Campus Porto Velho Calama
URI Permanente desta comunidade
O Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2010.
O Campus Porto Velho Calama tem perfil industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Manutenção e Suporte em Informática), superior tecnológico (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Licenciatura em Física e engenharias (Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação).
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Item A aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desenvolvimento de competências na área de estruturas(2024) Duarte, Junior Batista; Syryczyk, Edilberto FernandesEste trabalho explora a contribuição da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb) para o desenvolvimento de competências na área de estruturas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Partindo da atividade prática de construção de pontes de palitos de picolé, a pesquisa levanta a questão de como a ABProb pode contribuir para o desenvolvimento de competências em estruturas. Com o objetivo de analisar essa metodologia, o estudo apresenta uma revisão teórica sobre EPT, destacando a importância da conexão entre educação e trabalho e o papel da ABProb como metodologia ativa para fomentar autonomia e pensamento crítico. A pesquisa qualitativa foi conduzida no Instituto Federal de Rondônia (Campus Vilhena), com 20 alunos submetidos a questionários inicial e final para avaliar o impacto da ABProb no aprendizado. Inicialmente, os alunos desconheciam a metodologia, mas após sua implementação, notaram melhorias na resolução de problemas e no desenvolvimento de competências tanto em estruturas quanto em outras areas. A principal contribuição do estudo foi demonstrar a eficácia da ABProb no ensino de estruturas, especialmente ao ser combinada com modelos práticos, reforçando a integração entre ensino e trabalho e promovendo o desenvolvimento integral dos alunos, aproximando a prática pedagógica das demandas reais do mercado.Item A educação profissional e tecnológica no IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA leitura tem uma contribuição fundamental na formação e desenvolvimento dos jovens e adultos, pois através do gosto da leitura eles irão ampliar seus conhecimentos e compreensão da sua existência e vivência na sociedade contemporânea e desenvolver uma representação real sobre a sua identidade. Diante disso, esta pesquisa tem como problema a inclusão das obras literárias, na perspectiva de escritoras negras, na formação leitora humanística e omnilateral dos estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Nessa perspectiva e contextualização da Educação Profissional e Tecnológica, a inclusão de alguns saberes são marginalizadas por vários motivos, dentro desses saberes incluímos a escrita literária de mulheres negras. E esses saberes precisam fazer parte do conhecimento de nossa construção humanística e omnilateral como sujeitos ativos da História, da Cultura e da Sociedade. Como base inicial dialogaremos com Ciavatta (2014), Ramos (2012), Pacheco (2010), Frigotto (2015) e Saviani (2007). Utilizamos a Literatura como fonte de pesquisa para um resgate da História das escritoras negras com o intuito de preservar a memória negra feminina. Trabalhamos com a Análise do Discurso e os Estudos culturais, e os seguintes autores: Michel Foucault (2001), Mikhail Bakhtin (2013), Munanga (2005) e Gayatri Spivak (2010). O objetivo deste trabalho é colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO por meio de Cadernos temáticos. A metodologia foi pautada nos procedimentos de abordagem participante em que o sujeito se torna sujeito da pesquisa e protagonista de seu aprendizado. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionários, entrevistas e rodas de conversas. A análise do material coletado passou pela análise do discurso na perspectiva de Michel Foucault (2001) e Mikhail Bakhtin (2016). Como produto educacional, a proposta são cadernos temáticos sobre escritoras negras e suas produções visando possibilidades de atividades em sala de aula. O resultado esperado é uma divulgação das escritoras negras e suas obras literárias no IFRO, especificamente nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama, bem como ações de leitura, análises e produções. Além de promovermos a divulgação, leitura e preservação da Literatura africana e afro-brasileira.Item A formação humana integral e integrada na EPT(2025) Carrijo, Elaine Cristina Ribeiro; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesEste material consiste em um guia teórico que apresenta conceitos e princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como faz algumas elucidações acerca de práticas de ensino que vão ao encontro da formação humana integral, não tendo a intenção de esgotar as