Campus Porto Velho Calama
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O Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2010.
O Campus Porto Velho Calama tem perfil industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Manutenção e Suporte em Informática), superior tecnológico (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Licenciatura em Física e engenharias (Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação).
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Navegando Campus Porto Velho Calama por Curso "Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)"
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Item A educação profissional e tecnológica no IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA leitura tem uma contribuição fundamental na formação e desenvolvimento dos jovens e adultos, pois através do gosto da leitura eles irão ampliar seus conhecimentos e compreensão da sua existência e vivência na sociedade contemporânea e desenvolver uma representação real sobre a sua identidade. Diante disso, esta pesquisa tem como problema a inclusão das obras literárias, na perspectiva de escritoras negras, na formação leitora humanística e omnilateral dos estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Nessa perspectiva e contextualização da Educação Profissional e Tecnológica, a inclusão de alguns saberes são marginalizadas por vários motivos, dentro desses saberes incluímos a escrita literária de mulheres negras. E esses saberes precisam fazer parte do conhecimento de nossa construção humanística e omnilateral como sujeitos ativos da História, da Cultura e da Sociedade. Como base inicial dialogaremos com Ciavatta (2014), Ramos (2012), Pacheco (2010), Frigotto (2015) e Saviani (2007). Utilizamos a Literatura como fonte de pesquisa para um resgate da História das escritoras negras com o intuito de preservar a memória negra feminina. Trabalhamos com a Análise do Discurso e os Estudos culturais, e os seguintes autores: Michel Foucault (2001), Mikhail Bakhtin (2013), Munanga (2005) e Gayatri Spivak (2010). O objetivo deste trabalho é colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO por meio de Cadernos temáticos. A metodologia foi pautada nos procedimentos de abordagem participante em que o sujeito se torna sujeito da pesquisa e protagonista de seu aprendizado. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionários, entrevistas e rodas de conversas. A análise do material coletado passou pela análise do discurso na perspectiva de Michel Foucault (2001) e Mikhail Bakhtin (2016). Como produto educacional, a proposta são cadernos temáticos sobre escritoras negras e suas produções visando possibilidades de atividades em sala de aula. O resultado esperado é uma divulgação das escritoras negras e suas obras literárias no IFRO, especificamente nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama, bem como ações de leitura, análises e produções. Além de promovermos a divulgação, leitura e preservação da Literatura africana e afro-brasileira.Item A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO(2023) Silva, Nathali Fernanda Machado; Ferrari, Sandra Aparecida Lopes; Silva, Nathali Fernanda MachadoTrata-se de um material de texto e de vídeo em Libras da tradução do conto Olhos d’água, de Conceição Evaristo, que pretende auxiliar nas práticas de ensino da literatura para alunos surdos, visando subsidiar o trabalho docente. Também contém recursos de apoio ao aluno surdo para a leitura do conto escrito em língua portuguesa e sugestões de práticas experimentais aos professores. Objetivo: Contribuir para a inovação dos processos de ensino-aprendizagem, utilizados pelos docentes de literatura, por meio da tradução em Libras do conto Olhos d’água, de Conceição Evaristo, disponibilizada em formato digital.Item A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO(2023) Silva, Nathali Fernanda Machado; Ferrari, Sandra Aparecida LopesA formação da identidade cultural está vinculada diretamente à forma como cada sujeito é inventado, traduzido e interpretado no contexto em que vive. Se observarmos qualquer grupo social, podemos ver como a língua e a cultura estão interligadas – ambas constroem e alteram a dinâmica social, uma influenciando a outra. No caso dos sujeitos surdos e do processo educacional na educação profissional e tecnológica (EPT), esses fatores culturais e linguísticos, muitas vezes, têm sido desconsiderados, resultando em perdas de aprendizagem, principalmente da língua portuguesa (LP) e da sua literatura. Inúmeros fatores contribuem para a ocorrência desse problema, como o desconhecimento dos professores acerca de metodologias mais eficazes e a falta de materiais direcionados a esse público, entre outros. O problema desta pesquisa pode ser, então, formulado em torno da seguinte indagação: como ensinar literatura a alunos surdos da EPT sem desconsiderar a cultura desses sujeitos e a sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é a criação de mecanismos facilitadores para o ensino da literatura de língua portuguesa, especificamente a literatura brasileira, a alunos surdos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Porto Velho Calama, por meio do desenvolvimento de um produto educacional – um livro digital em Libras que auxilie o trabalho com o texto literário do professor de literatura e do intérprete de Libras em sala de aula. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico, análise documental, roda de conversa inicial de diagnóstico, quatro rodas de conversa seguintes direcionadas com roteiros, avaliação e finalização do produto gerado. Os resultados apontam para a importância de se perceber que o aluno surdo compreende melhor determinados aspectos da literatura por meio da promoção da acessibilidade linguística – e não por imposição de uma língua majoritária em substituição à língua materna. A pesquisa reforça a concepção de que é necessário que a marca maior da identidade dos sujeitos surdos – a sua língua – seja incorporada ao processo educacional da EPT, ou seja, durante o aprendizado não há como inativar a Libras e ensinar a língua portuguesa de forma isolada.Item A otimização do uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para os cursos de formação inicial e continuada (FIC): uma proposta docente(2023) Hibner, Marlos; Felzke, LedianeEste artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa intitulada “A Otimização do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Uma Proposta Docente”, tendo como local da pesquisa o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Ji-Paraná. O estudo se propôs conhecer as dificuldades enfrentadas pelos docentes na utilização do AVA, especialmente no contexto dos cursos FIC na modalidade de educação a distância (EAD) e contribuir com o processo de formação de docentes em sua ambientação por meio da elaboração de um material audiovisual como ferramenta de apoio ao professor formador a partir de informações e instruções sobre o AVA, seu funcionamento, ferramentas e recursos. Os dados da pesquisa foram gerados por meio da metodologia participante e para a análise dos dados aplicou-se uma aproximação ao método de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que: os sujeitos investigados possuem conhecimento e experiência com o AVA/Moodle, mas as principais dificuldades ou pontos relevantes do primeiro grupo concentraram-se em torno de 4 (quatro) aspectos ou categorias, sendo: acolhimento e ambientação, interface e layout, questionários e bancos de questões e apoio tecnológico; a proposta de produto educacional teve uma avaliação positiva pelos sujeitos que registraram importantes contribuições sobre o produto e o AVA, com ênfase para o layout e a inclusão; as literaturas evidenciam que ainda há a necessidade de formação docente específica para a atuação na EPT, principalmente para a EAD. Assim, percebeu-se que ainda existem pontos que precisam ser adequados no AVA do IFRO Campus Ji-Paraná e que a participação dos usuários mostrou a necessária equalização entre as ferramentas e quem as utiliza. Por fim, é importante considerar que a utilização dos ambientes e recursos virtuais não podem suprimir o diálogo, a discussão, o pensamento crítico-reflexivo e os almejos de transformação social abarcados pela EPT.Item A política de assistência estudantil em tempos de covid-19: uma análise da perspectiva dos discentes do ensino médio integrado do IFRO, campus Porto Velho Calama(2023) Feitosa, Daniel Guedes; Oliveira, Rodrigo Leonardo de SousaO Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de 19 de Julho de 2010, enquanto política pública educacional, é destinado à democratização do acesso, permanência e êxito de estudantes de baixa renda matriculados em instituições federais de ensino, contemplando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando suas especificidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades identificadas por seu corpo discente. Nesse viés, considerando a avaliação como uma das fases do ciclo das políticas públicas, a presente pesquisa teve o objetivo de avaliar a concepção dos discentes sobre os Programas de Assistência Estudantil desenvolvidos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, compreendendo como estes estudantes pensam e refletem sobre a Política de Assistência Estudantil no contexto da pandemia da Covid-19. Assim, foi necessário analisar o aspecto histórico da implantação da Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais, tendo como objeto o Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, bem como apontar quais as ações de Assistência Estudantil promovidas pelo Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, que visam à ampliação da garantia de permanência e êxito dos estudantes no período de pandemia da Covid-19. Além disso, identificou-se o perfil socioeconômico dos alunos bolsistas e não bolsistas do 3º ano dos cursos do Ensino Médio Integrado do IFRO, Campus Porto Velho Calama. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário e entrevista. Através da pesquisa, observou-se que a maioria dos alunos avalia de forma positiva os Programas de Assistência Estudantil disponibilizados pelo IFRO Campus Porto Velho Calama no período da pandemia da Covid-19, destacando que os programas e auxílios possibilitam aos estudantes de baixa renda a continuidade nos estudos, além da manutenção destes na instituição. Em relação à divulgação dos Auxílios Estudantis do IFRO no período pandêmico, para 74,42% dos alunos, o IFRO divulgou de forma positiva os Programas de Assistência Estudantil, enquanto para 25,58% dos participantes da pesquisa, não houve ampla divulgação. Nesse sentido, foi desenvolvido um produto educacional intitulado “Cartilha da Política de Assistência Estudantil do IFRO”, visando proporcionar a ampliação da divulgação das ações de Assistência Estudantil desenvolvidas na instituição.Item A sala de aula invertida e a experimentação problematizadora aplicada à química como metodologia ativa na Educação Profissional e Tecnológica(2023) Lopes, Camila Budim; Gomes, Iza ReisUm grande desafio para os professores da Educação Profissional Tecnológica (EPT) na atualidade é a busca contínua por metodologias capazes de provocar mudanças significativas na produção e aquisição de conhecimento. Nesse sentido, este estudo tem como problema de pesquisa a combinação das abordagens de ensino sala de aula invertida e a experimentação problematizadora, na disciplina de Química, como uma possibilidade de inovação do processo de ensino- aprendizagem na EPT. O objetivo deste trabalho é contribuir para a inovação dos processos de ensino-aprendizagem, utilizados pelos docentes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio da disponibilização de Roteiros de Aprendizagem Experimental de Química sobre sala de aula invertida e a experimentação problematizadora como metodologias ativas de aprendizagem. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. Essa pesquisa foi realizada no IFRO Campus Ji-Paraná, junto aos professores da área de Química que lecionam essa disciplina no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. O estudo foi concretizado por meio de: levantamento bibliográfico; análise documental; um questionário inicial de diagnóstico; uma roda de conversa; desenvolvimento dos roteiros de aprendizagem experimental; um questionário final avaliativo e finalização do produto gerado. Os resultados desta pesquisa colaboram para o desenvolvimento da literatura sobre a EPT e apóia o ensino de Química, na medida em que foi produzido um material metodológico para aplicação em que aborda a integração de duas metodologias ativas, sala de aula invertida e a experimentação problematizadora, que poderá ser utilizado pelos professores tanto no ensino presencial quanto no ensino híbrido.Item A Segurança dos alimentos nos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do IFRO: Aprendizagem baseada em problemas(2023) Ferreira, Iramaia Grespan; Gomes, Iza ReisÉ com grande alegria e satisfação que entregamos este produto educacional (PE), um dispositivo didático resultado de uma pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Este PE, que tem como título “Roteiros de aprendizagem ativa no ensino de segurança dos alimentos sob a perspectiva da formação omnilateral na educação profissional e tecnológica”, foi concebido de modo a auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem e como resultado, uma proposta para o ensino de Segurança dos Alimentos, com o uso da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. No período de sua construção muitas foram as reflexões realizadas, os conceitos articulados, as discussões com os alunos em sala e um fortalecimento de nossa práxis cotidianamente. Nesse sentido, é importante pontuar o contexto no qual estamos inseridos, o campo da Educação Profissional e Tecnológico, cujas bases conceituais se ancoram em uma formação integral voltada para os aspectos essenciais da vida humana, em todas as suas dimensões, respeitando e reconhecendo a singularidade dos sujeitosItem Cartilha da Política de Assistência Estudantil do IFRO(2023) Feitosa, Daniel Guedes; Oliveira, Rodrigo Leonardo de SousaO produto educacional intitulado “Cartilha da Política de Assistência Estudantil do IFRO” é o resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A cartilha foi idealizada através dos resultados da dissertação de mestrado intitulada “A Política de Assistência Estudantil em tempos de Covid-19: uma análise da perspectiva dos discentes do Ensino Médio Integrado do IFRO, Campus Porto Velho Calama”, que teve o objetivo de avaliar a concepção dos discentes sobre os Programas de Assistência Estudantil desenvolvidos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, compreendendo como estes estudantes pensam e refletem sobre a Política de Assistência Estudantil no contexto da pandemia da Covid-19.Item Conselho Escolar e gestão democrática de escola da rede pública de ensino no município de Alvorada do Oeste, RO na perspectiva da formação humana integral da Educação Profissional e Tecnológica(2024) Porto, Oscar de Oliveira; Pereira, AguinaldoO presente estudo teve como objetivo