Forrageira cv. Xaraés submetida a inoculação e coinoculação com rizobactéria promotora do crescimento de plantas e fungo micorrízico arbuscular

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Brasil possui cerca de 180 milhões de hectares utilizados no cultivo de plantas forrageiras. Dentre as alternativas para potencializar a produção das forrageiras, tem-se micoorganismos, que sua simbiose (micoorganismo e planta) por inoculação de sementes representa uma tecnologia ambientalmente correta e economicamente viável para pastagens. Assim, objetivou-se avaliar características morfológicas e de produção da gramínea U. brizantha cv. Xaraés após tratamento de sementes inoculadas com Azospirillum brasilense (RPCP) e Rhizophagus intraradices (FMA) e sua coinoculação em três colheitas sucessivas. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. Sementes de capim Xaraés foram submetidas aos tratamentos e semeadas em vasos (7 dm-3 ). Aos 19 dias após semeadura (DAS) foi realizado o desbaste, deixando três plantas por vaso, e aplicou-se parte da adubação nitrogenada (100 kg ha-1 N). Aos 49 DAS fez-se o corte de uniformização do cultivo e a aplicação da segunda parcela da adubação nitrogenada. A outra metade da adubação foi aplicada nos 2º e 3º cortes avaliativos. Foram realizados coleta de dados do dossel forrageiro e do sistema radicular. O experimento foi em delineamento inteiramente casualizado, com 12 repetições, organizado em esquema fatorial 4 x 3. Foram testados quatro fatores qualitativos (testemunha; inoculação com RPCP, inoculação com FMA; e, coinoculação), constituídas de três cortes aviliativos: aos 62, 65 e 71 DAS. Os dados foram submetidos a análise de variância e, quando signficativos, foram submetidos ao teste de Scott-knott (p<0,05). O uso das inoculações e coinoculação, promoveram incremento de 27% no número de folhas por vaso, em relação a testemunha. A progressão dos cortes reduziu em 65% a massa seca aérea; e, em 15,33%, o número de folhas por vaso. A inoculação e não influenciou nas variáveis de raiz.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte das exigências do curso Bacharel em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ariquemes.
Palavras-chave
Rhizophagus intraradices, Azospirillum brasilense, Urochloa
Citação
FURLAN, Lucas Bravim. Forrageira cv. Xaraés submetida a inoculação e coinoculação com rizobactéria promotora do crescimento de plantas e fungo micorrízico arbuscular Orientadores: Luciane da Cunha Codognoto; Thassiane Telles Conde. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agronômica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ariquemes, 2023.