Campus Porto Velho Zona Norte
URI Permanente desta comunidade
O Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2011. O Campus Porto Velho Zona Norte tem perfil comercial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades concomitante e subsequente, superior em Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão Pública.
Navegar
Navegando Campus Porto Velho Zona Norte por Autor "Aguiar, Cleonete Martins de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A educomunicação como ferramenta estratégica para a implementação das competências dos NAPNEs no IFRO(2025) Souza, Maria Fernanda; Cruz, Suzana da Silva; Silva, Marialva de Souza; Aguiar, Cleonete Martins deEste trabalho tem como objetivo demonstrar de que maneira a educomunicação pode potencializar as ações e competências dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O foco está nas competências definidas pela Resolução nº 35/REIT - CONSUP/IFRO, de 02 de junho de 2020, que estabelece as diretrizes para a criação e funcionamento desses Núcleos. Parte-se da premissa de que a educomunicação pode ser uma estratégia pedagógica, e em sua finalidade, propõe a construção de sistemas comunicativos, abertos e criativos, A problemática que norteia esta pesquisa é: de que forma a educomunicação pode atuar como uma ferramenta capaz de proporcionar maior inclusão e engajamento nas ações desenvolvidas pelos NAPNEs do IFRO? O objetivo geral desta pesquisa é analisar o papel da educomunicação como ferramenta de inclusão nas atividades realizadas pelos NAPNEs do IFRO. Este artigo também destaca os avanços dos direitos das pessoas com deficiência, demonstrados por meio da história e das leis que foram criadas para garantir o respeito e a igualdade. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental, realizada com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a educomunicação e seu papel como ferramenta de inclusão no contexto educacional.Item O Princípio da eficiência na Gestão Pública(2023) Silva, Angélica Inácio da; Guimarães, Geiziel Chaves; Aguiar, Cleonete Martins deA Administração Tem Passado Por Grandes Avanços, Vários Modelos de Gestão Foram Implantados no Setor Público no Intuito de Trazer Melhorias e Sanar Algumas Pendências Que Provocava Descontentamento da População. Com O Avanço Tecnológico O Mercado de Trabalho Tem Se Tornado Cada Vez Mais Competitivo, Provocando nos Gestores Busca Por Inovação e Eficiência nas Suas Ações. O Cenário Público Também Tem Sido Alcançado Por Essas Mudanças em Busca Por Maior Controle das Ações e dos Gastos Públicos, Assim Surge Os Princípios da Administração Pública, Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Posteriormente O Principio da Eficiência. O Princípio da Eficiência É O Mais Recente Comparado Aos Demais, Instituído Pela Constituição Federal de 1988, no Intuito de Sanar Empasses da Gestão Pública e Gerar O Máximo de Resultados Com O Mínimo de Recursos. O Presente Trabalho Busca Provocar Uma Reflexão Sobre O Papel dos Gestores Públicos Com Relação Ao Principio da Eficiência, Abordando Conceitos, Legislações e Os Principais Indicadores de Desempenho. Trata-Se de Um Estudo de Cunho Descritivo e a Metodologia Utilizada Foi a Pesquisa Bibliográfica Partindo de Livros, Artigos Sobre O Assunto e da Legislação Vigentes no Brasil.Item Políticas Públicas voltadas para o ensino na Educação a Distância(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2025) Batista, Tatiane da Silva; Aguiar, Cleonete Martins deAs políticas públicas para educação a distância (EaD) são compostas por diretrizes e ações implementadas pelo governo para ampliar o acesso à educação por meio de tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade permite que estudantes realizem atividades avaliativas e concluam seus estudos sem a necessidade de presença física em instituições de ensino, promovendo inclusão e reduzindo barreiras geográficas e socioeconômicas. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos das políticas públicas na democratização do ensino e na qualidade da EaD no Brasil. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental de marcos regulatórios, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Portaria nº 2.117/2019. Os resultados indicam avanços significativos, como a criação de programas como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que ampliaram as oportunidades educacionais. No entanto, persistem desafios, como a desigualdade no acesso à tecnologia e a necessidade de capacitação docente. Conclui-se que as políticas públicas são fundamentais para a consolidação da EaD como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento educacional, desde que sejam acompanhadas por investimentos em infraestrutura e inovação pedagógica.