Teses e Dissertações
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Item A produção do espaço pela agricultura familiar: análise dos circuitos produtivos e suas implicações na dinâmica agrária rondoniense(2025) Santos, Tiago Roberto Silva; Silva, Ricardo Gilson da CostaO estado de Rondônia teve seu processo de formação socioespacial motivado, sobretudo, pelo governo federal a partir da década de 1970, quando foram criados, na Amazônia, projetos de integração desta região às demais regiões do país. Os projetos, que tinham como propaganda a distribuição de terras e o assentamento de agricultores familiares, também possibilitavam a atuação de grileiros e madeireiros na região, facilitando a abertura de novas terras para atender ao capital, além daquelas distribuídas oficialmente pelo INCRA. Com tais iniciativas, a territorialização dos pequenos produtores foi consolidada em Rondônia, configurando-se, atualmente, como uma herança dos projetos de colonização dirigida. Esses pequenos produtores representam a maioria dos estabelecimentos agropecuários do estado, ainda que não ocupem a maior parte da área destinada a essa atividade. Além disso, com a territorialização das empresas do agronegócio latifundiário, consolidou-se em Rondônia um discurso de fomento e valorização desse modelo, que integra, na mesma lógica, a produção de commodities e a agricultura familiar. A agricultura familiar tem demonstrado grande capacidade de adaptação aos interesses do mercado produtivo, incorporando novas técnicas e adotando práticas inovadoras para a comercialização de sua produção. No entanto, essa capacidade de adequação às demandas do mercado não retira do agricultor familiar sua condição de agente produtor, cuja propriedade representa não apenas um espaço de produção, mas também um ambiente de vida compartilhado com sua família. Considerando este conjunto de fatores defendemos neste trabalho a tese de que a agricultura familiar exerce importante papel na produção espacial em Rondônia, pois a partir de suas atividades produtivas, estruturam-se circuitos espaciais de produção, que refletem a fluidez deste espaço, contrapondo-se à lógica do agronegócio latifundiário. Assim, analisamos as diferenças conceituais entre agronegócio latifundiário e agricultura familiar, além da compreensão do conceito de circuito espacial de produção. Também revisamos o contexto histórico da formação socioespacial de Rondônia e seus reflexos na estrutura agrária e na organização das produções agropecuárias a partir das territorialidades de seus agentes. Também analisamos dados e características dos principais circuitos produtivos da agricultura familiar em Rondônia, sendo eles: café, mandioca e pecuária bovina de corte e leite. E por fim, analisamos a espacialidade formada pela agricultura familiar, identificando sua distribuição espacial, produtiva e capacidade de adoção técnica e organização coletiva, percebendo suas ações na produção do espaço geográfico. Portanto, concluímos que a atuação da agricultura familiar fomenta importantes circuitos espaciais de produção em Rondônia, refletindo em transformações e introdução de novos objetos técnicos ao espaço, de forma que possibilite a circulação da produção, atendendo as necessidades e demandas de produtos em escalas locais, regionais, nacionais e até mesmo internacionais, diferenciando-se na forma de organização em relação ao agronegócio latifundiário.Item Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO(2017) Nascimento, Andréia Paro do; Pacífico, Juracy MachadoA pesquisa Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - IFRO Cacoal/RO, buscou compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFRO, na perspectiva de torná-lo um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento do estudo, fez se necessário percorrer caminhos que nos permitissem intervenção na realidade pesquisada a partir da reflexão-ação-reflexão da temática estudada. Com isso, com abordagem qualitativa, trabalhamos com a pesquisa-ação, tem como propósito investigar, interpretar e intervir na realidade visando a sua melhoria. E para alcançar nossos objetivos, orientamo-nos na pesquisa-ação colaborativa, em que os colaboradores não só informam e pensam a realidade, mas também agem durante o processo de pesquisa. Utilizamos como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, e círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções com os colaboradores. As discussões realizadas possibilitaram a compreensão