analisar fontes e instrumentos que abordam a participação efetiva do conselho escolar em uma gestão democrática de escolas da rede pública de ensino na perspectiva de uma formação humana integral da Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de um estudo de abordagem metodológica qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, por meio de pesquisa participante, que buscou analisar o processo de implementação e fortalecimento de conselhos escolares na rede pública municipal de ensino de Alvorada do Oeste, RO. A pesquisa foi desenvolvida com docentes da Secretaria Municipal de Educação e com gestores das escolas municipais do município. Neste contexto, o Conselho Escolar tem um importante papel na escola, já que ele oportuniza e potencializa a participação da direção, dos professores, dos alunos, dos funcionários e da comunidade escolar, fazendo com que todos esses segmentos exerçam sua palavra dentro da escola e compartilhem o poder decisório, favorecendo assim, a prática efetiva da gestão democrática. Uma das contribuições desta pesquisa será oferecer à Secretaria Municipal de Educação e as escolas a possibilidade de estabelecer Conselhos Escolares fortalecidos, bem como reorganizar aqueles que já estão constituídos, porém fragmentados, onde fica a cargo somente do diretor da escola a tomada de decisões. Para isso, foi confeccionado uma Cartilha de orientações para Gestores e docentes com os principais pontos para implementação e fortalecimento dos Conselhos Escolares, visando contribuir com as escolas da rede pública municipal de ensino em Alvorada do Oeste, RO. Dessa forma, aumentar as vozes constituídas na tomada de decisões podem gerar contribuições diferentes e um maior benefício à comunidade escolar, trazendo para dentro dos conselhos a perspectiva da Formação Humana Integral da Educação Profissional e Tecnológica.Item Conselho Escolar e Gestão Democrática: Contribuições para o fortalecimento da comunidade escolar(2024) Porto, Oscar de Oliveira; Pereira, Aguinaldo; Perereira, AguinaldoEste material pretende contribuir com informações importantes para gestores, docentes e comunidade escolar para a construção e consolidação dos processos de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares e de uma escola democrática, com aspectos de uma formação humana integral. Trabalharemos com dois grandes objetivos: refletir sobre o convívio democrático nos diferentes espaços escolares, utilizando o Conselho Escolar para promover discussões a respeito da existência de divergências nas relações dentro da escola, propiciando formas de lidar com os conflitos; e, entender o papel do Conselho Escolar, destacando suas Funções nas relações que acontecem dentro da escola, no que se refere ao reconhecimento e o respeito ao outro, às aplicações corretas dos recursos geridos por meio da participação do colegiado nas decisões, com vistas a gerar práticas democráticas no ambiente escolar. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de dissertação de Mestrado concluída no ano de 2024, no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/ IFRO, sob orientação do professor Dr. Aguinaldo Pereira, que teve como título: CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE ALVORADA DO OESTE, RO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Diante dessa perspectiva, pretende-se, com esta cartilha, permitir que a comunidade escolar tenha contato com a concepção de formação humana integral, e as formas pelas quais é possível garantir o pleno desenvolvimento dos sujeitos. Assim, estamos refletindo sobre questões relacionadas à convivência na escola e nessa perspectiva, pensamos a escola como um espaço aberto à convivência, formações, consensos e aprendizagens, pois há a necessidade de equilíbrio entre os diferentes interesses envolvidos.Item Curso MOOC - Formação de mediadores para EPT na EaD(2023) Silva, Ilma Paula Carvalho da; Pereira, Aguinaldo; Oliveira, Vanessa Araújo de; Silva, Geymeesson Brito da; Pereira, AguinaldoO curso MOOC Formação de mediadores para EPT na EaD é resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada "Mediação pedagógica: práticas e desafios em cursos técnicos subsequentes, na modalidade EAD, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte", desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional(ProfEPT) ofertado pelo IFRO - Campus Calama. A produção e oferta deste curso tem como objetivo contribuir com a formação de profissionais que desejam atuar como professor(a) mediador(a), compreendendo a importância da mediação pedagógica dentro do processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos que estudam na Educação Profissional e Tecnológica na modalidade da educação a distância. Esperamos que este curso contribua para uma nova perspectiva na mediação pedagógica.Item Experiências de educação profissional e tecnológica em Ji-Paraná/RO: História oral de vida de egressos e servidores(2023) Oliveira, Edeli Diogo de; Barbosa, Xênia de CastroEsta pesquisa teve como objetivo geral promover um estudo comparativo acerca das