Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientadores "Santos, Gabriel Tenório dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item De 2020 a 2022 a vida se transformou num labirinto: por quais caminhos transitou o letramento matemático durante a pandemia?(2025) Silva, Kamila Aparecida da; Santos, Gabriel Tenório dosO período de pandemia foi desafiador em todos os aspectos da sociedade e na educação matemática não foi diferente. O objetivo dessa pesquisa foi busca identificar as dificuldades que os professores encontraram durante o periodo pandêmico bem como os meios que utilizaram para garantir o letramento matemático, a partir da seguinte problemática: Quais metodologias os professores utilizaram durante a pandemia para buscar promover o letramento?. A pesquisa foi do tipo qualitativa por revisão bibliográfica nos bancos de dados do Google Acadêmico, na revista Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online) e revista PUC/SP. Para seleção dos trabalhos que fizeram parte do corpus da pesquisa, utilizou-se das seguintes palavras-chave: “letramento matemático durante a pandemia”, “Letramento matemático”, “Educação na pandemia”, “Pandemia” e “Letramento” com os termos presentes em qualquer campo. Os critérios de inclusão adotados foram : 1) Definir letramento matemático e caracterizar, 2) Descrever a pandemia no aspecto educacional, 3) Mostrar quais estratégias os professores utilizaram para garantir o letramento matemático, 4) Artigo ser publicado em Português, 5) Ter sido revisado e 6) Ter sido publicado a partir de 2020. Os critérios de exclusão adotados foram 1) que tratava superficialmente do tema em questão, 2) que se tratava de alfabetização e não de letramento. Com a pesquisa, constatou-se que foram encontradas diversas dificuldades pelos professores e não é possível afirmar que todos os alunos terminaram o ensino remoto letrado matematicamente.Item O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental(2023) Souza, Flávia de Oliveira Santos; Santos, Gabriel Tenório dosO presente trabalho pretende abordar a teoria da aprendizagem Desenvolvimental, apresentada por Davydov (1988), com base nos estudos de Vygotsky (2001, 2003), tendo também como respaldo as ideias de Saviani (1983, 2009, 2011) a respeito do ensino. O objetivo da pesquisa é compreender as contribuições da teoria da Aprendizagem Desenvolvimental para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. O trabalho vem de modo a contrapor o ensino tradicional presente nas escolas, uma vez que são priorizados o conhecimento científico e a construção pelo sujeito/aluno que aprende. O estudo contou com pesquisa bibliográfica em livros, dissertações, teses, monografias e artigos, e a pesquisa documental por meio de cadernos de aluno e ex-alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Cacoal (RO) de 2019 a 2022. Com esses cadernos, foram delineados o perfil curricular dos conteúdos matemáticos para indicar/sugerir de que maneira a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental pode contribuir com o ensino de matemática. Após a análise constatou-se a presença de um ensino de matemática que segue um caráter mecanizado, em que a sequência da aula se constitui de enunciado, fórmula, exemplo e exercício. Tal constatação sugere a necessidade de repensar o processo de ensino e aprendizagem a partir dos pressupostos da teoria Desenvolvimental, visto que ela contribui para a superação do empirismo inerente à lógica tradicional.