Teses e Dissertações
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 26
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ações educativas na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia - Cacoal: reflexões e perspectivas(2019) Cavalcante, Fernanda de Oliveira Freitas; Pimenta, Jussara SantosEsta pesquisa apresenta contribuições da Biblioteca escolar e a mediação de leitura aos estudantes, professores e comunidade em geral que por meio de ações educativas, proporciona o incentivo à leitura e afirma um desejo de uma humanidade melhor, em que pessoas têm oportunidades de conhecimento e cultura. Valendo-se do método de pesquisa-ação, busca-se identificar e analisar as ações educativas de incentivo à leitura da Biblioteca escolar cujo o propósito é contribuir na formação de leitores no Instituto Federal de Rondônia Campus - Cacoal. As questões norteadoras da pesquisa são: De que forma os professores e estudantes são beneficiados pelas ações da Biblioteca? Quais possibilidades de ensino e aprendizagem a partir da utilização do acervo da Biblioteca? De que maneira as práticas pedagógicas exercidas pelos bibliotecários atingem e motivam o incentivo à leitura? Partindo destes pontos, a pesquisa tem por objetivo de investigar as estratégias de incentivo à leitura por meio das ações e/ou práticas pedagógicas exercidas pela Biblioteca Escolar e contribuir no cotidiano dos estudantes e professores oportunizando leitura, cultura e conhecimento. O trabalho em si, coloca em evidência o espaço Biblioteca, de forma significativa no cenário dos estudantes de Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal, sendo desenvolvido em um ambiente escolar familiar à pesquisadora. Partindo de levantamentos bibliográficos, é visto que a carência de Bibliotecas Escolares ainda faz parte da realidade brasileira, além do silêncio por parte dos profissionais bibliotecários e demais profissionais na área da educação. A pesquisa se atenta a compreender as motivações que os professores e estudantes do Ensino Médio recebem na Biblioteca Escolar do IFRO/Cacoal no que tange leitura e o que se pode fazer para firmar o processo de formação de leitores nesta unidade do IFRO por meio das ações e/ou projetos da Biblioteca Escolar. Com a aplicação das práticas leitoras (ações e/ou projetos da biblioteca), análise e interpretação dos dados, pode-se perceber a importância das práticas biblioteconômicas e pedagógicas no seio escolar - na Biblioteca por meio da mediação de leitura e, principalmente, o poder transformador que a leitura, possui no cotidiano dos estudantes, que os tornam capazes de ser jovens reflexivos e críticos.Item Adição da parede celular de levedura (saccharomyces cerevisiae) na dieta para frangos de corte(2011) Barroso, Débora Costa; Vieira, Antônio AssisEste experimento teve como objetivo verificar os efeitos da inclusão de parede celular de levedura (Saccharomyces cerevisiae) (PCSc) na dieta para frangos de corte criados em gaiolas quanto ao desempenho nos períodos de 09 a 21, 22 a 33, 34 a 39 e 09 a 39 dias de idade, características de carcaça, peso dos órgãos, metabolizabilidade das dietas, contagem total e identificação de coliformes totais do íleo. O delineamento adotado foi o de blocos casualizados, onde os blocos eram os andares da bateria metálica, totalizando três blocos, sendo cinco tratamentos e seis repetições de 10 aves por unidade experimental, totalizando 30 parcelas e 300 aves. Os tratamentos foram: dieta referência com avilamicina (AV); dieta referência (DR); dieta referência com 0,1% de parede celular de Saccharomyces cerevisiae (PCSc0,1); dieta referência com 0,2% de PCSc (PCSc0,2); dieta referência com 0,3% de PCSc (PCSc0,3). No período de 09 a 21 dias de idade o nível mais elevado de PCSc influenciou negativamente no ganho de peso. No período de 34 a 39 dias, o nível de 0,1% de PCSc proporcionou melhor ganho de peso em relação ao tratamento com antimicrobiano, que resultou em frangos com menor ganho de peso, enquanto as aves dos demais tratamentos tiveram valores intermediários para esta característica. Foi observada menor viabilidade no período de 22 a 33 dias para os frangos alimentados com dieta referência, não tendo diferença nos outros períodos de idade entre os tratamentos. Não foram observadas diferenças estatísticas para consumo de ração e conversão alimentar no período de 09 a 21 dias de idade, para consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar no período de 22 a 33 dias de idade e para consumo de ração e conversão alimentar de 34 a 39 dias de idade. No período total, de 09 a 39 dias de idade, também não foram observadas diferenças estatísticas entre os tratamentos para as variáveis de desempenho. Para características de carcaça o maior valor para peso vivo foi para os frangos do tratamento com 0,1% de PCSc enquanto aqueles do tratamento com 0,3% obtiveram o menor valor. Os pesos absolutos de sobrecoxa e coxa+sobrecoxa apresentaram maiores pesos para as dietas com 0,1 e 0,2% de PCSc, menor peso para o nível de 0,3% e pesos intermediários para os outros tratamentos. Os outros parâmetros não foram influenciados. Não houve influência dos tratamentos para metabolizabilidade e contagem total de coliformes totais no íleo das aves. Foram verificadas alterações na identificação da microbiota ileal conforme mudança de tratamentos. Pode-se incluir até 0,2% de PCSc em dietas para frangos de corte sem que haja comprometimento no desempenho, nas características de carcaça, na metabolizabilidade dos nutrientes da dieta e na contagem total de coliformes totais no íleo. Conclui-se que a parede celular de Saccharomyces cerevisiae pode ter ação comparada aos melhoradores de desempenho em dietas livres de antimicrobianos.Item Adição de fitogênicos em rações de frangos de corte(2016) Barroso, Débora Costa; Lima, Cristina Amorim Ribeiro deO presente trabalho foi realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Instituto de Zootecnia. Foram realizados quatro experimentos, utilizando os aditivos zootécnicos avilamicina, capsaicina, cinamaldeído, carvacrol e piperina na ração de frangos de corte. O objetivo foi avaliar os índices produtivos e a possibilidade de retirada dos antimicrobianos da ração, avaliando o impacto na metabolizabilidade dos nutrientes da ração balanceada, a influência sobre parâmetros hematológicos, e também quantificar a atividade das enzimas digestivas e antioxidantes. No primeiro experimento foram utilizados cinco tratamentos: ração referência + antimicrobiano (avilamicina); ração referência; ração referência + 60 mg/Kg de piperina; ração