concepções de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de duas instituições educacionais rondonienses: a Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria, extinta em 2000, e o Instituto Federa de Rondônia, criado em 2008 e ainda em funcionamento. Dentre os objetivos específicos, buscou-se: (1) Problematizar a trajetória da Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria; (2) Elaborar um quadro comparativo dos principais desafios enfrentados pela Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria e pelo Instituto Federal de Rondônia – Campus de Ji-Paraná, no primeiro ano de sua fundação; (3) Discutir os desafios atinentes à constituição da identidade do referido campus; e (4) Contribuir para a ampliação do conhecimento social acerca do Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná. O método que deu suporte à investigação foi o método histórico, que abrangeu a catalogação, serialização e análise de fontes escritas oficiais, além da produção documental a partir de entrevistas de história oral de vida. Essas entrevistas foram gravadas com egressos da antiga Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria e servidores do Instituto Federal de Rondônia que acompanharam o processo de federalização da referida escola. Os resultados indicaram que o IFRO enfrenta desafios semelhantes aos que a Escola Agrotécnica enfrentou, além de desafios particulares, característicos do contexto político e econômico em que está inserido; que ambas as instituições foram impactadas por interesses políticos e necessidades econômicas entendidas como urgentes por parte dos dirigentes políticos; e que a escuta de egressos e servidores que participaram da vida dessas instituições mostrou-se relevante para a compreensão das rupturas e continuidades que perpassam as experiências pedagógicas das instituições escolares e dos desafios históricos que se apresentam ao campo da EPT no Brasil.Item Guia Pedagógico para a realização de um Conselho de Classe Inclusivo(2023) Santos, Wagner Tenório dos; Batista, Josélia FonteneleEste guia pedagógico é resultado de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa foi aplicada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO campus Guajará-Mirim. A temática do Conselho de Classe em uma perspectiva da educação inclusiva surgiu a partir de inquietações do pesquisador acerca dos desafios em se pensar a atuação do Conselho de Classe na promoção da educação inclusiva dentro da instituição, uma vez que este espaço de debates, discussões, avaliações e reflexões, também deve servir para se pensar ações e propostas de inclusão dos alunos com algum tipo de necessidade específica. A construção desse produto educacional teve como base, inicialmente, a pesquisa bibliográfica e documental, referencial fundamental para descrever os elementos constitutivos e conceituais deste espaço pedagógico. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, objetivando delinear o problema central da pesquisa, bem como propor reflexões e sugestões de como construir um Conselho de Classe que pense e crie ações na promoção da educação inclusiva dentro da instituição. Por fim, as propostas apresentadas nesse material objetivam contribuir para a efetivação do Conselho de Classe dentro da instituição e promover a conscientização sobre a importância desse instrumento para a promoção do ensino-aprendizagem e para a promoção da educação inclusiva.Item Inclusão e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência no Instituto Federal de Rondônia(2023) Martins, Geovana da Costa Oliveira; Barbosa, Xênia de CastroO ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD) no serviço público é um direito que vem sendo aplicado desde que a Constituição Federal de 1988 sedimentou os caminhos da democracia em nosso país. Contudo, a inclusão dessas pessoas no universo do serviço público demanda ações que vão além da política de ações afirmativas, sendo necessária a adaptação de ambientes, a construção de uma cultura institucional inclusiva, de modo a eliminar as barreiras arquitetônicas, comunicacionais, programáticas e atitudinais que impedem a plena participação dessas pessoas e a política de desenvolvimento profissional. Diante do exposto, a problemática que moveu essa investigação foi: os programas e ações desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia contemplam as necessidades específicas apresentadas pelos servidores com deficiência? A investigação da referida problemática abrigou o seguinte objetivo geral: analisar os programas e ações de suporte às necessidades específicas de servidores com deficiência desenvolvidos pelo IFRO, no período de 2011 a 2020. Os objetivos específicos do estudo foram: (1) Discutir as concepções que deram base aos programas e ações desenvolvidas no que se refere à inclusão e desenvolvimento profissional de servidores PcD; (2) Verificar se o desafio estratégico n.