Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    O impacto da tecnologia da informação (TI) na Gestão Comercial em pequenas e médias empresas: oportunidades e desafios
    (2024) Silva, Tancyvania Oliveira; Silva, Josiane
    As micro e pequenas empresas desempenham um papel importante na economia, responsáveis por uma parcela significativa dos empregos no país. No entanto, enfrentam desafios consideráveis de gestão devido à crescente globalização do comércio. É essencial que estejam atentas às mudanças do mercado e sejam capazes de gerir informações de forma rápida e eficiente. A adoção de recursos de tecnologia da informação e o conhecimento dos sistemas de informações gerenciais tornaram-se imprescindíveis para que essas empresas possam competir de forma eficaz em um cenário globalizado. Uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa foi promovida com o objetivo de avaliar como as pequenas e médias empresas (PMEs) estão utilizando a TI para o planejamento estratégico e tomada de decisões. Os resultados revelaram que embora os gestores reconheçam a importância do conhecimento e da utilização de recursos tecnológicos, há um investimento limitado nessa área. Muitas vezes, os recursos são direcionados apenas para atividades rotineiras, o que representa um avanço, porém é fundamental que haja um maior entendimento sobre a gestão das informações geradas por esses recursos, a fim de transformá-los em verdadeiros aliados estratégicos no processo de tomada de decisão e no gerenciamento de informações
  • Item
    A ética nas organizações: uma revisão bibliográfica sobre sua relevância e aplicação
    (2024) Lahass, Edilaine; Christo, Christina Jessyca; Cardoso, Valentim Cristina Kely; Pereira, Jozenei Silva
    A ética é um valor fundamental no ambiente corporativo, pois influencia a forma como as organizações se comportam, tomam decisões e se relacionam com as partes interessadas. No entanto, os desafios éticos no mundo dos negócios são cada vez mais complexos e exigem uma reflexão aprofundada sobre a melhor maneira de abordá-los. Nesse contexto, essa pesquisa de Estudo Bibliográfico tem como objetivo analisar as principais teorias, estratégias e ações sobre ética nas organizações presentes na literatura acadêmica, discorrendo os conceitos de ética negativa e positiva nas organizações. Os resultados demonstraram que a ética não se restringe apenas à conduta individual, mas capacidade de promover a transparência, a honestidade e o respeito tanto entre os colaboradores, como também em relação aos clientes, construindo uma reputação sólida e duradoura.
  • Item
    Clima organizacional: percepções dos colaboradores de um Supermercado do interior de Rondônia
    (2023) Teixeira, Daiane Krause; Maganha, Murilo Roberto Jesus
    Nas organizações, existem as necessidades de compreender as percepções dos colaboradores em relação ao ambiente do trabalho, e entendendo como está o clima organizacional, se planeja estratégias na melhoria da gestão de pessoas. Essa pesquisa tem por objetivo, analisar as percepções dos colaboradores, a respeito do seu clima organizacional, tanto os aspectos positivos quanto negativos. A partir da questão de pesquisa: Qual o nível de satisfação dos funcionários de um supermercado no interior de Rondônia com o clima organizacional da empresa? definiu-se o objetivo do trabalho. Trata-se de um estudo único, com método de coleta de dados do tipo survey, a partir de um questionário com perguntas fechadas, aplicadas aos dezenoves (19) colaboradores do supermercado. Os resultados expressam que, em relação às percepções dos funcionários pesquisados, e de acordo com as questões levantadas, foram observadas algumas deficiências, em relação à liderança. No geral, pode-se concluir, pelos resultados encontrados, que existe um clima bastante auspicioso e propício ao desempenho profissional de seus colaboradores.