Licenciatura em Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas por Autor "Lemos, Luana Karolyne Sobralino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Hortas escolares como instrumento no ensino: uma revisão bibliográfica(2024) Lemos, Luana Karolyne Sobralino; Barroso, Poliana RibeiroAs hortas escolares, como metodologia ativa, oferecem uma integração entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso de hortas escolares, com ênfase em hortas medicinais, como ferramenta pedagógica no ensino. A revisão abrange artigos publicados entre 2015 a 2024, obtidos em periódicos indexados utilizando como descritores as palavras-chave: "hortas escolares", "hortas medicinais na escola", “práticas pedagógicas e hortas escolares” e “hortas no ensino”. Os resultados indicaram que o uso de diferentes tipos de hortas no ensino oferece uma abordagem interdisciplinar, favorecendo o desenvolvimento e melhora do aprendizado, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a preservação ambiental, a sustentabilidade, a valorização do conhecimento tradicional e o resgate de aspectos sócio-culturais. Com destaque para as hortas medicinais, que além de enriquecer o processo educacional contribui para o conhecimento sobre as plantas medicinais, o fortalecimento da cultura regional e a valorização do conhecimento empírico. Tudo isso reforça o importante papel das hortas como um instrumento didático e relevante no ambiente escolar.