Artigos de Periódicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Artigos de Periódicos por Autor "Maia, Felipe"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item ODS adventure: uso da gamificação no ensino dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para crianças autistas(2025) Souza, Daniel Gaio Saraiva de; Morais, João Gabriel Marinho; Ribeiro, Maria Ivanilse Calderon; Maia, FelipeEste trabalho final (TCC) explora o uso da gamificação como estratégia pedagógica para ensinar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando os desafios de comunicação, socialização e aprendizado associados ao TEA, este projeto tem como objetivo desenvolver uma abordagem metodológica inclusiva que facilite a aquisição de conhecimento. Para isso, foi desenvolvido um jogo educacional no estilo RPG (Role-Playing Game), incorporando elementos lúdicos e interativos para tornar os ODSs mais acessíveis e envolventes. A pesquisa seguiu a abordagem do Design Thinking, estruturada pelo modelo Double Diamond, que orientou as etapas de empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. Atualmente, o jogo está sendo avaliado por especialistas, incluindo psicopedagogos, terapeutas e educadores, que estão avaliando sua eficácia e adequação ao público-alvo. Os resultados preliminares sugerem que as ferramentas de aprendizagem interativas e gamificadas podem aumentar o envolvimento e melhorar a compreensão do conteúdo, apoiando práticas educacionais mais inclusivas alinhadas com os princípios da educação sustentável.