referência + 150 mg/Kg de cinamaldeído, capsaicina e carvacrol e ração referência + 15 mg/Kg de capsaicina, com seis repetições de 10 aves por unidade experimental, totalizando 30 parcelas e 300 aves, em gaiolas metabólicas. Foi realizado um ensaio de metabolizabilidade com duração de 10 dias. Com 36 dias de idade, os frangos foram abatidos e coletado o fígado de quatro aves por tratamento, para avaliação da atividade da enzima catalase. No segundo experimento, foi acrescentado farelo de trigo à ração referência, para análise da atividade enzimática pancreática (amilase e protease). Foram utilizados cinco tratamentos e cinco repetições de 10 aves por unidade experimental, totalizando 25 parcelas e 250 frangos. Os tratamentos foram: ração referência + antimicrobiano; ração referência; ração referência + 150 mg/Kg de cinamaldeído, capsaicina e carvacrol; ração referência + 15 mg/Kg de capsaicina; ração referência + 30 mg/Kg de capsaicina. No terceiro experimento foram utilizados cinco tratamentos e seis repetições de 10 aves por unidade experimental, totalizando 30 parcelas e 300 frangos. Foram utilizados os mesmos tratamentos do segundo experimento e realizado em gaiolas metabólicas, com análise de desempenho, características de carcaça e ensaio de metabolizabilidade. No quarto experimento, foram analisados o desempenho, características de carcaça e parâmetros sanguíneos. Os frangos foram distribuídos em cinco tratamentos, semelhantes aos do segundo e terceiro experimentos, sendo quatro repetições com 30 frangos, totalizando 600 aves, em galpão experimental. Os dados foram analisados por programa estatístico e quando verificado efeito significativo foi utilizado o teste SNK e o teste Dunnett para comparação das médias com significância de 5% (p<0,05). O uso de carvacrol, cinamaldeído, capsaicina e piperina mantiveram o resultado para altura de vilosidade do íleo semelhante quando utilizada avilamicina. A capsaicina resultou em atividade enzimática proteásica no pâncreas equivalente ao do grupo que recebeu avilamicina, assim como energia metabolizável aparente semelhante a dos frangos que receberam ração com o antimicrobiano. Ao utilizar 30 mg/kg de capsaicina, foram observados diminuição do ganho de peso e aumento da conversão alimentar, menor peso vivo pós-jejum e menor peso de carcaça quente. O uso dos fitogênicos testados influenciou beneficamente algumas características estudadas, justificando seu uso na dieta de frangos de corte.Item Agricultura familiar e expansão da cana-de-açúcar sobre áreas de culturas anuais no Estado de Goiás a partir da safra 2005/06(2012) Petrini, Maria Angélica; Rocha, Jansle VieiraO etanol derivado da cana-de-açúcar é considerado uma das principais fontes de energia limpa como opção para a mudança da matriz energética do país e do mundo, colaborando para a diminuição do consumo de combustíveis fósseis. No Brasil, o estado de Goiás é uma das frentes de expansão do cultivo da cana para atender à crescente demanda por biocombustíveis. Mas, a expansão da cana-de-açúcar traz consigo a instalação de usinas sucroalcooleiras e, próximo a elas, os canaviais podem ocupar áreas de outras culturas temporárias, incluindo aquelas de agricultura familiar. O sensoriamento remoto é uma importante fonte de informação para se avaliar as rápidas mudanças no uso da terra ocasionadas pela dinâmica da atividade agrícola. Nesse contexto, a hipótese adotada neste trabalho é que através de imagens de satélite e técnicas de geoprocessamento é possível identificar áreas de expansão da cana-deaçúcar sobre áreas destinadas ao cultivo de grãos no estado de Goiás. Além disso, dados referentes à produção familiar vinculada ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) podem indicar correlações entre o avanço da cana e essa produção familiar. Assim, o objetivo geral da pesquisa é apontar os municípios onde ocorreu maior expansão da cana-de-açúcar entre as safras 2005/2006 e 2009/2010 e onde houve maior participação da agricultura familiar na produção agrícola, no âmbito do PAA, cuja produção eventualmente tenha sido deslocada pela cana, servindo como subsídio para futuros estudos mais detalhados sobre a produção agrícola familiar nesses municípios. Para tal análise, foram utilizados dados de Produção Agrícola Municipal do IBGE e dados da participação de Goiás no PAA, juntamente com máscaras de grãos e de cana-de-açúcar, ambas disponibilizadas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Foram identificados os municípios de Santa Isabel, Iaciara, Maurilândia, Itapaci e Jataí, que demandam outros trabalhos detalhados para se discutir os impactos diretos e indiretos da expansão da cana em Goiás.Item A aplicabilidade da criptografia no ensino de matemática no contexto da educação profissional(2020) Carvalho, Josirene Zalenski de Siqueira; Rodríguez, Tomás Daniel MenéndezO objetivo deste trabalho consiste em analisar a aplicabilidade da criptografia para o ensino de matemática, principalmente no contexto da educação profissional. Pois a busca em dar mais significado aos conteúdos e aos questionamentos apresentados por parte dos alunos têm sido a grande motivação para a maioria dos professores. Portanto eleger a criptografia no ensino da matemática além de promover a interdisciplinaridade entres as disciplinas de informática e matemática, também possui a capacidade de despertar o interesse dos alunos, uma vez que as tecnologias de Informação e Comunicação estão diretamente voltadas à realidade deles. Visando a concretização desses objetivos, foi realizado a fundamentação teórica através da abordagem histórica que implicaram a evolução da criptografia até os dias atuais, compreendendo o sistema RSA. Com efeito, qualquer aplicação se torna mais relevante após a compreensão de todo o processo histórico, os motivos pelos quais impulsionaram a evolução e o mais importante, a descoberta de todo embasamento matemático essencial ao desenvolvimento de cada técnica criptográfica e de criptoanálise. Neste contexto, foi possível apresentar diversas formas de aplicabilidade da criptografia no ensino de funções, matrizes, análise combinatória, porcentagem e raciocínio lógico, números binários e aritmética modular, bem como proporcionar aos professores, propostas de atividades para que com autonomia possam aplicar, contextualizar, adequar e enriquecer o ensino de matemática em suas aulas.Item Aporte e decomposição de serapilheira e qualidade de solo em sistemas de cafeeiro sombreado e a pleno sol(2020) Henrique, Nirvani Schroeder; Maltoni, Katia LucieneO Estado de Rondônia, localizado