Artigos de Periódicos
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Navegando Artigos de Periódicos por Autor "Telles, Anderson Teixeira"
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Item Inclusão de pessoas egressas do sistema prisional em Rondônia/Brasil: uma experiência no IFRO(Editora e-Publicar, 2023) Valim, Ricardo; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos; Telles, Anderson TeixeiraO presente artigo analisa as políticas públicas de inclusão de pessoas egressas do sistema prisional no contexto do município de Porto Velho, estado de Rondônia (Brasil). Visou promover uma reflexão sobre a experiência de desenvolvimento do Projeto Alvorada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com ênfase para a contribuição da disciplina denominada Projeto de Vida. Para tanto, ancorou-se nos fundamentos teórico-metodológicos do Método Analético de Dussel (1986). Com base neste método procede-se, primeiramente, a registros sobre o contexto cotidiano vivenciado com o desenvolvimento do projeto, buscando estabelecer paralelos entre os desafios, enquanto docentes, e os desafios enfrentados pelos estudantes (egressos do sistema prisional) e compreender os fundamentos do fenômeno da criminalidade e da criminalização no Brasil. Os resultados apresentam na disciplina Projeto de Vida, uma série de atividades de reflexão sobre ética e cuidado, metas e sonhos, desafios individuais e históricos, incentivando a construção de projetos de vida éticos. Constatou-se na comunidade discente um forte anseio por partilhar suas experiências vivenciadas na ambiência prisional. Esse fato mostrou que não havia somente um encarceramento físico enquanto tal, mas havia algo em cada discente que clamava por um espaço em que pudesse estar livre de fato. É como se o aprisionamento transcendesse o aspecto físico e se enraizasse dentro de cada sujeito.Item O brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade(2023) Valim, Ricardo; Telles, Anderson Teixeira; Telles, Lívia Catarina Matoso dos SantosO presente artigo teve o objetivo de compreender o porquê do brincar tornar-se uma importante ferramenta na atuação psicopedagógica no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) para estudantes com perfilde vulnerabilidade. A metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo no IFRO. Propõe-se que as atividades lúdicas devem ter espaço exclusivo na vida de todo ser humano, independente de qual seja a idade. Com o apoio de uma rica bibliografia na fundamentação, pode-se constatar que, de fato, o brincar possibilita ao sujeito um espaço para atuar como protagonista, além, é claro, de poder ressignificar as experiências vividas e mudar o destino de sua própria história. Na política socioeducativa a escolarização tem posição fundamental, por isso o adolescente precisa receber apoio para continuar estudando e obter êxito. No caso dos estudantes vulneráveis matriculados nos cursos técnicos do IFRO, analisamos como deve ser o atendimento a estes, baseando-se na experiência da Psicopedagogia e nos princípios da orientação socioeducativa, para efetivar ações educativas inclusivas.