Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientadores "Milani, Samanta Margarida"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aplicação de jogos como metodologia de ensino para alunos do ensino fundamental(2023) Alves, Andrea Rosa; Milani, Samanta MargaridaEste trabalho tem como objetivo geral dissertar sobre as aplicações dos jogos matemáticos como metodologia de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica. O estudo enfoca a formação de métodos lúdicos, a importância do brincar no contexto escolar, a utilização de jogos como ferramenta de ensino e o papel do professor na construção do conhecimento dos alunos por meio dos jogos. Através desta investigação, busca-se avaliar a relevância dessa metodologia de ensino para o aprendizado escolar. Como resultados destacamos que a aplicação de jogos como estratégia de ensino permite ao professor motivar os alunos na aquisição e fortalecimento do conhecimento ao longo de sua trajetória educacional. E a utilização dessas abordagens promove um ambiente escolar mais envolvente, conectado, dinâmico e participativo.Item Manifestação de homofobia no ambiente escolar: uma análise de produções científicas no XIV ENEM e na plataforma SciELO(2025) Dantas Filho, Adão Gonçalves; Milani, Samanta MargaridaEm uma sociedade marcada pela violência direcionada à comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais) e à luz das experiências vivenciadas pelo autor no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), emerge a seguinte indagação: Existem manifestações de homofobia no ambiente escolar? Em caso afirmativo, de que forma essas manifestações se desenvolvem nas dinâmicas escolares? Diante dessa problemática, o presente estudo, sustentado por uma metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica, teve como objetivo principal analisar as manifestações de homofobia no ambiente escolar com base nas pesquisas disponíveis nos anais do XIV ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) e na plataforma SciELO (Scientific Electronic Library Online). Além disso, buscou-se identificar as principais manifestações de homofobia no ambiente escolar, as percepções dos estudantes acerca do tema e classificar os diferentes tipos de violência homofóbica presentes nesse contexto. Os resultados apontaram a existência de manifestações homofóbicas no ambiente escolar, tanto por parte dos alunos quanto dos professores, destacandose a presença de violências físicas, verbais e psicológicas.