Tecnologia em Gestão Comercial
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Gestão Comercial por Curso "Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importancia do Marketing nas pequenas empresas(Revista Ft, 2023) Carmo, Jackelyne Pacheco do; Guardia, GleisonEste artigo tem como objetivo principal apresentar a importância do marketing nas pequenas empresas. O estudo do impacto do marketing em pequenas empresas é vital para entender como essas entidades podem sobreviver e prosperar em um mercado cada vez mais competitivo. Pequenas empresas são fundamentais para a economia, representando uma fonte significativa de emprego e inovação. No entanto, elas frequentemente enfrentam desafios em termos de recursos e visibilidade. Compreender como o marketing pode ser eficazmente aplicado nesta escala pode desbloquear novas oportunidades para essas empresas e, por extensão, beneficiar a economia como um todo. A metodologia utilizada neste estudo é baseada em pesquisa bibliográfica, também apresenta uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, muito utilizada quando o objetivo do estudo é compreender as opiniões, comportamentos, crenças e atitudes das pessoas.Item Gestão e o sucesso no empreendimento: considerações sobre uma boa prática(2024) Reis, Lilian Pereira Moulaz; Maturana, Monica Cristina de Jesus; Eguez, Bárbara Adelaide ParadaO estudo apresenta como objetivo geral compreender as ações do gestor (motivacionais, determinadas e compensatórias) para melhor desempenho dos colaboradores em suas atividades e funções dentro de um empreendimento. Buscou o presente estudo identificar a importância do desempenho do então de gestor no setor de pessoal para alcançar excelência nos resultados de desempenho e satisfação dos colaboradores e êxito no empreendimento, alcance de metas com qualidade de trabalho, desempenho e resultados positivos. O estudo se justifica devido a gestão tem se tornado uma das ações determinante das práticas a serem implementadas nas empresas. O estudo está pautado em uma metodologia descritiva exploratória partir de uma revisão de literatura através de artigos, dissertações, teses, publicações e estudos de casos relacionados ao tema. Foram selecionados 29 trabalhos, sendo incluídos os que tinham enfoque ao tema desta pesquisa, no total de 12 trabalhos e excluídos os que não tinham relação com o tema, todos os trabalhos no período dos últimos 5(cinco) anos. Nos resultados, pode-se concluir que o gestor deve pautar-se de conhecimentos na área de gestão para que possa desenvolver atividades administrativas que evidenciem a relação interpessoal e a comunicação rumo à excelência de seu trabalho e assim, agregar qualidade ao capital humano, o que demonstra relevante para um empreendimento.Item Inteligência Artificial e a Gestão Comercial: aplicação para microempresas e empresa de pequeno porte(Revistaft, 2024) Batista, Daiara Jucinara Barbosa Lins; Batista, Hélio de Sousa; Cesário, Hanilton; Lima, Joadir Luiz deNa sociedade atual, as inteligências artificiais já fazem parte do cotidiano da população em geral e de empresas, que utilizam ferramentas de IAs como chatbots automatizados para atender seus clientes. A presente pesquisa objetiva determinar se e como as ferramentas de IAs estão sendo usadas para a gestão comercial de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) no Brasil. Através da análise de dados obtidos através de pesquisa por estudos em banco de dados, foi possível concluir que os estudos sobre o assunto são escassos. Mas, a partir dos poucos estudos que foram feitos sobre o uso de IAs na gestão comercial, conclui se que as empresas já fazem o uso das ferramentas de IAs e que microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil que ainda não ISSN 1678-0817 Qualis B2 utilizam ferramentas de IA, devem começar a utilizar o quanto antes, se quiserem prosperar no mercado nacional e internacional.Item O marketing digital como ferramenta financeira nas empresas(2024) Santos, José Alberto da Silva; Silva, Patrícia Pereira da; Carmo, Juliana Maria Lima doEste estudo analisa a importância da aplicação e do uso dos princípios do marketing digital em pequenas e microempresas. Para isso, foi analisado o processo desenvolvido na empresa que buscava superar as dificuldades em atigir o público masculino, tendo em vista que a maioria de seus clientes é do público feminino. A empresa foi fundada no ano de 2017 e começou suas atividades comerciais apenas com laços femininos de diversos tipos, tamanho e modelos, desenvolvendo sua caminhada no mundo do comércio. Com o tempo, ela buscou uma maior diversificação dos produtos com o intuito de atrair também o público masculino. Portanto, a estratégia foi buscar um marketing inteligente, compreender o mercado de laços personalizados, vender um produto diferenciado das outras empresas e chamar a atenção de seus clientes e de novos futuros clientes. Com o conhecimento e a experiência, a empresa pretende criar um sistema de monitoramento de suas concorrencias analisando o feedback de informações de clientes e da concorrência.Item Uma breve reflexão sobre a importância da gestão de estoque para comerciante: na sorveteria SKINEVE(2024) Pereira, Menekem Cristina Brito; Barbosa, Veriani Martins; Carmo, Juliana Maria Lima doEste trabalho tem como objetivo destacar a importância da gestão de estoque para os comerciantes. Este processo envolve planejamento, implementação e gerenciamento dos recursos armazenados na empresa. A gestão eficaz de estoques desempenha um papel crucial para evitar desperdícios e minimizando custos, garantindo a disponibilidade contínua dos produtos aos clientes. A gestão eficaz de estoques promove a movimentação adequada de capital de giro dentro da organização, o que aumenta os lucros e reduz o desperdício. Uma gestão de estoque bem executada pode antecipar e responder à demanda do período, garantir a segurança dos materiais, analisar o histórico de vendas e planejar estratégias de vendas e armazenamento. Essa abordagem proativa contribui para o bom funcionamento e a sustentabilidade da empresa. Além de mostrar os desafios de um empresário na área de sorvetes e de lidar com a gestão de estoque vamos acompanhar suas tentativas e falha de uma gestão de estoque, apesar de ser uma empresa pequena a gestão de estoque é essencial para a sorveteria, que precisa mexer na área alimentícia que consiste em uma variedade de ingredientes essenciais para a produção de sorvetes, tais como leite, açúcar, frutas, essências e outros insumos. Mostraremos formas de monitoramento de estoque e ferramentas que poderão ser usadas no seu dia a dia, para melhorar o seu modo de armazenamento.