norte
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O Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2011. O Campus Porto Velho Zona Norte tem perfil comercial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades concomitante e subsequente, superior em Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão Pública.
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Item Análise da complexidade da gestão escolar em Itapuã do Oeste/RO em 2024 por dependência administrativa(2025) Conceição, Francisco Cardoso da; Bento, Isabel CristinaEste trabalho teve como objetivo analisar a complexidade da gestão escolar no município de Itapuã do Oeste, em Rondônia, com base nos dados do Indicador de Complexidade da Gestão Escolar (ICGE), elaborados pelo INEP para o ano de 2024. A pesquisa, de natureza quantitativa e caráter transversal, utilizou dados públicos para comparar as realidades das redes estadual e municipal de ensino. Os resultados revelam disparidades significativas entre as escolas quanto ao nível de complexidade organizacional, indicando que algumas unidades enfrentam maiores demandas administrativas devido a fatores como número de matrículas, turnos de funcionamento e diversidade de etapas ofertadas. A análise mostra que escolas com maior complexidade exigem estratégias de gestão mais estruturadas, suporte técnico e formação continuada, enquanto aquelas com menor complexidade também requerem atenção para garantir a equidade na oferta educacional. Conclui- se que o uso de indicadores como o ICGE é essencial para orientar políticas públicas mais justas, eficazes e alinhadas às realidades locais. O estudo contribui para a reflexão sobre a importância de considerar o contexto organizacional das escolas no planejamento da gestão e na promoção de uma educação básica de qualidade.Item Análise das demandas comunicacionais da comunidade interna do Campus Guajará-Mirim e proposição de estratégias de atendimento(2025) Pereira, Stefhany Melo; Bento, Isabel CristinaNo contexto dos avanços tecnológicos, a comunicação institucional é vital para as organizações públicas, especialmente no setor educacional. Este estudo visa analisar as demandas comunicacionais da comunidade interna do IFRO Campus Guajará-Mirim e propor estratégias para atendê-las. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter transversal, utilizou dados de acesso aberto provenientes da autoavaliação institucional de 2022 conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFRO. Foram analisadas as percepções de servidores e discentes, coletadas via questionários eletrônicos focados na comunicação com a sociedade, e os resultados foram processados para identificar demandas e embasar propostas estratégicas. Os resultados revelaram deficiências significativas na comunicação interna percebidas pelos usuários, destacando criticidades na disposição das informações no site, na efetividade da Ouvidoria e na eficácia geral do serviço de comunicação do Campus. Além disso, identificaram-se oportunidades de otimização na visibilidade da interação externa e na presença da ASCOM nas redes sociais, especialmente para discentes e docentes. Essas lacunas comprometem a transparência e o engajamento, refletindo diretamente nas expectativas da comunidade. O estudo cumpriu seu objetivo ao diagnosticar demandas reais de comunicação e propor estratégias viáveis que visam aprimorar a interação institucional. Tais propostas são fundamentais para fortalecer o diálogo, a transparência e o engajamento da comunidade acadêmica no IFRO Campus Guajará-Mirim.Item Análise das políticas de inclusão étnico-racial e o papel do gestor público(2025) Gonçalves, Leandro; Bento, Isabel CristinaA inclusão social das minorias étnico-raciais no Brasil tem sido uma meta central das políticas públicas nas últimas décadas. Este estudo teve como objetivo analisar as políticas públicas de inclusão étnico-racial, com ênfase nos desafios e impactos dessas políticas. A pesquisa foi conduzida por meio da análise de documentos legais, diretrizes curriculares e estudos acadêmicos sobre a temática. Os dados foram analisados com base em categorias temáticas definidas pela literatura especializada. A análise revelou que, apesar dos avanços legais, como a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, ainda existem desafios significativos para a efetivação dessas políticas, incluindo a falta de formação docente adequada, a escassez de materiais pedagógicos e a resistência institucional. Além disso, o papel dos gestores públicos e escolares na implementação dessas políticas é estratégico, mas frequentemente limitado por questões estruturais e políticas. Foi observado que, nas escolas onde as políticas são aplicadas de forma planejada e contínua, houve avanços na valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas, reduzindo práticas discriminatórias. Conclui-se que a consolidação das políticas de inclusão étnico-racial depende de um compromisso institucional e de investimentos na formação crítica