Tecnologia em Gestão Pública (EaD)

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Parcerias entre organizações do terceiro setor e o estado: uma perspectiva para fomentar políticas públicas
    (2023) Araújo, Gigliane de Oliveira; Mendonça, Nathalia Maria Lira
    Com base em publicações científicas, esse artigo tem o objetivo de definir a relação do Estado e o terceiro setor e sua relação com as políticas públicas. A atuação conjunta entre o Estado e a Sociedade Civil possibilita que os serviços públicos sejam desempenhados de forma mais eficiente, além de tornar a atividade administrativa (os serviços prestados pelo Estado) mais democrática. Através da Constituição de 1998, conhecida como a “Constituição cidadã”, que garante liberdades concretas, a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais, o Estado se abriu para a participação ativa da sociedade civil em suas decisões, promovendo uma verdadeira colaboração entre o público e o privado. Acredita-se que a atuação do terceiro setor propicia uma sociedade civil ativa e participativa, que busca e propicia melhores serviços à comunidade. Além disso, a sociedade civil consequentemente se torna mais engajada e interessada na participação das decisões do Estado. Esse artigo é uma pesquisa de natureza aplicada com objetivos descritivos, buscando uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), sob o método indutivo é realizado através de levantamento de dados bibliográficos.
  • Item
    Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos
    (2023) Aguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino; Santos, José Jarlison dos
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), como uma política pública voltada para a Efetivação do Ensino Profissionalizante. Mesmo com alguns avanços no setor educacional a educação deste segmento ainda é considerada um grande desafio social. Nesse sentido, levantou a problemática: como se institui políticas públicas capazes de garantir a educação como direito fundamental na vida de jovens e adultos? O tema é de grande relevância social, pois, é uma temática que visa reverter o panorama de desigualdade existente no país, considerando que a EJA representa uma oportunidade de inclusão social e educacional para jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada. Este estudo é uma revisão de literatura, com abordagens qualitativa e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica, sendo classificada também como pesquisa exploratória. Para o PROEJA cumprir com esses desafios que lhes são imputados, é imprescindível transformar esse Programa em política educacional pública do Estado, porém, a volta às aulas depois de anos fora da escola é a realidade e o desafio de grande parte dos alunos do Proeja. São realidades de pessoas que, com força de vontade, determinação e dedicação, tentam conseguir qualificação para melhorar a vida.
  • Item
    Análise da efetividade de políticas públicas de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia
    (2023) Oliveira, Valnei de Lima; Santos, José Jarlison dos
    A Amazônia é uma das regiões mais importantes do mundo, todavia, o desmatamento e a exploração de recursos naturais ilegalmente vem afetando profundamente este bioma tão importante. Este trabalho apresenta uma análise das políticas públicas de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, abordando seus pontos fortes e fracos, resultados obtidos e perspectivas futuras. Destacando, que apesar dos avanços alcançados, ainda há muito a ser feito para garantir a efetividade dessas políticas, especialmente no que diz respeito a recursos financeiros e humanos e à falta de uma política de educação ambiental. Foram apresentados dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que demonstram a preocupante taxa de desmatamento na região amazônica, especialmente nos últimos anos. Ainda assim, é possível afirmar que a implementação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), em 2004, contribuiu significativamente para a redução do desmatamento na Amazônia, indicando que políticas públicas bem estruturadas e implementadas podem trazer resultados positivos. Em suma, é essencial que o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia continue sendo uma prioridade para o governo e para a sociedade como um todo, com investimentos em recursos humanos e tecnologias adequadas, fortalecimento dos órgãos ambientais e conscientização da população sobre a importância da preservação da floresta para a manutenção da biodiversidade e dos recursos hídricos. O trabalho foi desenvolvido com base na metodologia bibliográfica, analisando criticamente os artigos científicos verificados na base científica Periódicos Capes, considerando que os estudos bibliográficos nos permitem encontrar respostas a problemas diversos por meio das publicações em determinadas áreas. Ademais, analisou-se informações disponíveis em sites governamentais e de organizações de pesquisas reconhecidas no meio científico.
  • Item
    As convergências entre a educação e o desenvolvimento regional
    (2023) Tavares, Charles de Abreu; Santos, José Jarlison dos
    Este estudo tem por finalidade demonstrar as convergências entre a educação e o desenvolvimento regional, por meio de análises de estudos existentes. Para isso, foi desenvolvida uma revisão literária de forma sistemática com diversos artigos que abordam e correlacionam a educação e o desenvolvimento regional, procurando identificar as principais anuências e pontos convergentes entre eles, Refletiremos sobre exemplos de práticas realizadas em outros países, que servem de exemplo para o desenvolvimento regional brasileiro. O resultado da conclusão obtida com a análise deste estudo permitiu entender que a educação é uma ferramenta de progresso muito importante para traçar metas e estratégias, com vistas ao desenvolvimento regional brasileiro, pois ambas convergem em muitos pontos em suas finalidades.
  • Item
    Gestão pública: principais competências de liderança no setor público brasileiro
    (2022) Lima, Etnã de Oliveira; Santos, José Jarlison dos
    A influência exercida pelo líder pode ser positiva ou negativa, o que pode facilitar ou dificultar as relações entre a liderança e liderados. A maioria das instituições com frequência desenvolvem e mantém líderes, com competências e capacidade de motivar e influenciar positivamente pessoas no contexto laboral. O presente trabalho teve por objetivo analisar a atuação do líder e sua liderança, no contexto do setor público, observando suas capacidades, necessidade de sua função. Dentre outras perguntas procurou-se responder a principal: “quais são as principais competências para liderar pessoas no setor público brasileiro?”. Para atingir os objetivos foi aplicada pesquisa básica e bibliográfica, com enfoque analítico qualitativo e dialético. Considerou-se que a liderança no setor público requer aptidões, tais como: conhecimentos, saberes, comunicação assertiva; também, inclui habilidades de coordenação, administração, governança, gestão e gerência de recursos (humanos, materiais, não materiais, financeiros e econômicos).