Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientadores "Santos, Gabriel Tenório dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino e aprendizagem de Matemática em perspectiva: dos cadernos de estudantes, às experimentações com a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental(2023) Souza, Flávia de Oliveira Santos; Santos, Gabriel Tenório dosO presente trabalho pretende abordar a teoria da aprendizagem Desenvolvimental, apresentada por Davydov (1988), com base nos estudos de Vygotsky (2001, 2003), tendo também como respaldo as ideias de Saviani (1983, 2009, 2011) a respeito do ensino. O objetivo da pesquisa é compreender as contribuições da teoria da Aprendizagem Desenvolvimental para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. O trabalho vem de modo a contrapor o ensino tradicional presente nas escolas, uma vez que são priorizados o conhecimento científico e a construção pelo sujeito/aluno que aprende. O estudo contou com pesquisa bibliográfica em livros, dissertações, teses, monografias e artigos, e a pesquisa documental por meio de cadernos de aluno e ex-alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Cacoal (RO) de 2019 a 2022. Com esses cadernos, foram delineados o perfil curricular dos conteúdos matemáticos para indicar/sugerir de que maneira a teoria da Aprendizagem Desenvolvimental pode contribuir com o ensino de matemática. Após a análise constatou-se a presença de um ensino de matemática que segue um caráter mecanizado, em que a sequência da aula se constitui de enunciado, fórmula, exemplo e exercício. Tal constatação sugere a necessidade de repensar o processo de ensino e aprendizagem a partir dos pressupostos da teoria Desenvolvimental, visto que ela contribui para a superação do empirismo inerente à lógica tradicional.