na região norte do Brasil, esteve originalmente coberto pela Floresta Amazônica. A colonização e o avanço da agricultura extensiva, produziram um desmatamento acelerado em grande parte do Estado. A retirada da floresta, os manejos inadequados dos solos, associados com o clima quente e úmido e a falta de correção da acidez e fertilização do solo afetaram os atributos químicos, físicos e biológicos dos solos. Buscando alternativas menos impactantes e de maior conservação do solo para produção de café na região Norte. Este estudo teve por objetivo avaliar dois sistemas de cultivo do cafeeiro canéfora, sendo um sombreado com teca (CS) e outro a pleno sol (CPS) em um Argissolo Vermelho Amarelo Distrófico típico. O método de amostragem foi por conglomerados, dentro do quais as amostras foram coletadas aleatoriamente. Foram utilizados 4 conglomerados com 7 repetições. As análises foram realizadas em esquema fatorial 2 x 2 x 2, sendo 2 sistemas de cultivo de cafeeiro, 2 épocas de amostragem e 2 profundidades do solo (0,0 - 0,05 e 0,05 - 0,10 cm). Foram avaliados o aporte e decomposição de serapilheira, respiração basal do solo (RBS), matéria orgânica (MO), pH, fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), nitrogênio total (NT), acidez potencial (H+Al), alumínio (Al3+), soma de bases (SB), saturação por bases (V%), capacidade de troca catiônica (CTC), densidade do solo, porosidade (macro, micro e total) e a resistência do solo à penetração. A produção de serapilheira é semelhante no CS e CPS, contudo no CPS a contribuição maior é por meio dos resíduos de poda. A serapilheira apresenta perda de massa em função do tempo de decomposição, mas os teores de macronutrientes na serapilheira remanescente podem não acompanhar o mesmo decréscimo. A respiração basal do solo se destaca sob cafeeiro sombreado em época seca e em cafeeiro em monocultivo em época chuvosa. O uso do solo com cafeeiro sombreado com teca proporciona melhor qualidade física ao solo, tendo menor resistência à penetração e densidade e maior porosidade do solo, além disso reduz a acidez potencial e aumenta o pH, os teores de cálcio, potássio, saturação por bases e nitrogênio total do solo em relação ao cafeeiro a pleno sol.Item Brazucalidade e (im)polidez: ressignificação identitária em interações de migrantes em Boston/EUA(2017) Pereira, Aguinaldo; Borges, Cibele Brandão de OliveiraEste estudo trata sobre migração de brasileiros residentes em Boston (EUA). O objetivo desta investigação é revelar como a língua inglesa e a cultura americana afetam os modos de polidez/impolidez de brasileiros em contexto de interculturalidade. A pesquisa é etnográfica, e seus dados foram coletados durante cinco meses de participação do pesquisador em campo, onde foram utilizadas entrevistas, discussões em um grupo do aplicativo whatsapp e a observação do pesquisador durante o tempo de inserção em campo. O trabalho se ancora na Sociolinguística Interacional em interface com a Pragmática (GOFFMAN ([1964]2002; GUMPERZ, 1982 e TANNEN, 2005), mais especificamente nos estudos sobre polidez, inicialmente propostos por Brown & Levinson (1987 [1978]), que apresentam pontos-chave da teoria. Além de cotejar o trabalho com os fundadores dessa área da linguística, a pesquisa também se fundamenta em outros autores, como Leech (1983, 2014), que apresenta quadro mais completo da teoria, abordando, por exemplo, a impolidez como um quadro à parte, com máximas de (im)polidez, a partir da proposta de Grice (1967). Além desse, são apresentadas contribuições de outros autores, como Watts (2003), que contribui com a definição de polidez de dois ângulos: polidez1 como noção popular do termo e polidez2 como noção teórica; Kerbrat-Orecchioni (1992, 1997, 2000, 2006, 2010), que apresenta a proposta de Atos de Elogio a Face (AEF), entre outros mais. Para um quadro mais específico da impolidez, foram utilizadas algumas propostas de autores como Eelen (2001), Mills (2003) e Culpeper (1996, 2011), corroborando para a compreensão dessa importante área da interação social para o presente trabalho, na apresentação de um modelo descritivo e teórico sobre impolidez. Para a compreensão da ressignificação identitária no deslocamento dos participantes, associaram-se os estudos sobre identidade aos de (im)polidez, o que foi feito a partir dos estudos sociais sobre identidade de Castells (1999), Hall (2006) e Bauman (2003, 2005), em que se buscou compreender a conexão existente entre o processo de identidade na comunidade pesquisada e o papel da (im)polidez no processo de ressignificação das identidades em jogo. Ao processo de ressignificação identitária, percebida nos colaboradores de minha pesquisa, nomeei de brazucalidade, e acontece na relação e comparação com o sujeito nacional (americano). Os resultados deste estudo indicam que a ressignificação identitária dos participantes passa por um processo de busca e compreensão das novas formas de ser no ‘novo lugar’, revelado nas interações gravadas e nas interações de (im)polidez estudadas.Item Conhecimentos necessários ao ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental a luz da aprendizagem desenvolvimental: um estudo no estado de Rondônia(2021) Freitas, Sirley Leite; Miguel, José CarlosEste estudo objetiva identificar os conhecimentos docentes necessários para ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e se esses conhecimentos estão contemplados nos cursos de formação inicial de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Rondônia. A questão que orientou nossa pesquisa foi: “Quais os conhecimentos docentes necessários para ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e se esses conhecimentos estão contemplados nos cursos de formação inicial de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Rondônia?”