discussões sobre o assunto, devido a sua amplitude e complexidade. Pretendemos trazer à tona pontos importantes que fundamentam a proposta de ensino dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pelos Institutos Federais de Educação, a partir de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Vilhena, com os docentes que atuam no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Trata-se do Produto Educacional que deve ser apresentado como requisito para conclusão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT. Para a sua elaboração passamos por algumas etapas. Primeiramente, foram realizadas rodas de conversa com dezoito professores do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Ifro, Campus Vilhena, a partir de um roteiro de perguntas estruturadas, nas quais foi possível fazer um diagnóstico a respeito das concepções dos participantes acerca dos conceitos que envolvem a formação integral e integrada na EPT, que serviram como prévia para a elaboração do presente guia. Na sequência, foi realizada uma oficina com os mesmos participantes para debate e reflexão de alguns pontos relevantes, com base no referencial teórico, fazendo um link com as práticas pedagógicas experienciadas por eles e para contribuírem com a elaboração do material, dando sugestões sobre os pontos que deveriam ser destacados no guia, formato e diagramação. Por meio deste material, esperamos poder contribuir com a ampliação de conhecimentos pertinentes à temática e com o fortalecimento de práticas pedagógicas integradoras, considerando que os professores que atuam na EPT não foram contemplados em sua formação inicial no que tange à docência na EPT e que, muitas vezes, acabam tendo que descobrir, na prática, as especificidades desta modalidade de ensino.Item A importância dos números decimais e o ensino voltado para a aplicação na vida cotidiana(2023) Maciel, Wandes Melo; Brasil, Rodrigo RuizÉ comum se ouvir dizer que a matemática é difícil de entender e aprender. Por vezes é apontada como algo que não é prazeroso de estudar. Em outros momentos, essa concepção chega a complicar mais ainda o entender dos números. É com base nesse sentido, que o objetivo do presente trabalho é mensurar a aplicação dos números decimais, bem como a sua importância na vida cotidiana, buscando a fácil compreensão. Os conhecimentos práticos direcionais para os números decimais e a percepção de que a aplicação da matemática facilita para o entendimento em processos relacionados aos cálculos cotidianos, cujo relacionamentos são fatores de importância para que a matemática possa ter seu papel colaborador com o desenvolvimento do cotidiano. Além da mensuração prática, há também o interesse em despertar nos bancos escolares as aplicações que envolvam os cálculos. Várias são as tentativas da docência, em buscar romper a visão acerca da matemática, desenvolvendo várias formas lúdicas de aprendizagem, e, por vezes, construindo uma análise de forma prazerosa ao aprender dos números decimais, ponto principal de estudo deste trabalho.Item A informática na educação básica: saberes e práticas da EPT como suporte nos estudos escolares na EEEFM Maria Nazaré dos Santos(2024) Guimaraes, Janneene Brum; Jesus, Sérgio Nunes deAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham um papel central na educação contemporânea, o que facilita o desenvolvimento de habilidades e competências nas esferas acadêmica, profissional e pessoal. A presente pesquisa analisou o uso das TIC como modalidade de ensino de informática básica na turma do 1º ano A, do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria Nazaré dos Santos, localizada no município de Jaci-Paraná, Rondônia, sob a perspectiva dos princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, foram exploradas as bases conceituais da EPT, como a formação integral, a educação omnilateral e a integração entre prática e teoria, com o objetivo de estimular os participantes a desenvolverem suas capacidades e se prepararem para o mundo do trabalho. O quadro teórico do estudo foi fundamentado em autores como Barbosa e Moura (2013), Moran (2017), Tarja (2019) e Motta et al. (2023), além de pesquisas da NIC.br, por meio da CETIC.br, que destacam a centralidade do trabalho como princípio educacional e a importância de práticas pedagógicas interativas e contextualizadas. Os objetivos específicos da pesquisa foram: (1) identificar as necessidades dos alunos em relação aos conhecimentos de informática básica; (2) aprimorar os conhecimentos desses estudantes por meio da aplicação prática das TIC no processo educativo; e (3) avaliar os efeitos das TIC como método de ensino de informática básica. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação participante, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de rodas de conversa, oficinas e atividades práticas desenvolvidas com alunos voluntários no laboratório de informática da escola. Como produto educacional, elaborou-se um guia didático estruturado para integrar conceitos de informática básica às bases da EPT. O guia fornece diretrizes teórico-práticas e pedagógicas, e aborda tópicos como sistemas operacionais, gerenciamento de arquivos e ferramentas de edição, além de introduzir a inteligência artificial e orientações para a criação de trabalhos acadêmicos. Os resultados demonstraram que, mesmo diante de limitações estruturais, como falta de manutenção dos equipamentos e instabilidade da Internet, o uso das TIC contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades digitais básicas dos alunos. Além disso, o guia didático se apresenta como uma ferramenta replicável, capaz de fomentar a inclusão digital e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, o que está alinhado aos princípios da EPT e às demandas tecnológicas da atualidade.Item A Invisibilidade das mulheres na história da ciência física e o impacto de suas descobertas(2025) Aguiar, Daniele Fonseca; ; Gomes, Sandra MonteiroO estudo teve como objetivo, compreender a contribuição de algumas mulheres para o avanço das ciências físicas, assim como, os desafios e limitações que essas cientistas enfrentaram ao longo da história, marcada pela invisibilidade da mulher nas ciências. Nessa perspectiva, partimos da seguinte problematização: Qual o percurso traçado pelas mulheres cientistas no âmbito da física ao longo da história, suas principais contribuições científicas, e o impacto das suas descobertas para ciência moderna, considerando os desafios da invisibilidade da mulher no contexto acadêmico e social de suas épocas? Como superar a invisibilidade da mulher na ciência, especialmente nas ciências físicas, ainda presente nos dias atuais? Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o estudo bibliográfico de cunho exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa e, como resultado, a partir dos autores que subsidiaram a pesquisa, verificou-se que superar a invisibilidade no âmbito das ciências físicas requer um esforço conjunto, que envolve desde as instituições de ensino, até políticas públicas governamentais. Percebe-se que resgatar essas discussões são necessárias e importantes para uma reflexão mais ativa e responsável, reflexões que pautam inclusive, o olhar da sociedade para a mulher cientista.Item A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO(2023) Silva, Nathali Fernanda Machado; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes Lopes; Silva, Nathali Fernanda MachadoTrata-se de um material de texto e de vídeo em Libras da tradução do conto Olhos d’água, de Conceição Evaristo, que pretende auxiliar nas práticas de ensino da literatura para alunos surdos, visando subsidiar o trabalho docente. Também contém recursos de apoio ao aluno surdo para a leitura do conto escrito em língua portuguesa e sugestões de práticas experimentais aos professores. Objetivo: Contribuir para a inovação dos processos de ensino-aprendizagem, utilizados pelos docentes de literatura, por meio da tradução em Libras do conto Olhos d’água, de Conceição Evaristo, disponibilizada em formato digital.Item A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO(2023) Silva, Nathali Fernanda Machado; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesA formação da identidade cultural está vinculada diretamente à forma como cada sujeito é inventado, traduzido e interpretado no contexto em que vive. Se observarmos qualquer grupo social, podemos ver como a língua e a cultura estão interligadas – ambas constroem e alteram a dinâmica social, uma influenciando a outra. No caso dos sujeitos surdos e do processo educacional na educação profissional e tecnológica (EPT), esses fatores culturais e linguísticos, muitas vezes, têm sido desconsiderados, resultando em perdas de aprendizagem, principalmente da língua portuguesa (LP) e da sua literatura. Inúmeros fatores contribuem para a ocorrência desse problema, como o desconhecimento dos professores acerca de metodologias mais eficazes e a falta de materiais direcionados a esse público, entre outros. O problema desta pesquisa pode ser, então, formulado em torno da seguinte indagação: como ensinar literatura a alunos surdos da EPT sem desconsiderar a cultura desses sujeitos e a sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é a criação de mecanismos facilitadores para o ensino da literatura de língua portuguesa, especificamente a literatura brasileira, a alunos surdos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Porto Velho Calama, por meio do desenvolvimento de um produto educacional – um livro digital em Libras que auxilie o trabalho com o texto literário do professor de literatura e do intérprete de Libras em sala de aula. