Produto Educacional
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Navegando Produto Educacional por Autor "Barbosa, Xênia de Castro"
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Item Perspectivas Inclusivas: o planejamento educacional individualizado na formação de alunos com TEA(2025) Almeida, Maria das Graças Freitas de; Barbosa, Xênia de CastroEste e-book nasce com um propósito especial: ser uma ferramenta de apoio para educadores, famílias e todos aqueles que desejam construir um caminho de inclusão para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele é resultado da pesquisa de mestrado "O Plano Educacional Individualizado na Perspectiva do Currículo Integrado: Caminhos para a Inclusão Educacional de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista, que busca não apenas refletir sobre a inclusão, mas também oferecer sugestões para transformar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em um espaço para prática educacional inclusiva, colaborativa e significativa.Item Pode chegar! Vídeos educativos de divulgação do IFRO-campus Ji-Paraná(2023) Oliveira, Edeli Diogo de; Barbosa, Xênia de CastroO produto educacional aqui apresentado é fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Experiências de Educação Profissional e Tecnológica em Ji-Paraná-RO: história oral de vida de Egressos e Servidores”, que foi desenvolvida na linha de pesquisa Organização e memórias de espaços pedagógicos na Educação profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa teve como objetivo geral comparar a concepção de Educação Profissional e Tecnológica da Escola Agrotécnica Estadual Sílvio Gonçalves de Faria, com a concepção de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Rondônia.Item Programa de acolhimento e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência(2023) Martins, Geovana da Costa Oliveira; Barbosa, Xênia de CastroEste produto educacional é fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Deficiência e Necessidades Específicas no Serviço Público: desafios de inclusão e desenvolvimento profissional no Instituto Federal de Rondônia – campus Ji-Paraná”, O objetivo geral da pesquisa que deu base a este produto foi analisar os programas e ações de suporte às necessidades específicas de servidores com deficiência, desenvolvidos pelo IFRO, no período de 2011 a 2020, este produto está organizado em cinco seções: Materiais e Métodos, em que discorremos sobre as concepções teórico-metodológicas e os procedimentos adotados na construção do produto; Termos e Conceitos Elementares, em que apresentamos as definições dos principais vocábulos relativos ao objeto deste produto; Pessoas com Deficiência e o Direito ao Trabalho, em que traçamos um panorama da presença de PcD no Brasil e no Mundo e indicamos as principais previsões legais atinentes ao tema; Programa de Acolhimento e Desenvolvimento Profissional de PcD, em que procuramos refletir sobre os desafios da inclusão e propor um programa de ações a ser coordenado pelos setores de gestão de pessoas do IFRO.Item Protocolo "Não se cale": acolhimento de denúncias de assédio e de abuso sexual no âmbito do campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro)(2024) Lopes, David Mourão; Barbosa, Xênia de CastroO produto educacional aqui apresentado é fruto da pesquisa de Mestrado intitulada “Abuso e assédio sexual no meio escolar: desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e prevenção no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) — campus Porto Velho Calama”, que foi desenvolvida na linha de pesquisa Organização e memórias de espaços pedagógicos na Educação profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O objetivo central dessa pesquisa foi analisar a percepção que a comunidade escolar dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Ifro – campus Porto Velho Calama tem acerca da questão da violência sexual e do seu combate no âmbito escolar e propor ações que visem melhorar os protocolos vigentes de enfrentamento a essa problemática.Item Repositório de fontes para a história da educação em Rondônia(2025) Campos, Darlene Mary; Barbosa, Xênia de CastroEste Repositório é um produto educacional resultante do projeto de pesquisa intitulado “História da Educação em Rondônia (1970-1980): uma proposta de produção historiográfica”, o qual foi desenvolvido na esteira do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e teve por objetivo geral contribuir para o fortalecimento da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT mediante criação de um acervo virtual de fontes históricas capazes de subsidiar pesquisas sobre a história da Educação em Rondônia, em especial a Educação Profissional e Tecnológica.Item Tutorial para acesso a recursos da assistência estudantil no Instituto Federal de Rondônia(2025) Souza, Valquiria Alves de; Barbosa, Xênia de CastroDiante da diversidade de programas de assistência estudantil praticados pelo IFRO e da impossibilidade de trabalhar cada um deles, optamos, em nossa pesquisa, por nos concentrar de modo mais detido o Programa de Auxílio à Permanência (PROAP), por ser o mais procurado pelos estudantes e o que conta com maior volume de recursos. Com a pesquisa desenvolvida no mestrado, buscamos identificar os principais desafios enfrentados pelos estudantes para acessar recursos dos editais do PROAP no ano de 2023, e para tanto, analisados 10 editais, publicados pelos campi dos IFRO e aplicamos um survey a 90 estudantes que tiveram a inscrição indeferida, com vistas compreender, a partir de suas respostas, as dificuldades que encontraram no processo de inscrição. Este produto, contudo, visa dialogar não só com os estudantes, mas também com os gestores/operadores da política de assistência estudantil que atuam no território dos campi, assim, está organizado em cinco partes, sendo a primeira de apresentação dos objetivos deste produto, a segunda de apresentação de orientações a gestores; a terceira, de orientações a estudantes; e a quarta é composta de um glossário de termos recorrentes nos editais de assistência estudantil do IFRO, seguida pelas considerações finais.