dessa instância como espaço de reflexão da prática pedagógica e não somente um espaço inquisitório das práticas avaliativas. Os resultados apontam que a instância conselho de classe é um espaço que permite a reflexão das práticas pedagógicas, mas ainda demanda estudos sobre sua real função pedagógica. Como principais produtos da intervenção aponta-se o Plano de Ação que foi elaborado juntamente com os colaboradores para que pudéssemos intervir na realidade pesquisada com ações pedagógicas a partir de problemáticas apontadas nos Conselhos de Classes. O Plano elaborado foi aceito e institucionalizado no Campus de Cacoal como Projeto de Ensino para que a equipe pedagógica pudesse dar continuidade. Concluímos que a referida pesquisa possibilitou diálogos interativos os quais possibilitaram crescimento profissional significativo, tanto dos participantes quanto da pesquisadora.Item Desempenho nutricional de bovinos em pastejo durante os períodos de seca e águas suplementados com compostos nitrogenados e/ou amido(2011) Lazzarini, Isis; Detmann, EdenioA presente Tese foi baseada em dois experimentos com bovinos de corte em pastagem composta por capim-braquiária (Uruchloa decumbens), sendo um conduzido durante o período da seca e o outro durante o período das águas. Objetivou-se avaliar os efeitos da suplementação protéica e/ou com amido sobre o desempenho nutricional de bovinos em pastejo. No primeiro experimento, conduzido no período da seca entre julho e setembro de 2008, foram utilizados cinco novilhos mestiços, Holandês x Zebu, com peso corporal médio (PC) de 396,8±13,4 kg, fistulados no rúmen e no abomaso. Foram avaliados os seguintes tratamentos: 1.controle (somente forragem basal); 2.suplementação com compostos nitrogenados supridos na proporção de 1 g de proteína bruta (PB) por kg de PC via administração ruminal; 3.suplementação com amido na proporção de 2,5 g/kg de PC via administração ruminal; 4.suplementação com compostos nitrogenados e amido na forma como descrito para os tratamentos 1 e 2; e 5.suplementação similar ao descrito para o tratamento 4 no qual o amido foi substituído por mistura de amido e compostos nitrogenados de modo que a porção energética do suplemento apresentasse 15% de PB. O experimento foi conduzido segundo delineamento em quadrado latino 5 x 5, adotando-se esquema fatorial 2 x 2 +1 (adição ou não de suplemento nitrogenado, adição ou não de amido, com tratamento adicional correspondente ao tratamento 5 descrito anteriormente). O consumo de pasto não foi afetado (P>0,10) por nenhum dos fatores avaliados. O consumo de nutrientes digestíveis totais (NDT) foi elevado (P<0,10) tanto pela suplementação com compostos nitrogenados, como pela suplementação com amido. O consumo de NDT foi também incrementado (P<0,10) pelo suprimento adicional de compostos nitrogenados para os animais suplementados com nitrogênio e amido. A suplementação com compostos nitrogenados elevou (P<0,10) o nível dietético de NDT não afetando os coeficientes de digestibilidade total (P>0,10), com exceção da PB, no qual se observou efeito interativo (P<0,10) com a suplementação com amido O suprimento adicional de compostos nitrogenados para os animais suplementados com nitrogênio e amido elevou (P<0,10) o nível dietético de NDT e os coeficientes de digestibilidade total da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO) e fibra em detergente neutro (FDN). O balanço aparente de compostos nitrogenados (BN) foi afetado (P<0,10) de forma interativa pela suplementação. As estimativas de BN somente foram incrementadas (P<0,10) pela suplementação conjunta com compostos nitrogenados e amido. Diante destes resultados, concluiu-se que a suplementação com amido e compostos nitrogenados para bovinos mantidos a pasto durante o período seco confere efeito interativo potencializando a retenção de nitrogênio no organismo animal. No segundo experimento, realizado no período das águas entre janeiro e março de 2009, foram utilizados cinco novilhos Nelore, com PC de 211,0±17,1 kg, fistulados no rúmen. Foram avaliados os mesmos tratamentos, e utilizado o mesmo delineamento e o mesmo esquema experimental descritos para o primeiro experimento. A suplementação com compostos nitrogenados ampliou (P<0,10) o consumo de PB, porém não afetou isoladamente (P>0,10) nenhuma das demais variáveis associadas ao consumo voluntário. A suplementação com amido incrementou (P<0,10) o consumo total de MS, mas não afetou (P<0,10) o consumo de pasto. Adicionalmente, efeitos