Teses e Dissertações
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Item Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO(2017) Nascimento, Andréia Paro do; Pacífico, Juracy MachadoA pesquisa Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - IFRO Cacoal/RO, buscou compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFRO, na perspectiva de torná-lo um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento do estudo, fez se necessário percorrer caminhos que nos permitissem intervenção na realidade pesquisada a partir da reflexão-ação-reflexão da temática estudada. Com isso, com abordagem qualitativa, trabalhamos com a pesquisa-ação, tem como propósito investigar, interpretar e intervir na realidade visando a sua melhoria. E para alcançar nossos objetivos, orientamo-nos na pesquisa-ação colaborativa, em que os colaboradores não só informam e pensam a realidade, mas também agem durante o processo de pesquisa. Utilizamos como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, e círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções com os colaboradores. As discussões realizadas possibilitaram a compreensão dessa instância como espaço de reflexão da prática pedagógica e não somente um espaço inquisitório das práticas avaliativas. Os resultados apontam que a instância conselho de classe é um espaço que permite a reflexão das práticas pedagógicas, mas ainda demanda estudos sobre sua real função pedagógica. Como principais produtos da intervenção aponta-se o Plano de Ação que foi elaborado juntamente com os colaboradores para que pudéssemos intervir na realidade pesquisada com ações pedagógicas a partir de problemáticas apontadas nos Conselhos de Classes. O Plano elaborado foi aceito e institucionalizado no Campus de Cacoal como Projeto de Ensino para que a equipe pedagógica pudesse dar continuidade. Concluímos que a referida pesquisa possibilitou diálogos interativos os quais possibilitaram crescimento profissional significativo, tanto dos participantes quanto da pesquisadora.Item Desempenho nutricional de bovinos em pastejo durante os períodos de seca e águas suplementados com compostos nitrogenados e/ou amido(2011) Lazzarini, Isis; Detmann, EdenioA presente Tese foi baseada em dois experimentos com bovinos de corte em pastagem composta por capim-braquiária (Uruchloa decumbens), sendo um conduzido durante o período da seca e o outro durante o período das águas. Objetivou-se avaliar os efeitos da suplementação protéica e/ou com amido sobre o desempenho nutricional de bovinos em pastejo. No primeiro experimento, conduzido no período da seca entre julho e setembro de 2008, foram utilizados cinco novilhos mestiços, Holandês x Zebu, com peso corporal médio (PC) de 396,8±13,4 kg, fistulados no rúmen e no abomaso. Foram avaliados os seguintes tratamentos: 1.controle (somente forragem basal); 2.suplementação com compostos nitrogenados supridos na proporção de 1 g de proteína bruta (PB) por kg de PC via administração ruminal; 3.suplementação com amido na proporção de 2,5 g/kg de PC via administração ruminal; 4.suplementação com compostos nitrogenados e amido na forma como descrito para os tratamentos 1 e 2; e 5.suplementação similar ao descrito para o tratamento 4 no qual o amido foi substituído por mistura de amido e compostos nitrogenados de modo que a porção energética do suplemento apresentasse 15% de PB. O experimento foi conduzido segundo delineamento em quadrado latino 5 x 5, adotando-se esquema fatorial 2 x 2 +1 (adição ou não de suplemento nitrogenado, adição ou não de amido, com tratamento adicional correspondente ao tratamento 5 descrito anteriormente). O consumo de pasto não foi afetado (P>0,10) por nenhum dos fatores avaliados. O consumo de nutrientes digestíveis totais (NDT) foi elevado (P<0,10) tanto pela suplementação com compostos nitrogenados, como pela suplementação com amido. O consumo de NDT foi também incrementado (P<0,10) pelo suprimento adicional de compostos nitrogenados para os animais suplementados com nitrogênio e amido. A suplementação com compostos nitrogenados elevou (P<0,10) o nível dietético de NDT não afetando os coeficientes de digestibilidade total (P>0,10), com exceção da PB, no qual se observou efeito interativo (P<0,10) com a suplementação com amido O