Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Licenciatura em Química

URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/494

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item type: Item ,
    Levantamento de ferramentas digitais para o ensino de química: a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em na sala de aula
    (2025) Dourado, Elenice Meireles; Mandu, Thays da Silva
    O presente artigo, de cunho qualitativo e exploratório, teve como objetivo principal analisar a efetividade e utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDCIs), em sala de aula, com foco no ensino de Química. Além do mais, para a escrita do artigo e discussão, foi realizado um levantamento bibliográfico, em bancos de dados acadêmicos, para encontrar artigos e trabalhos científicos, publicados no período de 2020-2025, que abordem a temática proposta. Com a busca ativa, foram encontrados e selecionados sites e plataformas virtuais na íntegra. Além da busca na Google Play Store, para encontrar os aplicativos móveis. As TDCIs foram selecionadas seguindo os seguintes critérios: design, usabilidade, acessibilidade, abordagem pedagógica e linguagem. Após, todos os selecionados foram testados e avaliados. Para facilitar a utilização dessas TDCIs, foi realizada a produção de um manual de utilização. Com isso, destaca-se que todas as plataformas virtuais e aplicativos selecionados, contemplaram os critérios de inclusão e exclusão. Além do mais, cada conteúdo abordado foi explorado e indicado para qual série letiva se enquadra. Como resultados, todos se mostraram excelentes ferramentas didáticas, desde a facilidade de utilização quanto na inserção em sala de aula. Os aplicativos móveis se destacam, pela praticidade e por serem utilizados de forma offline, diferentes das plataformas digitais. De modo geral, tanto os aplicativos quanto as plataformas, podem ser facilmente utilizadas e adotadas em sala de aula, auxiliando no ensino de Química e contribuindo fortemente para o processo de ensino aprendizagem dos alunos.
  • Item type: Item ,
    Um estudo sobre a formação dos docentes regentes da disciplina de química no ensino médio nas escolas estaduais da zona urbana de Guajará-Mirim/RO
    (2022) Silva, Reginaldo Almeida da; Rocha, Elza Paula Silva
    O presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento bibliográfico e documental de natureza básica com uma abordagem quali-quantitativa, com caráter descritivo sobre a formação dos docentes regentes da disciplina de Química que atuam no Ensino Médio em escolas estaduais da zona urbana de Guajará-Mirim no estado de Rondônia. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa relevante ao processo de ensino e aprendizagem, por assentar-se na possibilidade de contribuir para a multiplicação de ideias e pensamentos sobre o objeto de estudo em questão, bem como levantar indicadores que ofereçam possíveis subsídios de mudança no processo de formação dos docentes que lecionam a disciplina de Química.
  • Item type: Item ,
    A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim
    (2023) Silva, Wagton Wander Neves; Machado, Marilandia Martins de Almeida
    Este estudo busca compreender a realidade do acesso e permanência de estudantes com deficiência nos cursos de graduação de Instituição de Ensino Superior (IES) públicas do município de Guajará-Mirim/RO. Para tanto, a pesquisa realizada possui abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados por meio de documentos disponíveis na instituição pesquisada. Os resultados indicam que o acesso e permanência dessas pessoas às instituições públicas de ensino superior ainda é limitado, isso demonstra que apesar de tantos avanços no estabelecimento de políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PcD) os desafios em todos os níveis e modalidades de ensino ainda é uma realidade principalmente no Ensino Superior. Sendo assim, compreende-se a importância da implementação dessas políticas para tornar-se possível a garantia de oportunidades para que todas as pessoas tenham condições de acesso e permanência no ensino superior. No entanto, é evidente a necessidade de uma ação conjunta entre governo, família, instituições de ensino, professores e estudantes na promoção da inclusão de PcD no ensino superior no município de Guajará-Mirim/RO, ressaltando que esse acesso e permanência deve acontecer de maneira significativa para esses estudantes.