Licenciatura em Ciências Biológicas
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Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas por Autor "Sousa, Kally Alves de"
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Item Produção de revestimentos comestíveis à base de quitosana e extrato de casca e semente de Platonia insignis Mart.(2023) Carvalho, Ayame Antunes; Rebouças, Lívia Maria Viana; Sousa, Kally Alves deDiversas tecnologias visam o aumento do tempo de prateleira de frutas e verduras, destacando-se o uso de revestimentos à base de quitosana, podendo ser potencializado com a incorporação de extratos vegetais. Neste trabalho, foi investigado, de modo comparativo, a incorporação do extrato aquoso da casca e semente de bacuri (Platonia insignis Mart.), a revestimentos de quitosana, tendo como foco a aplicação em frutas e realizou análises das atividades antioxidante e antimicrobiana dos revestimentos produzidos. A metodologia foi de caráter experimental, com a produção de cinco tipos de revestimentos, formulação e aplicação de teste piloto com frutas fisiologicamente maduras, que foram acondicionadas e avaliadas em relação a qualidade visual e perda de peso. Fez-se, avaliação da atividade antioxidante e antimicrobiana, com testes de capacidade antioxidante total, poder redutor e sequestro do radical superóxido e teste de microdiluição em placa utilizando o microrganismo Bacillus thuringiensis. Os resultados indicaram que a formulação contendo 0,5% de quitosana e 0,5% de extrato da casca de bacuri demonstrou o melhor desempenho, resultando em uma conservação de peso das frutas de 70,0%. Além disso, esse revestimento exibiu atividade antioxidante e ação antimicrobiana em concentrações inferiores a 2,5 mg/mL. Portanto, a combinação de quitosana e extrato de bacuri, principalmente na concentração de 0,5% da casca, revelou-se uma alternativa promissora para o desenvolvimento de revestimentos comestíveis em frutas, oferecendo uma camada protetora eficaz contra degradação oxidativa e crescimento microbiano.Item Uso da ferramenta trilha interpretativa para promover educação ambiental na Serra dos Parecis em Guajará-Mirim/RO(2023) Silva, Maria Leonila Fernandes; Sousa, Kally Alves deAo propor a abordagem da Educação Ambiental, a ideia é promover uma percepção do meio em que se vive, de forma a haver conscientização e participação coletiva no que diz respeito ao ambiente e a tudo que ele permite observar. Este trabalho teve como objetivo apresentar a elaboração de uma trilha interpretativa no Parque Natural Municipal Serra dos Parecis, localizado no município de Guajará-Mirim, no oeste do estado de Rondônia, como ferramenta pedagógica para o ensino de Biologia e Educação Ambiental. Sugeriu-se um roteiro de observação ambiental para demonstrar o potencial dos pontos interpretativos que contemplam conteúdos do currículo de Biologia para estudantes do Ensino Médio. A metodologia contou com análise de informações disponíveis sobre o parque e sua ocupação, visitas ao local para definição dos pontos, estudo da elaboração de trilhas interpretativas e definição dos conteúdos que poderiam ser abordados durante a trilha. Foram selecionados 11 pontos interpretativos, nos quais foi possível explorar as temáticas desejadas, principalmente dentro da biologia. Identificaram-se também possíveis pontos com função de descanso e alimentação. Esses pontos compreendem os aspectos bióticos (flora e fauna), abióticos (água e luz) e também histórico-culturais. Ao final, obteve-se uma trilha considerada de fácil execução, com extensão aproximada de 300 metros e elaborada para ser realizada com a presença de um guia que auxilie na interpretação do ambiente e na construção de conhecimento pelos participantes.