suprimento adicional de compostos nitrogenados para os animais suplementados com nitrogênio e amido elevou (P<0,10) o nível dietético de NDT e os coeficientes de digestibilidade total da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO) e fibra em detergente neutro (FDN). O balanço aparente de compostos nitrogenados (BN) foi afetado (P<0,10) de forma interativa pela suplementação. As estimativas de BN somente foram incrementadas (P<0,10) pela suplementação conjunta com compostos nitrogenados e amido. Diante destes resultados, concluiu-se que a suplementação com amido e compostos nitrogenados para bovinos mantidos a pasto durante o período seco confere efeito interativo potencializando a retenção de nitrogênio no organismo animal. No segundo experimento, realizado no período das águas entre janeiro e março de 2009, foram utilizados cinco novilhos Nelore, com PC de 211,0±17,1 kg, fistulados no rúmen. Foram avaliados os mesmos tratamentos, e utilizado o mesmo delineamento e o mesmo esquema experimental descritos para o primeiro experimento. A suplementação com compostos nitrogenados ampliou (P<0,10) o consumo de PB, porém não afetou isoladamente (P>0,10) nenhuma das demais variáveis associadas ao consumo voluntário. A suplementação com amido incrementou (P<0,10) o consumo total de MS, mas não afetou (P<0,10) o consumo de pasto. Adicionalmente, efeitos isolados da suplementação com amido foram verificados (P<0,10) sobre os consumos de PB, MS digerida e MO digerida, havendo incremento na ingestão destes componentes na presença de amido. Verificou-se efeito de interação da suplementação com compostos nitrogenados e amido (P<0,10) sobre os consumos de CNF e de NDT. O desmembramento deste efeito indicou que o consumo de NDT não foi ampliado (P>0,10) em relação ao controle quando nitrogênio ou amido foram fornecidos isoladamente, mas foi incrementado (P<0,10) quando ambos os componentes foram fornecidos conjuntamente. Em nenhuma das variáveis associadas ao consumo voluntário se verificou efeito (P>0,10) do fornecimento adicional de nitrogênio aos animais suplementados com compostos nitrogenados e amido. Os coeficientes de digestibilidade da MS e da MO e o nível dietético de NDT foram afetados de forma interativa (P<0,10), verificando-se maiores estimativas quando amido e compostos nitrogenados foram fornecidos conjuntamente. O BN foi incrementado (P<0,10) tanto pela suplementação com compostos nitrogenados, como pela suplementação com amido. Contudo, mesmo sem efeito interativo (P>0,10), a estimativa de BN se mostrou superior com a suplementação conjunta com amido e compostos nitrogenados em comparação à suplementação isolada com estes compostos. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que a suplementação com amido e compostos nitrogenados para bovinos mantidos a pasto durante o período das águas, considerando-se forragem com alto teor de proteína bruta, confere efeito interativo potencializando a digestão da matéria seca e o consumo de energia. Efeitos indiretos envolvendo aspectos metabólicos são observados, entre os quais se destaca a ampliação da retenção de nitrogênio no organismo animal.Item Diálogo no currículo de Língua Portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia ocidental(2015) Silveira, Vera Lúcia Lopes; Velanga, Carmen TerezaO intuito deste trabalho é apresentar as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa “Diálogo no Currículo de Língua Portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia Ocidental”. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.F.M. Celso Ferreira da Cunha com alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O objetivo do projeto foi contribuir para facilitar o ingresso dos alunos no IFRO, tendo em vista que estes pertencem a uma comunidade multicultural e com desigualdades socioeconômicas. A legislação vigente utilizada LDB nº 9.394/96, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2002) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio-PCNEM (2000). Os aportes teóricos estão fundamentados principalmente pelos seguintes autores: Bortoni Ricardo, Gatti e Ludke e André discutindo a abordagem qualitativa e instrumentos de pesquisa; Thiollent abordando a pesquisa-ação; Bardin tratando da análise do conteúdo; Libâneo e Sacristán analisando o currículo; Day, Candau, Shön, Nóvoa e Tardif abordando formação docente; Canen e McLaren discutindo o multiculturalismo; Possenti, Bagno e Marcuschi analisando o ensino da Língua Portuguesa na educação básica; Memmi, Said e Hall abordando os estudos culturais e pós-colonialismo; e Freire dialogando com a maioria dos autores, debatendo as mais diversas temáticas, por considerarmos um autor com conceitos pertinentes e atuais para a educação brasileira. Adotou-se a abordagem qualitativa, por se tratar de uma investigação que contempla a interpretação das informações. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coerente com a proposta do projeto que era estabelecer uma intervenção em uma realidade visando a sua melhoria. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a pesquisa documental, o grupo focal, a entrevista semiestrutrada, a oficina, o depoimento e o autodepoimento. Como principais resultados, aponta-se o sucesso na elaboração e execução do projeto piloto de extensão em parceria com a escola, obtendo a aprovação de cinco alunos no Processo Seletivo Unificado do IFRO no ano 2014. O projeto foi reformulado, institucionalizado no Campus Cacoal como projeto de extensão e está sendo desenvolvido no ano 2015 novamente. Ainda é possível destacar o crescimento profissional da professora e da pesquisadora, como investigadoras da prática docente, e promotoras de um diálogo intercultural entre suas respectivas instituições.Item Discursos silenciados nos boletins de ocorrência: de sujeito falado a sujeito falante nas práticas de violência contra a mulher(2023) Jesus, Sérgio Nunes de; Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de; Ferrarezi Junior, CelsoA tese é justificada a partir da compreensão linguístico-discursiva nas tomadas de depoimento e suas manifestações com a linguagem que funcionam no fio do discurso. Isto posto, aponta os seguintes questionamentos: de que maneira o processo de discursivização nas tomadas de depoimentos funcionam no limiar da / na interpretação dos / nos Boletim de Ocorrência (BO)? Até que ponto as posições-sujeito são fundamentais para pensar a autoria dos / nos Boletim de Ocorrência (BO)? Por qual o motivo é relevante o estudo dessa temática como contribuição à Análise de Discurso Brasileira em suas diferentes materialidades histórico socio-cultura - via de regra, pela política do silenciamento? Sendo, assim, a presente abordagem teve como objetivo investigar os processos linguístico-discursivos nas práticas de violência contra a mulher por meio das Tomadas de Depoimento nos Boletins de Ocorrência, doravante (BO) ao identificar seus silenciamentos materializados. Neste sentido, verificamos suas marcas linguístico-discursivas; essas a partir das caracterizações das formações imaginárias de sujeito falado a sujeito falante nesse documento. Outrossim, também analisamos de que maneira os sujeitos discursivos (falado / falante) respondem aos interrogatórios em virtude das acusações – esses que contribuem pelas suas condições de produção instauradas nos discursos desses sujeitos – o linguístico (ou relatado) e das formações imaginárias – o discursivo (ou referido) pelas materializações dos silenciamentos instituídos nos Boletins de Ocorrência. Esses apontamentos são necessários à melhor compreensão da teoria da Análise do Discurso Francesa (AD) – quando aponta que os sujeitos são constituídos pela língua(gem). Tais ancoragens podem ser observadas como entrecruzamentos; assim, essa abordagem se coaduna com a nossa perspectiva plural no discurso e suas representações caracterizadas pelos sujeitos falados e falantes no processo linguístico-discursivo na língua material. Assim sendo, é importante ressaltar de que maneira as práticas de violências são manifestadas nos discursos dos sujeitos interpelados e como esses respondem dialeticamente frente às acusações impostas pelos depoentes ante a autoridade policial. Outrossim, trabalhamos a partir da classificação, seleção e análise documental de acordo com as formações imaginárias nos Boletins de Ocorrência na comparação discursiva do sujeito falado para sujeito falante – esses, caracterizados nas materialidades analisadas ao longo da pesquisa. Assim, ainda na mesma perspectiva pecheuxtiana da AD, a