Artigos de Periódicos

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Ética no serviço público federal: contexto e reflexões
    (HOLOS, 2017) Catafesta, Kelly Cristiane
    O objetivo do presente ensaio é contextualizar a ética no serviço público federal por meio do código de ética dos servidores públicos federais. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de autores que propõem um debate sobre os conceitos de ética e moral, a importância da elaboração de códigos de ética para as categorias profissionais e os conceitos e deveres do código de ética dos servidores públicos federais. Os resultados alcançados após a conclusão da pesquisa demonstram que a conduta ética de um grupo é regida pela aceitação coletiva dos conceitos morais. Os códigos de ética são elaborados para compilar as normas e condutas que orientam os profissionais de determinada categoria profissional. Desta forma, o Decreto nº 1.171/94 institui os parâmetros de ética que devem ser observados pelos servidores públicos federais.
  • Item
    Professional and Technological Education and Management Experiences of the Federal Institute of Rondônia, Brazil
    (ScienceDirect, 2014) Franzin, Sergio Francisco Loss; Almeida, Fabrício Moraes de
    The theme of this paper is the management of professional and technological education. The purpose is to demonstrate trends in Federal Network of Education in Brazil and specifically discuss issues of management of Federal Institutes, in particular the Federal Institute of Rondônia. The research is documentary. National indicators of dropout and retention reveal that less than half of the students of the Federal Institutes of Education, Science and Technology can complete courses of middle and higher levels. The academic indexes of the Federal Institute of Rondônia are similar to the national indexes and require management strategies beyond common procedures for positive intervention in the processes of formation.