isolados da suplementação com amido foram verificados (P<0,10) sobre os consumos de PB, MS digerida e MO digerida, havendo incremento na ingestão destes componentes na presença de amido. Verificou-se efeito de interação da suplementação com compostos nitrogenados e amido (P<0,10) sobre os consumos de CNF e de NDT. O desmembramento deste efeito indicou que o consumo de NDT não foi ampliado (P>0,10) em relação ao controle quando nitrogênio ou amido foram fornecidos isoladamente, mas foi incrementado (P<0,10) quando ambos os componentes foram fornecidos conjuntamente. Em nenhuma das variáveis associadas ao consumo voluntário se verificou efeito (P>0,10) do fornecimento adicional de nitrogênio aos animais suplementados com compostos nitrogenados e amido. Os coeficientes de digestibilidade da MS e da MO e o nível dietético de NDT foram afetados de forma interativa (P<0,10), verificando-se maiores estimativas quando amido e compostos nitrogenados foram fornecidos conjuntamente. O BN foi incrementado (P<0,10) tanto pela suplementação com compostos nitrogenados, como pela suplementação com amido. Contudo, mesmo sem efeito interativo (P>0,10), a estimativa de BN se mostrou superior com a suplementação conjunta com amido e compostos nitrogenados em comparação à suplementação isolada com estes compostos. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que a suplementação com amido e compostos nitrogenados para bovinos mantidos a pasto durante o período das águas, considerando-se forragem com alto teor de proteína bruta, confere efeito interativo potencializando a digestão da matéria seca e o consumo de energia. Efeitos indiretos envolvendo aspectos metabólicos são observados, entre os quais se destaca a ampliação da retenção de nitrogênio no organismo animal.Item Diálogo no currículo de Língua Portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia ocidental(2015) Silveira, Vera Lúcia Lopes; Velanga, Carmen TerezaO intuito deste trabalho é apresentar as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa “Diálogo no Currículo de Língua Portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia Ocidental”. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.F.M. Celso Ferreira da Cunha com alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O objetivo do projeto foi contribuir para facilitar o ingresso dos alunos no IFRO, tendo em vista que estes pertencem a uma comunidade multicultural e com desigualdades socioeconômicas. A legislação vigente utilizada LDB nº 9.394/96, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2002) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio-PCNEM (2000). Os aportes teóricos estão fundamentados principalmente pelos seguintes autores: Bortoni Ricardo, Gatti e Ludke e André discutindo a abordagem qualitativa e instrumentos de pesquisa; Thiollent abordando a pesquisa-ação; Bardin tratando da análise do conteúdo; Libâneo e Sacristán analisando o currículo; Day, Candau, Shön, Nóvoa e Tardif abordando formação docente; Canen e McLaren discutindo o multiculturalismo; Possenti, Bagno e Marcuschi analisando o ensino da Língua Portuguesa na educação básica; Memmi, Said e Hall abordando os estudos culturais e pós-colonialismo; e Freire dialogando com a maioria dos autores, debatendo as mais diversas temáticas, por considerarmos um autor com conceitos pertinentes e atuais para a educação brasileira. Adotou-se a abordagem qualitativa, por se tratar de uma investigação que contempla a interpretação das informações. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coerente com a proposta do projeto que era estabelecer uma intervenção em uma realidade visando a sua melhoria. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a pesquisa documental, o grupo focal, a entrevista semiestrutrada, a oficina, o depoimento e o autodepoimento. Como principais resultados, aponta-se o sucesso na elaboração e execução do projeto piloto de extensão em parceria com a escola, obtendo a aprovação de cinco alunos no Processo Seletivo Unificado do IFRO no ano 2014. O projeto foi reformulado, institucionalizado no Campus Cacoal como projeto de extensão e está sendo desenvolvido no ano 2015 novamente. Ainda é possível destacar o crescimento profissional da professora e da pesquisadora, como investigadoras da prática docente, e promotoras de um diálogo intercultural entre suas respectivas instituições.Item Discursos silenciados nos boletins de ocorrência: de sujeito falado a sujeito falante nas práticas de