º 55 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRO referente ao período ao 2018-2022: “Promover a valorização dos servidores através de ações que contribuam para sua satisfação, segurança e bem-estar no trabalho, tais como a implantação do programa de qualidade de vida do servidor” foi colocado em prática; (3) Consolidar informações qualitativas sobre os principais desafios enfrentados pelos servidores com deficiência para o cumprimento de seu termo de posse; (4) Elaborar um Programa de Desenvolvimento Profissional para servidores com deficiência. A investigação se configura como Estudo de Caso. A aquisição de dados foi procedida mediante pesquisa documental e entrevistas de história oral de vida realizadas com servidores do Instituto Federal de Rondônia que possuem deficiência. Concluiu-se que é urgente o estabelecimento de uma política de inclusão e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, a fim de consolidar o direito ao trabalho desses servidores e promover o seu bem-estar.Item Mapa de risco das atividades críticas desenvolvidas pelos(as) diretores(as) de ensino do IFRO(2024) Alves, Emerson de Araújo; Carvalho, Diego SoaresTrata-se de um Mapa de Risco desenvolvido levando em consideração as principais ações e atividades críticas desempenhadas pelo (a) Diretor (a) de Ensino durante seu processo de transição e/ou ocupação do cargo de Direção (CD). O Mapa de Risco foi elaborado com base em documentos institucionais do IFRO (Regimento Geral e Regimento Interno dos campi) e na percepção dos (as) Diretores (as) de Ensino e servidores (as) lotados (as) nos Departamentos de Apoio ao Ensino e Diretoria de Ensino dos campi, obtida por meio de questionário eletrônico google forms. Tal material buscará auxiliar a execução e acompanhamento das atividades críticas que o novo gestor (Diretor(a) de Ensino) terá que tomar conhecimento em curto espaço de tempo com a perspectiva de causar o menor impacto possível às atividades de ensino.Item Material Audiovisual – Sequência de Vídeos para a Ambientação de Professores de Cursos FIC em EAD no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)(2023) Hibner, Marlos; Felzke, LedianeItem Mediação pedagógica: práticas e desafios em cursos técnicos subsequentes, na modalidade EaD, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte(2023) Silva, Ilma Paula Carvalho da; Pereira, AguinaldoO estudo tem por objetivo analisar as práticas e desafios da mediação pedagógica em cursos técnicos subsequentes, na modalidade educação a distância - (EaD), do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte. A educação a distância é uma forma do IFRO democratizar o ensino no estado de Rondônia. Onde a instituição precisa do professor mediador para ser o elo entre o estudante, o curso e o IFRO. A atuação desse profissional, também conhecido como tutor, contribui para o fortalecimento do processo educativo do educando, assim como ao pertencimento e permanência deste alunado no IFRO. Os sujeitos da pesquisa foram os professores mediadores a distância, de cursos técnicos e subsequentes na modalidade EaD, com a colaboração dos servidores da equipe gestora da Coordenação de Educação a Distância do Campus Porto Velho Zona Norte. O estudo nos possibilitou verificar as práxis e os desafios enfrentados pelos profissionais mediadores, os métodos e Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) que utilizam na promoção de uma aprendizagem significativa aos estudantes do curso técnico na EaD. Neste contexto, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, realizada por meio de pesquisa participante. Tendo como instrumentos para a construção dos dados dois questionários, as entrevistas e estudo bibliográfico, baseado nos estudos realizados por Freire (1970), Mendes (2016), Bardin (2011), Ramos(2009), Ferraz e Belhot (2010), Moran (1994), entre outros pesquisadores do tema. Os resultados da pesquisa apontam que a mediação pedagógica é uma forma de humanizar o processo de aprendizagem na EaD, estabelecer o elo entre a instituição, o conteúdo, o conhecimento e o estudante, de modo, que o indivíduo estudante não se sinta só dentro desse processo de autoconstrução desenvolvido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dito isso, o professor mediador é o profissional que cria um ambiente de c omunidade, para que o processo educativo seja coletivo, ao mesmo tempo que o educando seja protagonista da construção de seus conhecimentos. A partir dos resultados deste estudo foi elaborada esta dissertação e construído o curso MOOC -Formação de mediadores para EPT na EaD, como produto educacional que contribuirá para a formação, primoramento do trabalho realizado pelo(a) mediador(a) e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem do indivíduo, estudante da educação a distância do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte e os demais Campi. Assim como, aos profissionais e instituições que têm interesse em se capacitar na área da mediação pedagógica, Educação a distância e Educação profissional e tecnológica.Item O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim(2023) Santos, Wagner Tenório dos; Batista, Josélia FonteneleEsta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Rondônia – IFRO. A pesquisa está inserida na linha pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica”. A pesquisa tem como tema o Conselho de Classe numa perspectiva da educação inclusiva. Assim, foi realizado uma análise sobre o Conselho de Classe de uma turma do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Guajará-mirim a fim de verificar os problemas e desafios quanto à abordagem da situação dos alunos com deficiência com o intuito de criar um produto educacional que traga propostas de ações que possam melhorar gestão do processo ensino-aprendizagem. O referencial teórico utilizado para dialogar com os dados obtidos na pesquisa e fundamentar as concepções e reflexões extraídas durante as análises leva em consideração autores que discutem sobre Gestão Pedagógica – CAMARGO, 1997; HORA, 2007; LÜCK, 2010, entre outros, Conselho de Classe – DALBEN, 2004; CRUZ, 2005; PARO, 1986 e Educação Inclusiva – GUSMÃO, 2011, MANTOAN, 2000; MARTÍN, 2006. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados e de análise respectivamente a Pesquisa-Ação Participante e a Análise Textual Discursiva – ATD. Desse modo, com o apoio e colaboração das pessoas que participaram da pesquisa, foi possível entender as dinâmicas, desafios e problemas na realização do Conselho de Classe e em seguida a construção de um guia pedagógico, como produto educacional, para contribuir com o desenvolvimento do Conselho de Classe dentro da instituição. Conclui-se que o - Guia pedagógico para a realização de um Conselho de Classe inclusivo - apresentado e avaliado pelos participantes da pesquisa poderá contribuir para a prática do Conselho de Classe dentro da instituição, ao mesmo tempo, que contribuirá para a promoção da educação inclusiva dos alunos com deficiência e necessidades específicas dentro da instituição de ensino.Item O uso das tecnologias digitais da comunicação e informação no letramento digital da literatura na da Amazônia nos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado do IFRO Campus Porto Velho Calama(2024) Alves, Roseneide Rodrigues de Souza Calazans; Gomes, Iza ReisAtualmente, o exercício do letramento digital tem se tornado uma prática constante, as ferramentas digitais estão inseridas em nosso cotidiano, já não se pode pensar a educação sem tecnologias digitais. Nesse cenário, buscam-se informações em tempo real para as diversas áreas. Voltando esse pensamento para o âmbito educacional é necessário buscar alternativas para que o uso de tais tecnologias possam contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem contribuindo para a formação de discentes críticos e conscientes no processo de letramento digital. Diante desse panorama, o presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa que teve como objetivo geral investigar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão sendo utilizadas como recurso pedagógico pelos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama. A orientação do estudo é contribuir com novas propostas de uso das TDICs nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, mais especificamente com textos produzidos sobre a Amazônia. Para realização da pesquisa, os procedimentos metodológicos partiram da abordagem qualitativa com objetivo de compreender a utilização das TDICs no processo de letramento digital na prática de professores de Língua Portuguesa e Literatura do IFRO - Campus Porto Velho Calama. O estudo foi concretizado por meio de: levantamento bibliográfico; análise documental; um questionário inicial de diagnóstico; uma roda de conversa que posteriormente resultou na elaboração das sequências didáticas, questionário avaliativo do produto e a finalização do produto educacional com as sugestões e avaliações dos professores. O embasamento teórico está pautado em autores como: Lévy, Freitas, Frigotto e Ciavatta, Machado, Buzato, Ramos, Castaman, Vieira e Souza, Aires, Bezerra. Com o resultado da pesquisa propomos um e- book com sequências didáticas que possibilitam aos docentes uma ferramenta pedagógica e educacional por meio do letramento digital utilizando textos que versam sobre a Amazônia que poderão contribuir com o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura dos professores em sua aplicação tematizando as narrativas amazônicas de uma forma integrada e valorizando a cultura regional.Item Pode chegar! Vídeos educativos de divulgação do IFRO-campus Ji-Paraná(2023) Oliveira, Edeli Diogo de; Barbosa, Xênia de CastroO produto educacional aqui apresentado é fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Experiências de Educação Profissional e Tecnológica em Ji-Paraná-RO: história oral de vida de Egressos e Servidores”, que foi desenvolvida na linha de pesquisa Organização e memórias de espaços pedagógicos na Educação profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa teve como objetivo geral comparar a concepção de Educação Profissional e Tecnológica da Escola Agrotécnica Estadual Sílvio Gonçalves de Faria, com a concepção de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Rondônia.