Artigos de Periódicos
URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/451
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Item type: Item , Estudantes rurais: desafios enfrentados para o acesso à escola e o papel do gestor público no combate a evasão escolar em Nova Mamoré - RO(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro- Remunon, 2025) Xavier, Solange Guedes; Nascimento, Marineide Martiniano do; Nascimento, Marineide Martiniano doA evasão escolar é um problema multifatorial que impacta o desenvolvimento social, econômico e humano, especialmente em municípios com características rurais, como Nova Mamoré, Rondônia. Este estudo tem como objetivo analisar de que forma as deficiências no transporte escolar e nas condições das estradas influenciam a evasão escolar no município de Nova Mamoré-RO, A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, desenvolvida por meio de revisão bibliográfica sistemática em fontes acadêmicas e institucionais. Os resultados apontam que a precariedade das estradas vicinais, a insuficiência de veículos adequados e a ausência de planejamento logístico comprometem a regularidade do transporte escolar, afetando a frequência e o desempenho dos estudantes. Conclui-se que a melhoria do transporte escolar requer ações integradas de manutenção de infraestrutura das estradas, capacitação de profissionais, planejamento eficaz e participação comunitária, garantindo o direito à educação e promovendo a inclusão e a equidade educacional.Item type: Item , Pedagogia do dispositivo: o uso da videocarta como recurso pedagógico no Curso de Pedagogia(Aracê, 2025) Quintela, Ariádne Joseane Félix; Machado, Marilandia Martins de AlmeidaO presente artigo trata do desenvolvimento de um projeto de ensino de caráter interdisciplinar, realizado em um curso superior de formação de professoras e professores na modalidade EaD na Amazônia brasileira. A proposta tem caráter integrador por articular ensino, pesquisa e curricularização da extensão, dimensões necessárias para uma formação inicial de natureza omnilateral que pretende formar professoras e professores profissionais e conscientes dos desafios da carreira docente no ambiente escolar. A metodologia adotada foi a pedagogia do dispositivo que possibilita a experimentação, a autoria e a produção coletiva com diversos olhares sobre o universo escolar de escolas públicas de educação infantil, para possibilitar a transversalidade de linguagens entre cinema e educação sob a temática da inclusão por meio da produção de videocartas. Nossos objetivos foram: (i) compreender a inclusão como uma necessidade tangível, emergente e inadiável da agenda escolar, (ii) identificar problemas e ou limitações de inclusão no ambiente escolar, (iii) perceber-se como agente necessário para a promoção da inclusão na escola e, (iv) proporcionarreflexões que possam contribuir para intervenções de melhorias da inclusão por meio da produção do videocarta. Como resultados, obtivemos a produção de sete videocartas produzidas de forma colaborativa entre professoras e professores em formação, docentes e demais agentes escolares e as coordenadoras do projeto que, ao produzirem as videocartas criaram memórias de formação, experiências vividas, aprendizagens sobre a relação teoria-prática, assim como, proporcionaram reflexões sobre os desafios e as condições da inclusão na escola por meio de uma metodologia inovadora de projeto interdisciplinar, integrador, colaborativo e imersivo.Item type: Item , MKT STORIES: Jogo pedagógico para revisão de conceitos e princípios básicos do marketing(2022) Cordenonsi, Adriana Zank; Barin, Cláudia Smaniotto; Ellensohn, Ricardo M.Engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem na Modalidade de Ensino Concomitante, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tem se constituído um desafio, visto que eles geralmente priorizam o ensino médio, que é cursado em outra instituição. Assim, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado do Marketing, e apoiado no Design Based Research (DBR), desenvolveu-se o MKT STORIES, um jogo para a revisão de conteúdos básicos de marketing. Inicialmente desenvolvido para alunos dos cursos Técnicos em Administração de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica, pode ser aplicado para alunos de marketing de qualquer curso, inclusive de graduação. Na perspectiva da DBR, os ciclos iterativos que propiciam o refinamento dos princípios de design, foram aplicados em duas Turmas, com redesign realizado entre uma aplicação e outra. Os dados permitem inferir que a proposta obteve excelente aceitação por parte dos alunos das duas Turmas, tendo promovido, de forma divertida, o engajamento desejado e a revisão dos conteúdos trabalhados. Através dos princípios de design apontados, o jogo pode ser adaptado e aplicado a outros contextos.