dos profissionais da educação, para criar ambientes escolares mais equitativos e representativos.Item Associação entre autopercepção de saúde, condições socioeconômicas e posse de plano de saúde: Vigitel 2023(2025) Lima Júnior, José Rodrigues de ; Silva, Marcelo Aguiar da; Bento, Isabel CristinaA autopercepção do estado de saúde é um indicador importante para avaliar o bem-estar da população e refletir desigualdades no acesso e qualidade dos serviços de saúde. Este estudo analisou a associação entre condições socioeconômicas, posse de plano de saúde e a autopercepção do estado de saúde nas capitais brasileiras e no Distrito Federal, com base nos dados do VIGITEL 2023. Realizou-se um estudo transversal quantitativo utilizando dados do VIGITEL, com amostra probabilística de 20.652 adultos residentes em capitais, entrevistados por telefone. Foram analisadas variáveis sociodemográficas e a autopercepção de saúde categorizada em três níveis, aplicando-se teste Qui-quadrado para associação. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes avaliou sua saúde como muito boa ou boa (62,37%), enquanto 5,94% relataram percepção ruim ou muito ruim. A percepção negativa foi mais frequente entre mulheres, pessoas não brancas, com menor escolaridade, sem plano de saúde e residentes nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, com associação estatística significativa entre as variáveis. Os dados indicam que as condições socioeconômicas e a posse de plano influenciam diretamente a autopercepção da saúde, refletindo desigualdades no acesso e qualidade do cuidado. Esses resultados destacam a importância da atenção primária em saúde para orientar intervenções que promovam a equidade, especialmente para os grupos mais vulneráveis.Item Associação entre hortas escolares e o Programa Saúde na Escola: análise da PeNSE 2019 com recorte urbano - rural no Brasil(2025) Silva, Juliana Perozo da; Bento, Isabel CristinaObjetivou-se analisar a associação entre a presença de hortas escolares e a participação das escolas no Programa Saúde na Escola (PSE), com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), considerando as diferenças entre áreas urbanas e rurais. Trata-se de um estudo transversal, com base em dados secundários da PeNSE, conduzida entre abril e setembro de 2019 com estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas brasileiras. A amostra foi probabilística, com análise da variável desfecho “horta escolar” e da variável explicativa “localização da escola”, utilizando-se o teste Qui-quadrado de Pearson. Das 75.960 escolas analisadas, 21,88% relataram possuir horta escolar. Houve associação significativa entre a presença de hortas e a participação no PSE apenas nas áreas urbanas (p < 0,05), enquanto nas áreas rurais essa associação não foi estatisticamente significativa. Apesar da maior prevalência de hortas nas zonas rurais, sua ocorrência parece ocorrer de forma espontânea, independentemente do PSE. Os resultados indicam que o PSE pode desempenhar papel estruturante para a implementação de hortas nas áreas urbanas, onde os desafios são mais acentuados. A presença de hortas escolares reflete desigualdades territoriais e aponta a importância da articulação entre políticas públicas para o fortalecimento da EAN nas diferentes realidades escolares do paísItem Fatores que podem ter influenciado o aumento do fluxo de viagens em Rondônia(2025) Souza, Simone Ferreira de; Bento, Isabel CristinaO fluxo de viagens em Rondônia tem crescido nos últimos anos devido diversos fatores associados à mobilidade regional e ao desenvolvimento econômico local. Este estudo teve como objetivo identificar os fatores que podem ter contribuído para o aumento do fluxo de viagens no estado de Rondônia nos últimos dez anos, considerando os diferentes tipos de deslocamentos observados no período. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma análise documental. O acesso aos documentos foi realizado por meio de bases públicas, como o portal do IBGE, sites governamentais e bases de dados Google Acadêmico. A análise dos fatores que influenciaram o fluxo de viagens em Rondônia no período de 2014 a 2024 identificou cinco grupos principais: expansão do agronegócio, desafios e avanços na infraestrutura logística e transporte multimodal, crescimento dos segmentos turísticos, influências socioculturais e impactos macroeconômicos. A produção de soja e a demanda por transporte para trabalhadores foram motores importantes do aumento da mobilidade, apesar das limitações na infraestrutura rodoviária e portuária. O turismo também contribuiu para o fluxo de viagens, exigindo melhorias no transporte. Aspectos sociais, como maior poder aquisitivo e trabalho flexível, alteraram padrões de deslocamento, enquanto eventos como a pandemia e a guerra na Ucrânia impactaram os custos e a frequência dos deslocamentos. O estudo destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas integradas para aprimorar a mobilidade regional. Os resultados fornecem subsídios para