Trabalhos Acadêmicos
URI Permanente desta comunidade
Esta comunidade será composta pelos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, especialização e mestrado desenvolvidos no âmbito do IFRO.
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos por Curso "Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Proposta didática para abordagem de formulações alcoólicas no ensino de Química, para o 2º ano do Ensino Médio(2025-05-19) Huaranca, Jonathan; Mandu, ThaysO presente trabalho propõe uma abordagem didática para o ensino de Química no 2º ano do Ensino Médio, utilizando formulações alcoólicas como recurso contextualizado. A relevância do tema se justifica pela ampla presença desses produtos no cotidiano, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19, e por seu potencial para ilustrar conceitos fundamentais da Química, como concentração, solubilidade e polaridade. A proposta pedagógica foi desenvolvida a partir de uma pesquisa qualitativa baseada em revisão bibliográfica e estruturada em uma sequência didática de três etapas: (1) explanação teórica sobre propriedades químicas do álcool e sua importância; (2) atividade experimental envolvendo a interação entre substâncias polares e apolares; e (3) um jogo de tabuleiro educativo para revisão e consolidação dos conteúdos. Os resultados indicam que o uso de metodologias ativas e estratégias lúdicas facilita a compreensão dos conceitos abordados, promovendo maior engajamento dos alunos e aprendizado significativo. A abordagem experimental permitiu que os estudantes estabelecessem conexões entre teoria e prática, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da argumentação científica. Nesse sentido o uso de jogos na aprendizagem torna as aulas mais dinâmicas e envolventes, ajudando os alunos a se interessarem mais pela Química. A proposta apresentada mostrou-se uma forma eficiente de ensinar conteúdos químicos de maneira prática e conectada ao dia a dia dos estudantes. Além de facilitar a compreensão dos conceitos, essa abordagem ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a conscientização sobre o uso seguro de produtos químicos no cotidiano.