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico, análise documental, roda de conversa inicial de diagnóstico, quatro rodas de conversa seguintes direcionadas com roteiros, avaliação e finalização do produto gerado. Os resultados apontam para a importância de se perceber que o aluno surdo compreende melhor determinados aspectos da literatura por meio da promoção da acessibilidade linguística – e não por imposição de uma língua majoritária em substituição à língua materna. A pesquisa reforça a concepção de que é necessário que a marca maior da identidade dos sujeitos surdos – a sua língua – seja incorporada ao processo educacional da EPT, ou seja, durante o aprendizado não há como inativar a Libras e ensinar a língua portuguesa de forma isolada.Item A otimização do uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para os cursos de formação inicial e continuada (FIC): uma proposta docente(2023) Hibner, Marlos; Felzke, Lediane FaniEste artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa intitulada “A Otimização do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Uma Proposta Docente”, tendo como local da pesquisa o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Ji-Paraná. O estudo se propôs conhecer as dificuldades enfrentadas pelos docentes na utilização do AVA, especialmente no contexto dos cursos FIC na modalidade de educação a distância (EAD) e contribuir com o processo de formação de docentes em sua ambientação por meio da elaboração de um material audiovisual como ferramenta de apoio ao professor formador a partir de informações e instruções sobre o AVA, seu funcionamento, ferramentas e recursos. Os dados da pesquisa foram gerados por meio da metodologia participante e para a análise dos dados aplicou-se uma aproximação ao método de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que: os sujeitos investigados possuem conhecimento e experiência com o AVA/Moodle, mas as principais dificuldades ou pontos relevantes do primeiro grupo concentraram-se em torno de 4 (quatro) aspectos ou categorias, sendo: acolhimento e ambientação, interface e layout, questionários e bancos de questões e apoio tecnológico; a proposta de produto educacional teve uma avaliação positiva pelos sujeitos que registraram importantes contribuições sobre o produto e o AVA, com ênfase para o layout e a inclusão; as literaturas evidenciam que ainda há a necessidade de formação docente específica para a atuação na EPT, principalmente para a EAD. Assim, percebeu-se que ainda existem pontos que precisam ser adequados no AVA do IFRO Campus Ji-Paraná e que a participação dos usuários mostrou a necessária equalização entre as ferramentas e quem as utiliza. Por fim, é importante considerar que a utilização dos ambientes e recursos virtuais não podem suprimir o diálogo, a discussão, o pensamento crítico-reflexivo e os almejos de transformação social abarcados pela EPT.Item A perspectiva Omnilateral e Politécnica no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Vilhena(2025) Carrijo, Elaine Cristina Ribeiro; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesO Ensino Médio Integrado é uma das formas de articulação entre a Educação Básica e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que visa ao rompimento da dualidade entre essas duas categorias e tem por base os princípios da formação integral, omnilateral e politécnica. Sendo assim, ao debruçar-se no estudo desta temática, a presente pesquisa teve como problemática: quais são as concepções dos docentes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFRO – Campus Vilhena, acerca da formação humana integral e integrada na EPT? De modo que o objetivo principal foi desenvolver um guia sobre os conceitos e princípios primordiais em EPT a partir das dúvidas dos docentes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFRO - Campus Vilhena, a respeito da formação humana integral e integrada na EPT, sendo este, o produto educacional. A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo utilizado o método da pesquisa participante, em que a aquisição dos dados foi mediante pesquisa bibliográfica e documental e por meio de duas rodas de conversa, com perguntas estruturadas que serviram de diagnóstico tanto para a elaboração da dissertação, quanto para a elaboração do produto educacional. Para a análise dos dados, utilizou-se Bardin como referência, sendo que foi realizada à luz do referencial teórico e por meio da categorização. Os resultados da pesquisa apontam: que há falta de clareza e consistência nas concepções dos participantes em relação aos conceitos e princípios que embasam a EPT, pois ao mesmo tempo em que apontam para ideias que convergem com o referencial teórico, também apontam ideias contraditórias e divergentes; que há dificuldades