gestores na formulação de estratégias que conciliem desenvolvimento econômico, mobilidade e sustentabilidade em Rondônia.Item Jovens no serviço público federal: análise da composição etária e fatores associados(2025) Moraes, Ana Laura da Silva; Bento, Isabel CristinaO funcionalismo público federal brasileiro enfrenta um processo de envelhecimento acentuado, com baixa presença de jovens entre seus quadros. Este estudo teve como objetivo identificar a composição etária do funcionalismo público federal brasileiro e os fatores que podem estar associados à baixa presença de jovens no serviço público. Trata-se de um estudo transversal descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, fundamentado em revisão de literatura e análise documental. A revisão bibliográfica foi realizada em bases como SciELO e Google Acadêmico. A análise documental envolveu a interpretação de documentos oficiais e institucionais, além de artigos científicos. Os dados foram organizados em planilha do Excel, utilizada para calcular percentuais e elaborar gráficos. Dos 575.786 servidores do poder executivo Federal que apenas 6,32% dos servidores ativos do Executivo Federal têm menos de 30 anos, enquanto mais de 70% possuem 41 anos ou mais. A maior concentração de servidores se encontra entre 41 a 50 anos com cerca de 31%. Verificou-se que os fatores como a imagem conservadora do setor público, os modelos tradicionais de ingresso e a atratividade de carreiras privadas podem estar influenciando de maneira negativa o interesse da geração Z. Além disso, uma crise de sucessão em curso, com risco de descontinuidade de políticas públicas. Conclui-se que é necessário modernizar o setor público federal, adotar políticas de atração de jovens talentos e revisar os processos seletivos, a fim de garantir a renovação institucional e a sustentabilidade da administração pública brasileira.Item Perda de cobertura florestal nativa na região nordeste: uma análise comparativa entre os anos 2016 e 2023, segmentada por biomas(2025) Viana, Igor Mendonça; Bento, Isabel CristinaA vegetação florestal nativa exerce papel fundamental no equilíbrio ecológico e na manutenção da biodiversidade, sendo ameaçada por transformações no uso da terra na Região Nordeste do Brasil. Este estudo teve como objetivo avaliar a perda de vegetação florestal nativa entre 2016 e 2023, por biomas, utilizando dados do Projeto MapBiomas. Estudo transversal, em que se utilizou dados da Coleção 2 Beta do MapBiomas para mensurar a perda de vegetação florestal nativa entre 2016 e 2023 nos estados do Nordeste. Analisou-se a classe "Formações Florestais", e os resultados foram expressos em hectares por município. Calculou-se a média da perda florestal entre os municípios para representar cada estado e a porcentagem de perda por bioma. Os resultados indicaram que Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Piauí apresentaram valores negativos na perda de vegetação, indicando estabilidade ou possível recuperação da cobertura florestal. Já os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe apresentaram valores positivos, indicando perda moderada de vegetação. Observou-se maior concentração de municípios afetados nos biomas Caatinga e Mata Atlântica. A adoção de políticas públicas, como o Código Florestal e o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, e o uso de tecnologias de monitoramento foram apontados como fatores que contribuíram para a conservação. No entanto, desafios como a expansão agropecuária e práticas insustentáveis ainda ameaçam a cobertura florestal. Os resultados ressaltam a importância da integração entre políticas públicas, fiscalização, tecnologias de monitoramento e engajamento comunitário para a preservação da vegetação florestal no Nordeste brasileiro.Item Transparência na Gestão Pública no Brasil: análise de mecanismos e impactos(2025) Barros, Lidiane Leandro de Medeiros; Bento, Isabel CristinaA transparência na gestão pública é fundamental para fortalecer a democracia, combater a corrupção e ampliar o controle social. Este estudo analisa a importância da transparência e os recursos disponíveis no Portal da Transparência do Governo Federal. Foi realizada uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, utilizando análise descritiva e observação sistemática dos dados e funcionalidades do portal. A análise mostrou que o portal oferece informações detalhadas sobre orçamento, despesas, contratos, folha de pagamento e transferências federais, permitindo o acompanhamento da execução orçamentária. Observou-se que a interface acessível e os formatos abertos de dados contribuem para o uso por diferentes perfis de usuários. No entanto, identificaram-se desafios como a complexidade das informações e a necessidade de divulgação e educação digital para promover o uso efetivo pela população. Conclui-se que o portal é uma ferramenta essencial para promover a transparência e o controle social, mas sua efetividade depende da ampliação do acesso e do entendimento dos cidadãos.