língua constitui-se como um sistema – este interligado à História, bem como aos sujeitos falantes e seus objetos contraditórios a partir das suas diferentes formas. Desta maneira, o nosso gesto de interpretação ao corpus dos / nos BO podem ser considerados inovadores e contribuem não apenas para a reflexão social, mas apontam na instância do Aparelho Repressivo do Estado, nesse caso, a Delegacia que a materialidade discursiva faz a diferença nesse processo de instauração do jurídico-linguístico-discursivo como suportes dessas / nessas transcrições que além das suas opacidades fará com que essas manifestações do sujeito e do seu vai-e-vem na linguagem sejam elementos fundamentais nos gestos interpretativos à condenação do agressor ao cometer e ultrapassar os limites da Lei. Logo, entendemos que as transformações do nosso objeto de discurso - o corpus da pesquisa -, estão no fio do discurso nesse processo gestual de interpretação, pois exploramos diretamente a estabilidade e o espaço da língua por meio desses vieses. Assim, perguntamos: Como funcionam os discursos sobre a violência contra a mulher por meio das tomadas de depoimento nos boletins de ocorrência? É nesse sentido que as Ideologias se manifestarão dentro das Práticas e dos Saberes do Aparelho do Estado (a Polícia) que irão interpelar esses sujeitos (maridos, namorados, noivos, amásios etc.) os quais serão investigados perante a autoridade policial.Item Educação ambiental na alimentação escolar: práticas educativas sustentáveis com estudantes do ensino médio do IFRO campus Cacoal(2019) Bini, Fernanda Goelzer Pereira; Barba, Clarides Henrich deO conceito de sustentabilidade, assim como da alimentação sustentável, vem sendo muito discutido, devido a sua complexidade e tudo que abrange: meio ambiente, política, economia, sociedade, saúde. A forma atual de produção e a distribuição de alimentos causam grande impacto tanto nos recursos naturais como sociais, que influi na distribuição de riquezas, na agricultura familiar e na segurança alimentar. Considerando essa perspectiva, esta pesquisa parte da seguinte questão norteadora “Em que medida a Educação Ambiental está inserida nos hábitos alimentares dos estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) campus Cacoal?”. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi identificar como a Educação Ambiental está inserida nos hábitos alimentares de estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal. Baseou-se o referencial teórico com a temática ambiental na perspectiva da sustentabilidade alimentar, a Educação Ambiental e sua relação com a Educação Alimentar e Nutricional. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação como proposta de intervenção. O processo de intervenção foi realizado no campus Cacoal com 30 (trinta) participantes, sendo vinte e cinco estudantes do ensino médio e cinco funcionárias da equipe da cozinha. Inicialmente, aplicou-se um questionário com a finalidade de verificar o entendimento em Educação Ambiental e os hábitos alimentares dos sujeitos da pesquisa. Além disso, realizou-se oficinas culinárias para conhecer o fluxograma e utilização do alimento na sua forma integral, sem desperdício. Nas oficinas foram realizadas observações e entrevistas com relatos, transcritos e analisados sistematizando um resumo das falas, anotações e registros fotográfico. Posteriormente, efetuou-se intervenções no refeitório do campus, com a finalidade de desenvolver a conscientização e formação de bons hábitos ambientais e alimentares. Como produto final, desenvolveu-se um material pedagógico em forma de e-book, abordando as práticas educativas vivenciadas no âmbito escolar relacionadas à Educação Ambiental e à Educação Alimentar e Nutricional. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental associada à Educação Alimentar e Nutricional é uma forma positiva na promoção de novos hábitos, uma vez que todas as atividades propostas foram desenvolvidas com êxito. Conclui-se que o incentivo à adoção das práticas de aproveitamento integral dos alimentos reflete na conscientização, comprometimento e participação dos estudantes para a redução do desperdício de alimentos e impactos ambientais, tornando-os possíveis multiplicadores e propagadores da Educação Ambiental.Item Efeitos de sentidos da / na eficácia jurídica: impactos do discurso jurídico-polítio da / na Lei Maria da Penha (Brasil) e violência contra a mulher (USA-VAWA)(Must University, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Benaglia, Anderson Marzinhowski; Ferrarezi Junior, CelsoA presente investigação, amparada em análise jurídica comparada a partir da utilização das leis Maria da Penha (Brasil) e VAWA (USA) – essas, via de regra, com abordagens bibliográficas no Direito Comparado. Aqui também deve ser observada as aplicabilidades das / nas análises interpretativas das leis como suportes materiais-discursivos que sustentam a eficiência e a eficácia dos efeitos de sentidos dos nossos corpus de pesquisa em suas condições de produção interpretadas no âmbito da justiça brasileira e americana. Outrossim, objetivamos que compreender os sentidos das leis que apontam a violência doméstica como materialidade no Brasil e nos USA podem identificar os efeitos de sentidos da / na linguagem jurídica e, por consequência, analisar de igual maneira, que a implementação dessas leis se tornem uma eficácia jurídica na prática. Assim, haja vista que a violência contra a mulher é um problema social, histórico, geográfico, cultural, antropológico que afeta de maneira considerável danos além de físicos – psicológicos e sociais que perduram em nosso cotidiano. Para tanto, temos como questão norteadora o seguinte problema: De que maneira os efeitos de sentidos jurídicos discursivos das Leis Maria da Penha e VAWA são analisadas enquanto eficácia jurídica? Nesse sentido, são debates presentes neste estudo, questões como a eficácia e a eficiência discursiva e jurídica no âmbito interpretativo por meio das relações sociais, ideológicas e da tipologia material da linguagem como suportes nos sentidos estabelecidos nas leis Lei Maria da Penha (Brasil) e VAWA (USA) – de forma que, ao fim, foi possível apontar essas relações fundamentais na pesquisa.Item Língua estrangeira e pesquisa-ação: um caminho para a melhoria das aulas da língua de Cervantes(2017) Braum, Shelly; Neves, Josélia GomesO estudo é resultado de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) desenvolvida com cinco alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agroecologia de escola pública federal de Cacoal – Rondônia, durante o período que compreendeu de outubro de 2016 até abril de 2017. Trata-se de uma proposta cujo objetivo foi investigar como o ensino de língua espanhola vem se desenvolvendo no IFRO – Campus Cacoal no intuito de encaminhar uma proposta metodológica possível com vistas à melhoria do ensino de língua espanhola no referido local. Para tanto, a parte da pesquisa pautou-se na pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011), na pesquisa autobiográfica (CUNHA, 1997) desenvolvida por todos os integrantes do grupo; pesquisas documental e bibliográfica (GIL, 2002; LÜDKE E ANDRÉ, 1986) nas concepções de currículo (SILVA, 1999), na Linguística Aplicada (LEFFA, 1988; MAR, 2006; MARTINEZ, 2009; SEDYCIAS, 2005), sempre embasados na concepção libertadora de educação (FREIRE, 1987; 2002; 2003; 2006). Para a ação, os estudos feitos foram base para reuniões formativas nas quais foram discutidas questões que envolvem o currículo de língua espanhola como língua estrangeira com vistas a elaborar uma proposta metodológico-curricular que torne este mais adequado à realidade citada. A pesquisa-ação apontou que o número de aulas é insuficiente para o real aprendizado de uma língua estrangeira e que determinar uma metodologia é tolher a ação do professor, mas que os conteúdos e referenciais teóricos devem sempre ser negociados e atualizados com todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem.Item ¡Luz, cámara, educación! Ensino da língua espanhola por meio da produção de curtametragem no IFRO campus Cacoal(2019) Zemke, Agatha Christie de Souza; Bueno, José Lucas PedreiraO presente trabalho apresenta as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa-ação “¡LUZ, CÁMARA, EDUCACIÓN! ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM NO IFRO CAMPUS CACOAL”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Cacoal com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O objetivo geral da investigação foi analisar as contribuições para o ensino da Língua Espanhola a partir da produção de curta-metragem, com enfoque nos gêneros discursivos. Como objetivos específicos tínhamos o intuito de discorrer sobre a presença da Língua Espanhola no Currículo Escolar Brasileiro; Compreender conceitos relacionados ao gênero do discurso e a aplicabilidade ao ensino de Língua Espanhola, por meio da produção de curta-metragem; Examinar o provável desenvolvimento, a partir da produção de curtas-metragens, das habilidades linguísticas relevantes para a aprendizagem da Língua Espanhola; Capacitar discentes para produzirem curtas-metragens; Analisar as viáveis contribuições da produção de curtas-metragens, com enfoque nos gêneros discursivos, para o ensino da Língua Espanhola; Promover uma mostra dos filmes produzidos pelos alunos. O arcabouço teórico da investigação está fundamentado principalmente em Bakhtin (2016) e em alguns estudiosos de sua teoria, como Faraco (2019), Fiorin (2018) e Rojo e Barbosa (2015), discutindo a respeito dos gêneros discursivos; Thiollent (2011) e Barbier (2002), abordando a pesquisa-ação; Bardin (2002), Luna (2011), Franco (2005), Bogdan (1994) e Gil (2008) como suporte à pesquisa em diversas fases; Duarte (2002), elucidando acerca do cinema e linguagem cinematográfica; Leffa (1988), tratando a respeito da metodologia para o ensino de línguas e também das diversas fases passadas pelo espanhol, como componente curricular no Brasil. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coesa com a proposta do projeto, que era estabelecer uma intervenção em uma realidade pedagógica visando à melhoria da qualidade do ensino. Os instrumentos utilizados para a construção1 de dados foram: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a observação participante, o diário de campo, a pesquisa documental, questionários e grupo focal. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que a produção de curta-metragem com enfoque nos gêneros discursivos pode de maneira efetiva contribuir para a aprendizagem da Língua Espanhola, aprimorando as competências e habilidades básicas, porém importantes para a proficiência e comunicação do e no idioma, além agregar valores que o aluno carregará consigo na vida, enquanto ser social.Item Memória e construção da identidade em boletins de ocorrência: interfaces metodológicas entre a semântica de contextos e cenários e os estudos discursivos(UEMA, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Almeida, Alfredo Wagner Berno de; Ferrarezi Junior, CelsoA Semântica de Contextos e Cenários (SCC) oferece uma abordagem inovadora para a análise de textos ao considerar os contextos e cenários em que a comunicação se baseia. Sendo assim, o presente trabalho investiga a aplicação da abordagem citada na análise de boletins de ocorrência (BO) - documentos essenciais para a documentação de eventos criminais e / ou administrativos no sistema judiciário brasileiro. Dessa maneira, nosso objetivo é aplicar a SCC na análise linguístico discursiva e antropológica, identificando como diferentes contextos e cenários influenciam na construção e interpretação desses documentos. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, revisando literatura relevante sobre a teoria estudada e aplicada aos documentos oficiais de Delegacias de Polícia (especializadas ou não no atendimento à mulher vítima de violência doméstica). A análise se baseia em estudos de caso de BO selecionados, examinando como a semântica molda a narrativa e a percepção dos eventos relatados. Os resultados indicam que a aplicação da abordagem semântica permite uma compreensão mais profunda dos BO - revelando como variáveis eventuais (como o ambiente social, a interação entre os envolvidos e o momento do evento) influenciam a linguagem utilizada e a estrutura narrativa. A análise demonstrou que elementos discursivos e culturais específicos moldam a interpretação e a validade dos boletins. A aplicação da referida teoria na análise de boletins de ocorrência oferece insights valiosos sobre a influência de elementos extralinguísticos na comunicação escrita oficial. Esta abordagem proporciona uma visão mais holística e minuciosa dos eventos registrados, contribuindo de certa forma, para uma compreensão mais precisa e contextualizada dos documentos analisados.