Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientadores "Werneck, Jorge da Silva"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A história da olimpíada brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) e suas contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática.(2023) Silva, Daniel Wesley; Werneck, Jorge da SilvaO presente artigo, de cunho analítico, apresenta uma breve história sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica e documental, que buscou apresentar um breve histórico de como surgiu a olimpíada e como ainda são realizadas nas escolas públicas do país, com objetivo de enfatizar a importância da realização das olimpíadas de matemática e como trabalhá-las dentro do espaço escolar. Em seguida, são propostas algumas ações de enfrentamento, concluindo-se que para além das práticas pedagógicas direcionadas, é preciso que o educador, em sua convivência diária com os educandos, dissemine e estimule valores como o respeito e a diversidade, seja ela étnica, ou de qualquer razão e por fim, relatados algumas experiências de alunos participantes da OBMEP.Item Biblioteca de Alexandria e sua importância para a história da matemática(2022) Piovevan, Escarletti Zordenoni; Werneck, Jorge da SilvaO objetivo principal deste estudo é dar uma perspectiva de como foi o ofício histórico no colossal centro cultural, o Museu e Biblioteca de Alexandria, descrevendo os acontecimentos históricos na evolução matemática de forma precisa para uma melhor compreensão, e mostrar a importância que a biblioteca de Alexandria guardara referente à Matemática na época áurea e até a queda definitiva da ciência nesse período histórico. Objetivou, também destacar os acontecimentos e evoluções que antecederam a abertura de novos caminhos para consequentes etapas de avanço na Matemática, assim como conseguir conciliar diferentes culturas, sendo então adotado a famosa cultura helenística, também será apresentado dentro deste contexto a mobilidade gigante de cientistas matemáticos e ligações entre eles, alguns descendentes de diversos lugares e sediados em Alexandria, já outros graduados em Alexandria e regressados à sua terra natal. Será retratado também no presente artigo, a biblioteca de Alexandria nos tempos atuais, descrevendo sua atual estruturação. Para realizar as análises e interpretar os autores, será utilizado o método históricocrítico (MACIEL & BRAGA, 2008).Item Desafios e possibilidades na aplicação das barras de Napier por meio do algoritmo de multiplicação(2024) Conceição, Mirian Xavier da; Werneck, Jorge da SilvaEste trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do Algoritmo de Multiplicação por meio das barras de John Napier, conduzida mediante uma revisão bibliográfica, utilizando fontes como livros, artigos, dissertações e outras obras literárias. A pesquisa mostrou que, entre as operações aritméticas, a multiplicação desempenha um papel fundamental na resolução de adições sucessivas de um mesmo número, destacando as barras de Napier como um recurso concreto capaz de estimular positivamente o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no que diz respeito à operação de multiplicação. Concluiu-se que, as barras de Napier podem ser utilizadas como recursos didáticos eficazes ou ferramentas práticas na demonstração de situações-problemas de multiplicação em sala de aula, ou quando houver a necessidade de lidar com números grandes.Item Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões(2023) Batista, Fábio Valter; Werneck, Jorge da SilvaO processo de ensino-aprendizagem perpassa por questões que podem interferir na prática. Neste sentido, o processo de investigação fundamentou-se a partir das pesquisas nas plataformas do Google Acadêmico, Scielo e textos bibliográficos como artigos e TCCs que pormenorizou o presente estudo. Assim, analisar o caráter interno e externo desses processos na aprendizagem podem apontar questões psíquicas, bem como metodológicas na aplicabilidade do ensino da matemática em sala de aula e na vida quotidiana. Isto posto, é válido pesquisar pressupostos que possam não apenas fundamentar a melhoria no percurso do ensino, mas também de que maneira as dificuldades podem ser sanadas no contexto escolarItem Geogebra: contribuição para o ensino da matemática(2020) Silva, Willian Gomes da; Werneck, Jorge da SilvaO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se utilizar softwares, em especial o Geogebra, nas aulas de matemática, uma vez que podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem. O mundo vem se transformando e assim estão aparecendo novas tecnologias que mudam a forma como nossos alunos vivem, dessa forma o professor não pode lecionar da mesma maneira de décadas atrás, uma vez que a escola deve preparar este aluno para viver em sociedade, encarar e aprender novas habilidades que necessitará no futuro. Essa pesquisa se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica, e pretende levantar uma discussão a respeito do uso de softwares, em especial o Geogebra, no ensino da matemática. Mas o professor deverá analisar os softwares em suas potencialidades e limitações para que tenha êxito no processo de ensino aprendizagem, assim se usado de forma correta contribui para o sucesso da aprendizagem da matemática.Item Internet: contribuição para o ensino da matemática(2020) Brun, Maria Lucia; Werneck, Jorge da SilvaO presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância das novas tecnologias, em especial a internet, no processo de ensino aprendizagem da matemática. O mundo vem se transformando e as novas tecnologias vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos alunos, dessa maneira o professor não pode mais lecionar da mesma forma de décadas atrás. E uma estratégia apresentada nesse trabalho é o uso da internet no processo de ensino aprendizagem da matemática, em que o aluno poderá aprender de forma prazerosa e significativa, uma vez que suas atividades escolares envolvem as novas tecnologias. O presente trabalho se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica. Pretende – se com esse artigo levantar uma reflexão a respeito do uso das novas tecnologias, em especial a internet, no processo de ensino aprendizagem de matemática. Mas vale ressaltar que as novas tecnologias por si só não contribuem para o sucesso da aprendizagem, o professor deve analisar as potencialidades e limitações de cada ferramenta para poder introduzir em suas aulas em que se for bem planejada poderá contribuir para o processo de ensino aprendizagem da matemática.Item Mulheres na/da matemática: contribuições histórico-sociais(2024) Pereira, Taina Santos Alves; Werneck, Jorge da Silva; Jesus, Sérgio Nunes deAo realizar uma pesquisa sobre os matemáticos que contribuíram para a História da Matemática, encontra-se aproximadamente 98% dos resultados relacionados aos matemáticos do gênero masculino, até mesmo físicos e químicos, porém há mulheres que lutaram para não apenas ter destaque na área da matemática, mas ter espaço no meio social para conquistar oportunidade de estudar e se especializar na área. Em vista disto, por meio das pesquisas realizadas será abordado neste artigo mulheres que foram importantes para metodologias, cálculos, avanços das tecnologias e contribuíram de uma maneira grandiosa.Item O ensino da Matemática na educação básica: olhares e reflexos(2023) Almeida, Ricardo Dionizio de; Werneck, Jorge da SilvaA Matemática é um método científico que faz uso de conhecimentos numéricos e raciocínio lógico. Pode-se afirmar que sua aplicabilidade está presente em muitas atividades do cotidiano. Desta forma, o presente texto objetiva-se na reflexão do processo de ensino-aprendizagem da Matemática na educação básica, como também evidenciar o papel do professor como agente facilitador para aquisição de conhecimento. O método utilizado foi uma revisão bibliográfica de caráter descritivo e exploratório; a busca ocorreu por intermédio das bases de dados Google Acadêmico e Periódico CAPES a partir dos descritores: Ensino da Matemática; Papel do Professor e Ensino-aprendizagem. Deste modo, as análises documentais e interpretações revelam que o processo formativo dos sujeitos é construído na prática e orientados pelas teorizações adquiridas no campo escolar e em seu trajeto de vida. Os saberes prévios dos educandos são relevantes e contribuem para a ressignificação das práticas pedagógicas e didáticas dos professores.