. A pesquisa foi delineada pelos seguintes caminhos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada com 11 graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia da IES pública e 14 da IES particular. Foram realizados três encontros dialogados nos quais discutimos seus conhecimentos e concepções sobre matemática e suas percepções sobre o curso em que estavam se graduando. O referencial teórico é amplo ao abordar os conhecimentos necessários aos professores para a prática docente, sendo que nos situamos no âmbito da teoria histórico-cultural e da teoria da aprendizagem desenvolvimental de Vygotski e seguidores relativamente ao processo de apropriação do conhecimento. Os resultados indicaram problemas na formação inicial tais como: cursos com pouco tempo destinado ao ensino de matemática em seus currículos e maior ênfase aos conhecimentos relativos à metodologia e didática do que aos conteúdos específicos de matemática; a falta de aprofundamento, lacunas e fragilidade na construção de conceitos e conhecimentos matemáticos; dificuldades em ensinar o conteúdo de matemática devido ao conhecimento insuficiente de alguns conteúdos matemáticos a serem ensinados; rejeição à matemática; e ensino pautado na associação de modelos. Constatamos que os conhecimentos construídos pelos graduandos são de base empírica, com pouca ênfase à construção de conhecimento teórico. Com isso ressaltamos a importância das proposições da teoria da aprendizagem desenvolvimental na construção dos conhecimentos docentes. Desse modo, defendemos a tese de que os conhecimentos docentes necessários para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental são os conhecimentos específicos do conteúdo, os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos e os conhecimentos pedagógicos gerais atinentes à prática pedagógica voltada ao desenvolvimento do pensamento teórico nos anos iniciais de formação, o que implica na busca de transformação da cultura da matemática escolarizada.Item Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO(2017) Nascimento, Andréia Paro do; Pacífico, Juracy MachadoA pesquisa Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - IFRO Cacoal/RO, buscou compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFRO, na perspectiva de torná-lo um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento do estudo, fez se necessário percorrer caminhos que nos permitissem intervenção na realidade pesquisada a partir da reflexão-ação-reflexão da temática estudada. Com isso, com abordagem qualitativa, trabalhamos com a pesquisa-ação, tem como propósito investigar, interpretar e intervir na realidade visando a sua melhoria. E para alcançar nossos objetivos, orientamo-nos na pesquisa-ação colaborativa, em que os colaboradores não só informam e pensam a realidade, mas também agem durante o processo de pesquisa. Utilizamos como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, e círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções com os colaboradores. As discussões realizadas possibilitaram a compreensão dessa instância como espaço de reflexão da prática pedagógica e não somente um espaço inquisitório das práticas avaliativas. Os resultados apontam que a instância conselho de classe é um espaço que permite a reflexão das práticas pedagógicas, mas ainda demanda estudos sobre sua real função pedagógica. Como principais produtos da intervenção aponta-se o Plano de Ação que foi elaborado juntamente com os colaboradores para que pudéssemos intervir na realidade pesquisada com ações pedagógicas a partir de problemáticas apontadas nos Conselhos de Classes. O Plano elaborado foi aceito e institucionalizado no Campus de Cacoal como Projeto de Ensino para que a equipe pedagógica pudesse dar continuidade. Concluímos que a referida pesquisa possibilitou diálogos interativos os quais possibilitaram crescimento profissional significativo, tanto dos participantes quanto da pesquisadora.Item Desempenho nutricional de bovinos em pastejo durante os períodos de seca e águas suplementados com compostos nitrogenados e/ou amido(2011) Lazzarini, Isis; Detmann, EdenioA presente Tese foi baseada em dois experimentos com bovinos de corte em pastagem composta por capim-braquiária (Uruchloa decumbens), sendo um conduzido durante o período da seca e o outro durante o período das águas. Objetivou-se avaliar os efeitos da suplementação protéica e/ou com amido sobre o desempenho nutricional de bovinos em pastejo. No primeiro experimento, conduzido no período da seca entre julho e setembro de 2008, foram utilizados cinco novilhos mestiços, Holandês x Zebu, com peso corporal médio (PC) de 396,8±13,4 kg, fistulados no rúmen e no abomaso. Foram avaliados os seguintes tratamentos: 1.controle (somente forragem basal); 2.suplementação com compostos nitrogenados supridos na proporção de 1 g de proteína bruta (PB) por kg de PC via administração ruminal; 3.suplementação com amido na proporção de 2,5 g/kg de PC via administração ruminal; 4.suplementação com compostos nitrogenados e amido na forma como descrito para os tratamentos 1 e 2; e 5.suplementação similar ao descrito para o tratamento 4 no qual o amido foi substituído por mistura de amido e compostos nitrogenados de modo que a porção energética do suplemento apresentasse 15% de PB. O experimento foi conduzido segundo delineamento em quadrado latino 5 x 5, adotando-se esquema fatorial 2 x 2 +1 (adição ou não de suplemento nitrogenado, adição ou não de amido, com tratamento adicional correspondente ao tratamento 5 descrito anteriormente). O consumo de pasto não foi afetado (P>0,10) por nenhum dos fatores avaliados. O consumo de nutrientes digestíveis totais (NDT) foi elevado (P<0,10) tanto pela suplementação com compostos nitrogenados, como pela suplementação com amido. O consumo de NDT foi também incrementado (P<0,10) pelo suprimento adicional de compostos nitrogenados para os animais suplementados com nitrogênio e amido. A suplementação com compostos nitrogenados elevou (P<0,10) o nível dietético de NDT não afetando os coeficientes de digestibilidade total (P>0,10), com exceção da PB, no qual se observou efeito interativo (P<0,10) com a suplementação com amido O suprimento adicional de compostos nitrogenados para os animais suplementados com nitrogênio e amido elevou (P<0,10) o nível dietético de NDT e os coeficientes de digestibilidade total da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO) e fibra em detergente neutro (FDN). O balanço aparente de compostos nitrogenados (BN) foi afetado (P<0,10) de forma interativa pela suplementação. As estimativas de BN somente foram incrementadas (P<0,10) pela suplementação conjunta com compostos nitrogenados e amido. Diante destes resultados, concluiu-se que a suplementação com amido e compostos nitrogenados para bovinos mantidos a pasto durante o período seco confere efeito interativo potencializando a retenção de nitrogênio no organismo animal. No segundo experimento, realizado no período das águas entre janeiro e março de 2009, foram utilizados cinco novilhos Nelore, com PC de 211,0±17,1 kg, fistulados no rúmen. Foram avaliados os mesmos tratamentos, e utilizado o mesmo delineamento e o mesmo esquema experimental descritos para o primeiro experimento. A suplementação com compostos nitrogenados ampliou (P<0,10) o consumo de PB, porém não afetou isoladamente (P>0,10) nenhuma das demais variáveis