no processo de materialização do ensino integrado, acima de tudo, relacionadas à falta de formação específica para a docência na EPT. Assim, conclui-se que os conhecimentos dos professores contemplam de modo parcial os conceitos e princípios da EPT e há a necessidade de maiores investimentos na formação dos docentes que atuam nessa modalidade. Nesse sentido, o material produzido poderá contribuir com essas demandas de formação.Item A política de assistência estudantil do IFRO campus Porto Velho Calama: desafios e perspectivas no ensino técnico subsequente(2025) Brito, Viviane Martins Garcia; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesPesquisa desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, vinculado a Linha de “Pesquisa Práticas educativas em EPT” e Macroprojeto Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Os programas de assistência estudantil têm como finalidade melhorar as condições de permanência e conclusão do curso pelo estudante. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral avaliar os programas da Assistência Estudantil implementados pelo IFRO campus Porto Velho Calama no ensino técnico subsequente, por meio da análise das percepções dos discentes do ensino técnico subsequente atendidos em 2024. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos, foram analisados os documentos institucionais, dados coletados via questionários aplicados aos estudantes e entrevistas com gestores responsáveis pela assistência estudantil, e se configura como um estudo de caso. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados analisados indicam que os alunos entendem a importância dos auxílios financeiros para a continuidade de seus estudos. Os servidores que atuam na gestão da assistência estudantil também destacaram que, além do suporte financeiro, é essencial fortalecer as ações de apoio psicossocial e pedagógico, visando atender as necessidades dos discentes. Ressaltou-se que a permanência dos alunos na instituição não se limita apenas à concessão dos auxílios financeiros, mas também de um acompanhamento contínuo e de políticas que unam os diferentes setores da instituição, promovendo um ambiente mais acolhedor e sensível às demandas acadêmicas e sociais dos alunos. Esta pesquisa, diante dos desafios identificados, reforça a necessidade de aprimorar as políticas de assistência estudantil, tornando-as mais acessíveis e eficientes. Assim, a produção do "Guia Educacional: Programas de Assistência Estudantil do IFRO campus Porto Velho Calama" representa uma importante contribuição deste estudo, uma vez que visa facilitar o acesso dos alunos às informações sobre os programas disponíveis, auxiliando no processo de solicitação dos auxílios estudantis.Item A política de assistência estudantil em tempos de covid-19: uma análise da perspectiva dos discentes do ensino médio integrado do IFRO, campus Porto Velho Calama(2023) Feitosa, Daniel Guedes; Oliveira, Rodrigo Leonardo de SousaO Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de 19 de Julho de 2010, enquanto política pública educacional, é destinado à democratização do acesso, permanência e êxito de estudantes de baixa renda matriculados em instituições federais de ensino, contemplando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando suas especificidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades identificadas por seu corpo discente. Nesse viés, considerando a avaliação como uma das fases do ciclo das políticas públicas, a presente pesquisa teve o objetivo de avaliar a concepção dos discentes sobre os Programas de Assistência Estudantil desenvolvidos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, compreendendo como estes estudantes pensam e refletem sobre a Política de Assistência Estudantil no contexto da pandemia da Covid-19. Assim, foi necessário analisar o aspecto histórico da implantação da Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais, tendo como objeto o Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, bem como apontar quais as ações de Assistência Estudantil promovidas pelo Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, que visam à ampliação da garantia de permanência e êxito dos estudantes no período de pandemia da Covid-19. Além disso, identificou-se o perfil socioeconômico dos alunos bolsistas e não bolsistas do 3º ano dos cursos do Ensino Médio Integrado do IFRO, Campus Porto Velho Calama. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário e entrevista. Através da pesquisa, observou-se que a maioria dos alunos avalia de forma positiva os Programas de Assistência Estudantil disponibilizados pelo IFRO Campus Porto Velho Calama no período da pandemia da Covid-19, destacando que os programas e auxílios possibilitam aos estudantes de baixa renda a continuidade nos estudos, além da manutenção destes na instituição. Em relação à divulgação dos Auxílios Estudantis do IFRO no período pandêmico, para 74,42% dos alunos, o IFRO divulgou de forma positiva os Programas de Assistência Estudantil, enquanto para 25,58% dos participantes da pesquisa, não houve ampla divulgação. Nesse sentido, foi desenvolvido um produto educacional intitulado “Cartilha da Política de Assistência Estudantil do IFRO”, visando proporcionar a ampliação da divulgação das ações de Assistência Estudantil desenvolvidas na instituição.Item A sala de aula invertida e a experimentação problematizadora aplicada à química como metodologia ativa na Educação Profissional e Tecnológica(2023) Lopes, Camila Budim; Gomes, Iza ReisUm grande desafio para os professores da Educação Profissional Tecnológica (EPT) na atualidade é a busca contínua por metodologias capazes de provocar mudanças significativas na produção e aquisição de conhecimento. Nesse sentido, este estudo tem como problema de pesquisa a combinação das abordagens de ensino sala de aula invertida e a experimentação problematizadora, na disciplina de Química, como uma possibilidade de inovação do processo de ensino- aprendizagem na EPT. O objetivo deste trabalho é contribuir para a inovação dos processos de ensino-aprendizagem, utilizados pelos docentes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio da disponibilização de Roteiros de Aprendizagem Experimental de Química sobre sala de aula invertida e a experimentação problematizadora como metodologias ativas de aprendizagem. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. Essa pesquisa foi realizada no IFRO Campus Ji-Paraná, junto aos professores da área de Química que lecionam essa disciplina no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. O estudo foi concretizado por meio de: levantamento bibliográfico; análise documental; um questionário inicial de diagnóstico; uma roda de conversa; desenvolvimento dos roteiros de aprendizagem experimental; um questionário final avaliativo e finalização do produto gerado. Os resultados desta pesquisa colaboram para o desenvolvimento da literatura sobre a EPT e apóia o ensino de Química, na medida em que foi produzido um material metodológico para aplicação em que aborda a integração de duas metodologias ativas, sala de aula invertida e a experimentação problematizadora, que poderá ser utilizado pelos professores tanto no ensino presencial quanto no ensino híbrido.Item A Segurança dos alimentos nos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do IFRO: Aprendizagem baseada em problemas(2023) Ferreira, Iramaia Grespan; Gomes, Iza ReisÉ com grande alegria e satisfação que entregamos este produto educacional (PE), um dispositivo didático resultado de uma pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Este PE, que tem como título “Roteiros de aprendizagem ativa no ensino de segurança dos alimentos sob a perspectiva da formação omnilateral na educação profissional e tecnológica”, foi concebido de modo a auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem e como resultado, uma proposta para o ensino de Segurança dos Alimentos, com o uso da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. No período de sua construção muitas foram as reflexões realizadas, os conceitos articulados, as discussões com os alunos em sala e um fortalecimento de nossa práxis cotidianamente. Nesse sentido, é importante pontuar o contexto no qual estamos inseridos, o campo da Educação Profissional e Tecnológico, cujas bases conceituais se ancoram em uma formação integral voltada para os aspectos essenciais da vida humana, em todas as suas dimensões, respeitando e reconhecendo a singularidade dos sujeitosItem Abuso e assédio sexual no meio escolar: desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e prevenção no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) - Campus Porto Velho Calama(2024) Lopes, David Mourão; Barbosa, Xênia de CastroEste trabalho trata do assédio sexual e do abuso sexual no meio escolar e tem por objetivo principal propor estratégias de enfrentamento e de prevenção a essas formas de violência no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rondônia (Ifro), campus Porto Velho Calama. Procurando compreender a violência sexual a partir de uma perspectiva cultural, social e histórica, esta pesquisa está alicerçada em uma leitura crítica das normas jurídicas e dos documentos institucionais que regem a temática, especificamente com base nas contribuições de autores como Bourdieu (2007a, 2007b), Diniz (2007), Freitas (2021) e Freire (1987). O assédio e o abuso sexuais estão, atualmente, entre as principais formas de violência. No ambiente escolar, trata-se de um tema ainda tratado como tabu. O problema fica ainda maior quando há omissão por parte dessas instituições de ensino, o que acaba propiciando a perpetuação do fenômeno e a impunidade dos assediadores e abusadores. De fato, ainda são precários os protocolos dos campi acadêmicos voltados à orientação, à prevenção e ao apoio às vítimas. Diante disso, esta pesquisa pretende incentivar a criação de tais políticas e aprimorar o conhecimento dos professores, dos técnico-administrativos em educação, dos gestores e dos próprios estudantes acerca desse tema. Para a coleta de dados, em primeiro lugar, a pesquisa valeu-se de consulta bibliográfico-documental acerca da violência sexual, tendo sido consultadas obras, dissertações e teses que abordam as temáticas da violência sexual e das relações de gênero. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação de estudantes e professores dos cursos integrados ao Ensino Médio e membros da equipe multidisciplinar e gestores do Ifro campus Porto Velho Calama, de modo a compreendermos as percepções que esses atores têm acerca do tema e dos atuais protocolos vigentes na instituição. Por fim, foi elaborado um protocolo de orientação procedimental a ser aplicado em caso de denúncias de assédio ou abuso sexual. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a educação das relações de gênero no âmbito do campus sede da pesquisa e como orientar a instituição na formulação de protocolos internos e na constituição de redes de acolhimento, possibilitando o encorajamento e a confiança da vítima em procurar a ajuda da escola.Item Acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do IFRO – Campus Porto Velho Calama(2024) Oliveira, Valdelice Rodrigues de Passos; Gomes, Iza ReisIncluir pessoas com necessidades especiais tem sido um desafio para a educação; mesmo com a garantia da matrícula e a permanência na escola, não podemos pensar que está tudo resolvido. Falar sobre a inclusão de pessoas em condição de autismo abre espaços para reflexões no campo educacional. Por esse motivo, esta pesquisa pautou-se nas reflexões sobre o acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na educação profissional e tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama. Os documentos norteadores das políticas públicas e ações inclusivas para esse público-alvo realizadas pelo IFRO constituíram o objeto de estudo desta pesquisa. A problemática da pesquisa consiste em: como o IFRO – Campus Porto Velho Calama se organiza para desenvolver a política de inclusão das pessoas com TEA? Estabelecemos algumas opções metodológicas a partir das contribuições de Gil (1999, 2002), Chizzotti (2000, 2001), Minayo (2001) e Bardin (2016). Os caminhos da pesquisa prosseguiram na abordagem qualitativa à pesquisa aplicada, para gerar um produto que pudesse ser utilizado no contexto escolar. A abordagem escolhida foi a qualitativa por se tratar de uma pesquisa exploratória e descritiva, conforme os objetivos estabelecidos. Para a coleta de dados, optamos: a) pela pesquisa documental, com a possibilidade de analisar documentos oficiais das políticas públicas inclusivas norteadoras pertinentes às pessoas com TEA no IFRO – Campus Porto Velho Calama; b) pela pesquisa participante, que objetivou a aplicação da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com os profissionais que atuam no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). A escolha do tema foi motivada pela experiência docente na educação básica. Como produto educacional, a proposta foi elaborar um guia para acolhimento de pessoas com autismo no âmbito escolar a partir de evidências científicas. O resultado é a divulgação do material nas redes sociais, nas secretarias de Educação e em eventos da área.Item Adaptação de um jogo para deficientes visuais e pessoas com pouca mobilidade(2023) Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing ; Valiante, Leandro FerrareziUma das grandes discussões da sociedade contemporânea está relacionada a pessoas com deficiência visual e de pouca mobilidade, as quais por terem uma condição limitante são desafiadas diariamente a serem independentes. Embora já existam tratamentos para amenizar ou até mitigar essa dificuldade, como a terapia ocupacional, por exemplo, muitas vezes essa rotina é tediosa ou cansativa para os pacientes. Pensando nesse entrave e para tentar evitar o abandono prematuro por parte dessas pessoas, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo que pode trazer a possibilidade uma nova perspectiva por meio da diversão e desafio. O jogo foi desenvolvido na plataforma Game Maker, adaptando AudioIcons e AudioCues em um jogo de tiro criado através de um tutorial oficial. O trabalho detalha cada aspecto do desenvolvimento do produto tecnológico resultante.Item Alimentação escolar: um prato cheio de aprendizados(2025) Souza, Luzia Clara Alves de; Barros, Marco Aurélio Nunes deA Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo diretrizes para a alimentação nas escolas públicas, assegurando refeições saudáveis e adequadas para os estudantes. Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), está vinculada à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica e inserida no macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT. A partir da perspectiva dos principais atores envolvidos na alimentação escolar, buscou-se analisar a execução do PNAE no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Porto Velho Calama. O percurso metodológico adotado, de caráter qualitativo, incluiu revisão bibliográfica e análise documental sobre a temática da alimentação escolar. Os dados empíricos foram obtidos por meio de entrevistas. Participaram da pesquisa oito representantes envolvidos na execução do PNAE, abrangendo atores internos e externos à instituição. As entrevistas foram organizadas e analisadas com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa evidenciam que o campus Porto Velho Calama enfrenta desafios na execução do PNAE, tais como: estrutura física para a produção e distribuição de alimentos, equipamentos e equipe técnica qualificada com nutricionista. O valor per capita repassado é considerado insuficiente e há dificuldades para complementação dos recursos. As ações de Educação Alimentar e Nutricional, promovidas pela instituição são pontuais. A baixa adesão de produtores locais às chamadas públicas também se destaca como uma fragilidade no processo. Apesar dos desafios identificados, observa-se o empenho da gestão e demais servidores para ampliar a oferta de refeições aos estudantes. O produto educacional resultante dessa pesquisa é um vídeo animado, que foi desenvolvido visando ampliar o conhecimento sobre o programa e estimular o engajamento da comunidade escolar. Considerando a relevância do PNAE para a promoção da segurança alimentar e nutricional dos estudantes, conclui-se que, embora existam limitações no cumprimento de suas diretrizes, a participação ativa e articulada de toda a comunidade escolar pode contribuir para superar esses obstáculos e melhorar cada vez mais a alimentação escolar no campus.Item Atividades experimentais de física utilizando circuitos elétricos(2021) Knyppe, Glad dos Santos; Almeida, Davi Diego deEste artigo vem explanar a atividade experimental em laboratório de ciências junto aos alunos de uma escola pública de Porto Velho – RO, viabilizado pelo Programa deIniciação à Docência (PIBID), para a compreensão de circuitos elétricos em série e em paralelo, utilizando materiais ordinários, de baixo custo, e montados a partir de fios de cobree lâmpadas incandescentes (caracterizando os resistores R). Através deste experimento foi possível demonstrar os conceitos físicos de eletricidade e eletrodinâmica, de modo a facilitar a compreensão e consequentemente o aprendizado do aluno, contribuindo para a construção de seu conhecimento, utilizando-se de seus subsunçores, além disso, tambémproporcionou ao bolsista uma atividade que agregue possibilidades de aprendizagem proposto pelo referencial teórico apresentado em sala de aula, tornando a aula mais agradável e inovadora.Item Avaliações e propostas de melhoria a partir de recursos web simples para o serviço eletrônico de consulta pública de embargos e autuações ambientais do Ibama(2025) Silva, Guilherme Alves de Luna; Silva, Amanda Ferreira daO presente trabalho trata da construção de uma nova página virtual para consulta a sanções ambientais impostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo é mapear pontos de passíveis de melhoria no sistema atual e desenvolver, com recursos web simples, um website seguindo as melhorias identificadas, incluindo novas funcionalidades importantes e recursos de acessibilidade. A execução desse trabalho foi guiada por uma adaptação do processo genérico próprio da engenharia de software, contendo cinco etapas, a saber, a concepção, o planejamento, a modelagem, a construção e a entrega. Cada uma dessas etapas era constituída por tarefas próprias, que foram a base para montagem do cronograma. Foram aplicadas técnicas simples para análise e desenvolvimento do sistema, incluindo mapeamento visual, teste prático, ideação de funcionalidades e avaliação de terceiros. Os resultados alcançados, medidos por meio de questionário, foram satisfatórios e condizentes com os objetivos. A maioria dos participantes informou que o website possui usabilidade adequada, que entrega novas funcionalidades úteis e que sana problemas existentes na página real objeto do estudo. O tema é amplo e outras melhorias são possíveis, tanto do ponto de vista técnico — relativamente à organização do código a padrões de programação —, quanto de experiência do usuário. De um modo geral, entretanto, o sistema alcançou as expectativas iniciais do graduando.