violência contra a mulher(2023) Jesus, Sérgio Nunes de; Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de; Ferrarezi Junior, CelsoA tese é justificada a partir da compreensão linguístico-discursiva nas tomadas de depoimento e suas manifestações com a linguagem que funcionam no fio do discurso. Isto posto, aponta os seguintes questionamentos: de que maneira o processo de discursivização nas tomadas de depoimentos funcionam no limiar da / na interpretação dos / nos Boletim de Ocorrência (BO)? Até que ponto as posições-sujeito são fundamentais para pensar a autoria dos / nos Boletim de Ocorrência (BO)? Por qual o motivo é relevante o estudo dessa temática como contribuição à Análise de Discurso Brasileira em suas diferentes materialidades histórico socio-cultura - via de regra, pela política do silenciamento? Sendo, assim, a presente abordagem teve como objetivo investigar os processos linguístico-discursivos nas práticas de violência contra a mulher por meio das Tomadas de Depoimento nos Boletins de Ocorrência, doravante (BO) ao identificar seus silenciamentos materializados. Neste sentido, verificamos suas marcas linguístico-discursivas; essas a partir das caracterizações das formações imaginárias de sujeito falado a sujeito falante nesse documento. Outrossim, também analisamos de que maneira os sujeitos discursivos (falado / falante) respondem aos interrogatórios em virtude das acusações – esses que contribuem pelas suas condições de produção instauradas nos discursos desses sujeitos – o linguístico (ou relatado) e das formações imaginárias – o discursivo (ou referido) pelas materializações dos silenciamentos instituídos nos Boletins de Ocorrência. Esses apontamentos são necessários à melhor compreensão da teoria da Análise do Discurso Francesa (AD) – quando aponta que os sujeitos são constituídos pela língua(gem). Tais ancoragens podem ser observadas como entrecruzamentos; assim, essa abordagem se coaduna com a nossa perspectiva plural no discurso e suas representações caracterizadas pelos sujeitos falados e falantes no processo linguístico-discursivo na língua material. Assim sendo, é importante ressaltar de que maneira as práticas de violências são manifestadas nos discursos dos sujeitos interpelados e como esses respondem dialeticamente frente às acusações impostas pelos depoentes ante a autoridade policial. Outrossim, trabalhamos a partir da classificação, seleção e análise documental de acordo com as formações imaginárias nos Boletins de Ocorrência na comparação discursiva do sujeito falado para sujeito falante – esses, caracterizados nas materialidades analisadas ao longo da pesquisa. Assim, ainda na mesma perspectiva pecheuxtiana da AD, a língua constitui-se como um sistema – este interligado à História, bem como aos sujeitos falantes e seus objetos contraditórios a partir das suas diferentes formas. Desta maneira, o nosso gesto de interpretação ao corpus dos / nos BO podem ser considerados inovadores e contribuem não apenas para a reflexão social, mas apontam na instância do Aparelho Repressivo do Estado, nesse caso, a Delegacia que a materialidade discursiva faz a diferença nesse processo de instauração do jurídico-linguístico-discursivo como suportes dessas / nessas transcrições que além das suas opacidades fará com que essas manifestações do sujeito e do seu vai-e-vem na linguagem sejam elementos fundamentais nos gestos interpretativos à condenação do agressor ao cometer e ultrapassar os limites da Lei. Logo, entendemos que as transformações do nosso objeto de discurso - o corpus da pesquisa -, estão no fio do discurso nesse processo gestual de interpretação, pois exploramos diretamente a estabilidade e o espaço da língua por meio desses vieses. Assim, perguntamos: Como funcionam os discursos sobre a violência contra a mulher por meio das tomadas de depoimento nos boletins de ocorrência? É nesse sentido que as Ideologias se manifestarão dentro das Práticas e dos Saberes do Aparelho do Estado (a Polícia) que irão interpelar esses sujeitos (maridos, namorados, noivos, amásios etc.) os quais serão investigados perante a autoridade policial.Item Educação ambiental na alimentação escolar: práticas educativas sustentáveis com estudantes do ensino médio do IFRO campus Cacoal(2019) Bini, Fernanda Goelzer Pereira; Barba, Clarides Henrich deO conceito de sustentabilidade, assim como da alimentação sustentável, vem sendo muito discutido, devido a sua complexidade e tudo que abrange: meio ambiente, política, economia, sociedade, saúde. A forma atual de produção e a distribuição de alimentos causam grande impacto tanto nos recursos naturais como sociais, que influi na distribuição de riquezas, na agricultura familiar e na segurança alimentar. Considerando essa perspectiva, esta pesquisa parte da seguinte questão norteadora “Em que medida a Educação Ambiental está inserida nos hábitos alimentares dos estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) campus Cacoal?”. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi identificar como a Educação Ambiental está inserida nos hábitos alimentares de estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal. Baseou-se o referencial teórico com a temática ambiental na perspectiva da sustentabilidade alimentar, a Educação Ambiental e sua relação com a Educação Alimentar e Nutricional. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação como proposta de intervenção. O processo de intervenção foi realizado no campus Cacoal com 30 (trinta) participantes, sendo vinte e cinco estudantes do ensino médio e cinco funcionárias da equipe da cozinha. Inicialmente, aplicou-se um questionário com a finalidade de verificar o entendimento em Educação Ambiental e os hábitos alimentares dos sujeitos da pesquisa. Além disso, realizou-se oficinas culinárias para conhecer o fluxograma e utilização do alimento na sua forma integral, sem desperdício. Nas oficinas foram realizadas observações e entrevistas com relatos, transcritos e analisados sistematizando um resumo das falas, anotações e registros fotográfico. Posteriormente, efetuou-se intervenções no refeitório do campus, com a finalidade de desenvolver a conscientização e formação de bons hábitos ambientais e alimentares. Como produto final, desenvolveu-se um material pedagógico em forma de e-book, abordando as práticas educativas vivenciadas no âmbito escolar relacionadas à Educação Ambiental e à Educação Alimentar e Nutricional. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental associada à Educação Alimentar e Nutricional é uma forma positiva na promoção de novos hábitos, uma vez que todas as atividades propostas foram desenvolvidas com êxito. Conclui-se que o incentivo à adoção das práticas de aproveitamento integral dos alimentos reflete na conscientização, comprometimento e participação dos estudantes para a redução do desperdício de alimentos e impactos ambientais, tornando-os possíveis multiplicadores e propagadores da Educação Ambiental.Item Efeitos de sentidos da / na eficácia jurídica: impactos do discurso jurídico-polítio da / na Lei Maria da Penha (Brasil) e violência contra a mulher (USA-VAWA)(Must University, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Benaglia, Anderson Marzinhowski; Ferrarezi Junior, CelsoA presente investigação, amparada em análise jurídica comparada a partir da utilização das leis Maria da Penha (Brasil) e VAWA (USA) – essas, via de regra, com abordagens bibliográficas no Direito Comparado. Aqui também deve ser observada as aplicabilidades das / nas análises interpretativas das leis como suportes materiais-discursivos que sustentam a eficiência e a eficácia dos efeitos de sentidos dos nossos corpus de pesquisa em suas condições de produção interpretadas no âmbito da justiça brasileira e americana. Outrossim, objetivamos que compreender os sentidos das leis que apontam a violência doméstica como materialidade no Brasil e nos USA podem identificar os efeitos de sentidos da / na linguagem jurídica e, por consequência, analisar de igual maneira, que a implementação dessas leis se tornem uma eficácia jurídica na prática. Assim, haja vista que a violência contra a mulher é um problema social, histórico, geográfico, cultural, antropológico que afeta de maneira considerável danos além de físicos – psicológicos e sociais que perduram em nosso cotidiano. Para tanto, temos como questão norteadora o seguinte problema: De que maneira os efeitos de sentidos jurídicos discursivos das Leis Maria da Penha e VAWA são analisadas enquanto eficácia jurídica? Nesse sentido, são debates presentes neste estudo, questões como a eficácia e a eficiência discursiva e jurídica no âmbito interpretativo por meio das relações sociais, ideológicas e da tipologia material da linguagem como suportes nos sentidos estabelecidos nas leis Lei Maria da Penha (Brasil) e VAWA (USA) – de forma que, ao fim, foi possível apontar essas relações fundamentais na pesquisa.Item Língua estrangeira e pesquisa-ação: um caminho para a melhoria