associadas ao consumo voluntário. A suplementação com amido incrementou (P<0,10) o consumo total de MS, mas não afetou (P<0,10) o consumo de pasto. Adicionalmente, efeitos isolados da suplementação com amido foram verificados (P<0,10) sobre os consumos de PB, MS digerida e MO digerida, havendo incremento na ingestão destes componentes na presença de amido. Verificou-se efeito de interação da suplementação com compostos nitrogenados e amido (P<0,10) sobre os consumos de CNF e de NDT. O desmembramento deste efeito indicou que o consumo de NDT não foi ampliado (P>0,10) em relação ao controle quando nitrogênio ou amido foram fornecidos isoladamente, mas foi incrementado (P<0,10) quando ambos os componentes foram fornecidos conjuntamente. Em nenhuma das variáveis associadas ao consumo voluntário se verificou efeito (P>0,10) do fornecimento adicional de nitrogênio aos animais suplementados com compostos nitrogenados e amido. Os coeficientes de digestibilidade da MS e da MO e o nível dietético de NDT foram afetados de forma interativa (P<0,10), verificando-se maiores estimativas quando amido e compostos nitrogenados foram fornecidos conjuntamente. O BN foi incrementado (P<0,10) tanto pela suplementação com compostos nitrogenados, como pela suplementação com amido. Contudo, mesmo sem efeito interativo (P>0,10), a estimativa de BN se mostrou superior com a suplementação conjunta com amido e compostos nitrogenados em comparação à suplementação isolada com estes compostos. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que a suplementação com amido e compostos nitrogenados para bovinos mantidos a pasto durante o período das águas, considerando-se forragem com alto teor de proteína bruta, confere efeito interativo potencializando a digestão da matéria seca e o consumo de energia. Efeitos indiretos envolvendo aspectos metabólicos são observados, entre os quais se destaca a ampliação da retenção de nitrogênio no organismo animal.Item Diálogo no currículo de Língua Portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia ocidental(2015) Silveira, Vera Lúcia Lopes; Velanga, Carmen TerezaO intuito deste trabalho é apresentar as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa “Diálogo no Currículo de Língua Portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia Ocidental”. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.F.M. Celso Ferreira da Cunha com alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O objetivo do projeto foi contribuir para facilitar o ingresso dos alunos no IFRO, tendo em vista que estes pertencem a uma comunidade multicultural e com desigualdades socioeconômicas. A legislação vigente utilizada LDB nº 9.394/96, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2002) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio-PCNEM (2000). Os aportes teóricos estão fundamentados principalmente pelos seguintes autores: Bortoni Ricardo, Gatti e Ludke e André discutindo a abordagem qualitativa e instrumentos de pesquisa; Thiollent abordando a pesquisa-ação; Bardin tratando da análise do conteúdo; Libâneo e Sacristán analisando o currículo; Day, Candau, Shön, Nóvoa e Tardif abordando formação docente; Canen e McLaren discutindo o multiculturalismo; Possenti, Bagno e Marcuschi analisando o ensino da Língua Portuguesa na educação básica; Memmi, Said e Hall abordando os estudos culturais e pós-colonialismo; e Freire dialogando com a maioria dos autores, debatendo as mais diversas temáticas, por considerarmos um autor com conceitos pertinentes e atuais para a educação brasileira. Adotou-se a abordagem qualitativa, por se tratar de uma investigação que contempla a interpretação das informações. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coerente com a proposta do projeto que era estabelecer uma intervenção em uma realidade visando a sua melhoria. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a pesquisa documental, o grupo focal, a entrevista semiestrutrada, a oficina, o depoimento e o autodepoimento. Como principais resultados, aponta-se o sucesso na elaboração e execução do projeto piloto de extensão em parceria com a escola, obtendo a aprovação de cinco alunos no Processo Seletivo Unificado do IFRO no ano 2014. O projeto foi reformulado, institucionalizado no Campus Cacoal como projeto de extensão e está sendo desenvolvido no ano 2015 novamente. Ainda é possível destacar o crescimento profissional da professora e da pesquisadora, como investigadoras da prática docente, e promotoras de um diálogo intercultural entre suas respectivas instituições.Item Discurso policial: a subjetividade em boletins de ocorrência(2008) Jesus, Sérgio Nunes de; Amaral, Nair Ferreira Gurgel doO presente trabalho foi desenvolvido de acordo a premissa metodológica da pesquisa bibliográfica e, ao mesmo tempo, de campo, construindo assim um contexto dialético no estudo da língua escrita nos BO’s, levando em consideração a descrição do Corpus e seus constituintes: as formas e os tipos de interação verbal; as formas das distintas enunciações, dos atos de fala/escrita isolados, em ligação estreita com a interação de que constituem os elementos, isto é, as categorias de atos de fala/escrita na vida e na criação ideológica que representam uma determinação pela interação verbal. Os resultados foram obtidos a partir da comparação dos BO’s. Classificando-os para melhor compreensão em: ponto de vista lingüístico ou relatado e ponto de vista discursivo ou referido, que desencadeou as delimitações dos depoimentos transcritos/narrados por um (sujeito) sob uma perspectiva lingüístico-discursiva no Discurso Policial nos Boletins de Ocorrência no ato da escrita. Tendo em vista que os contextos narrativos serviram como base interdiscursiva na construção da presença/ausência de subjetividade nos BO’s, pode ser percebida a constituição do sujeito pelo contexto/cenário/cultura e pensamento do indivíduo pluralizado em seu discurso; esse a partir da expressividade imposta no ato da escrita no Corpus dos Boletins de Ocorrência.Item Discursos silenciados nos boletins de ocorrência: de sujeito falado a sujeito falante nas práticas de violência contra a mulher(2023) Jesus, Sérgio Nunes de; Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de; Ferrarezi Junior, CelsoA tese é justificada a partir da compreensão linguístico-discursiva nas tomadas de depoimento e suas manifestações com a linguagem que funcionam no fio do discurso. Isto posto, aponta os seguintes questionamentos: de que maneira o processo de discursivização nas tomadas de depoimentos funcionam no limiar da / na interpretação dos / nos Boletim