Licenciatura em Ciências Biológicas
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Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas por Orientadores "Teixeira, Érica Jaqueline Pizapio"
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Item A academia e o meio ambiente: um estudo sobre a ética ambiental na formação do biólogo(2024) Silva, Keuren Cristina; Teixeira, Érica Jaqueline PizapioEsta pesquisa investiga a relação entre a academia e o meio ambiente, com foco na ética ambiental na formação do biólogo. O objetivo é avaliar como as instituições acadêmicas incorporam a ética ambiental, o comprometimento das faculdades de biologia com o desenvolvimento dos estudantes e o suporte oferecido para o desenvolvimento de um caráter ambiental robusto e seguro. A investigação é realizada por meio de uma pesquisa qualitativa analisando e descrevendo sobre alguns trabalhos encontrados sobre a temática. Utilizam-se bases de dados como Scielo, Google Acadêmico para coletar e avaliar fontes relevantes, fornecendo uma visão abrangente e fundamentada sobre o tema. A pesquisa revelou que, embora a ética ambiental seja importante na formação do biólogo, a aplicação varia entre faculdades. Muitas instituições oferecem suporte insuficiente e abordagens superficiais. Para melhorar, é necessário integrar teoria e prática de forma mais eficaz e promover atividades que reforcem a sustentabilidade. As instituições devem revisar suas práticas para alinhar a formação com os desafios ambientais atuais, sendo assim é preciso aprimorar a formação em ética ambiental dos biólogos. Portanto, é necessário um comprometimento mais uniforme das faculdades, com uma integração mais eficaz de teoria e prática, e a promoção de atividades que reforcem a sustentabilidade. As instituições devem revisar suas práticas pedagógicas para alinhar melhor a formação com os desafios ambientais contemporâneos.Item A interdisciplinaridade no ensino de ciências: experiências e práticas na formação inicial de professores(2025) Silva, Liliane Neves da; Teixeira, Érica Jaqueline PizapioEste trabalho foi desenvolvido por meio de um projeto de extensão voltado à formação inicial docente interdisciplinar no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Colorado do Oeste. Realizado em 2019 na Escola Municipal Professora Clair da Silva Weyh, o projeto teve como público-alvo todos os níveis escolares, com a participação de professores e alunos dos cursos Bio 117 e Bio 118. A proposta envolveu diversas aulas práticas nas áreas de biologia, física e química, atendendo às necessidades prioritárias do ambiente escolar. O objetivo geral do projeto foi vivenciar a teoria e a prática no contexto interdisciplinar de ciências na formação docente, mediante a reflexão, ação e reflexão, com ênfase em “Propriedades do Ar – Camada Atmosférica”. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, fundamentando-se em um relato de experiências das práticas ministradas em sala de aula. Essa abordagem promoveu uma experiência enriquecedora tanto para os alunos quanto para os professores envolvidos.Item Educação sexual no ensino: uma sequência didática pelos caminhos do protagonismo dos alunos(2025) Abreu, Linetti Rodrigues de; Teixeira, Érica Jaqueline PizapioA educação sexual no ambiente escolar é um assunto imprescindível a ser tratado para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma sociedade informada e responsável. Este estudo analisa uma sequência didática voltada para a educação sexual, com o objetivo de promover o protagonismo dos alunos no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública com alunos do ensino fundamental. A estrutura metodológica adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas estruturadas com professores e análise das atividades didáticas. A metodologia da sequência didática se baseia em teorias pedagógicas que valorizam o diálogo e a participação ativa dos alunos. Os resultados mostram que, apesar de desafios como resistências culturais e falta de formação dos professores, a educação sexual pode ampliar o conhecimento dos alunos e promover uma abordagem mais reflexiva sobre o cuidado com o corpo e a saúde. O estudo enriquece o debate sobre práticas pedagógicas inclusivas e destaca a importância de continuar investindo na formação docente e na integração da educação sexual no currículo escolar.Item Relato de experiência: construção ilustrativa de um fenômeno geológico como ferramenta didática(2025) Rossi, Paulo Sena; Teixeira, Érica Jaqueline PizapioEste trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido por meio de um projeto de extensão científica, cujo objetivo foi utilizar a construção exemplar de um vulcão como ferramenta didática para o ensino de Ciências. A atividade foi aplicada a estudantes do ensino médio de uma escola pública da região, com o intuito de promover a compreensão de fenômenos geológicos de forma lúdica, prática e contextualizada. A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter descritivo, baseada na observação direta das interações entre os alunos e o modelo didático. A metodologia consistiu na construção do modelo de vulcão pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, seguida da realização de oficinas pedagógicas que incluíram a simulação de erupções vulcânicas. Os resultados indicaram que a utilização de recursos concretos favorece o engajamento dos estudantes, facilita a aprendizagem e estimula o interesse pelas Ciências Naturais, bem como, para a formação docente dos acadêmicos envolvidos, promovendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e o diálogo entre saberem acadêmicos e populares.