das aulas da língua de Cervantes(2017) Braum, Shelly; Neves, Josélia GomesO estudo é resultado de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) desenvolvida com cinco alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agroecologia de escola pública federal de Cacoal – Rondônia, durante o período que compreendeu de outubro de 2016 até abril de 2017. Trata-se de uma proposta cujo objetivo foi investigar como o ensino de língua espanhola vem se desenvolvendo no IFRO – Campus Cacoal no intuito de encaminhar uma proposta metodológica possível com vistas à melhoria do ensino de língua espanhola no referido local. Para tanto, a parte da pesquisa pautou-se na pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011), na pesquisa autobiográfica (CUNHA, 1997) desenvolvida por todos os integrantes do grupo; pesquisas documental e bibliográfica (GIL, 2002; LÜDKE E ANDRÉ, 1986) nas concepções de currículo (SILVA, 1999), na Linguística Aplicada (LEFFA, 1988; MAR, 2006; MARTINEZ, 2009; SEDYCIAS, 2005), sempre embasados na concepção libertadora de educação (FREIRE, 1987; 2002; 2003; 2006). Para a ação, os estudos feitos foram base para reuniões formativas nas quais foram discutidas questões que envolvem o currículo de língua espanhola como língua estrangeira com vistas a elaborar uma proposta metodológico-curricular que torne este mais adequado à realidade citada. A pesquisa-ação apontou que o número de aulas é insuficiente para o real aprendizado de uma língua estrangeira e que determinar uma metodologia é tolher a ação do professor, mas que os conteúdos e referenciais teóricos devem sempre ser negociados e atualizados com todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem.Item ¡Luz, cámara, educación! Ensino da língua espanhola por meio da produção de curtametragem no IFRO campus Cacoal(2019) Zemke, Agatha Christie de Souza; Bueno, José Lucas PedreiraO presente trabalho apresenta as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa-ação “¡LUZ, CÁMARA, EDUCACIÓN! ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM NO IFRO CAMPUS CACOAL”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Cacoal com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O objetivo geral da investigação foi analisar as contribuições para o ensino da Língua Espanhola a partir da produção de curta-metragem, com enfoque nos gêneros discursivos. Como objetivos específicos tínhamos o intuito de discorrer sobre a presença da Língua Espanhola no Currículo Escolar Brasileiro; Compreender conceitos relacionados ao gênero do discurso e a aplicabilidade ao ensino de Língua Espanhola, por meio da produção de curta-metragem; Examinar o provável desenvolvimento, a partir da produção de curtas-metragens, das habilidades linguísticas relevantes para a aprendizagem da Língua Espanhola; Capacitar discentes para produzirem curtas-metragens; Analisar as viáveis contribuições da produção de curtas-metragens, com enfoque nos gêneros discursivos, para o ensino da Língua Espanhola; Promover uma mostra dos filmes produzidos pelos alunos. O arcabouço teórico da investigação está fundamentado principalmente em Bakhtin (2016) e em alguns estudiosos de sua teoria, como Faraco (2019), Fiorin (2018) e Rojo e Barbosa (2015), discutindo a respeito dos gêneros discursivos; Thiollent (2011) e Barbier (2002), abordando a pesquisa-ação; Bardin (2002), Luna (2011), Franco (2005), Bogdan (1994) e Gil (2008) como suporte à pesquisa em diversas fases; Duarte (2002), elucidando acerca do cinema e linguagem cinematográfica; Leffa (1988), tratando a respeito da metodologia para o ensino de línguas e também das diversas fases passadas pelo espanhol, como componente curricular no Brasil. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coesa com a proposta do projeto, que era estabelecer uma intervenção em uma realidade pedagógica visando à melhoria da qualidade do ensino. Os instrumentos utilizados para a construção1 de dados foram: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a observação participante, o diário de campo, a pesquisa documental, questionários e grupo focal. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que a produção de curta-metragem com enfoque nos gêneros discursivos pode de maneira efetiva contribuir para a aprendizagem da Língua Espanhola, aprimorando as competências e habilidades básicas, porém importantes para a proficiência e comunicação do e no idioma, além agregar valores que o aluno carregará consigo na vida, enquanto ser social.