de Ocorrência (BO)? Até que ponto as posições-sujeito são fundamentais para pensar a autoria dos / nos Boletim de Ocorrência (BO)? Por qual o motivo é relevante o estudo dessa temática como contribuição à Análise de Discurso Brasileira em suas diferentes materialidades histórico socio-cultura - via de regra, pela política do silenciamento? Sendo, assim, a presente abordagem teve como objetivo investigar os processos linguístico-discursivos nas práticas de violência contra a mulher por meio das Tomadas de Depoimento nos Boletins de Ocorrência, doravante (BO) ao identificar seus silenciamentos materializados. Neste sentido, verificamos suas marcas linguístico-discursivas; essas a partir das caracterizações das formações imaginárias de sujeito falado a sujeito falante nesse documento. Outrossim, também analisamos de que maneira os sujeitos discursivos (falado / falante) respondem aos interrogatórios em virtude das acusações – esses que contribuem pelas suas condições de produção instauradas nos discursos desses sujeitos – o linguístico (ou relatado) e das formações imaginárias – o discursivo (ou referido) pelas materializações dos silenciamentos instituídos nos Boletins de Ocorrência. Esses apontamentos são necessários à melhor compreensão da teoria da Análise do Discurso Francesa (AD) – quando aponta que os sujeitos são constituídos pela língua(gem). Tais ancoragens podem ser observadas como entrecruzamentos; assim, essa abordagem se coaduna com a nossa perspectiva plural no discurso e suas representações caracterizadas pelos sujeitos falados e falantes no processo linguístico-discursivo na língua material. Assim sendo, é importante ressaltar de que maneira as práticas de violências são manifestadas nos discursos dos sujeitos interpelados e como esses respondem dialeticamente frente às acusações impostas pelos depoentes ante a autoridade policial. Outrossim, trabalhamos a partir da classificação, seleção e análise documental de acordo com as formações imaginárias nos Boletins de Ocorrência na comparação discursiva do sujeito falado para sujeito falante – esses, caracterizados nas materialidades analisadas ao longo da pesquisa. Assim, ainda na mesma perspectiva pecheuxtiana da AD, a língua constitui-se como um sistema – este interligado à História, bem como aos sujeitos falantes e seus objetos contraditórios a partir das suas diferentes formas. Desta maneira, o nosso gesto de interpretação ao corpus dos / nos BO podem ser considerados inovadores e contribuem não apenas para a reflexão social, mas apontam na instância do Aparelho Repressivo do Estado, nesse caso, a Delegacia que a materialidade discursiva faz a diferença nesse processo de instauração do jurídico-linguístico-discursivo como suportes dessas / nessas transcrições que além das suas opacidades fará com que essas manifestações do sujeito e do seu vai-e-vem na linguagem sejam elementos fundamentais nos gestos interpretativos à condenação do agressor ao cometer e ultrapassar os limites da Lei. Logo, entendemos que as transformações do nosso objeto de discurso - o corpus da pesquisa -, estão no fio do discurso nesse processo gestual de interpretação, pois exploramos diretamente a estabilidade e o espaço da língua por meio desses vieses. Assim, perguntamos: Como funcionam os discursos sobre a violência contra a mulher por meio das tomadas de depoimento nos boletins de ocorrência? É nesse sentido que as Ideologias se manifestarão dentro das Práticas e dos Saberes do Aparelho do Estado (a Polícia) que irão interpelar esses sujeitos (maridos, namorados, noivos, amásios etc.) os quais serão investigados perante a autoridade policial.Item Doses de adubo verde em cobertura na produção orgânica de brócolis(2005) Ribas, Rodolfo Gustavo Teixeira; Santos, Ricardo Henrique SilvaO efeito do adubo verde varia com a forma de aplicação, com as espécies empregadas, com o clima e com o manejo. Há carência de estudos sobre as doses de adubo verde para a produção de hortaliças. É pouco conhecido também o comportamento do N proveniente do adubo verde. O objetivo do trabalho foi estudar o efeito de doses de adubo verde na mineralização e volatilização do nitrogênio da massa vegetal e no crescimento e produção orgânica do brócolis. O trabalho foi desenvolvido no Departamento de Fitotecnia da UFV, com o cultivar ‘Piracicaba Precoce’, empregando-se como adubo verde a mucuna-cinza (Mucuna pruriens). O experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizados, com cinco repetições e oito tratamentos: C12AV0 (12 Mg ha-1 de composto); C12AV4 (12 Mg ha-1 de composto + 4 Mg ha-1 de adubo verde); C12AV8 (12 Mg ha-1 de composto + 8 Mg ha-1 de adubo verde); C12AV12 (12 Mg ha-1 de composto + 12 Mg ha-1 de adubo verde); C25 (25 Mg ha-1 de composto); AV12 (12 Mg ha-1 de adubo verde); AM (Adubação Mineral); TA (Testemunha Absoluta). Foram avaliados o teor de N mineral no solo, a taxa de decomposição, teor de nutrientes e volatilização de N do adubo verde, a área do dossel, o estado nutricional, a produção e a exportação de N do brócolis. As doses 12 Mg ha-1 de composto combinadas com 4 ou 8 Mg ha-1 de adubo verde resultaram em produções similares às obtidas com AM. C12AV4, C12AV8 e C12AV12 resultaram em maiores áreas de dossel. N, K e Mg foram liberados mais rapidamente do que outros macronutrientes durante a decomposição dos resíduos do adubo verde. C12AV4 e C12AV8 resultaram em maiores teores de N mineral no solo que C12AV0 e menores que C12AV12 ao final do ciclo da cultura. As maiores perdas relativas de N por volatilização ocorreram com o suprimento de adubo mineral, seguido pelas maiores doses de adubo verde combinado com composto. O adubo mineral resultou nos maiores teores foliares de N assim como também nos maiores valores de N exportados com a colheita.Item Educação ambiental na alimentação escolar: práticas educativas sustentáveis com estudantes do ensino médio do IFRO campus Cacoal(2019) Bini, Fernanda Goelzer Pereira; Barba, Clarides Henrich deO conceito de sustentabilidade, assim como da alimentação sustentável, vem sendo muito discutido, devido a sua complexidade e tudo que abrange: meio ambiente, política, economia, sociedade, saúde. A forma atual de produção e a distribuição de alimentos causam grande impacto tanto nos recursos naturais como sociais, que influi na distribuição de riquezas, na agricultura familiar e na segurança alimentar. Considerando essa perspectiva, esta pesquisa parte da seguinte questão norteadora “Em que medida a Educação Ambiental está inserida nos hábitos alimentares dos estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) campus Cacoal?”. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi identificar como a Educação Ambiental está inserida nos hábitos alimentares de estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal. Baseou-se o referencial teórico com a temática ambiental na perspectiva da sustentabilidade alimentar, a Educação Ambiental e sua relação com a Educação Alimentar e Nutricional. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação como proposta de intervenção. O processo de intervenção foi realizado no campus Cacoal com 30 (trinta) participantes, sendo vinte e cinco estudantes do ensino médio e cinco funcionárias da equipe da cozinha. Inicialmente, aplicou-se um questionário com a finalidade de verificar o entendimento em Educação Ambiental e os hábitos alimentares dos sujeitos da pesquisa. Além disso, realizou-se oficinas culinárias para conhecer o fluxograma e utilização do alimento na sua forma integral, sem desperdício. Nas oficinas foram realizadas observações e entrevistas com relatos, transcritos e analisados sistematizando um resumo das falas, anotações e registros fotográfico. Posteriormente, efetuou-se intervenções no refeitório do campus, com a finalidade de desenvolver a conscientização e formação de bons hábitos ambientais e alimentares. Como produto final, desenvolveu-se um material pedagógico em forma de e-book, abordando as práticas educativas vivenciadas no âmbito escolar relacionadas à Educação Ambiental e à Educação Alimentar e Nutricional. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental associada à Educação Alimentar e Nutricional é uma forma positiva na promoção de novos hábitos, uma vez que todas as atividades propostas foram desenvolvidas com êxito. Conclui-se que o incentivo à adoção das práticas de aproveitamento integral dos alimentos reflete na conscientização, comprometimento e participação dos estudantes para a redução do desperdício de alimentos e impactos ambientais, tornando-os possíveis multiplicadores e propagadores da Educação Ambiental.Item Efeitos de sentidos da / na eficácia jurídica: impactos do discurso jurídico-polítio da / na Lei Maria da Penha (Brasil) e violência contra a mulher (USA-VAWA)(Must University, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Benaglia, Anderson Marzinhowski; Ferrarezi Junior, CelsoA presente investigação, amparada em análise jurídica comparada a partir da utilização das leis Maria da Penha (Brasil) e VAWA (USA) – essas, via de regra, com abordagens bibliográficas no Direito Comparado. Aqui também deve ser observada as aplicabilidades das / nas análises interpretativas das leis como suportes materiais-discursivos que sustentam a eficiência e a eficácia dos efeitos de sentidos dos nossos corpus de pesquisa em suas condições de produção interpretadas no âmbito da justiça brasileira e americana. Outrossim, objetivamos que compreender os sentidos das leis que apontam a violência doméstica como materialidade no Brasil e nos USA podem identificar os efeitos de sentidos da / na linguagem jurídica e, por consequência, analisar de igual maneira, que a implementação dessas leis se tornem uma eficácia jurídica na prática. Assim, haja vista que a violência contra a mulher é um problema social, histórico, geográfico, cultural, antropológico que afeta de maneira considerável danos além de físicos – psicológicos e sociais que perduram em nosso cotidiano. Para tanto, temos como questão norteadora o seguinte problema: De que maneira os efeitos de sentidos jurídicos discursivos das Leis Maria da Penha e VAWA são analisadas enquanto eficácia jurídica? Nesse sentido, são debates presentes neste estudo, questões como a eficácia e a eficiência discursiva e jurídica no âmbito interpretativo por meio das relações sociais, ideológicas e da tipologia material da linguagem como suportes nos sentidos estabelecidos nas leis Lei Maria da Penha (Brasil) e VAWA (USA) – de forma que, ao fim, foi possível apontar essas relações fundamentais na pesquisa.Item Língua estrangeira e pesquisa-ação: um caminho para a melhoria das aulas da língua de Cervantes(2017) Braum, Shelly; Neves, Josélia GomesO estudo é resultado de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) desenvolvida com cinco alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agroecologia de escola pública federal de Cacoal – Rondônia, durante o período que compreendeu de outubro de 2016 até abril de 2017. Trata-se de uma proposta cujo objetivo foi investigar como o ensino de língua espanhola vem se desenvolvendo no IFRO – Campus Cacoal no intuito de encaminhar uma proposta metodológica possível com vistas à melhoria do ensino de língua espanhola no referido local. Para tanto, a parte da pesquisa pautou-se na pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011), na pesquisa autobiográfica (CUNHA, 1997) desenvolvida por todos os integrantes do grupo; pesquisas documental e bibliográfica (GIL, 2002; LÜDKE E ANDRÉ, 1986) nas concepções de currículo (SILVA, 1999), na Linguística Aplicada (LEFFA, 1988; MAR, 2006; MARTINEZ, 2009; SEDYCIAS, 2005), sempre embasados na concepção libertadora de educação (FREIRE, 1987; 2002; 2003; 2006). Para a ação, os estudos feitos foram base para reuniões formativas nas quais foram discutidas questões que envolvem o currículo de língua espanhola como língua estrangeira com vistas a elaborar uma proposta metodológico-curricular que torne este mais adequado à realidade citada. A pesquisa-ação apontou que o número de aulas é insuficiente para o real aprendizado de uma língua estrangeira e que determinar uma metodologia é tolher a ação do professor, mas que os conteúdos e referenciais teóricos devem sempre ser negociados e atualizados com todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem.Item ¡Luz, cámara, educación! Ensino da língua espanhola por meio da produção de curtametragem no IFRO campus Cacoal(2019) Zemke, Agatha Christie de Souza; Bueno, José Lucas PedreiraO presente trabalho apresenta as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa-ação “¡LUZ, CÁMARA, EDUCACIÓN! ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM NO IFRO CAMPUS CACOAL”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Cacoal com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O objetivo geral da investigação foi analisar as contribuições para o ensino da Língua Espanhola a partir da produção de curta-metragem, com enfoque nos gêneros discursivos. Como objetivos específicos tínhamos o intuito de discorrer sobre a presença da Língua Espanhola no Currículo Escolar Brasileiro; Compreender conceitos relacionados ao gênero do discurso e a aplicabilidade ao ensino de Língua Espanhola, por meio da produção de curta-metragem; Examinar o provável desenvolvimento, a partir da produção de curtas-metragens, das habilidades linguísticas relevantes para a aprendizagem da Língua Espanhola; Capacitar discentes para produzirem curtas-metragens; Analisar as viáveis contribuições da produção de curtas-metragens, com enfoque nos gêneros discursivos, para o ensino da Língua Espanhola; Promover uma mostra dos filmes produzidos pelos alunos. O arcabouço teórico da investigação está fundamentado principalmente em Bakhtin (2016) e em alguns estudiosos de sua teoria, como Faraco (2019), Fiorin (2018) e Rojo e Barbosa (2015), discutindo a respeito dos gêneros discursivos; Thiollent (2011) e Barbier (2002), abordando a pesquisa-ação; Bardin (2002), Luna (2011), Franco (2005), Bogdan (1994) e Gil (2008) como suporte à pesquisa em diversas fases; Duarte (2002), elucidando acerca do cinema e linguagem cinematográfica; Leffa (1988), tratando a respeito da metodologia para o ensino de línguas e também das diversas fases passadas pelo espanhol, como componente curricular no Brasil. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coesa com a proposta do projeto, que era estabelecer uma intervenção em uma realidade pedagógica visando à melhoria da qualidade do ensino. Os instrumentos utilizados para a construção1 de dados foram: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a observação participante, o diário de campo, a pesquisa documental, questionários e grupo focal. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que a produção de curta-metragem com enfoque nos gêneros discursivos pode de maneira efetiva contribuir para a aprendizagem da Língua Espanhola, aprimorando as competências e habilidades básicas, porém importantes para a proficiência e comunicação do e no idioma, além agregar valores que o aluno carregará consigo na vida, enquanto ser social.Item Manejo da adubação fosfatada, resposta das culturas e formas de fósforo em latossolos em plantio direito(2020) Amorim, Magno Batista; Bayer, CimélioDevido à alta capacidade de adsorção de fósforo (P), a melhoria do manejo da adubação fosfatada pode aumentar a sua eficiência nos Latossolos do Centro-Sul do Paraná. O presente estudo objetivou avaliar a eficiência de fontes de P solúveis (superfosfato triplo-SFT, superfosfato simples-SFS, Yookarin, Shell e Mosaic) e parcialmente solúveis (Yoorin e Bayóvar), em duas estratégias de adubação (cultura e sistema) na obtenção de elevadas produtividades e na correção do P em Latossolos argilosos sob plantio direto ao longo de três anos (3 safras de inverno e 3 de verão). Em adição, ao final do terceiro anos foi avaliado a contribuição das frações orgânicas e inorgânicas de P para as plantas. Os fertilizantes foram aplicados na linha de semeadura, em doses divididas igualmente para as culturas de inverno e de verão (adubação de cultura) e com a dose integral anual aplicada na cultura de inverno (adubação de sistema). Durante três anos foram avaliados a produtividade das culturas, eficiência agronômica e retorno econômico da adubação. A amostragem do solo foi realizada anualmente de 0-10 e 10-20 cm para avaliação da correção do solo pelo método do P-resina, e no final do 3º ano (0-10 cm) para fracionamento químico sequencial do P no solo. De maneira geral, em Latossolos com teor de P abaixo do nível crítico, nos quais a produtividade das culturas depende do P aplicado via adubação, devem ser utilizados fosfatos solúveis (SFT e SFS) e aplicados a cada cultivo pois garantem maior produtividade do que os fosfatos parcialmente solúveis e adubação de sistema. A eficiência na correção do teor de P no solo não foi afetada pela solubilidade dos fosfatos nem pela estratégia de adubação. Em Latossolos com alta capacidade de suprimento de P (teor acima do NC), a produtividade das culturas foi alta, independente da solubilidade dos fosfatos e da estratégia de adubação. O melhor desempenho dos fosfatos solúveis em solos deficientes em P se deve, possivelmente, ao abastecimento de frações inorgânicas lábeis e de labilidade moderada (PRTA e Pibic, PiNaOH0.1) e frações orgânicas de labilidade moderada (PoNaOH0.1), enquanto os fosfatos parcialmente solúveis abasteceram principalmente frações de baixa labilidade (PiHCl). Ao abastecer frações de P lábeis e de labilidade moderada, a adubação com fosfatos solúveis intensificou o suprimento de P às plantas, diminuindo o suprimento por frações orgânicas que passam a atuar como reserva de P no solo.Item Memória e construção da identidade em boletins de ocorrência: interfaces metodológicas entre a semântica de contextos e cenários e os estudos discursivos(UEMA, 2024) Jesus, Sérgio Nunes de; Almeida, Alfredo Wagner Berno de; Ferrarezi Junior, CelsoA Semântica de Contextos e Cenários (SCC) oferece uma abordagem inovadora para a análise de textos ao considerar os contextos e cenários em que a comunicação se baseia. Sendo assim, o presente trabalho investiga a aplicação da abordagem citada na análise de boletins de ocorrência (BO) - documentos essenciais para a documentação de eventos criminais e / ou administrativos no sistema judiciário brasileiro. Dessa maneira, nosso objetivo é aplicar a SCC na análise linguístico discursiva e antropológica, identificando como diferentes contextos e cenários influenciam na construção e interpretação desses documentos. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, revisando literatura relevante sobre a teoria estudada e aplicada aos documentos oficiais de Delegacias de Polícia (especializadas ou não no atendimento à mulher vítima de violência doméstica). A análise se baseia em estudos de caso de BO selecionados, examinando como a semântica molda a narrativa e a percepção dos eventos relatados. Os resultados indicam que a aplicação da abordagem semântica permite uma compreensão mais profunda dos BO - revelando como variáveis eventuais (como o ambiente social, a interação entre os envolvidos e o momento do evento) influenciam a linguagem utilizada e a estrutura narrativa. A análise demonstrou que elementos discursivos e culturais específicos moldam a interpretação e a validade dos boletins. A aplicação da referida teoria na análise de boletins de ocorrência oferece insights valiosos sobre a influência de elementos extralinguísticos na comunicação escrita oficial. Esta abordagem proporciona uma visão mais holística e minuciosa dos eventos registrados, contribuindo de certa forma, para uma compreensão mais precisa e contextualizada dos documentos analisados.