Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Autor "Alencar, José Inildo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise da Coleção Prisma Matemática: área matemática e suas tecnologias(2022) Silva, Elaine Cristina da; Alencar, José InildoConsiderada uma das áreas mais difíceis pelos estudantes, a área de Matemática e suas Tecnologias, estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), traz novas propostas para o Novo Ensino Médio (NEM) que visam oportunizar aos estudantes uma nova maneira de construir seu aprendizado sendo o protagonista do processo ensino-aprendizagem. Para atender as expectativas do protagonismo do estudante no Novo Ensino Médio como propõe a BNCC, foi necessário reformulações e adequações nos livros didáticos que serão utilizados a partir de 2022 em todas as escolas que ofertam o ensino médio. Este trabalho pretende analisar como a Coleção Prisma Matemática, da Editora FTD, com autoria de José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Jr e Paulo Roberto Câmara de Souza, atende os parâmetros definidos pela BNCC para o novo ensino médioItem O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular(2022) Roque, Gilcirlene Sacchi; Alencar, José InildoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca auxiliar a construção dos currículos da educação básica, bem como definir as competências essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da sua formação. A BNCC é um documento em processo de implementação, ainda em estudo pelos professores do Brasil. Dessa forma, esta pesquisa visa refletir sobre quais são as propostas de ensino para a matemática no ensino fundamental II apresentadas pela BNCC, identificar as competências específicas estipuladas para a matemática no ensino fundamental II, bem como verificar as perspectivas de aprendizagem em cada unidade temática: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística. Veremos por meio da exploração das ideias fundamentais da matemática a ordem, variação, equivalência, aproximação, proporcionalidade, interdependência e a representação nas unidades temáticas que é preciso, além de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, saber interpretar e avaliar situações práticas de forma crítica e eticamente e também ser capaz de utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive, tecnologias digitais disponíveis para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento. Essas e outras discussões serão norteadas pelos seguintes teóricos Santos, Costa; Sousa; Cordeiro, Pinto e a própria BNCC.Item Estratégias de ensino para construção de uma planilha de controle pessoal de gastos voltada ao EJA(2023) Diniz, Hadriely Moreira; Alencar, José InildoEste artigo apresenta estratégias para o ensino de matemática financeira, nas escolas, principalmente quando falamos do ensino médio na educação de jovens e adultos (EJA ), uma vez que, sendo todos os alunos maiores de 18 anos em sua maioria, já possuem renda própria e precisam aprender a administrar o dinheiro que recebem. Para contemplar o cotidiano do estudante, o presente trabalho propõe uma estrutura de ensino de matemática financeira, visando a administração do seu próprio dinheiro, seja por meio de emprego com carteira assinada, seja por meio de atividades autônomas, sugerindo fórmulas de organização da renda, aplicações. Além disso, este trabalho apresenta como sugestão o passo a passo para a construção de uma planilha eletrônica de controle financeiro utilizando Excel, subdividida em organizações mensais e anuais.Item Ler, interpretar e resolver problemas: análise do livro didático a conquista da matemática do 7º ano(2022) Vieira, Sirlene Candido; Alencar, José InildoO presente artigo tem por objetivo investigar como a leitura, a interpretação e a resolução de problemas são propostas no livro didático A Conquista da Matemática, do 7º ano, de José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci. Por meio de uma metodologia que se fundamenta, prioritariamente, na pesquisa bibliográfica e compreende a metodologia relacionada à resolução de problemas como uma proposta que tem ganhado destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente de matemática, pretendemos identificar como são elaborados os problemas e quais habilidades espera-se que sejam desenvolvidas nos alunos. No decorrer da investigação, vimos não só a importância que a resolução de problemas tem para o ensino da matemática, mas também como é necessária a formação de alunos aptos a ler e interpretar problemas, não só em livros didáticos, mas também em contextos da vida real. Como resultado, apontamos as habilidades e as competências destacadas e como a leitura, interpretação e resolução de problemas são propostas, nas 9 unidades do livro didático A Conquista da Matemática do 7º ano. A partir desta pesquisa, estamos certas de que ter a capacidade de ler, interpretar, resolver e construir problemas permitirá que os alunos consigam utilizar-se dessa ferramenta dentro e fora de sala de aula, nos exercícios propostos nas aulas de matemática ou em situações problemas que se deparam na vida. Por fim, destacamos que usamos o seguinte aporte teórico para nos orientar na investigação: Smole e Diniz (2001), Polya (1995) e Onuchic e Allevato (2011) que abordam a importância da resolução de problemas no ensino de matemática, entre outros.