Artigos de Periódicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Artigos de Periódicos por Autor "Soares, Domingos Perpétuo Alves"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Decolonizando metodologias: a implementação do projeto “costurando saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama(2023) Valim, Ricardo; Soares, Domingos Perpétuo AlvesObjetiva-se nesta pesquisa efetuar uma análise da implementação do Projeto “Costurando Saberes” no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Calama no ano de 2023. Justifica-se pelo potencial de iniciação científica que o referido Projeto possui para estimular a formação de novos pesquisadores. A metodologia utilizada neste projeto contou com a disponibilização de livros especializados para a comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama, além de demais materiais coletados em pesquisas realizadas pelos próprios alunos. Foi também preocupação da coordenação do Projeto que os discentes tivessem espaços para atendimento e compartilhamento de informações cujo usufruto viesse a contribuir para o aprofundamento das discussões e consequentemente a produção científica. Os resultados obtidos até o presente momento revelam um processo de iniciação e produção acadêmica que tem sido apreciada em eventos regional, nacionais e internacional. Também há perspectiva da produção de um livro até o fim do presente semestre composto por artigos elaborados pela comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama que participou do Projeto “Costurando Saberes”. Conclui-se que projetos que visem o estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a serem melhor aceitos e compreendidos. Projetos que partem da realidade de cada discente como é o caso do Projeto “Costurando Saberes” são bem sucedidos porque simplesmente fazem sentido e permitem que cada discente seja ele mesmo o protagonista de sua pesquisa. Desta forma decoloniza-se os saberes reconhecendo as epistemologias próprias de cada discente revelando seu potencial e estimulando-o para as vivências do mundo científico sem a perspectiva de bloquear sua inteligência.Item Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama(2024) Valim, Ricardo; Soares, Domingos Perpétuo AlvesObjetiva-se nesta pesquisa efetuar uma análise da implementação do Projeto “Costurando Saberes” no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Calama no ano de 2023. Justifica-se pelo potencial de iniciação científica que o referido projeto possui para estimular a formação de novos pesquisadores. A metodologia utilizada neste projeto contou com a disponibilização de livros especializados para a comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Campus Porto Velho Calama, além de demais materiais coletados em pesquisas realizadas pelos próprios alunos. Foi também preocupação da coordenação do projeto que os discentes tivessem espaços para atendimento e compartilhamento de informações cujo usufruto viesse a contribuir para o aprofundamento das discussões e consequentemente à produção científica. Os resultados obtidos até o presente momento revelam um processo de iniciação e produção acadêmica que tem sido apreciada em eventos de âmbito regional, nacional e internacional. Também há a perspectiva da produção de um livro até o fim do presente semestre composto por artigos elaborados pela comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama que participou do projeto Costurando Saberes. Conclui-se que projetos que visem ao estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a ser melhor aceitos e compreendidos. Projetos, como este, que partem da realidade de cada discente, são bem sucedidos pois explicitam sentido e permitem ao discente ser protagonista de sua pesquisa. Desta forma, decoloniza-se os saberes reconhecendo as especificidades próprias de cada discente revelando seu potencial e estimulando-o para as vivências do mundo científico sem a perspectiva de bloquear sua inteligência.Item Filosofia: sua importância no ensino de bacharelado em engenharia química(Seven Publicações Acadêmicas, 2024) Menezes, Gabrielly Jacob; Valim, Ricardo; Soares, Domingos Perpétuo AlvesNo presente trabalho, busca-se atentar-se a questões éticas, ambientais, políticas, sociais bem como a funcionalidade da abordagem filosófica para com os discentes de engenharia química e como se relacionam estas áreas no quesito para o qual implica no dia a dia de um engenheiro. Compreender e instigar o pensamento para além dos conceitos teóricos e técnicos verificados durante o período da graduação se fazem pertinentes a fim de compreender a sua relação de exatas e humanas e como isso interfere em nossa sociedade.